Faleceu ontem Arthur Dallegrave. É impossível referir-se a ele sem ligá-lo ao S.C. Internacional.
Esta paixão pelo Grêmio ou pelo Internacional é muito marcante entre nós. Mas, em última análise, esta rivalidade futebolística divide a nós, gaúchos. Nós, gremistas, se formos muito gremistas, sempre vemos com um pé atrás quem é colorado. E quem é colorado muito ativo enxerga os gremistas com sobrolhos.
Por isso foi muito bom que o Grêmio tivesse decretado ontem que a bandeira gremista, sempre hasteada no Estádio Olímpico, ficasse a meio pau.
Uma homenagem a um colorado fanático no símbolo do Grêmio é um convite à desportividade, a que as pessoas convivam harmonicamente numa mesma cidade, num mesmo Estado, numa mesma rua, num mesmo edifício, torcendo por clubes diferentes.
Eu escrevo isso porque, fora do futebol, na face, digamos assim, social que o Arthur Dallegrave tinha, tratava-se de uma pessoa educada, fina, mas acima de tudo doce. Era afável e atencioso com todos o Arthur Dallegrave. Ele formou dupla de extrema cordialidade com Frederico Arnaldo Ballvé. Eram irmãos siameses de bom humor e elegância.
Posso chamar de relação de amizade o que mantivemos. Seu jeito manso de falar, seu modo pausado de falar e explicar as coisas, seu apurado gosto pelo bem vestir, o que nele resultou como um dos comerciantes mais destacados de moda masculina em nossa cidade, fizeram dele um tipo da cidade, uma pessoa interessantíssima para bater um papo, tomar um vinho e comer uma massa com cabrito assado na Cantina do Geovani, ali na Rua Miguel Tostes, onde hoje está estabelecido um dos dois sócios do restaurante Copacabana.
Dalllegrave foi grande amigo do Geovani, era impossível separar a trattoria da presença quase diária dele.
Nós sempre teremos de guardar como um dos nossos tesouros os sorrisos que nos foram brindados pelos amigos durante a nossa existência. E ficará para nós inesquecível o sorriso do Dallegrave.
A prontidão do sorriso do Dallegrave.
* Texto publicado hoje na página 63 de Zero Hora
Postado por Sant`Ana
Comentários