Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Os três fumantes

03 de novembro de 2009 22

Estávamos os três, eu, o Guerrinha e o Moisés Mendes, no fumódromo aqui do prédio da RBS na Avenida Ipiranga.

A temperatura no fumódromo era de 60ºC, um calor que só pode suportar qualquer um de nós três, que fumamos três maços de cigarro por dia.

Só sendo muito viciado em tabaco para aguentar 60 graus de temperatura, não há ar-condicionado, não há exaustor, não tem nada no fumódromo, nem ventilador, só tem quatro poltronas surradas de tão velhas.

Evidentemente que a técnica usada pelo gerente a quem cabe administrar o fumódromo é tornar o ambiente tão inóspito, que isso possa nos fazer nunca mais voltar lá, o que acende a esperança de que deixemos de fumar.

O Guerrinha disse que aquilo não é fumódromo, é crematório.

Quero deixar bem claro que acredito que o cigarro mata, provoca muitas doenças graves e fatais, que fique claro que sou contra o cigarro, acho que não deveriam fabricá-lo, mas aí se correria o risco do tráfico de cigarro, como acontece com a maconha.

Sou contra o cigarro, anotem aí.

Mas o cigarro é muito caluniado pela medicina.

Vejam o caso meu, do Moisés Mendes e do Guerrinha. Fumamos três maços de cigarro por dia, ao todo nove, nós três.

O Moisés Mendes é asmático, as duas únicas coisas que ele aspira são a fumaça dos três maços de cigarro e a bombinha da asma, que ele aplica logo após cada cigarro.

Foi quando o Guerrinha perguntou a mim se eu já tinha tido infarto. Respondi que não.

Perguntou também ao Moisés se tinha já infartado. Respondeu o Moisés que não.

O próprio Guerrinha declarou que nunca tinha tido infarto.

Conclusão do Guerrinha: “Se nós, que fumamos 60 cigarros por dia, nunca tivemos infarto, como é que o Alexandre Bach, nosso colega, que caminha oito quilômetros por dia e pratica natação três vezes por semana, conseguiu ter um infarto há dois meses? Eu não entendo isso”.

Por isso é que digo que o cigarro é muito caluniado.

Não quero dizer que o cigarro tem propriedades medicinais favoráveis à saúde ou até mesmo que é anti-infarto.

Sei que o cigarro é danoso à saúde e muitas vezes mata.

Mas alguma coisa há, que pulmões de fumantes inveterados resistem milagrosamente à nicotina e ao alcatrão, que desferem nos brônquios e nos alvéolos ataques que a medicina classifica de medonhos e mortais.

Alguma coisa há.

E o mesmo acontece no meu bairro: o Bezerra tem os dentes perfeitos, nenhuma cárie e vive mastigando e chupando balas cheias de açúcar.

Já o Medeiros, outro vizinho meu, tem praticamente todos os dentes cariados, vive se queixando de dor de dente, mas nunca comeu qualquer doce ou chupou qualquer bala.

Que mistério é este?

Não fumem, pelo amor de Deus, não fumem, mas afirmo que o cigarro é muito caluniado pelas estatísticas da medicina.

E, quando estou terminando esta coluna, me dirijo imediatamente para o fumódromo de ZH, aliás, para o crematório.

*Texto publicado na página 51 de Zero Hora.

Postado por Sant`Ana

Comentários (22)

  • Mariane diz: 3 de novembro de 2009

    O senhor tá matando um monte de gente, sabia? Os fumantes passivos que são obrigados a conviver com vc, coitados! Toma vergonha na cara, tenta ser homem com H!

  • Weslwy Silva diz: 3 de novembro de 2009

    Santana,
    O STJD abriu inquériot para averiguar caso da mala branca. Fruto de cobranças feitas no programa de ontem “Bem Amigos” do Galvão Bueno no Sportv. Semana passada o Fernando Carvalho deu indiretas de possível abonos por parte do Inter. Sugiro que vejas as entrevistas e comentes à respeito do assunto em tela. Esse aprendiz de Fábio Koff, está sempre alfinetando o nosso Grêmio. Abraço.

  • Fumante diz: 3 de novembro de 2009

    É isso ai Santana, o negocio é faze fumaça mesmo!!
    Fumo 1 carteira por dia e sou o que mais corre nas peladas com meus amigos, sendo que alguns dos que não fumam estão se arrastando com 15 min de jogo! tem explicaçao?

    Um abraço

    p/d: to fumando um cigarrinho.. haha

  • Giuseppe diz: 3 de novembro de 2009

    Santana, tua insistencia com o teu fumòdromo, jà encheu o saco(atè uma criança de 16 anos te deu uma paulada, mas foi insuficiente), pois se queres falar de quem agoniza, continue a falar do Gremio, é o ùnico capaz de ressuscitar, pois tu estàs a caminho da morte, com teu cigarro!!! Mas antes disso, faça mais alguma coisa pelo Gremio!Derrube esse treinador, o Meira e o Mauro!

  • neuza saucedo da silva diz: 3 de novembro de 2009

    AMIGO PAULO, SE FALAS TANTO MAL ASSIM DO CIGARRO PQ FUMAS??? DEVERIAS TENTAR PARAR PARA VER SE FICA MAIS TEMPO ENTRE NÓS. UM GRANDE ABRAÇO E FIQUE COM DEUS.

  • Oliverra diz: 3 de novembro de 2009

    Santana,Concordo contigo, realmente hoje os fumantes são escorraçados e o cigarro faz mal a saúde. Somos olhados como a escória da sociedade “pois fumamos”, mas: só que não roubamos, não viciamos ninguém, não vendemos cigarros as escondidas, o cigarro não muda nossas atitudes em relação aos outros e é uma droga permitida , pode ser que por isso eu tenha começado a fumar. Então não aceito ser segregado.Mas eu só gostaria de perguntar e o Alcool? que as consequencias são enormes, cade a campanha?

  • Aristeu Pereira Snowarski diz: 3 de novembro de 2009

    Tem 2 estatisticas somente Paulo: Você não fuma, não bebe, não come doce, se alimenta bem, pratica esportes, etc…e tem 50% de chance de ter um piripaque, um infarto, um câncer, etc… Agora, você fuma, então tem 100% de chance de ter um desses males que citei acima, com raras, mas raras mesmo exceções, tipo 1 pessoa em 20.000. Por esse fato procuro, e não é fácil, me enquadrar entre os não fumantes. Que vicio dificil de vencer, somente quem nunca fumou fala que basta ter força de vontade.

  • Jacira Franco diz: 4 de novembro de 2009

    MAS QUE GERENTE COMPLICADO, HEIN SANT`ANNA, VOU FAZER UM APELO PARA PROVIDENCIAR UMA BELA REFORMA NO FUMÓDROMO DA RBS. A PIOR DROGA QUE ANDA POR AI LIVREMENTE É O DESRESPEITO COM OS FUMANTES A INCOMPREENSÃO A “CALUNIA”
    MINHA TIA, MUITO ADORADA MORREU AOS 39 ANOS; ELA NÃO FUMAVA, NÃO BEBIA SUA ALIMENTAÇÃO ERA MUITO EQUILIBRADA E DE NADA ADIANTOU PARA PROLONGAR SUA VIDA
    A PIOR DROGA QUE SE PROPAGA NA POPULAÇÃO É A FALSIDADE A INVEJA A TRAPAÇA A TRAIÇÃO A DESCONFIANÇA A INSEGURANÇA A VIOLÊNCIA…

  • Ivo Cassol diz: 3 de novembro de 2009

    Caro Sant`Ana!
    Deviam erguer uma estátua tua na entrada de Santa Cruz do Sul.
    São 200 mil familías que vivem diretamente da cultura do fumo.
    Se em porto Alegre tu é amado, lá tu deve ser Deus.
    Abraços.
    Ivo Cassol
    Santa MAria

  • Valair Ferreira diz: 3 de novembro de 2009

    Ele não afetou o seu coração mas pode estar afetando o seu cérebro. “Fulano fumava 3 maços e morreu com 90 anos” eu ouço sempre no consultório como justificativa dos tabagistas. Mas aí vc vai ver que 10 velhos fumantes inveterados, 5 já morreram de câncer de pulmão, pra sorte deles, que é um tumor agressivo e mata com certa rapidez (poucos meses). Mas outros 4 mal conseguem dar um passo sem sentir falta de ar, e precisam oxigênio mesmo em casa, fora as internações mensais por enfisema. Um sobra.

  • ICARO diz: 3 de novembro de 2009

    PORTO ALEGRE CAPITAL maravilhosa eu amo porto alegre quando posso vou passear por la mas sant/ana deixa o cigarro
    sou teu fa abraço

  • Almir diz: 3 de novembro de 2009

    Eu não entendo essa paranóia contra o cigarro. Fumar tornou-se um ato vil e só falta mandarem para a fogueira os fumantes.
    E as bebidas alcoolicas ? Responsáveis por 52 % das agressões domesticas, causadoras de 75 % dos acidentes de transito com vitimas fatais, 60 % das agressões sérias com ou sem mortes. Nunca vi fumante nessas estatisticas.
    Parece que não se importam que um motorista bebado em um caminhão de 40 t venha por cima do seu carro. So não pode vir fumando…

  • Iuri Fiedoruk diz: 3 de novembro de 2009

    Paulo, em primeiro lugar, parabéns por começar a se dizer um anti-cigarro. Em segundo, dizer que o cigarro não é tão mal não ajuda, se para ser extinto, tenhamos que execrá-lo, que seja!
    Dito isto, o pior não é o ataque cardíaco, como referido, mas os problemas que trazem para o pulmão, eventualmente podendo até causar câncer. E pior, até em pessoas que não fumam nunca!
    Como sei que você não quer mortes em sua conciência, continue a campanha contra o cigarro, que nós, não-fumantes, agradecemos

  • INACIO diz: 5 de novembro de 2009

    SANTANA. EU CONCORDO COM AS LEIS ANTI´FUMO. ASSIM COMO A FUMAÇA É O RESÍDUO DO CIGARRO, A URINA É O RESÍDUO DA CERVEJA. COMO NÃO TENHO DIREITO DE URINAR EM NINGUÉM, ENTENDO QUE O FUMANTE TAMBÉM NÃO TEM DIREITO DE DEFUMAR OS OUTROS. SANTANA, PARE DE FUMAR, SÓ OS NÃO FUMANTES SABEM COMO O CIGARRO É FEDIDO.

  • Iuri Fiedoruk diz: 3 de novembro de 2009

    E nunca esquecendo: cigarro polui o ar, e as ruas de porto alegre. Já pensaste como mais limpo seria o centro sem todas aquelas bitucas jogadas ao chão?

  • CARLOS GREMISTA diz: 3 de novembro de 2009

    FORA DUDA. FORA MEIRA. FORA MAURO GALVÃO. FORA TCHECO. VAMOS ENTREGAR PARA O SÃO PAULO, PALMEIRAS E FLAMENGO. INTER FORA DO G4

  • Junior diz: 3 de novembro de 2009

    Santana, não achou legal ficares expondo assim qnts cigarros fumas por dia e etc. Qnd dizes q fumas 3 carteiras por dia e nunca teve nada em virtude disso, estas incentivando os fumantes a não pararem ou não diminuírem.

  • JOSIAS diz: 3 de novembro de 2009

    FICA FERNANDO CARVALHO. FICA MÁRIO SÉRGIO.FICA ALECSANDRO.

  • Alex diz: 3 de novembro de 2009

    Santana, entendi oq quiseste de dizer, mas nem por isso deixo de achar um absurdo. Esta tua coluna serve de incentivo para aquelas pessoas q talvez pensem em abandonar o cigarro, mas não tem força de vontade o suficiente, continuarem fumando! Existem pessoas q infelizmente ficam doentes por uma fatalidade, mas existem aquelas q PROCURAM as doenças, como os fumantes.

  • nintindi diz: 3 de novembro de 2009

    Grande coisa fumar e ir ao fumódromo. Não tem coisa mais interessante para escrever? Ninguém está interessado no fumo. Ainda não sentiu isso. Largue mão e falar do DETRAN-RS e dos leilões enriquecedores da máfia…

  • O.o diz: 3 de novembro de 2009

    Conheço o cigarro e seus males, mas devo concordar que o mundo, às vezes, não faz sentido. Com isso, esperemos ser tais exceções…

    abraço à todos

  • Marcelo Oliveira diz: 3 de novembro de 2009

    Tu é um xarope de marca maior. Tu fez a fama anos atras e hoje deita na cama, achando que pode tudo!!
    Tu é uma pessima companhia e um pessimo exemplo!! Um homem da tua idade, cheio de problemas, nao conseguir parar de fumar é de uma fraqueza humana a toda prova. E esta fama q tu diz ter, tu sonha ter. Pode ter na antiga geração, tempo do Mauricio. O mundo mudou meu amigo! Hoje tu é um patético que nos obrigam a engolir goela abaixo e tu te elogiando na tua coluna. Menos Santana.. bem menos!!!

Envie seu Comentário