clicRBS
Nova busca - outros
24 jan00:49

Depois do calor, terça-feira pode ter temporal no Rio Grande do Sul


Depois de um dia com calor acima de 37ºC em diversos municípios, a terça-feira deve ser de chuva generalizada no Rio Grande do Sul. A precipitação se espalha a partir da Fronteira Oeste e atinge a maioria das regiões até a noite. Ainda assim, os acumulados serão baixos, sem reverter o quadro da seca.

O alerta fica para as consequências que podem acompanhar a chegada desse sistema meteorológico.

— O encontro da massa de ar frio com o ar quente deve gerar instabilidade. Há risco de chuva forte, vendavais e granizo isolado — alerta a meteorologista Estael Sias, da Central RBS.

Com a chegada da chuva, o calor dará uma trégua, ainda que momentânea. A máxima, que nesta segunda chegou a 37,7°C, em São Gabriel, na Fronteira Oeste, deve recuar para menos de 30°C na maioria das regiões, devido ao excesso de nebulosidade. A partir de quarta, quando a frente fria se estabelece, a temperatura diminui ainda mais.

— As máximas devem cair cerca dos 10°C — diz Estael Sias.

Durante a tarde desta segunda, a propagação de áreas de instabilidade provocou pancadas de chuva em parte do Estado. As pancadas, porém, foram isoladas e passageiras com volumes acumulados baixos.

Em Gramado, na Região das Hortênsias, a estação da RBS registrou 39mm de precipitação. A temperatura caiu de 28,6°C para 19,4°C. A chuva ainda fez surgir um belo arco-íris no Centro da cidade.

Também foi registrada chuva na região de Pelotas, no sul do Estado, e em Santa Rosa, no Noroeste.

Tempo para os próximos dias

Nesta quarta, enquanto o frio começa a avançar pela fronteira com o Uruguai, o tempo ainda estará chuvoso na Metade Norte, onde poderão ocorrer acumulados significativos, sobretudo entre o Alto Uruguai e Serra. As temperaturas ficam mais baixas em todo o Estado, mesmo no Sul, onde, o sol já volta a aparecer.

Na quinta-feira, o ar seco e frio se espalha por grande parte do Rio Grande do Sul e garante um amanhecer com temperaturas na faixa de 12°C a 16°C na Metade Sul e no Oeste, e em torno de 10°C nos altos da Serra. No Litoral Norte, o tempo fica nublado e pode chover fraco. À tarde, mesmo com o predomínio de sol, a temperatura subirá mais lentamente em relação aos últimos dias devido aos ventos frios que devem soprar do quadrante sul.

ZEROHORA.COM

Por

Comentários