Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Evite o aperto de mãos

27 de abril de 2009 15

Estou gripado há muitos dias, e como essa gripe suína está aterrorizando o mundo, fico mais encorajado em prosseguir no meu conselho de que se deve evitar o aperto de mãos.

Quando eu era garoto, há mais de 50 anos, nos bondes de Porto Alegre havia um cartaz que dizia: “Evite o aperto de mãos, um conselho de saúde do Departamento Estadual de Saúde”. Pelas mãos se transmitem inúmeras bactérias, não só de gripe, mas de várias doenças. Então, evite o aperto de mãos, trate de saudar as pessoas de outra forma.

É um conselho excêntrico que eu dou, aparentemente anti-social, mas que tem o seu fundamento. Esses contatos íntimos e sociais no caso de gripe, mesmo que não seja a suína, têm que ser evitados.

Ouça meu comentário no Gaúcha Hoje em que faço perguntas sobre a doença para a coordenadora de vacinação contra gripe em Porto Alegre

Postado por Sant`Ana

Comentários (15)

  • marcos diz: 27 de abril de 2009

    caro amigo sant”ana, já que essa diretoria teimosa não quis trazer o portalupi, que efetive o rospíde . Querem pagar 300.000, para o autuori ao longo de 2 ou 3 anos.E se não der certo?Como segurar as vaias e a 2ª divisão? CONTRATEM JOGADORES BONS COM ESSE DINHEIRO. SEJAM INTELIGENTES, SENHORES DIRIGENTES.A TORCIDA NÃO VAI PERDOAR. PODERÍAMOS TER UM OLIMPICO LOTADO JÁ NESTA 3ª FEIRA SE FOSSE O RENATO O TÉCNICO. MAS DIRIGENTE TEM QUE PROVAR QUE QUEM MANDA É ELE?POR FAVOR PUBLIQUE, SR SANT`ANA.

  • Paulo Ricardo Herrmann diz: 27 de abril de 2009

    Caro estimado Santana, deverias sugerir que as pessoas nao pusesem as maos em dinheiro porque tarsmite mais doencas que as maos em si e que se lavasem as maos bem e frequentemente.
    Estava na China no advento da SARS e li muito sobre bacterias e pasmem a maioria nao e contida pelas mascaras que sao distribuidas e entram tambem pelos olhos,e pasme ainda mais a maioria das infecsoes e mortes se deram em Hospitais e em proficionais da arrea inclusive no canada.
    Saudacoes e mais inf. ao povo

  • Adilson Minossi diz: 27 de abril de 2009

    Estimado Sant`Ana: Com ou sem gripe suína, vendedor que não apertar a mão de seus clientes tá lascado. Só se andar com um cartaz no peito e escrito: “Não aperto mais as mãos de ninguém por causa da Gripe Suína”. Este vendedor será chamado de “suíno” pelo gerente e pelos clientes….
    O negócio é lavar bem as mãos várias vezes por dia….

  • cristina diz: 27 de abril de 2009

    Imagina uma epidemia de gripe suina junto com a febre amarela….e do jeito que o nosso sistema de saude anda…nem deixando de apertar as mãos ou usando máscara irá nos salvar….só um milagre!

  • Marco diz: 27 de abril de 2009

    Cristina,
    Concordo contigo no que diz sobre a saúde pública.
    Dependendo do que acontecer nas próximas horas, já estou agradecendo por esses amigos que fiz e da vida que vivi, caro Sant`Ana. Já agradeci aqui na empresa e espero que amanhã estejamos bem.
    Grande abraço desse leitor.

  • Rodrigo Tricolor diz: 27 de abril de 2009

    Santana, gripe não e bactéria.. é VÍRUS !!!!!!!!!!! Abraço de um fã que anda decepcionado com teus últimos textos, a começar pelo do vício.

  • Marcão diz: 27 de abril de 2009

    É mesmo, sr. Antonio Osorio Mendes!
    E enquanto o Inter enfrenta essas “galinhas mortas”, o grêmio encara grandes batalhas contra as maiores potências do futebol mundial, não é? Boitatá Chicão, Vinícola Aurora, Ulbra do Chile…

  • antonio osorio mendes diz: 27 de abril de 2009

    SANTANA, enquanto a maioria da população se preocupa com a gripe do porco, o inter se preocupa com a gripe do frango, pois so enfentam galinha morta.Pois não é que o Nautico vai dispensar jogadores antes do jogo com o inter, e mais, sem quatro titulares, dois supensos, um vetado e outro machucado, pode, nao é galinha morta.

  • jair colorado diz: 27 de abril de 2009

    Seu antonio mendes de lagoa,quer dizer que agora o senhor chama o nautico de galinha morta ,se o senhor não esta lembrado por causa desta galinha morta é que voces fizeram um DVD na batalha dos aflitos pela segunda divisão,acho que estas com a memoria curta e o teu time é uma galinha morta pois ja ganhamos de voces duas vezes este ano.e o nautico é bem melhor do que o aurora e o boyaca chico.

  • claudete diz: 27 de abril de 2009

    SOU TUA ADMIRADORA,DE MUITOS ANOS,E UM DIA DESSES EM POA TIVE O PPRAZER DE CONHECE-LO PESSOAMENTE,NO SHOPING PRAIA DE BELAS,ATÉ TE FIZ PERDER O ELEVADOR, POR QUERER TE ABRAÇAR,JUSTAMENTE SABENDO QUE ÉS A FAVOR DO ABRAÇO E NAO DO APERTO MAOS,MAS DESDE CRIANÇA ,NUNCA GOSTEI DE DAR A MAOS AS PESSOAS, TINHA NOJO…ABRAÇO SEMPRE!!!!

  • Paulo diz: 27 de abril de 2009

    Esse tipo de orientação só serve para confundir e gerar preconceito. Quem sabe vc entrevista um médico sanitarista e pede uma opinião profissional sobre a postura frente à gripe suína?

  • Fausto Cavalheiro diz: 27 de abril de 2009

    Inadimissível e inoportuno o seu comentário de hoje no jornal do almoço – JA. Enquanto passamos por uma crise financeira sem precedentes, casos de violência, acidentes graves, desvios de recursos publicos, epidemias regionais e mundiais o senhor comenta sobre Boyacás Chicós e Grêmios da vida, times medíocres que sabemos que não irão muito longe nessas competições. Por favor sr Santanna, informe-se melhor do que acontece ao seu redor, pois pessoas esclarecidas notam e bem seus graves deslizes.

  • QUE CAPACIDADE!!! diz: 29 de abril de 2009

    TÁS ENGANADO SANTANA,APERTO DE MÃO É O SEGUNDO,PRIMEIRO VEM O VELHO DOIS BEIJINHOS QUE DEPOIS PASSOU A TRES PRA CASAR,ESSE É MAIS PERIGOSOS AINDA,E FALAR CARA A CARA ENTÃO NUM PODE MAIS,AQUELE PAPO DE FALAR OLHANDO NO OLHO TAMBÉM JÁ NUM DÁ MAIS,CERTO MESMO TÁ É O MICHAEL JACKSON…..

  • Luciana diz: 27 de abril de 2009

    Mas tu é muito sem noção, Santana! Fica aí se dizendo preocupado com a saúde pública, no entanto não cansa de fazer apologias ao cigarro, que mata muito mais do que qualquer gripe. Te orienta, meu!

  • elias diz: 27 de abril de 2009

    Blz!! Mas ainda acredito q o habito de fumar é mais prejudicial…

Envie seu Comentário