clicRBS
Nova busca - outros
27 jan11:57

Amora preta terá este ano primeira safra em Lagoa Vermelha


A produção de amora preta já é realidade em Lagoa Vermelha. Neste ano, no mês de dezembro, deverá ser colhida a primeira safra da fruta, cultivada por seis produtores rurais do município, numa área total de 3,25 hectares.

O incentivo ao cultivo da amora preta iniciou em 2011, através de parceria entre a secretaria municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Emater e empresa Morangos Rizzotto, de Vacaria. Antes de começar o processo, a Administração Municipal e a Emater, reuniram os agricultores para explicar algumas das vantagens de cultivo do produto. Em seguida, foi realizada visita aos pomares e a setor de produção da empresa. Do total de interessados, sete famílias decidiram investir na nova opção de renda da propriedade rural.

A secretaria Eronita Dalazen explica que a produção de amora faz parte do programa da atual administração, que incentiva a diversificação de produção das propriedades rurais. Entre as vantagens do programa está a assistência técnica permanente, baixo custo de produção, alta lucratividade e contrato que garante a compra de toda produção.

Conforme a secretaria municipal de Agricultura e Meio Ambiente, o cultivo da amora preta em Lagoa Vermelha deve render aproximadamente 20 toneladas por hectare. As primeiras mudas foram plantadas em julho de 2011 e alguns frutos já colhidos no mês de dezembro. Após o desenvolvimento da planta a produção total nas seis propriedades deverá ser de aproximadamente 60 toneladas. O preço médio do quilo pago ao produtor está cotado a R$1,20. O produto será utilizado pela empresa Morangos Rizzotto para produção de polpa in natura.


Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Lagoa Vermelha

Por

Comentários