Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Futebol tem que ter ética

03 de julho de 2009 90

Diego Vara e Tadeu Vilani

Pode alguém interpretar que o que vou escrever agora seja contra o Internacional.

Mas é a favor.

Não pode o jogador D’Alessandro fazer o que fez no jogo contra o Corinthians, atravessando a metade do gramado, com visíveis intenções de agredir um adversário, com fúria no gesto, o adversário e seus companheiros fugindo de D’Alessandro, recuando para não o enfrentarem e virem a ser expulsos, que era o que certamente pretendia o jogador colorado, que confessou essa sua intenção no microfone. Sinto ser difícil solucionar, mas o futebol precisa imediatamente mudar a sua regra e permitir a legítima defesa em caso de agressão.

D’Alessandro foi um celerado furioso com seu gesto e manchou o futebol.

Não pode igualmente um vice-presidente do Internacional armar um dossiê contra as arbitragens e lançá-lo exatamente no dia em que seu clube, o Internacional, foi decidir a Copa do Brasil contra o Corinthians.

Tinha o direito, Fernando Carvalho, de divulgar seu dossiê em setembro ou em fevereiro, jamais às vésperas da decisão entre seu clube e o Corinthians.

A sua pressão se tornou espúria porque foi viciada pelo oportunismo antiético de tentar coagir o juiz da decisão da Copa do Brasil. Não fosse destemido e justo, o árbitro teria atendido a perversa manobra de Fernando Carvalho.

Além disso, Fernando Carvalho procedeu como presidente do Internacional, e ele não o é de direito, embora tente se insurgir como de fato, passou por cima da autoridade de Vitório Piffero, constrangendo Vitório Piffero ao, como disse Shakespeare, atirar-se a uma aventura louca, delirante, marcada por uma profunda atitude antiética, que deixou perplexa a consciência esportiva instituída e informal das arquibancadas.

Até anteontem, Fernando Carvalho era um ás respeitável da diplomacia esportiva brasileira.

Depois de ontem, Fernando Carvalho viu manchada a sua biografia de exatidão ética, tornou-se apenas, como dirigente, um ser espúrio de malandragens, falsas malandragens e truques sem credenciais para ingressar no mundo das relações sérias e éticas que devem frequentar as disputas restritas ao ideal esportivo decente.

É um atentado ao consenso querer ganhar por pressão coativa título que idealmente deveria ser genuíno, puro, livre das pressões menores e selvagemente tribais.

Fernando Carvalho manchou com esse ato a sua vida desportiva que até agora era admiravelmente intocável.

Se Piffero recobrar a autoridade de presidente, tem o dever no mínimo de admoestar Fernando Carvalho, de vez que os coirmãos do Clube dos 13 já pretendem afastá-lo do convívio deles, com justa razão.

É melhor para o Internacional que apague da memória esportiva os atos de D’Alessandro e Carvalho, censurando-os de forma pública e energicamente.

* Texto publicado hoje na página 79 de Zero Hora.

Postado por Sant`Ana

Comentários (90)

  • Daniel Ritter diz: 3 de julho de 2009

    Sr. Paulo, hj é dia de falar do tricolor e dos seus varios anos tentando ganhar um titulo, e não do INTER. Fernando Carvalho se isenta de qualquer atitude pois é um multicampeão. A torcida colorada não julgará as atitudes dos nossos atletas e dirigentes, pois são eles que nos trouxeram as alegrias dos ultimos anos. E se não deu para ganhar a copa do brasil, méritos do time do corintians…

  • francisko diz: 3 de julho de 2009

    O Dale fez o mesmo que o Diego Souza. Terá o mesmo julgamento?
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • edson diz: 3 de julho de 2009

    E agora que o Árbitro não marcou o pênalty sobre o Herrera “Pablito” …. será que o Dr. Fernando Carvalho estava mesmo errado??? parcialmente errado???? …..ele estava certo em denunciar o benefício de uns?????

  • Ainda sem título algum, dotô? diz: 3 de julho de 2009

    Prá variar, tens toda a razão sobre o DVD dos roubos arbitrais.
    A direção tricolor não tentou coagir previamente o Juiz e o Oscar Ruiz fez uma excelente arbitragem, repetindo atuações anteriores em jogos do grêmio.
    Aliás, ver o grêmio ser mandado pro espaço, dentro do campo do grêmio, com pênalti não marcado, grafado pelo juiz, NÃO TEM PREÇO!!!! É ÓTIMO!!! Melhor seria se o W.Paulista tivesse feito o 1º gol com a mão e o segundo em impedimento.
    Aliás, a adaria tricolor avisa: O SONHO ACBOU!!

  • ALEXANDRE diz: 3 de julho de 2009

    SANTANA , FALA SOBRE TEU TIME ! AFINAL A LIBERTADOES ERA O PRINCIPAL OBJETIVO E AGORA O QUE VAI SER ?
    OUTRA COISA O PROBLEMA NÃO ERA O TREINADOR É FALTA DE TIME MESMO ! O ROTH DEVE ESTAR ACHANDO TUDO ISSO MUITO ENGRAÇADO !

  • Nelson Rizoti diz: 3 de julho de 2009

    Paulo Sant´ana , parabéns por sua materia.
    Dirigente profissional e correto jamais deveria agir como o Sr Fernando Carvalho o fez , parencendo mais como um politico comum que tanto repudiamos em nosso pais.
    No minimo um pedido de desculpa formal ao Corinthians e sua torcida seria o mais certo por parte dele nesse momento.
    Quanto ao ato do D´Alessandro foi de uma ignorância absurda e aqui sim um DVD com as imagens deveriam ser analisadas pelo STF , e uma justa punição aplicada a esse sujeito.

  • Colorado diz: 3 de julho de 2009

    Sou colorado e também desaprevei a atitude de Fernando Carvalho e D`Alessandro.

    Mas me admira o senhor tocar neste assunto hoje, quando deveria falar de seu time medíocre e o tratamento condenável que a direção do Grêmio deu aos seus sócios/torcedores que foram impedidos violentamente de assistirem ao jogo no estádio.

  • Rafael diz: 4 de julho de 2009

    PQ não resoveu falar do teu time ridículo que não ganha nada e que faz tempo virou clube pequeno!!!
    Chega dessa inveja do Fernando Carvalho, talvez tenha sido imprópria o momento, mas foi legítima a defesa contra a vergonha que são as arbitragens a favor do cu-rinthians! Já te acostumou a não ganhar nada, deve ser isso, tá quase fechando uma década!!!

  • Thiago diz: 3 de julho de 2009

    Sou colorado e concordo, em parte, com teu texto. Todavia, te peço que faças uma outra coluna com as manifestações racistas e espúrias da torcida gremista no jogo de ontem contra jogadores negros do Cruzeiro. É um escândalo que mancha o Estado do Rio Grande do Sul perante o País e o mundo. Um vexame total!

  • jorge diz: 3 de julho de 2009

    Carp Santana

    Já se vão 15 anos que o Gremio disputa mata- matas e não ganha nenhum

    alguem fala disso??

  • Lucas diz: 3 de julho de 2009

    Quem foi que disse que o Carvalho manchou o nome dele?? Os gremistaS? Só pode pq para nós ele continua sendo o que sempre foi, campeão e melhor ainda, muito corajoso. Todos falam do corintians mas ninguém tem coragem de bater de frente, fazem nada. Ele fez e continua sendo o nosso ídolo como sempre foi. Não tenta, atravéz do teu público, manchar o nome dele que não vais conseguir. E sobre o clube dos 13, vai continuar como está. Duvida?? Abraço

  • marcelo diz: 3 de julho de 2009

    ética também é não falar dos outros…não estando na mesma situação…estimo melhoras quanto a sua lambirintite…

  • mari pinheiro diz: 3 de julho de 2009

    concordo com o que dizes, apesar de não em sua totalidade. contudo, não acho que oq o fernando carvalho tenha dito ou feito possa ser colocado como falta de etica. pode sim ter sido feita no momento errado, ctdo, foi a exposição mais sincera dos fatos. agora, pq nao referes a manifestação racista da torcida do gremio ontem a noite? ou a “diplomacia” do souza ao comentar o ocorrido no episodio maxi lopesxelicarlos? ética nao é diplomacia, mas sim retidao de conduta e carater com o proximo.

  • 23 ANOS ANTES DELES diz: 3 de julho de 2009

    SÓ NO JOGO DE ONTEM TIVEMOS UM GOL MAL ANULADO (não houve impedimento)UM PENALTY ESCANDALOSO NÃO MARCADO, MAS NEM POR ISSO FAREMOS DVD DOS ERROS, ESSAS PICUÍNHAS DEIXAMOS PARA OS PEQUENOS.

  • Bill diz: 3 de julho de 2009

    É. Só reparem quando, como e porquê esse isento senhor vem falar de ética. O que o Carvalho fez, boa parte dos colorados queriam fazer, assim como as outras torcidas.

  • Paula Colorada diz: 3 de julho de 2009

    Pois é…o que vc diz da sua torcida ontem imitando macaco e tentando ridicularizar os jogadores negros do Cruzeiro???? Isto é ético???? Portanto…fica dificil jogar pedra quando o telhado é de vidro né?! Eu mereço

  • felipe diz: 3 de julho de 2009

    Então Sant`ana, por falar em ética, faça o favor de comentar a atitude da torcidinha geral do gremio, que ontem mais uma vez perpetrou atitudes racistas durante o jogo contra o cruzeiro, fato este que ganhou destaque em toda a imprensa nacional! Comenta este fato Santana, se tu tiveres coragem e um pouco de imparcialidade!

  • Julio Ribeiro diz: 3 de julho de 2009

    Acredito que Fernando Carvalho acertou no remédio mas errou na dose. Não podemos nos calar frente aos concidentes erros de Arbitragens que favorecem times de RJ/SP. Alguns, inclusive, cometidos por árbitros gaúchos. Não acredito que estejam mal intencionados, mas na dúvida é sempre pro RJ/SP.
    D`Alesandro é um garoto e teve seu castigo ao se ver, ridiculamente, perseguindo um atleta maduro e …sorridente…. Não creio que alguém queira imitá-lo.

    Nos resta esquecer esta semana…

  • Rita de Cassia diz: 3 de julho de 2009

    Ouvi hoje pela manhã o Milton Neves elogiar o teu comentario no blog. Entrei para lê-lo na integra, foste muito feliz em teus comentários. Quanto ao nosso Gremio, pergunto-me: até quando sofreremos?
    Que saudades do meu tempo de criança quando meu pai dizia que colorado que era sofredor!!!

  • rafael pacheco diz: 3 de julho de 2009

    NÃO CONCORDO, CARVALHo apenas queria sair em defesa do seu clube diante sempre da pujançca e domínio de política maior que o Corinthians possui perante os outros clubes principalmente em relação as arbitragens.

  • Junior colorado diz: 3 de julho de 2009

    Te preocupa com teu timeco, Santana! Só da pontapé, balão, e a torcida pra variar armou uma briga antes de começar o jogo! Tchau, Santana!

  • Clovis Pereira diz: 4 de julho de 2009

    Meu carro Paulo Santana, escuto diariamente o Sala apesar de ser colorado te admiro muito, mas vc que ´”FOI E É SEMPRE OPORTUNISTA” , quase que sempre que o seu grêmio perde por algum erro de arbitragem ficam o tempo inteiro falando no erro, cito vc e o Cacalo. Também quero relatar que o senhor sempre fica falando ” O INTER VAI SER CAMPEÃO DA COPA DO BRASIL E DO BRASILEIRÃO”, quanto isso não acontece vc fala: “EU TAVA ILUDINDO OS COLORADOS” . Isso sim é oportunismo.

  • Beatriz diz: 3 de julho de 2009

    Não entendi…a indignação quanto a erros claros de arbitragem favorecendo a um único clube de ser feita quando não puder mais ter efeito algum? sem fevereiro ou setembro?
    abraços…

  • daniel diz: 3 de julho de 2009

    Escreve sobre o Grêmio ai Santana time sem identidade ta a cara de um time Carioca sem raça 8 anos e não ganhamos nada apanhamos 3 vezes do Inter esse ano e somos 14º no Brasileirão e agora?????

  • DANIEL diz: 3 de julho de 2009

    Porque tu não fala do teu timniho de segunda divisão ein Pualo Santana!! Vergonha, Vergonha é esses grmistas que nem tu se preocupar mais com o Inter do que em ver as atuações deploráveis e o time ridículo que vocês tem!! Fica no aguardo que no final do ano a segunda divisão espera por vocês!!

  • Marcus diz: 3 de julho de 2009

    Gostei da ética da torcida do gremio ontem. Pudera, depois da defesa ética que tu e o Cacalo fizeram do injustiçado Maxi, esperar o que? Ética e Responsabilidade, sr. Santana.

  • Virgilio Melhado Passoni diz: 3 de julho de 2009

    Parabens Paulo Santana,a cada dia que passa o admiro mais e mais,voce e tao sabio,que ate quando seu time perde,voce mantem a postura.Parabens.

  • Alex diz: 3 de julho de 2009

    Concordo. Foi uma pisada na bola, um “mico” do Fernanda Carvalho. A intenção dele claramente foi influenciar na arbitragem. Aliás, o Carvalho, que é um vencedor (isso não se discute), está se especializando em “micos”. Primeiro, foi aquela declaração sobre a parada gay em poa, depois mandou o time dar a volta olímpica em 2005, sendo q o campeão era o Corinthians…agora essa história do DVD e ele posando com faixa do Corinthians campeão.

  • Jorge Passos diz: 3 de julho de 2009

    Santana, acredito que hoje deves é cantar
    algumas músicas, alusivas ao jogo do Grêmio
    assim como o fizestes quando do jogo do Inter.

  • Eliza diz: 3 de julho de 2009

    Colorada!
    Sou obrigada a concordar contigo sobre F. Carvalho ( sobre o acontecido… )
    Está havendo dentro do clube do inter,uma divissão, c/reflexo no campo!!!! ta na hora de acabar ! e no campo tbm!!! quem quer jogar seja bm vindo!!! quem ñ quer fooora!!!!!!
    Mais uma coisinha.quem ri por últ. ri mto meeelhor!!!!!! E jogar contra o Barcelona!? somente os grandes o fazem !
    Da-lhe Inter!!! Campeão Fifa!? o RS só tem 01! COLORADOOO !!!
    Teu defeito é ser gremista,boa recuperação Pablo !…

  • Marcelo Astigarraga diz: 3 de julho de 2009

    Tens toda razão caro Colunista,D’Alessandro deveria ir a delegacia prestar queixa pela ofensa dita,isso sim é mais civilizado e dentro da Lei.Aliás é estranho que alguém tão ligeiro no campo tenha saído como um celerado sem acertar um tapa naquele mangolão. É complicado julgar a paixão dos outros qdo somos tão passionais.No meio dos q tem por aí,Carvalho é exemplo.

  • colorado diz: 3 de julho de 2009

    A vai te preocupar com o teu timeco falido, rumo ao tri da série B de novo, time sem estrutura ,sem competencia da direção.. Grêmio o time da piada pronta.

  • JR diz: 3 de julho de 2009

    Chora Santanna secadorrrrrrrrrrrr!!! da-lhé raposaaa!!!

  • carlos santos diz: 3 de julho de 2009

    Caro Sant`ana, é dificil ter que ler esse tipo de coisa postado por pessoa tão inteligente, claro que Fernando Carvalho errou na dose, mas ver tu comentares a respeito de atitudes de jogadores do inter sem fazer nenhum comentario as atitudes de atletas do teu time é demais, ontem a tv mostrou pra todo mundo ver o Souza batendo na cara de um adversário que vinha a seu lado. espero seu comentário a respeito desse fato e de resto sei que é duro pra ti Sant`ana ver mais um ano o gremio sem nada.

  • alex silveira diz: 3 de julho de 2009

    Certa vez, um dirigente gremista fez muito pior do que isso, invadindo o gramado dos Aflitos. Naquela oportunidade, foi aclamado como um dos responsáveis pelo retorno a série A (inclusive foi lançado um DVD). Penso que o colunista mais lido do RS, apesar de gremista, deva ser imparcial nos seus comentários. Afinal, sua coluna é lida por ambos os torcedores. Carvalho só não queria ser prejudicado novamente pela arbitragem. E se o clube dos treze excluí-lo, fará um grande favor ao Internacional.

  • Henrique diz: 3 de julho de 2009

    Prezado Pablo, FC nunca terá sua imagem manchada por defender interesses do seu clube. Acho que com o DVD pode ter dado um tiro no pé, mas não teve medo de represálias. Acho que não só o Inter, mas que tem time que no histórico do futebol brasileiro é favorecido pela arbitragem e somos obrigados a ficar calados… Tem razão em alguns pontos mas não em outros. Pq não escreve dos atos racistas da torcida do teu time ontem

  • Renata C. diz: 3 de julho de 2009

    POis é Sant`ana, cometer um erro é até admissivel já q somos seres humanos e estamos propensos à errar. Agora o que me dizes do grêmio e sua torcida q entra ano e saí ano, por ande passam deixam rastros de violência e destruição? E os atos de racismos que já são comuns no Olímpico? Acho interessante que essa questão seja levantanda/discutida. O inter pode ter errado mas, o grêmio já passou da conta faz tempo!

  • Marco Lopes diz: 3 de julho de 2009

    Brilhante tua coluna Santana.
    Porém, tenho de discordar de ti… O grêmio deveria ter feito a mesma coisa. Futebol é algo apaixonante, mas não pode ser delirante. Quem viu o jogo de ontem do grêmio percebeu a “real”intenção do árbitro. Futebol hoje infelizmente é pra malandros e viu-se o dedo do Sr. Zezé Perella. O árbitro prejudicou o gremio como sempre ocorre com os times aqui do Sul. Ignorar isto é ignorar a verdade. E que verdade!!! Parabens Fernando Carvalho, cara de coragem. Parabens.

  • Marcelo diz: 3 de julho de 2009

    Santana ate tem razao.Porem, falar desse assunto depois de ter tirado maior sarro do colorado na quinta, é tambem anti-etico. Etica seria falar do jogo de ontem, é o que todos esperavam, inclusive o gremistas. Como colunista gremista, os gremistas queriam ouvir de ti um desabafo, uma indignacao, um protesto. Mas pelo jeito, e pelo que tu falou na quinta, o principal era o Inter perder, o Gremio ganhar tanto faz. E lembrando, o Gremio acertou em tirar o Roth, agora vice nunca mais!

  • Marcial Oliveira diz: 3 de julho de 2009

    No caso de D`Alessandro concordo em grau, gênero e número com tua análise, Paulo. Não há que se confundir garra com insdisciplina e com falta de espírito esportivo (não saber perder). É péssimo exemplo e deve ser execrado publicamente.
    Já no caso de Fernando Carvalho, ele nada mais fez do que mostrar imagens (que falam por si próprias), para o que, me parece, não existe momento próprio ou impróprio. A verdade deve presidir todos os atos humanos! E isso sim é um conceito inarredável da Ética.

  • Estranha opinião a sua Sant`Ana, um desserviço ao futebol! diz: 3 de julho de 2009

    Sou amante do futebol, do bom jogo. Gosto das palavras, as oportunas, as bem escritas. Nitidamente dois fatos infelizes e previsíveis em nosso universo do futebol e da informação: a primeira, a constatação de que atitude do carvalho realmente foi infeliz, na contramão do que deveria ter sido feito em campo. A segunda, não menos horrorosa e sem nenhuma surpresa, o colunista Sant`Ana reconhece entre suas linhas a enorme força do Carvalho, tamanha a desprezível valorização ao fato. Um desserviço.

  • Guapo diz: 3 de julho de 2009

    O GRÊMIO fez como diz o lema do ginete: “Caio mas saio com a crina na mão!”
    Fomos desclassificados, mas o Cruzeiro jamais tinha sofrido uma pressão tão intensa na vida. Só sabe que enfrenta o Grêmio em Libertadores.

  • Alex diz: 3 de julho de 2009

    O que deve preocupar todo o rio grande do sul deve ser mais uma vez os atos racistas da torcida do gremio, mais uma vez chamam os jogadores e torcedores de macacos e os colunistas tentasm sempre esconder falando de assuntos que acontecem desde que o futebol existe, isso sim deve ser excluido do futebol e não tentar esconder como fazem os colunistas gremistas

  • lolita diz: 3 de julho de 2009

    COM CERTEZA … espera-se de todos a mesma dignidade que teve o kriger de assumir a responsabilidade pela eliminação da libertadores !

  • Marco Aurélio Machado diz: 3 de julho de 2009

    Santana, e racismo pode?

  • Cerli Antônio da Rocha diz: 3 de julho de 2009

    ok Santana, concordo com tudo. Mas o jogo do Inter foi na quarta-feira e hoje já é sexta, um dia depois do fiasco do gremio “neverland” portoalegrense. Não tens nada a comentar sobre isso?

  • jonas diz: 3 de julho de 2009

    Muito Certo. Concordo, mas e o RACISMO, também não falta de ética??

  • Molina Berchon diz: 3 de julho de 2009

    Paulo Santana, concordo com você sobre seu comentário sobre Fernando Carvalho, porém muito oportuno para o dia de hoje, preocupação maior deveria ser com esse seu grêmio falido,desorganisado, que para ficar ruim, vai ter que melhorar muito o sonho acabou,olha a segundona.

  • Daniel Travassos diz: 3 de julho de 2009

    Sou colorado e concordo com a tua posição, também achei essa atitude bastante oportunista e, o que é pior, tirou todo o foco da decisão para a competência no campo.

    O que não concordo é teres tocado neste assunto somente quase 4 dias depois do acontecimento…

    Ou isso é a tua atitude diversionista para não falar da derrota do teu time?

  • suzana schardong diz: 3 de julho de 2009

    Espero que os colorados aceitem a derrota e respeitem a opiniao de um colunista!!!! Preocupem-se com o seu time, tendo em vista que os times gauchos tem de ser os melhores na opiniao bairrista. RESPEITO, ETICA, RAÇA E ÉSPIRITO ESPORTIVO, OK.

  • Gustavo Tremarin diz: 3 de julho de 2009

    A tua labirintite só pode estar te deixando maluco Sant`Anna. Sou colorado e te admiro muito mas não posso aceitar isto. Crucificar o maior Presidente da história do Inter e um dos melhbores jogadores em atividade do país por um erro (que também desaprovo)é incorrer em erro semelhante.Todos sabemos que os árbitros erraram tanto na final do inter quanto na semi do grêmio e não foi por isso que perdemos. Defender nossos Clubes é obrigação, principalmente quando a discriminação é visível. Abraço.

  • Fabio diz: 3 de julho de 2009

    Sou colorado, mas concordo nessa com o Santana. O que o F. Carvalho fez foi uma palhaçada, e o D`Alessandro podia ter nos poupado do vexame de ficar provocando o William enquanto este apenas ria da cara dele, fato assistido pelo Brasil inteiro. Só acho curioso isso vindo de quem a vida inteira se disse “vítima histórica das arbitragens”, e que sempre culpa o juiz pelas derrotas do seu time. Coisa que, infelizmente, parece que os colorados estão começando a fazer também.

  • hector lopes diz: 3 de julho de 2009

    Mais uma vez Paulo Santana foi brilhante,captou e expressou com lucidez o que estão fazendo com o futebol.E se não tomarem providências severas o esporte vai se tornar uma guerra sem precedentes.

  • Gerson Flores diz: 5 de julho de 2009

    Mas fez certo os dois, afinal eles vivem o futebol e não ficam sentados em uma cadeira escrevendo ou em frente a camera falando bobagem!!!!! interessante que quanto ao racismo e a pancadaria o senhor não fala nada!!! Não podemos é tolerar estes escandalos em favor de um time somente, ou esqueceu rapidamente o epsódio EDILSON!!!!

  • Daniel diz: 4 de julho de 2009

    COLORADOS, COMO VCS SÃO RIDICULOS, ALIÁS, A DUPLA, CARVALHO E D`ALESSANDRO PROTAGONIZARAM UMAS DAS CENAS MAIS RIDICULAS QUE EU VI NO MEIO FUTEBOLÍSTICO!! AH AH AH

  • Fernanda diz: 3 de julho de 2009

    Hoje escutei na sala de redação sobre o caso de racismo na torcida do grêmio. Venho por meio desta, pedir, por favor, que se fale amanhã na mesma, sobre o que penso eu e muitos outros. Seedorf, NEGRO, jogador do Milan, com suas sabias palavras fala: Não faço causo do racismo, não gosto de falar do mesmo, nem denunciaria se acontecesse comigo, pelo simples fato de que esse ato não resolveria nada e mais, deixaria o crime mais exposto e pioraria tudo

  • Fernanda diz: 3 de julho de 2009

    Então, é claro para mim, que a MAIORIA da torcida do grêmio não foi racista, aquilo foi GREMISMO. No mesmo momento que Maxi Lopez foi acusado pelo Elicarlos, a torcida do grêmio não teve dúvida em defender o SEU jogador! Desde a semana passada, era claro que isso iria acontecer. Sim, todos sabiam que a torcida em pró de Maxi iria o Elicarlos. As palavras da torcida não foram justas e nem descentes, porém foi um modo (mesmo que baixo) de expor Elicarlos ao ridículo. ISSO SE CHAMA GREMISMO!

  • pedro paulo diz: 3 de julho de 2009

    Santana , tava na cara que o teu timeco não
    ia muito longe. bastava pegar um time um pou
    co mais forte, que a maionese iria desandar.
    Como voces se iludem facilmente: Enquanto
    estavam jogando contra Aurora, Boi chicó, e
    outras feridas brabas, tava tudo bem e ago
    ra.

  • elio diz: 3 de julho de 2009

    Sant`ana, como podes pedir ética de um diretor de um time ou de um jogador estrangeiro,relacionada a coisas do futebol, se o Presidente da nação vive protegendo pessoas corruptas por simples interesses eleitoreiros. Enquanto estamos preocupados com a ética, muita gente está se deliciando com atitudes antiéticas, rindo de nós. O próprio Lula está em Paris neste final de semana. O Carvalho e o Dalessandro, nem sei. Deu!

  • Nilton diz: 3 de julho de 2009

    Sou colorado e concordo com você em número, gênero e grau. Como participante da nação vermelho e branco senti-me ofendido e envergonhado pela atitude infantil (sic) de Fernando Carvalho. a imagem do INTER foi manchada da noite para o dia na imprensa nacional. Uma lástima. Demonstra ser apenas mais um cartola vestido em pele de dirigente sério de clube.

  • Lauro diz: 5 de julho de 2009

    Ninguém te aguenta mais…

  • Dilmão diz: 3 de julho de 2009

    Você está certo na sua análise Santanna. A pior pisada na bola foi do Carvalho. Mas nada que macule tanto assim sua imagem e competência. Quanto a participar da diretoria do clube dos 13…de que adiantou politicamente ao gremio o Koff ser presidente? Prefiro que o Carvalho se dedique exclusivamente ao Inter.

  • ROSANA JACOBSEN FUCHS diz: 3 de julho de 2009

    Pablo,adoro você, sou colorada, mas penso que este teu comentario foi fora de hora,terias que falar do teu GREMIO,fiasquerada na hora do começo do jogo,a bela torcida em coro cantando macaco, macaco, voces perderam também,vamos dar mão a palmatória, tudo igual, todos erraram.

  • Paty diz: 3 de julho de 2009

    CRUZEIROOOOOOOOOOOO

  • COLORADAAAA!!! diz: 3 de julho de 2009

    Pois bem Sant´Ana, até acho q tu tens razão em parte do que está escrito aqui, mas acho muuito engraçado q depois de ontem vc veio falar do jogo do Inter q era na quarta. Pq não vieste falar do TEU Grêmio??? Acho q é por não ter nada a dizer…..quem ri na quarta, chora na quinta!

  • Clóvis A.cervi diz: 3 de julho de 2009

    NOTA FÚNEBRE: Com alegria, ops, pesar participamos o trágico falecimento de um IMORTAL, ocorrido ontem após longa agonia de 90 minutos, em decorrência de atropelamento acontecido na Avenia Paulista, digo, ocasionado por um tal de Wellinton Paulista.

  • Marcelo Guerra diz: 3 de julho de 2009

    Tu quer é criar richa entre o Píffero e o Carvalho, mas não vai conseguir Sant`Ana.

  • Camargo diz: 3 de julho de 2009

    Santana, sou leitor assíduo da tua coluna e ouvinte do “sala de redação”. Imagino em que condições estás escrevendo ou falando, haja vista o mal da “labirintite”. No mais, D`Alessandro deve ser banido do futebol, e por uns seis meses. Quanto ao Sr. Fernando Carvalho, deixou de ser honesto, porque ganhou a LiBERTADORES DE 2006 por força de erros do juiz, e nada dissera nem fizera. Ao Fernando Carvalho, valha a máxima: “Faça o que Eu disse, mas, não faça o que Eu Faço”. Perdeu a REPUTAÇÃO.

  • Julio Ribeiro diz: 6 de julho de 2009

    Impressionante!!!
    Passado mais uma rodada do Camp. Brasileiro, eu aprovo ainda mais a atitude do Fernando. Podem chama-lo de aproveitador, oportunista, etc. mas foi uma voz que que reclamou com fatos e imagens. Isso beneficia a todos, inclusive o Gremio.
    Para justificar meu comentário, peço que observem como se alterou o comportamento de varios comentaristas esportivos, especialmente do Sportv. Infelizmente piorou, mas mostrou que são influenciáveis. Infelizmente…

  • Diego diz: 3 de julho de 2009

    (finalizando) “Po, Carvalho!! De novo eles nos aprontam?? E tu ai que nao faz nada?”… repito, nao concordo muito com a atitude dele, mas entendo… e no fim das contas pra mim ele tem crédito de sobra pra fazer mais uns 50 dvds desses!!…

  • marize zaccaro chisté diz: 5 de julho de 2009

    Paulo Sant`Ana,fiquei esperando seu comentário sobre o seu grêmio,principalmente sobre as falhas administrativas,referente ao ingresso dos sócios no monumental,isso virou um câncer lá na azenha,e o presidente dá uma entrevista dizendo que foi avisado dos tumultos,mas que a bola já estava rolando e decidiu deixar para depois,q era assunto da polícia!Sinceramente,é assunto do grêmio sim.E como queremos sediar copa c uma polícia despreparada!!!!quantos erros,até quando???????????

  • Ingrid diz: 3 de julho de 2009

    Pois é Sant`Ana… Preteou os olhos da gateada… Na sexta feira passada tu repetistes inúmeras vezes isso no sala de redação. Não pude esquecer a ênfase das tuas palavras… repetidas vezes pronunciadas. Preteou os olhos da gateada… Preteou os olhos da gateada!!! Sem mágoas… palavras ditas, são palavras esculpidas e jamais esquecidas. Saudações coloradas!

  • Josè Carlos L. Vinolo diz: 3 de julho de 2009

    Só tu tem poder para mobilizar e exigir desta direção, não deixar o Grêmio um time tão medíocre.Vamos Grêmio!!!!
    Um time sem laterais e atacantes que não fazem gol…Não existe. Só na vontade não da para ganhar nada.

  • Luciano Dias diz: 3 de julho de 2009

    Bom dia !
    Gostaria de manifestar minha indignação junto a vossa direção que mais uma vez, não teve respeito pelo seu torcedor, e não me refiro ao Time mediano o qual montaram para representar está nação azul, refiro-me ao descaso que ontem, terminou em agressões,pois no meio destas havia centena de pais e filhos, namorados, meninas e senhoras de idade, todos tratados como bandidos onde seu único crime foi amar nosso tricolor.

  • Alan diz: 3 de julho de 2009

    D`alessandro tá mais que desculpado. Ele é o nosso ídolo, colorado, com vontade e determinação. Dará a volta por cima com muito futebol. Só os gremistas que o odeiam, e isso não é ofensa, é uma honra para ele. Argentino guerreiro e colorado!
    Do mesmo Fernando Carvalho é odiado pelos gremistas e só o que escrevestes nesta coluna mais do que confirma isto. Ainda bem. Não esperava outra coisa de um gremista. Vamo Inter! Vamo D`ale e Fernando Carvalho! Inter campeão de tudo, vocês fizeram certo!

  • Eduardo Dias diz: 3 de julho de 2009

    Prezado gaúcho Paulo Santana, eu avisei para realizar um trabalho motivacional em conjunto nos dois times gaúchos para as partidas contra os times do Sudeste, mas resolveram evidenciar ainda mais a rivalidade. Resultado: um desastre coletivo. A desgraça de um é a alegria de outro e vice-versa. E mais, ocorreu o efeito Orloff: o que o colorado falou para o gremista no final do jogo de quarta-feira? Eu sou você amanhã! Porto Alegre, capital da tristeza. Cordialmente, Eduardo Dias.

  • Gabriel diz: 3 de julho de 2009

    Santana,
    com todo respeito… vai cuidar do teu timinho que ao invés de ser TRI da Libertadores, vai ser TRI rebaixado.

  • Diego diz: 3 de julho de 2009

    Alo Sant`Anna,
    sou colorado em um primeiro momento também achei bastante constrangedora (e inoportuna pro pròprio Inter neste momento) essa història do dvd do Carvalho…mas, embora eu na dele nao tivesse feito o mesmo (ao menos nao naquele momento), consigo entender o seu lado…era o presidente do Inter em 2005, ano da maracutaia…entao, como no primeiro jogo ja teve uns lances estranhos, se acontecesse algo de podre neste segundo jogo e ele tivesse ficado quieto correria o risco de ouvir

  • Leandro (colorado) diz: 5 de julho de 2009

    Vou resumir em apenas uma palavra o que senti e sinto até hj. Referente a final da copa do Brasil 2009.
    Decepção, e não por não ter ganho a competição, mas pela atitude de um jogador: D`Alessandro, um jogador que vem mostrando pouco futebol e muito descontrole, esse tipo de atleta o Inter não precisa.

  • Randersson diz: 3 de julho de 2009

    Isso não pode, oq pode eh o maxi xingar o cruzeirense de macaco, pode tambem a torcida imitar macaco quando o elicarlos entrar em campo, isso é etico isso pode com certeza

  • paulo josé diz: 3 de julho de 2009

    Concordo com tudo o que vc disse…
    Mas,,,mais grave ainda: pode a torcida gremista, em coro, chamar um jogador de MACACO, num jogo da semifinal da Libertadores? Todas as ações coloradas, com todo respeito, em nada se igualam ao ato racista, inconcebível para o século XXI, onde deveria prevalecer a igualdade e o respeito entre os homens, independente de credo, raça….
    Endeusaram as palavras do Maxi Lopes…Afinal, que torcida é essa? Que jogador é esse? Vergonha para o Rio Grande…

  • Enio M. Reis diz: 3 de julho de 2009

    Pois é Pablito eu já não te falei que viver nesta realidade paralela, além da abstinência de titulos de time de diretoria com capacidade admnistrativa e da imensa inveja de quem tudo isso, vai te levar ao divã dos psicanalistas e os sintomas já estão aparecendo, pois em vez de falar do teu time que além da eliminção da LA está rumando direto para o tri-rebaixamento. Isto só pode ser sintoma de loucura, pois pior do que isso foi a alma castelhana imitando macaco em cadeia nacional (racismo).

  • edinho diz: 5 de julho de 2009

    Ridículo o que este VICE presidente do INTER FEZ, MAS TALVES ELE QUERIA MESMO QUE O INTER FOSSE VICE POIS ELE ESTÁ NESTA SITUAÇÃO… POIS QUANDO O INTER FOI CAMPEÃO DE TUDO PARECIA QUE SÓ O SR. FERNANDO ERA RESPONSÁVEL POR AQUILO. CAPAZ DA DIREÇÃO DO INTER PUNIR APENAS DALESSANDRO E ESQUECER DE PUNIR O CAUSADOR DAQUELA IRÁ QUE FOI O SR. VICE PRES. FERNANDO CARVALHO. ABRAÇOS.

  • Camile diz: 3 de julho de 2009

    Isso não será necessário, pois o próprio D`Alessandro ja disse que está em dívida com a torcida colorada. E se vc olhar direito, em nenhum momento ele tentou bater no jogador do Corinthians. Quanto ao DVD, eu apoio o FC, pois não fizemos isso em 2005 e olha oq deu!!!

  • Francisco Duarte diz: 3 de julho de 2009

    Sant`Ana, o que achas que vale mais a pena: ganhar uma vaga para libertadores, ou ser campeao inédito da Sul-Americana?
    Eu, colorado, prefiro ser Campeão a ser flanelinha…
    Abraços.

  • renato diz: 5 de julho de 2009

    Estás a agir da mesma forma que condenas Fernando Carvalho: antiética(por seres gremista, aproveitando-se da tua profissão)e oportunista.

  • Aldebaran diz: 3 de julho de 2009

    Santana, sou colorado, mas obrigado a concordar contigo. Achei um erro principalmente do Carvalho, que até então eu via como um gentleman, um hábil diplomata e competente dirigente. Não entendi qual o benefício do DVD, o que mudaria. Mas, espero que seja só um “deslize”. E somando à torcida do grêmio imitando macacos, a relizade acabou nos mostrando que somos bem menos civilizados e éticos como nos orgulhamos de ser. Que o futebol gaúcho mude a partir desses episódios. Abraço

  • zh diz: 3 de julho de 2009

    Quem tem vergonha na cara não pode ficar calado com a roubalheira Corithiana.
    O erro de arbitagem é normal, o que não é normal saão antos erro beneficiando sem o mesmo time.
    O esquemao de2005 se repetiu na Copa do Brasil.
    COM ESSA RUBALHEIRA TODA NO BRASIL O “CURINTIA” VAI GANHAR TUDO QUE DISPUTAR.
    Encosta no Ronaldo, ele se joga é é penal.
    Contra o Atlético-PR em Curitiba foi uma VEGONHA.

  • murilo diz: 3 de julho de 2009

    Então ta Sr. Sant´Anna, vai me dizer então que na ridicula batalha dos aflitos podia corre pra bate em juiz….podia chuta…chinga eles…dai sim….dai era etico….ahahah…dai foi bonito a reação dos jogadores do gremio…afinal ate dvd gravaram..ahahahah…comédia!

  • Eduardo Corrêa diz: 3 de julho de 2009

    Carvalho é o eterno presidente, ele luta contra as maracutaias do futebol ou você esqueceu do que falou o presidente do Corinthians o ano passado que o título do deles em 2005 foi roubado? Ele estava defendendo o clube dessa mafia, coisa que o Grêmio deveria fazer. Não sejamos hipócritas, nem você Santana, achar que o juiz não vem mau intencionado. A ação do Carvalho foi bloquear isso.

Envie seu Comentário