clicRBS
Nova busca - outros
11 jan11:37

Audiências definirão futuro das águas da Bacia Hidrográfica do Alto Jacuí


O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Alto Jacuí (Coaju)
definirá  em audiências públicasos usos e a qualidade da água na bacia para os próximos 20 anos. Reuniões serão realizadas de 24 a 27 de janeiro, nos municípios de Passo Fundo, Espumoso, Cruz Alta e Salto do Jacuí.

O Coaju e a empresa Engeplus de Porto Alegre, contratada pelo Estado para desenvolver o estudo sobre o cenário atual da bacia, apresentarão à sociedade os dados dessa pesquisa em relação a qualidade da água, uso e ocupação do solo, fatores sociais, culturais e econômicos. A partir desses resultados, os representantes dos setores usuários poderão indicar a água que desejam.

Devem participar das Audiências Públicas os prefeitos e secretários de agricultura e meio ambiente, sindicatos rurais e de trabalhadores rurais, produtores rurais, câmaras de vereadores, conselhos de meio ambiente, associações comerciais e industriais, ONGs, hidrelétricas instaladas na bacia, cooperativas, universidades, coordenadorias de educação, Corsan, Emater, Defesa Civil, Ministério Público e comunidade em geral.

Esse processo trará regras e previsões que terão que ser acolhidas e respeitadas pelas comunidades que utilizam os recursos hídricos na bacia.  O presidente do Coaju, Claud Goellner reforça a importância da participação da sociedade.

- As escolhas feitas nesse momento influenciarão diretamente os setores de abastecimento público, indústria, geração de energia, mineração, pecuária e agricultura. Por isso, convocamos entidades e representantes desses setores para que nos ajude a definir a melhor forma de utilização desses recursos hídricos levando em consideração a qualidade desejada – ressalta Goellner.

Datas e municípios que devem participar das audiências:

24/01
Audiência em Passo Fundo, às 9h
Local: Centro de Eventos da Universidade de Passo Fundo, Campus I, na BR 285, Km 171, no Bairro São José
Municípios: Carazinho, Ernestina, Ibirapuitã, Marau, Mormaço, Não-Me-Toque, Nicolau Vergueiro, Passo Fundo, Santo Antônio do Planalto, Soledade e Tio Hugo

25/01
Audiência em Espumoso, às 9h
Local: Salão de Eventos da Secretaria de Assistência Social, na Avenida Ângelo Macalós
Municípios: Colorado, Espumoso, Fortaleza dos Valos, Ibirubá, Lagoa dos Três Cantos, Não-Me-Toque, Quinze de Novembro, Selbach, Tapera e Victor Graeff

26/01
Audiência em Salto do Jacuí, às 9h
Local: Plenário da Câmara de Vereadores, na Avenida Pio XII, nº 1283, Centro
Municípios: Arroio do Tigre, Campos Borges, Estrela Velha, Ibarama, Jacuizinho, Lagoão, Passa Sete, Pinhal Grande, Salto do Jacuí, Segredo, Sobradinho e Tunas

27/01
Audiência em Cruz Alta, às 9h
Local: Salão Nobre da Unicruz, na Rodovia Municipal Jacob Della Méa, Km 5,6 – Parada Benito
Municípios: Boa Vista do Incra, Cruz Alta, Júlio de Castilhos, Saldanha Marinho, Santa Bárbara do Sul e Tupanciretã

Por

Comentários