clicRBS
Nova busca - outros
08 jan12:02

Onda de calor predominará durante a semana

A máxima em torno dos 31ºC neste domingo em Passo Fundo é apenas o começo de uma onda de calor que deve se instalar nos próximos dias.  A Central de Meteorologia da RBS alerta para os índices de radiação ultravioleta que estarão extremos em todo o Estado e a recomendação é se expor ao sol usando filtro solar, além na necessidade de ingerir bastante líquido. No final da tarde não se descarta a ocorrência de chuvas em pontos isolados do Norte.

No começo desta semana o calor não dá trégua ao RS e a tendência é da manutenção do aquecimento pelo Estado. Entre a segunda e a terça-feira o tempo fica aberto por todas as regiões e o abafamento predomina desde cedo. Além das tardes de muito calor, a madrugada e o amanhecer serão de temperaturas acima da média devido à atuação de uma intensa massa de ar quente. Os prognósticos indicam que entre a segunda e a quarta-feira as temperaturas no Estado irão beirar os 40°C.

Alento da chuva

Na quarta-feira a umidade trazida pelo avanço de uma frente fria irá provocar a formação de nuvens que associada ao calor poderá provocar temporais isolados pelo Estado.

Na quinta-feira a frente fria passa rapidamente pelo RS espalhando instabilidade por todas as regiões, com expectativa de chuva forte em alguns pontos. Os prognósticos mais atualizados reduziram o volume de chuva esperado indicando que o quadro de seca tende a permanecer inalterado na maioria das regiões mesmo com a passagem dessa frente fria.

Na sexta-feira a frente fria deixa o Estado, mas no turno da manhã ainda irá provocar pancadas de chuva na parte norte do Rio Grande do Sul.



Por

Comentários