Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Os serviços de intendência

23 de maio de 2009 13

É intrigante como, de repente, em menos de um segundo, as pessoas boas e normais se transformam em feras, contrariando toda a conduta reta que demonstraram em toda a sua vida.

Fiquei pensando insistentemente nisso quando li a história macabra do caminhoneiro que matou a facadas a jovem dentista na Rota do Sol.

Ele vinha seguindo o seu destino pela estrada, transportando no seu caminhão frutas e legumes.

De repente, segundo relatos, desentendeu-se no trânsito da estrada com a dentista, que dirigia o seu carro.

Ambos desceram para discutir e então se desatou uma série de acontecimentos que desgraçaram a vida dos dois protagonistas.

***

Segundo se sabe agora, o caminhoneiro era um homem devotado ao trabalho, cumpridor dos seus deveres, chefe de família exemplar. Enfim, um homem de quem jamais se poderia esperar a conduta de estupro assassino que ele desenvolveu em poucos minutos naqueles atos de delírio fatídico que se apossaram dele.

Não se sabe se o caminhoneiro se revestiu de ódio pela dentista na discussão que travou com ela ou se por uma fúria libidinosa de desejo quando a atacou, estuprou-a, amarrou-a em uma árvore, esfaqueou-a por seis vezes e, depois de lavar-se na pipa que estava instalada ao lado da cabina do caminhão, livrando-se assim das manchas de sangue de sua vítima, seguiu viagem, imaginando que prosseguiria impune na sua vida laboriosa de transportador de gêneros alimentícios.

***

Como pode um homem exato na sua vida profissional e familiar, uma existência inteira constituída de trabalho e dedicação à família, ver desatados dentro de si demônios furiosos que nem ele pressentia e que se ocultavam em sua alma?

Em apenas alguns minutos, pipocaram na psiquê desse homem instintos nunca antes revelados ou pressentidos na sua conduta.

Ou será que nós somos bons porque nunca se apresentou uma oportunidade para sermos maus?

Que diabo de vida é esta que pode nos pôr à prova em qualquer dia, desmentindo tudo o que obramos em apenas um instante de insanidade?

O caminhoneiro assassino e estuprador da dentista na Rota do Sol deve estar perplexo com o que ele fez. Se disser aos jurados e ao juiz que não poderia ter sido ele quem fez aquilo, não há razão para que não se acredite nele.

***

Analogamente, leio que em Santa Maria um capitão e um tenente do Exército furtavam durante anos gêneros alimentícios que deveriam ser consumidos pela tropa e os vendiam para supermercados locais.

Como pode dois oficiais de carreira mancharem assim os seus currículos, desviando do quartel material alimentício cujo valor total foi de cerca de R$ 800 mil em todos esses anos?

Está certo que, há sucessivos governos, os salários dos militares foram achatados miseravelmente, o que também deve ter contribuído para a prevaricação dos dois oficiais.

Mas quantos oficiais, sargentos e cabos atravessam essa maldição de parcos salários sem corromperem-se? Por que os dois oficiais estragaram assim lamentavelmente suas carreiras?

Meu pai, que também era militar, sempre me dizia que a honestidade de um militar só pode ser atestada se ele trabalhar nos serviços de intendência da caserna (o órgão que trata da compra e administração das provisões para a tropa) e não se corromper.

São demais e poderosas as tentações dos serviços de intendência.

* Texto publicado na página 55 da Zero Hora deste sábado.

Postado por Paulo Sant`Ana

Comentários (13)

  • Luiz Cristiano diz: 23 de maio de 2009

    Continuando, Sant`Ana: Toda a teoria atual,repetidamente propagada pela mídia, e pelos formadores de opinião deste País, nos diz o seguinte: não se metam; não reajam; fiquem na sua. Deixem as instituições, o estado, cuidar de tudo. Sejam como ratos, ou então como verdadeiros PREGUIÇOSOS, e fiquem vendo a sua teve a cabo e tomando cerveja, ou então navengando na internet… mas não se metam! Sejam egoístas, covardes ou até mal intencionados, tudo isso é aceito…mas não sejam HOMENS!

  • HELENO PINTO NOBRE diz: 23 de maio de 2009

    Achei ótimo seu comentário e como acredito;
    que da mesma maneira que se acredita que existe uma força positiva; existe também uma força negativa. O detalhe é que a maioria das pessoas embora religiosas não conseguem acreditar nesta força negativa. Estou me referindo a existência do maior inimigo da humanidade com seus anjos decaídos que tentou Jesus-Cristo 3 X; conhecido na Bíblia pelo nome de satanás o Diabo ; mentiroso e opositor

  • Bom Brasileiro diz: 23 de maio de 2009

    Caro Paulo Sant`Ana, o Filósofo Nietzsche fala em sua obra de uma racionalidade que vai abafando os nossos instintos, não eliminando-os. Assim, possuidores que somos de uma faceta animal e instintiva, estamos sujeitos a qualquer hora deixar despertar o demônio que está dentro de nós, e, por conseguinte, fazermos coisas que, revestidos novamente de nossa razão, não acreditamos que o fizemos, creio que este é o caso do motorista ou, então, ocultava muito bem a sua libidinossidade macabra.

  • Ortunho diz: 23 de maio de 2009

    “Exato” no sentido de cumpridor de seus deveres, rigoroso! Não lembro a última vez que vi ou ouvi a palavra usada assim!

  • HELENO PINTO NOBRE diz: 23 de maio de 2009

    Para terminar meu comentário; ao vermos estas barbáries diariamente entendo que estamos vivendo numa época impar na corrente do tempo e acredito que o criador não deixará tal situação se perpetuar; pois entendo que ele não está satisfeito com aquilo que a humanidade vem fazendo na terra. Estamos perto de uma definição para resolver definitivamente os problemas do homem na terra. um abraço ao amigo Santana.Bons raciocínios.

  • Luiz Cristiano diz: 24 de maio de 2009

    Desculpe a insistência mas tenho que terminar minha expressão.Não aceito,Sant`Ana,que tenhâmo-nos tornado este tipo de pessoa.Isto é contrário a própria filosofia Cristã.É OBRIGAÇÃO DO SER HUMANO AJUDAR O SEU PRÓXIMO!Não é possível que alguém seja capaz de pensar no seu cachorro,como afirmou o Dentista que testemunhou a agressão a sua colega,como razão para não ajudar a vítima.Nem por medo é aceitável deixar o seu próximo a própria sorte.Digam o que digam,não aceito este pensamento vigente.

  • adriano diz: 23 de maio de 2009

    E tu com medo de pitbull Santana, as feras humanas estão do teu lado diariamente, aguarde a hora em que se jogarão pra cima de ti, bem assim sem querer querendo.

  • Jorge Nogueira diz: 23 de maio de 2009

    SantAna se a corrupção permeia em todas as instituições sociais pq acreditaríamos q no Exército só haveriam anjos “patriotas”? Outros casos já foram noticiados. Está na hora de se pensar o modelo. Será q um sistema baseado no individualismo, no egoísmo e na competição desenfreada, onde vc é respeitado pelo o q tem (independente de como conseguiu) e ñ pelo o q é, ñ favorece práticas como essas? É verdade q houve corrupção em outros períodos históricos mas ñ da forma como hoje!

  • Simone Luft diz: 23 de maio de 2009

    A espécie “dita” humana ainda apresenta traços de selvageria. Por isso, os mais inteligentes (inserido nessa inteligência o controle emocional) e lúcidos, brigam por sua evolução. Para que haja a tal evolução, é preciso que preservemos a moral e os bons costumes, e que os bárbaros sejam punidos exemplarmente, inclusive pagando com a própria vida, o que significa descartar a fruta podre, para que as saudáveis possam somar maior número, caso contrário, caminhamos para a própria extinção!

  • Pedro Barchet diz: 23 de maio de 2009

    Santana- sou doente colorado não perco nenhum comentários seu especialmente quando o inter ganha e o gremio perde, mas as convocações para seleção brasileira quem perdeu mais foi o teu grêmio, visto que o inter tem substituto à altura. Parabens pelo seu programa. abraço

  • Leronardo diz: 23 de maio de 2009

    Santana,

    gosto muito de teus comentários, mas para tudo há excessões e este foi lamentável. Melhor seria se não tivesses metido tua colher torta neste assunto terrível.

  • sonia louzada diz: 23 de maio de 2009

    santana cada vez mais me convenço que o homem é o unico animal irracional que existe, pois no mundo só homem mata seu semelhante por nada, pois os animais por mais ferrozes que são só matam para se forem atacados ou para sobrevier, o homem não ele destruiu o mundo a onde vive, e se destroi a cada dia por ganancia, ou por malvadeza mesmo, cada dia que passa mais amo meus cachorros, sinceramente cada dia que passa fico com amsi medo do dia seguinte, pois sei que o pior esta por vir

  • Luiz Cristiano diz: 23 de maio de 2009

    Sant`Ana,estou escrevendo para dar minha opinião sobre o assassinato da dentista na rota do sol.Impressionante o relato do dentista que presenciou a ação do camioneiro.Mas o que me impressionou não foi o ato do assassino,pois eles são assim mesmo.O que realmente me impressionou,foi a total falta de coragem da testemunha MASCULINA que tinha tudo para impedir a ação do bandido e,por covardia,não o fez.Estamos assim,Sant`Ana,na sociedade atual,os homens deixaram de ser homens.Então,por que existem?

Envie seu Comentário