clicRBS
Nova busca - outros
20 dez11:58

Projeto de coleta seletiva do lixo é intensificado em Tapejara

Com o objetivo de conscientizar e capacitar a comunidade, a Prefeitura de Tapejara está desenvolvendo projetos sobre a coleta seletiva de lixo . Os alunos das escolas municipais e estaduais também participam de projetos ligados diretamente a destinação correta do lixo.

Segundo o secretário de Agricultura, Marcelo Panho, colaborar com a coleta seletiva é antes de tudo um gesto de cidadania e respeito ao meio ambiente. A separação do lixo seco e do lixo orgânico é fundamental para que não haja contaminação dos materiais recicláveis, o que dificulta ou até mesmo impossibilita a reciclagem.

Através da coleta seletiva, os materiais recicláveis retornam à cadeia produtiva, o que implica na economia de recursos naturais e de energia, geração de renda e emprego.

Projeto de coleta seletiva nas escolas

A Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente realizou o Projeto Gestão do Resíduo Escolar. Este projeto foi desenvolvido em todas as escolas de Tapejara, tendo como objetivo sensibilizar toda a comunidade escolar em relação à geração e ao destino do resíduo sólido doméstico.

Foram trabalhadas as turmas de 4ª e 8ª séries do ensino fundamental e o 3º ano do ensino médio através de palestras, orientações técnicas, questionários e materiais especialmente confeccionados para o desenvolvimento do projeto.


Horários da coleta de lixo

O lixo orgânico é recolhido de segunda-feira a sábado e o lixo seco nas segundas, quartas e sextas. Por isso, é preciso que as pessoas fiquem atentas para somente depositar o lixo para coleta nos dias corretos.

Ecoponto – Recolhimento de Resíduos Especiais

Pilhas, lâmpadas, baterias, móveis usados e sucatas de computadores não podem ser depositados no lixo comum, porque eles são considerados resíduos contaminantes. Por isso, existe em Tapejara o Ecoponto, que além de ter o objetivo de desafogar os resíduos de grande volume das lixeiras de ruas da cidade, também representa uma ferramenta para manter o padrão estético do município por receber materiais como sofás, móveis e outros resíduos de grande porte, evitando a poluição visual dos passeios públicos. O cidadão deve levar estes resíduos até o Ecoponto que está localizado na Rua Amâncio Cardoso, 182, próximo à gruta. O horário de funcionamento é das 8h às 11h45min e das 13h30min às 18h. O telefone é (54) 3344-3431.

Informações: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Passo Fundo

Por

Comentários