Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Uma proposta para o IPTU

28 de dezembro de 2007 3

A vereadora Neusa Canabarro anunciou ontem que um IPTU que custava R$ 2,8 mil em 2007 passou a custar R$ 4,8 mil em 2008, na Capital. Falei com Cristiano Tatsch, secretário municipal da fazenda, e ele me explicou o seguinte: cerca de 3 mil imóveis de Porto Alegre tiveram um reajuste maior do que a inflação, como este caso apresentado pela vereadora. Segundo ele, o fato ocorreu pois foi feita uma cobrança incorreta no IPTU de alguns imóveis, que pagaram um valor menor do que verdadeiro.

E também houve casos em que ocorreu o contrário: a cobrança foi a mais. Os dois valores foram corrigidos.

Não tem explicação que a secretaria não tenha notificado pelos jornais de maior circulação ou na própria guia o porquê na mudança dos valores desses contribuintes, até para que os mesmos se preparassem.

O secretário concordou com o erro. Por causa disso, dei uma sugestão que torno pública aqui no blog: eu peço à Câmara de Vereadores, ou a cada vereador individualmente, que a guia de pagamento do IPTU contenha o preço que se irá pagar e o preço que se pagou no ano anterior. É a melhor forma de as pessoas acompanharem a diferença de valores de um ano para o outro, porque quando se paga o doc bancário, as pessoas o colocam num lugar em que não vão mais mexer e esquecem o dinheiro que foi gasto. Depois ficam na dúvida de quanto foi o reajuste.

Estou dando esta sugestão para que algum vereador obrigue, num projeto de Lei, que a secretaria da fazenda da Capital faça essa mudança. Isso pode ser feito tanto pelo Poder Executivo como pelo Legislativo e não terá custo nenhum. Na conta da luz isto já é feito. Espero que esse modelo seja adotado definitivamente para o bem de todos.

Postado por Sant`Ana

Comentários (3)

  • Ary da Silva Martini diz: 28 de dezembro de 2007

    Sant`Ana: esqueça o aumento dos táxis, IPTU, teu azar, etc. O papo agora é incentivar a doação de órgãos. Você aplaude a movimentação que os Blogs do André e da Rosane estão fazendo, certo? Dá uma mão. Afinal teu Blog é um dos mais lidos e acessados. Um gradne abraço.

  • JOAO BATISTA DA SILVA diz: 28 de dezembro de 2007

    COMPARTILHO,com a tua ideia ARY,e aproveitaria para tambem ,acrescertarmos a doaçao de SANGUE,e´bacana estas campanhas no blogg do SANTANA o mais visto na internet do brasil.seria mais um incentivo aos VALOROSOS DOADORES..

  • Nivea Maria Quadros diz: 28 de dezembro de 2007

    Querido Paulo Santana, não oderia estar mais feliz hj ao visitar seu Blog, obrigado pela correção sob o aumento da tarifas do taxi, sabia que minha admiração por vc era justa, parabéns por sua ética, sua responsabilidade e pelo seu trabalho em defesa de todas as classes, um forte abraço!!

Envie seu Comentário