clicRBS
Nova busca - outros
12 dez14:28

Cadastramento de usuários da água será na terça-feira


Todas as pessoas, instituições e empresas que captam água ou lançam efluentes em rios, arroios ou lagos durante suas atividades econômicas devem fazer o cadastro de usuários da água. Na terça-feira, o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Alto Jacuí (Coaju) explicará o processo de cadastramento que é realizado pela Internet.

Será a partir das 8h, no Centro de Eventos da UPF, em Passo Fundo. O objetivo principal do cadastro é conhecer os usuários da água na bacia do Alto Jacuí. O evento é destinado à todos que utilizam os recursos hídricos em quaisquer atividades, empreendimentos ou intervenções que alterem o regime, a quantidade ou a qualidade dos corpos de água (indústria, agricultura, pecuária, mineração, lazer e turismo).

Os cidadãos e instituições abastecidos pela Corsan não precisam fazer esse procedimento. Neste primeiro momento o cadastro é voluntário, mas em breve, os usuários serão intimados pelo Poder Público a informar os dados. Essas informações trarão um conhecimento mais adequado das demandas de água para prevenir e garantir que não falte água no futuro.

O evento é promovido pelo Coaju, Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e Departamento de Recursos Hídricos (DRH). Durante a programação serão disponibilizados computadores para a realização do cadastro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3316-8153.

Programação:
8h – Abertura
8h40 – Palestra: O estado atual da gestão dos recursos hídricos no RS - Dr. João Manuel Seixas Osório Trindade da Silva (DRH/SEMA)
9h10 – Palestra: Os planos de bacia e o planejamento de recursos hídricos no RS – Dr. João Manuel Seixas Osório Trindade da Silva (DRH/SEMA)
9h50 – Coffee-break
10h06 – Palestra: Agência de Região Hidrográfica e seu papel na gestão dos recursos hídricos – Dr. Ricardo H. Cézar (Metroplan)
10h45 – Palestra: O papel dos Comitês no gerenciamento de recursos hídricos e no cadastramento dos usuários da água – Prof. Claud Goellner (COAJU)
11h45 – Intervalo para o almoço
13h30 – Palestra: O cadastro e o cadastramento dos usuários da água no Rio Grande do Sul: importância e objetivos para a gestão dos recursos Hídricos – Dr. João Manuel Seixas Osório Trindade da Silva (DRH/SEMA)
14h30 – Discussões e orientações para o cadastramento
15h30 – Coffee-break
15h45 – 17h – Adesão ao cadastramento pelos participantes

Informações: Assessoria de Imprensa COAJU

Por

Comentários