Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Combustíveis: o bolso do consumidor vai sangrar

30 de abril de 2008 15

Petrobras não vai nos privar do aumento/Emerson Souza, Banco de Dados - 24/08/2006
A notícia é péssima. A Petrobras vai mesmo aumentar os preços dos combustíveis. O anúncio não poderia ser pior num momento em que vivemos com o aumento nos preços dos alimentos. É assustador.

E se o aumento for como o da gasolina, e de outros combustíveis, nós teremos uma inflação muito além da que o governo previa. Há um índice já projetando uma inflação para cerca de 10% ao ano.

Ontem, o presidente Lula segurou, mas ele não poderá segurar por muito tempo. A Petrobras pleiteia um aumento de 10% na refinaria e 5% na bomba para o consumidor final. Uma notícia muito ruim.

Esse aumento vai refletir nos transportes. Nos preços dos ônibus, das lotações, dos táxis. E vai sangrar nos bolsos do consumidor brasileiro.

É verdade que faz três anos que não aumentam os preços dos combustíveis, mas também é verdade que nesse período o dólar baixou violentamente. E mesmo assim a Petrobras não quer se privar do aumento. E se esse aumento for nos níveis que estão anunciando, pode estar certo que a inflação vai devorar os salários, vai aniquilar com a economia popular.

Que notícia ruim.

Vamos ver o que acontece e torcer para que o aumento da gasolina venha em torno de 3%.

A Petrobras tinha que nos beneficiar, pois nós somos auto-suficientes em petróleo. Mas isso não adianta. Nós não temos vantagem nenhuma em ser auto-suficientes.

A paulada vai cair na nossa cabeça!

Ouça o meu comentário sobre o assunto no Gaúcha Hoje

Postado por Sant`Ana

Comentários (15)

  • Guilherme Borda diz: 30 de abril de 2008

    Porque não baixa o imposto da gasolina ? Aí o consumidor não sentiria o aumento…Mas o governo não quer perder nunca…

  • Rb diz: 30 de abril de 2008

    Paulo me diga qdo foi o ultimo aumento da gasolina no BR. Ta fazendo terrorismo, nao deves ter outra coisa pra comentar. Devias bradar pelo preço dos remedios!

  • heitor paz diz: 30 de abril de 2008

    Mas, o Brasil não é autosuficiente de petróleo? Será que o aumento não é prá pagar a cona das eleições?

  • fernando perazzo diz: 30 de abril de 2008

    como sempre Santana o que menos importa para os governantes, são os consumidores.
    visto que, somos nós que pagamos suas mordomias desnecessárias, pois não fazem nada para merece-lás e não têm eles, noção de como é difícil se manter com salário mínimo.
    se fossem eles que pagassem com o próprio dinheiro que vamos combinar, ganham facíl né, seria tudo diferente…

  • Amâncio Amado diz: 30 de abril de 2008

    O Lula até seria igual a todos os outros presidentes não fosse o deslumbramento súbito .Personificou uma divindade a creditou que o é! Quanto ao combustivel não tá nem aí!Como um bom burgues,lá para seus botões está a dizer:nunca antes nessse país esteve tão bom.bla bla bla!

  • Atos Véron diz: 30 de abril de 2008

    Caro Santana !
    Sou assíduo leitor de sua magnífica coluna .Tenho carro , moro no Bairro Menino Deus .Meu bairro é um dos mais sujos da capital, nas estatisticas de roubo está entre os primeiros , além disso para ir de ônibus para o Moinhos de Vento por exemplo , temos que tomar 2 conduções . Pagamos um dos IPTUs mais caros e somos tungados pela administração Municipal hà anos , pois nem placa de Rua temos ?!? Como deixar carro na garagem se não temos diversidade de intinerários no transporte?

  • Fahra Wittée diz: 30 de abril de 2008

    Você já reparou que tudo reflete na economia? Tudo que ocorre no mundo, as transformações climáticas, a evolução social, tudo, é econômico. Esperamos que nossos ministros ao pensarem na energia saibam construir uma lei de incentivo econômico, para beneficiar os que utilizam menos combustíveis. Beneficiando assim a qualidade atmosférica. Assim, além da qualidade do ar, fluxo de trânsito, tudo vai melhorar e os postos irão ter de baixar o preço da venda dos combustíveis.

  • EDUARDO R. CORREA diz: 30 de abril de 2008

    Nós somos um país capitalistas, e o sendo, temos que estar sujeitos as regras. Os EUA, pai do capitalismo, está sentindo que não tem como não viver sem a intervenção do estado. A Petrobras já não nos beneficiou sem um aumento de 3 anos? Será que é somente o dólar que que faz a gasolina subir ou baixar? Ou o preço do barril saindo de U$30 para U$115/barril? Não vejo outra empresa como a Petrobras como uma função social tão importante, as regras do jogo é que pertubam essa relação social/econômica

  • Eduardo Lopes diz: 30 de abril de 2008

    Esse não é um país sério e muito menos sérios ainda são os governantes, todos.
    A gasolina aumenta toda vez que: o barril de petróleo sobe ou baixe, que o dollar sobe, que o dollar caia, que o consumo aumente, que ponham mais ou menos álcool, que a MALDITA Petrobrás encontre a maior reserva mundial, que o Busch acorde de mau humor, que os posteiros queiram e seja lá mais o que for, TUDO é motivo para aumento. Ninguém resolve nada e todos mamam! Um dia esse povo ainda cança. CAMBADA DE MALDITOS !

  • heitor paz diz: 30 de abril de 2008

    Mas, o Brasil não é autosuficiente de petróleo? Será que o aumento não é prá pagar a cona das eleições?

  • PEDRO GAUCHO diz: 30 de abril de 2008

    volta jardel!!
    TÃO DE PALHAÇADA COM A GENTE. ESTE TAL DE ADRIANO MAGRÃO TEM UMA MÉDIA DE 0,2 GOLS POR PARTIDA NOS ULTIMOS 5 TIMES EM QUE JOGOU. SABEM QUANTOS GOL ELE FOI O GOLEADOR DO FLU NA COPA DO BRASIL? 4 (QUATRO) APENAS QUATRO GOLZINHOS. ESTA DIRETORIA VAI COLOCAR O GRÊMIO NOVAMENTE NO ATOLEIRO. ELES SÓ QUEREM FESTERÊ. JANTINHA NO BARRANCO, MAOZINHA NA BARRIGUINHA DA DÉBORA SECCO E SÓ. TÁ NA HORA DO CONSELHO ACORDAR E PRESSIONAR ESSA GENTE, PELO AMOR DE DEUS!!

  • Valério diz: 30 de abril de 2008

    Essa pátria passiva que aceita tudo, paga pela sua negligência para com o país.
    Enquanto continuarmo reclamando dentro de casa, vai ser assim, facadas no brasileiro.

    Protestemos ou paguemos de bico calado, como quem aprova, aplaude e acha isso tudo uma maravilha.

  • Paulo Dias diz: 30 de abril de 2008

    Estou pensando seriamente em deixar o Brasil, não aguento mais. Trabalho quatro meses e meio apenas para pagar impostos, sendo que vou ao hospital público e sou mal atendido, saio na rua e só encontro buracos, sou assaltado todo ano, chega. Aumento da gasolina??? absurdo, roubo, mas o que me indigna é q o povo fica quieto, tem q protestar. E no final do ano, quando se guarda um dinheirinho, vem o imposto de renda e leva tudo. É sacanagem viver assim, país de m….

  • sergio alves diz: 30 de abril de 2008

    Pablo, estive em Uruguaiana e abasteci em passo de los libres, com R$60,00 enchi o tanque do versailles, e mais lá não tem mistura na gasolina, olha eu não gosto da Argentina, pois sou de Uruguaiana e cresci vendo a forma desrespeitosa que nos tratavam, mas tenho que admitir lá o roubo é menor.

  • Eduardo Correa diz: 1 de maio de 2008

    Sua sugestão foi ouvida, Guilherme Borda, no seu comentário mas pena que você não acreditou nela. Com a medida anunciada do aumento da gasolina e diminuição da CIDE para evitar o aumento na bomba, prova que o governo se importa sim com o povo e está abrindo mão de receita. Acreditem, pois eu acredito, que esse governo é diferente de todos os outros que tivemos. Ainda tem gente que acha que as coisas nesse pais são resolvidas do dia para noite. Aconteceria isso com o FHC ou Serra?

Envie seu Comentário