Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

"Sou brasileira e já desisti"

27 de setembro de 2007 18

Raimundo Paccó, Folha Imagem, BD - 18/07/2007
FALA, CIDADÃO 

A frase acima é de Viviane de Biagio, 23 anos. Uma frase forte para uma moça tão jovem.

No próximo sábado, dia 29, o acidente com o vôo 1907 da Gol completa um ano. A catástrofe deixou 154 mortos. No dia 17 de julho deste ano, o país parou com o acidente da TAM, o qual vitimou 199 pessoas. Entre elas, Nelly Priebe, avó do namorado de Viviane.

Dois meses já se passaram e muitos parecem ter esquecido esse fato que deixou o Estado de luto. Em memória às vítimas deste trágico acidente, reproduzo aqui o texto da leitora.

%22Sou brasileira e já desisti

Minha mãe sempre dizia: Minha filha temos trabalhar e assim lutar pelo nosso país. Eu sempre concordei com essa luta. Até que no dia 17 de Julho de 2007 a pessoa que era uma inspiração na minha vida morreu lutando, mas para mim ela foi assassinada pelo Brasil.

Nelly Elly Priebe era a vó do meu namorado, como moramos eu e ele sozinhos e ela era nossa vizinha de porta, essa velhinha de 83 anos fazia o papel de nossa mãe, nosso pai, nossa avó mas principalmente de uma amiga e parceira de conversas intermináveis sobre política.


Nelly Priebe
Foto: Reprodução

Ela trabalhava todos os dias no SINDICATO DOS PENSIONISTAS DO RIO GRANDE DO SUL, era a última fundadora do sindicato viva. No dia 17de Julho estava indo para São Paulo, em uma de várias viagens que ela fazia buscando apoio para sua luta, estava no vôo 3054 da TAM.

Agora não quero mais lutar por este país, onde a corrupção mata e o mais triste é que não existe punição. Os cargos públicos são ocupados por amigos dos amigos que não entendem nada sobre sua função, mas estão lá, ganhando seus altos salários.

Não quero lutar por um país onde a corrupção está encrostada em cada cidadão, em cada secretaria do governo. Onde o brasileiro pode tirar uma graninha extra, ele tira, afinal se os cara lá de Brasília roubam milhões por que eu não posso roubar um pouquinho, ninguém é punido mesmo.

Não vejo mais esperança para este país, sou brasileira e já desisti…%22

Postado por Sant`Ana

Comentários (18)

  • Rudi Birck diz: 9 de outubro de 2007

    Desistir jamis pois é da índole do ser humano lutar.
    Quando se ve partidos que antes eram oposição entrando no governo e lutando a favor de CPMF,bloqueando CPIS e protegendo pessoas como Renam Carlheiros fico decepcionado. Já decidi,não voto em mais ninguém,estarei em paz com minha consiência. Rud

  • Luciana Pietsch diz: 27 de setembro de 2007

    Será que precisa se dizer mais?! Acho que é só ligar a TV, ouvir o Rádio, acessar a Internet ou conversar com alguém na rua. O país está sem rumo e as pessoas desistiram. A única saída poderia ser um senador…O Senador Salgado Filho (aeroporto)! Bom, espera aí, nem este mais…

  • PAULO diz: 28 de setembro de 2007

    LAMENTÁVEL QUE A CLASSE POLÍTICA TENHA CONSEGUIDO TIRAR DO POVO BRASILEIRO A PALAVRA MAIS SAGRADA DEPOIS DO AMOR, A “ESPERANÇA”!
    HÁ UMA SENSAÇÃO DE DESÂNIMO NAS PESSOAS QUE AINDA ANALISAM E PENSAM NUM PAÍS ÉTICO.
    O POVÃO POR NÃO TER EDUCAÇÃO(MAIS CONHECIMENTOS)CALA-SE.
    E O PAÍS CONTINUA NO CAOS

  • Oscar diz: 27 de setembro de 2007

    Xi,
    Ela demorou. Eu tenho 19 e há 2 anos já desisti.
    Me mudo assim que puder.
    Não tem porque ficar aqui e continuar sendo trouxa dos políticos, vou para algum lugar onde o povo seja ao mínimo respeitado pelos seus gorvernantes.

  • LUIS ANTONIO BERGOZZA. diz: 27 de setembro de 2007

    Santana.
    A senhora de 83 morreu lutando pelos seus ideais. Morreu no acidente porque talvez fosse a sua hora. Todo mundo tem a sua hora. Não devemos desistir, a maioria das pessoas são boas, se os melhores desistirem a situação do Brasil vai ficar bem pior ainda. Temos que lutar de forma organizada para construirmos um pais melhor. Escrevam para os políticos que vocês votaram, digam que estão de olho neles, e que não estão gostando do que estão vendo.
    Um abraço.

  • Marcelo Zeleniakas diz: 27 de setembro de 2007

    Desistir para inevitável, são tantas falcatruas, tanto desrespeito dos políticos, que é dificil crer em elguma melhora, mas temos que falar, escrever, gritar para que mais e mais pessoas percebam a gravidade e concequencias do voto nas urnas, precismos lembrar a todos quem está no governo e quem irá

  • Regina Ramão diz: 27 de setembro de 2007

    Até parece que estas coisas só acontecem no Brasil. Ou que só acontecem agora. Se perdermos a esperança e a vontade de agir cada vez que sofrermos com as adversidades inerentes da vida humana, talvez a solução seja mudar de planeta ou galáxia. Temos que ver tb a parte onde o copo está meio cheio.

  • James Masi diz: 27 de setembro de 2007

    A ironia triste desse acidente é que o mesmo partido que “carregava as esperanças” tanto da jovem quanto da vó (porque sei o quanto o sindicato lutou pela eleição do atual presidente) foi o mesmo que causou o apagão aéreo, porque “pobre não anda de avião”. Também não vai ao hospital, às estradas…

  • Fernanda G. Fersula diz: 28 de setembro de 2007

    Entendo q essa menina tenha ficado frustada com todos esses acontecimentos, assim como muitas outras pessoas ficaram, mas ñ podemos perder a esperança, pois somos muito mais fortes q essas pessoas corruptas, só precisamos nos fazer ouvir e lutar pelo q é nosso por direito.

  • JOAO BATISTA DEBIASI diz: 27 de setembro de 2007

    ESPERANÇA AONDE? em quem?a assembléia diz que fará economia,mas economia é o valor que o Macalão deixará roubar? o indicado para PATRONO DA FEIRA DO LIVRO ESTÁ INDICIADO PELA PREFEITURA DE SÃO JOSÉ DO NORTE, RECEBIA SALÁRIO E NAO TRABALHAVA…
    MESMO ASSIM FOI INDICADO COMO PATRONO, MEU DEUS????????

  • Bruna diz: 28 de setembro de 2007

    Eu me ví escrevendo este comentário, me identifiquei, pois também acredito que o Brasil não teum futuro. Está tudo precário aqui, desde a educação, que vem acumulando cada dia mais desgosto para o povo, até a corrupção, que já é uma novela. Bem, não para por aí, ninguém sabe onde o Brasil vai parar.

  • jeferson v nunes diz: 27 de setembro de 2007

    o texto desta jovem já vi em muitas cabeças,na minha tbm,e tenho o dobro da idade dela.Cancei com a politica e os politicos,a população tbm não ajuda,não reclama dos altos impostos,do MST que é um movimento politico,dos demandos dos tres poderes,aliás,PODRE PODERES! DESISTI A HORAS .

  • Antonio Campos diz: 27 de setembro de 2007

    Caro Santana esse desabafo da jovem só vem confirmar o pensamento do povo Brasileiro é muita “ANACRQUIA” nesse País nas suas Instituições sem Ética sem Moral onde os cargos técnicos são ocupados por afilhados num País onde se formam CPIS sutentadas por grandes “PIZZARIAS” pois é só enrolometro discursos pró MIDIA e conclusões decididas por Escalões Superiores é dificil aceitar.

  • eliseu diz: 2 de outubro de 2007

    todos que tiveram oportunidade meteram a mão no dinheiro do povo, até aqueles que se diziam membros de um partido exemplar, que esperavam apenas aoportunidade de mostrar como se governa com honestidade, mas usaram essa oportunidade para roubar não so o dinheiro mas tambem a confiança que vergonha.

  • Jorge Gustavo Hubler diz: 29 de setembro de 2007

    Votei no Lulla quando foi eleito, depois vi que tinha sido enganado, exemplo? LULLA dia 27/09/08 NA TV AO VIVO, ” O MEU AVIÃO SÓ DESCE EM AEROPORTO SEGURO (DANDO RISADAS), QUER DIZER CARA PALIDA QUE O RESTANTE DOS BRASILEIROS PODEM UTILIZAR AEROPORTOS SEM SEGURANÇA”? E esta “coisa” governa o pais?

  • jose carlos cruzj diz: 2 de outubro de 2007

    E claro que não podemos desistir, mas que da um desanimo realmente da. O nosso estado estava bem administrado por um Governador que melhorou tudo.O povo votou em outro que fez o mesmo que estão fazendo no pais agora. Fiquei com nojo e mudei.Ainda dizem que o gaúcho vota bem.

  • ernesto heredia dias diz: 30 de setembro de 2007

    Também estou muitíssimo decepcionado com vários acontecimentos neste meu Brasil. Mas eu não desisti! Convido a todos cidadãos a juntarem-se ao movimento cívico “Fogo Baixo” – ver em http://emfogobaixo.blogspot.com – vamos votar todos os dias e causar grande pressão econômica contra as forças-do-mal.

  • Rodrigo Nauderer diz: 1 de outubro de 2007

    Também votei no LULA para o primeiro mandato. Bem, estou decepcionado,talvez um grande esperança nossa, mas foi um grande aprendizado, pois agora percebemos que existem um que outro político sério, mas que a maioria é corrupta e defende interesses próprios. também desisti.

Envie seu Comentário