Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Em nome de Deus

25 de julho de 2009 18

Olhem o diálogo entre José Sarney e seu filho, transcrito em gravação por todos os jornais do país, inclusive ZH, ontem:

FERNANDO SARNEY (O FILHO) – Bênção, pai.

JOSÉ SARNEY (O PAI) – Deus lhe abençoe. Você não tinha me falado no negócio da Bia (neta de José Sarney e filha de Fernando Sarney, os integrantes deste diálogo).

***

O diálogo prosseguiu com Fernando pedindo a intervenção do pai, José Sarney, para nomear um namorado da neta de José Sarney e filha de Fernando.

Resultado desse diálogo: o namorado da neta foi nomeado funcionário do Senado, onde hoje Sarney é presidente e sempre foi e para sempre será senador, em ato secreto assinado por Agaciel Maia, ex-diretor-geral do Senado, completamente enrolado em centenas de irregularidades cometidas em seu cargo.

***

Notem que o nome de Deus é usado por Sarney no telefonema com o filho.

O nepotismo no Brasil, como se vê (e se ouve), é transcorrido em nome de Deus.

Ou seja, os nepóticos creem não só que não é pecado nepotiar como também citar Deus em seus nepotismos.

Em suma, acreditam que praticar nepotismo usando o nome de Deus não quer dizer uso em vão do nome divino.

Sarney e sua família mamam nas tetas do erário público desde antes de Pedro Álvares Cabral aportar na Bahia.

***

Sarney e seu filho Fernando se julgam ser Rômulo e Remo e se arvoram em mamar nas tetas da Loba do Capitólio, como se ela fosse o Tesouro Nacional.

O ditado filosófico antigo que apregoa que “o homem é lobo do homem” foi corrigido milênios depois no Brasil: o nepotismo é lobo do contribuinte.

***

O gaúcho diz que o quero-quero canta num lugar e põe o ovo no outro. Pois incrivelmente isto acontece com Sarney, que com o quero-quero tem o seguinte parentesco: Sarney é o protótipo do político brasileiro que encarna o QUEROMEU, personagem de Luis Fernando Verissimo.

Sarney não para de querer. Quanto mais quer, mais leva dos cofres públicos.

E tanto Sarney põe o ovo num lugar e canta no outro, que nasceu no Maranhão, viveu pouco no Maranhão, mas é para lá que encaminha o grosso de seu patrimônio, mas é senador pelo Amapá.

O Sarney senador pelo Amapá, sendo maranhense, é um escândalo tão tonitruante quanto à hipótese louca do Pedro Simon ser eleito senador nas próximas eleições pelo Tocantins.

O nepotismo e a corrupção no Brasil mudam a geografia.

Ou melhor, o nepotismo e a corrupção no Brasil não têm no mapa.

 

***

Por que causa tanta revolta justa no Brasil o nepotismo?

Porque, se todos os políticos empregarem seus parentes no serviço público, fica desigual: não há lugar para os outros brasileiros na sinecura.

Incrivelmente o nepotismo não é crime, não passa de uma irregularidade.

Quando, em realidade, ele é um dos maiores crimes: destinar o serviço público para parentes e apaniguados é atacar frontalmente o sublime instituto do concurso público, a única forma justa de escolha de ocupantes dos cargos públicos.

E não vale dizer que o nepotismo no Brasil se caracteriza nos cargos de confiança. Porque, na verdade, a maior parte dos funcionários públicos brasileiros entraram no serviço público pela via do cargo de confiança.

Depois, espertamente, os políticos efetivam os ocupantes dos cargos de confiança e eles se tornam estáveis.

Isto é nojento.

*Texto publicado na página 55 de Zero Hora de hoje

Postado por Paulo Sant`Ana

Comentários (18)

  • velci cruz diz: 6 de agosto de 2009

    Olá sr. Santana,o sala de redação só tem graça com o sr,mesmo eu sendo colorado está se tornando um programa de marketing,é cds,é políticos,é o cacalo com ciume incrivel do inter,o kenny só falando bobagens,aida bem q tem o guerrinha mas falta o sr.santana lá, e outra o unico programa da gaucha que começa depois do horário 14:06 e termina antes 14:56,o Ruy muito mal humorado chega a ser irritante não deixa ninguem discutir.Contando com sua efetividade no sala só assim ouvirei novamente,abração.

  • MARCELO diz: 25 de julho de 2009

    ISSO MESMO PAULO SANTANA TEM QUE COLOCAR TUDO PARA FORA , O SARNEI ROUBA EM BRASILIA EO VITÓRIO PIFFERO ROUBA NA PADRE CACIQUE, QUERO VER AONDE VAI IR O DNHEIRO DA VENDA DE NILMARAVILHA.

  • Sady Pezzi diz: 25 de julho de 2009

    Prezado Paulo , bom dia ! Gosto muito dos teus comentários , mas acredito que precisamos de ação , a gente ouve , vê e fica nisso , há de se ter uma atitude , não basta olhar as barbaridades , as indecências , fico aqui pensando nos jovens , nos mais velhos , no povo brasileiro sem cultura , culpa de uma miséria ímpar que na base da inocência quer colocar nosso país como potencia , como futuro , a saída é atitude : Chega destas barbaridades !

  • edivores luiz savian diz: 25 de julho de 2009

    pois é santana,e os politicos aprontam,esculacham,tripudiam,se apossam de terras(sarnei no maranhao só 1 exemp.)desviam verbas,(pac,vale,petrobras,estradas,pedágios,ongs.etc)não devolvem ,não são obrigados a devolver,portanto cobram impostos,maior do mundo,desviam,jogam no ralo e não tem responsabilidade nenhuma sobre o que fazem,onde vivemos gente,se algum coitado de nos dever alguma coisa de imposto,tomam até tua casa se necessário,paulo comece uma campanha,para serem resp.por atos e devolv.

  • Luiz Carlos Mello diz: 26 de julho de 2009

    Para diminuir com estas falcatruas só fechando o senado. VOTO EM BRANCO PARA SENADORES.

  • luiz vieira diz: 25 de julho de 2009

    Causa espanto em ver tanta gente usando a palavra DEUS para se proteger dos próprios erros. PIOR ainda é saber q a maioria dos “crentes” são bons porque querem um lugar no céu… Se DEUS realmente existe, não deve ser tão bobo assim. Ah, e não precisam gritar tanto; é provável q ELE não seja surdo !!!

  • Tiago José Fernandes diz: 25 de julho de 2009

    Olá Sant`Ana!O procedimento de Sarney fere o que ordena o reconhecimento da igualdade entre os homens,indo com isso,na contramão das Leis Naturais (Hobbes).Os gregos chamavam de “pleonexia” a violação dessa lei.Daquilo que indagas sobre o nepotismo e que tem relação com o que expus acima,há entre outras razões uma alienação da sociedade no que respeita a esses abusos,na medida em que esquecemos que somos o tecido que a forma,mas estamos enfraquecidos pelo fato de nossas ações serem individuais.

  • lucenir diz: 25 de julho de 2009

    POLITICO no brasil é tudo LADRãO
    PROVEN o contrario.

  • bruxo diz: 25 de julho de 2009

    Pois é Sant`Ana, por isso que no Brasil será necessário acabar com o Senado e você poderia ser um dos construtores desse (f)ato.

  • Israel diz: 25 de julho de 2009

    Nojentos somos nos que elegemos esses pilantras,a safadeza não tem fim,Dirceu `amigo` do Valerio `tá de vorta` no PT,eles tem certeza que somos safados,idiotas e cegos.SERÁ QUE ESTÃO ERRADOS?

  • Flavio diz: 25 de julho de 2009

    Meu caro Sant`Ana.
    O Jurista Saulo Ramos, no seu livro “Código da Vida”, na pag. 288, falando desta prosmiscuidade política brasileira, escreve:
    -… Quem luta pelo poder pode tudo. Deve ser isto que dizem em casa para suas familias. criam um tipo de ÉTICA FICCIONAL. e acreditam nela. Aliviam suas consciências. …”
    Estranhamente ele defende este câncer Sarney, do qual foi ministro. Nos extremos, todos eles são iguais.
    Um abraço.

  • frederico diz: 25 de julho de 2009

    Paulo, a situação vai muito mais além. Aonde este clã toca, só o mal brota. Sarney é reconhecidamente o maior grileiro do Brasil. Através de sua influência – ou coação – foram alteradas as leis de florestamento e utilização de terras florestias para agricultura, pecuária, e empossamento. Sem contar a piada que foi sua inclusão na Academia Brasileira de Letras, conseguindo deturpar o que foi criado por Machado de Assis. A sua soberbae prepotência chega a este ponto, buscando a “imortalidade”…

  • Vanderlei Holz Lermen diz: 25 de julho de 2009

    Olá meu amigo Paulo Santana. Firme lutador pelas causas justas do cidadão.
    Tenho um assunto muito importante. Escrevo sobre ele em meu blog: o êxodo rural, muitos jovens estão saindo do interior e indo trabalhar nas cidades, e isso vem causando um envelhecimento da população do campo.
    Gostaria que visitasse meu blog. http://www.vanderlei-blogdovander.blogspot.com
    Obrigado pela atenção
    Vanderlei Lermen

  • jose diz: 25 de julho de 2009

    o pior é que cada um desses ccs não serve para nada e na sua vaga poderiam contratar um ou varios professores, policiais , medicos, …

  • Diogo Costa diz: 25 de julho de 2009

    Desde a C. F. de 1988, todo funcionário público tem de ser concursado, antes era uma festa muito pior do que é hoje… Quanto aos CC`s, Gov. Lula – 26 500 CC`s, população do Brasil, 191 500 000 hab, média de 01 CC para cada 7 226 hab. Gov. Serra – 20 800 CC`s, população do Estado de São Paulo, 41 000 000 hab, média de 01 CC para cada 1 971 hab. Tudo isso tem de ser combatido, mas não podemos olhar só pra União e esquecer dos Estados e Municípios, onde a situação é muito pior…

  • Ernani Boeira diz: 25 de julho de 2009

    Alguns jornais de Londres tem publicado as falcatruas de sarney.As vezes sinto vergonha de dizer que sou brasileiro

  • pacato diz: 27 de julho de 2009

    O que devemos fazer? Imaginem essas histórias do senado (não merece sequer letra maiúscula) sendo contadas em outros países: “porque no Brasil, tal coisa aconteceu”. E os ouvintes duvidariam. A partir de então, qualquer mentira teria como origem o Brasil.

  • albert silveira diz: 26 de julho de 2009

    como diz o ernani, tenho vergonha de ser brasileiro e mais ainda de ser gaúcho, pois o paladino da ética simon, quer o rim do sarney, mas já por aqui, em relação aos seus colegas de pmdb silencia num mudismo inacreditável.

Envie seu Comentário