Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Como eles vão votar?

26 de setembro de 2007 7

Zambiasi, Yeda, Paim e Simon. Como eles vão votar?/Jefferson Bernardes, Banco de Dados - 23/03/2007
Está muito difícil para os eleitores saber como votam os três senadores gaúchos.

No caso da votação sobre Renan Calheiros, como era secreta, intui-se apenas que Pedro Simon (PMDB) votou pela cassação, pois tradicionalmente faz oposição ao governo Lula – e o que estava em jogo essencialmente era o interesse transparente do governo pela absolvição.

Já com Paulo Paim (PT) e Sérgio Zambiasi (PTB), o raciocínio dedutivo leva à conclusão contrária: como pertencem à base governista e votam obviamente com o governo nas votações abertas, não seria na votação secreta que iriam contrariar o governo.

A suposição lógica é que votaram os dois mais uma vez com o governo, pela absolvição de Renan Calheiros. É que, como os senadores se dão o direito de impor votação secreta, os eleitores têm pelo menos o direito de supor como eles votaram. Supor diante dos antecedentes de conduta política.

Este colunista considerou decisivos para a absolvição de Renan Calheiros os votos dos senadores gaúchos.

Aí bateu a curiosidade de como votarão os três senadores gaúchos na decisão sobre a prorrogação da CPMF.

Tanto que a colunista Rosane de Oliveira indagou de Simon, Paim e Zambiasi como eles votarão a CPMF. Os três arrazoaram e não deixaram claro como vão votar.

Mas como? Com vários anos de vigência da CPMF ainda não sabem como vão votar?

Não podia ser assim tão enigmática para os eleitores a posição de seus senadores diante de votações importantes. Tinha de ser mais clara e precisa essa relação de representatividade.

 

Clique aqui e leia a minha coluna de hoje em ZH

Postado por Sant`Ana

Comentários (7)

  • Pablo diz: 26 de setembro de 2007

    Estes Senhores Senadores deveriam reunir a imprensa e abrir seu voto em relação a estas duas questões. Caso não o façam, NÃO para eles nas próximas eleições, por favor. Senhor Paulo Santana, sugiro-lhe que faça o sr. mesmo uma entrevista com eles e depois publique aqui no seu blog.

  • João Carlos Campão diz: 26 de setembro de 2007

    É realmente muito interessante a questão levantada. Como votaram os tres Senadores aí do nosso Estado? – Tanto êles quanto a Imprensa estão muito quietinhos. Não muda nada,mas ao menos, por lealdade aos seus eleitores, poderiam fazer essa “prestação de contas.

  • antonio ozorio mndes diz: 26 de setembro de 2007

    o presidente do inter leva esperanças a torcida sobre o título que perdeu para o corintians A manifestação do presidente do corintians admite porque não foi dado o penalti mas o penalti clamoroso contra o Atletico o jogador do inter tirou a bola com as duas mãos, não foi um erro igual ao do tinga.

  • Regis diz: 26 de setembro de 2007

    Olha Santana,a passividade é GERAL!E como tal,nada muda.Todos os Partidos Políticos estão com o”rabo preso” por uma ou outra falcatrua,portanto,ficam bem quietos.Nenhuma outra entidade levanta a bandeira para irmos às ruas, no estilo”cara-pintadas”.É mandar emails avisando que NÃO VOTAREI MAIS NELES

  • jose jader felix martins diz: 26 de setembro de 2007

    antigamente se dizia que os melhores politicos, estavam abaixo da linha do mampituba, ou seja no RS,hoje não podemos mais nos jactar deste que se poderia dizer”jargão”? porque o que estamos vendo a nossa bancada camara/senado,está deixando a desejar,bem como o Congresso no s/todo,até quando???

  • Claudio Machado diz: 26 de setembro de 2007

    HORA DE JOGAR A TOALHA?

    Será esta a hora certa de jogar a toalha? Sinceramente não sei.
    Para entender melhor o que isto significa é preciso relatar que: depois de meses de discussão e comprovado pela Policia Federal, graves acusações contra o Presidente do Senado, Sr. Renan Calheiros, desgastaram não somente a imagem do Senado Federal como principalmente o Brasil. Decepcionado está e estará por um bom tempo seu povo.
    O “cara” realmente não tem vergonha na cara, ética nem se fala. Falcatruas como notas de venda de produtos de sua fazenda à uma empresa fantasma, para comprovar renda que pudesse fundamentar pagamentos de pensões feitas à uma amante e à seu filho “fora do casamento” . Pagamentos estes que eram feitos por uma empreiteira, e assim por diante.
    Meu avô sempre dizia:- nunca vote em branco nem anule seu voto, pois se assim o fizer estará dando espaço aos adversários e aos maus políticos. Mas, quem são os maus políticos? Ou melhor, existe algum que não seja mau?
    Bem, assim estou me sentindo. Com vontade de não votar mais, mas com vergonha de assumir esta posição perante os meus. Com que cara poderei votar para Senador? Terei cara de votar para Deputado Federal? O que vou dizer aos meus filhos? Estarei sendo omisso?
    Realmente não sei mais nada.

    Claudio Machado

  • Fernando Serrate diz: 16 de outubro de 2007

    Meu Caro Paulo: tenho o mesmo pensamento teu quanto aos nossos senadores, mas o que muito me desilude é que o senador do meu partido(PTB), uma pessoa sempre bem quista, de explêndida votação, vote a favor de um governo que esta se tornando pior o que foi o governo Collor.Que país é este?

Envie seu Comentário