Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Lula e Obama

07 de novembro de 2009 35

Ali onde medra a competência, pois justamente ali viceja por conseguinte a incompetência. Nascida justamente da arrogância e autossuficiência da competência.

Meus ouvidos já surdos pelas cirurgias têm conseguido ainda captar nas ondas sonoras impropriedades de causar revolta.

Quem cala consente, quem não cala dissente.

Quem cala não quer entrar na briga. Quem não cala arrisca a sua pele mas atende a um dever de consciência.

Olho-me no espelho periodicamente e me orgulho de não ter calado na maioria das vezes.

E me envergonho enrubescido das vezes em que por covardia calei.

Firme-se em pé o leitor ou a leitora, cuidado para não tombar, cheio de cuidados abordo a notícia: Lula prometeu que vai telefonar para Barack Obama, aconselhando-o a implantar o Sistema Único de Saúde (SUS) nos EUA.

Pergunta óbvia minha: os norte-americanos tolerarão entrar numa fila que demora seis anos para se submeterem a uma cirurgia de urgência?

Os norte-americanos tolerarão as longas e angustiantes filas das emergências?

Os hospitais norte-americanos suportarão as baixas e ridículas compensações para seus serviços da tabela massacrante do SUS?

Os médicos norte-americanos aceitarão pouco mais de R$ 20 por cada cirurgia que intentarem?

Os norte-americanos, ao contrário dos brasileiros, entenderão que é melhor ser atendido pelo SUS do que pelo convênio?

Quem me leu acima pode ter pensado que sou rigoroso demais com o SUS. E sou, porque na maioria das vezes desconheço os relevantes serviços prestados pelo SUS à sociedade brasileira.

Ainda mais significativos são os serviços prestados pelo SUS porque sobre ele foram derrubados milhões e milhões de pessoas que têm direito a atendimento de saúde sem terem jamais recolhido um tostão à previdência. Ou seja, coube ao SUS suportar a imensa carga dos que não são segurados e que, pela pobreza, pela miserabilidade, pela orfandade social, tinham de ter atendimento em algum lugar: no SUS.

Isso, no entanto, não me impede de considerar que, se Lula aconselha Obama a adotar o SUS, é absolutamente certo que o presidente brasileiro não conhece a face escura do SUS, parece que só leva em conta as virtudes do SUS.

Mesmo assim, não me espanta que Lula dê assim atenção aos problemas dos outros países, mete-se nos assuntos internos de Honduras e agora, supremo atrevimento, quer ajudar a resolver o grande problema da saúde norte-americana.

Lula é um universalista.

Eu só queria que ele desse mais atenção ao drama dos aposentados brasileiros que percebem mais de um salário mínimo, ganhando consciência de que seus ganhos estão minguando até a miserabilização pela ausência de reajustes minimamente dignos.

Quem sabe, o Obama telefona para o Lula e oferece a ele para que adote no Brasil o sistema de aposentadorias norte-americano?

*Texto publicado hoje na página 47 de Zero Hora Dominical.

Postado por Sant`Ana

Comentários (35)

  • Marilia Costa Cardoso diz: 7 de novembro de 2009

    Acho importante dizer a verdade .Se eu não poder viver com dignidade de que adianta viver? Sempre pensei neste sistema de saúde e coloco exatamente isto, antigamente quem recolhia, tinha assistência, senão tinha um atendimento de caridade. Hoje pagamos e temos um atendimento de mendicância e aí temos que pagar mais, por um serviço melhor. Hoje os que não trabalham continuam a ter um serviço de mendicância, só que agora nós pagamos.. Todo mundo mal. Mas o que se espera? Saúde, nada; se

  • Bruno diz: 8 de novembro de 2009

    Prezado Santana! Sou gremista e sempre o admirei, desde quando ainda morava no RS. Mas, tenho que dizer que o seu texto ficou muito fraco, tá parecendo uma redação de universitário, desculpe-me mas se eu tivesse lido em outro lugar não acreditaria que é do Paulo Santana.

  • zenia diz: 8 de novembro de 2009

    Parabens pela sua coluna de hoje.O Lula,é como todas mães e pais,problemas quem causam sempre são os vizinhos.Os filhos dos outros é que são maus elementos.Lula está deslumbrado com tantas homenagens e reconhecimentos internacionais que esqueceu completamente de governar nosso país.Ainda bem que ele esta na reta final.

  • Paulo R. Floriani diz: 7 de novembro de 2009

    Santana, até hoje não sei como esse sujeito consegue enganar tantas pessoas ainda. Quer meter o bedelho e dar opinião em todos os países do mundo, mas não tem coragem de enxergar um palmo a frente do nariz das coisas que acontecem no Brasil. Só duas coisas que comentas, SUS e Aposentados, esqueces da Educação, Agricultura, Infra estrutura das cidades, estradas em péssimo estado de conservação, governabilidade zero. Não pode enxergar mesmo, vive viajando e não conhece o seu próprio País.

  • Gabriel Saviano Lopes diz: 9 de novembro de 2009

    Neimar, tu so podes ser do tipo bem informado pela Veja né, pelo amor de Deus, não sei porque tem gente que se dá ao trabalho de escrever sendo que só fala besteira, acha o Lula ruim, então faz assim, faz uma pesquisa comparativa com tudo que foi feito pelo Brasil e para o povo brasileiro pelo Lula e dos outros presidentes todos, ai tu vais ver quem é o melhor presidente que este pais ja teve, e não me venha com xurumelas!!!

  • Tricolor mais querido da américa diz: 7 de novembro de 2009

    Pq não telefonas para o Autori e pedes(implores se for necessário!)para ele pegar o primeiro avião para Doha?

  • Sergio diz: 8 de novembro de 2009

    Por favor Santana.Aposente-se e vá cuidar dos tataranetos.Voces com seu jornalismo atrasado,tendencioso,partidário não tem o minimo de moral para criticar qualquer opinião de Lula.O Rio Grande hoje é um lamaçal por causa deste jornalismo ridiculo de voces que sempre privilegiou esta gambada ,esta corja que está no governo Gaucho e que jogou no lixo todos os valores Riograndenses sob os aplausos de voces.Voces tiraram dinheiro da saude e ainda reclamam.BASTA DESTE JORNALISMO ATI-ETICO E NOJENTO

  • zuneide diz: 8 de novembro de 2009

    Parabens Paulo Santana, estamos precisando
    de muitos Paulos Santanas.
    Nossos cumprimentos

  • HELENO PINTO NOBRE diz: 9 de novembro de 2009

    DESDE SÁBADO EMITI UM COMENTÁRIO E ATÉ AGORA NÃO FOI EDITADO; EU NÃO CONSIGO ENTENDER O MOTIVO DE TANTA DEMORA; SE O JORNAL FUNCIONA ATÉ NO DOMINGO (APESAR QUE O JORNAL DE DOMINGO ACHO QUE É FEITO NO SÁBADO); PORQUE O CENSOR NÃO GOSTA DE TRABALHAR ?; PORQUE DEMORAM TANTO PARA EDITAR OS COMENTÁRIOS ? NÃO CONSIGO ENTENDER; GOSTARIA DE UMA EXPLICAÇÃO. ( 09.11.2009 ; 7:22 HRS)

  • Adriano Schemoel diz: 9 de novembro de 2009

    Universalista não, populista como todo e qualquer demagogo que se apega às tetas gordas desse país chamado brasir moluscus.

  • josé de alencar souza da silva diz: 9 de novembro de 2009

    Mandou bem Sant ` Anna,meus parabéns.Esse governo joga bilhões fora em Pan,Copa,Olímpiada,mas não tem dinheiro pra saúde,pros aposentados,pra educação,pra segurança.

  • Neimar diz: 8 de novembro de 2009

    Sant`Ana desculpe minha opinião mas o Lula não deve ser levado a sério. A cada pronuciamento, a cada entrevista o Lula torna-se para mim mais lamentável.È um falastrão, que usa da sua habilidade com a linguagem popular para ludibriar os menos informados. Por ter vindo da base da pirâmide deveria estar mais consciênte sobre a realidade brasileira, e ter empenhado mais ações na solução desses problemas, mas infelizmente prefere o discurso fácil e populista.

  • dilmão diz: 9 de novembro de 2009

    “”O Lula, semi-analfabeto fez a reforma ortogràfica, como cachaceiro decretou tolerancia zero ao alcool, ex-pobre nordestino, aprendeu a ser corrupto, etc.. Agora vai ensinar os EUA a governar”””…típica opinião preconceituosa, que só sabe ler os jornalécos de sempre com os mesmos formadores de opinião de sempre…tenho orgulho de dizer que “sempre” votei no Lula. De certo, governo bom é o dos estados unidos que mergulhou o mundo no caos, e não contente, distribui milhões aos bancos falidos.

  • dilmão diz: 9 de novembro de 2009

    O Sus jamais vai funcionar enquanto as prefeitecas do interior continuarem a mandar multidões de desesperados para a capital…quando os “malditos, canalhas e sanguessugas” planos de saúde, que só funcionam quando temos “saúde”, fugirem de suas obrigações e gastarem mais com demandas jurídicas do que com atendimento,enquanto os governos não repassarem toda a verba que recebem efetivamente para a saúde. O plano diabólico dos bancos e planos é jogar todos na mesma vala comum e privatizar o sistema

  • dilmão diz: 9 de novembro de 2009

    Porque o ministério público não vai para cima dos planos e prefeituras, estados, que não cumprem a constituição? Porque não vão para cima dos “sanguessugas, canalhas, lesa-pátrias” planos de saúde? Mais, será que a culpa é do Lula, depois do escoadouro de roubos que sempre foi a previdência, durante dezenas de anos? É fácil assim resolver o problema? Porque o doutor honoris causa do entreguismo(FH) não o resolveu então? Post tendencioso esse seu..foi idéia da yeda ou da lya que publicasse isso?

  • Carlos Santos diz: 10 de novembro de 2009

    Com ou sem presidente, nada muda.
    Portanto vamos acabar com o cargo de presidente da república.
    Parlamentarismo já.
    Assim os que legislam são obrigados a executar suas leis.

  • Paulo Ortiz diz: 9 de novembro de 2009

    Antes de flar do Lula, vc deveria falar nos governos que vc apoia como este governo corrupto do RS, que vergonha Santana sempre te admirei como profissional mesmo sendo eu colorado, lia as tuas colunas, ouvia pelo radio e assitia pela tv, mas me decepciono profundamente qdo vejo este tipo de jornalismo que o sr passou a praticar , tendencioso e a serviço da direita e das elites, te larguei de mão como diz o Neto.

  • Eduardo diz: 12 de novembro de 2009

    Que fique claro que abomino o PT e a figura do Lula.Mas o governo americano não é modelo de nada e eles não têm nem mesmo o SUS que é um lixo, é verdade, sendo qualquer atendimento médico pago, e caro. Lula deveria estar preocupado com os nossos problemas, que não são poucos. Lula é um palhaço da mídia, ávido por mais espaço!

  • gabriela da fonseca diz: 15 de novembro de 2009

    ( cont.) ainda bem q se tem o sus, pq se não muitos morreriam não em filas, mas na rua, em casa, sem medicos e oportunidade de terem um!

  • gabriela da fonseca diz: 15 de novembro de 2009

    tá ai o sistema do unico de saude, retratado com sua mais intima dificildade de atender a todos os cidadões do brasil, mas querido santana é nos estados unidos, quem sabe lá as pessoas tenham consciencia de cidadão de uma democracia ligada as ideologias da revolução francesa mais inernalizadas em seu intimo e cobrem do seu presidente algo mais rapido. pois o q nos esquecemos e fazes questão de menosprezar é q tem q se esperar este tempo todo pois é a unica forma de se fazer a cirurgia, ainda bem

  • Almir Papalardo diz: 8 de novembro de 2009

    Colunista Paulo Santana! Sensacional e oportuna a sua lembrança ao nosso presidente, quando este tem a pretensão de apontar soluções para a saúde americana, ao presidente Barack Obama. Lula, totalmente cego, usa antolhos para prejudicar aposentados brasileiros. Voce Paulo Santana, colocou o dedo na ferida do presidente. Pena que ele, pelo odio demonstrado contra aposentados, não considera as suas críticas, que há muito vem sendo postadas no seu equilibrado blog.
    Parabéns!

  • Domingos Fernando Figueira diz: 8 de novembro de 2009

    Nasci e me criei no rgs…
    onde lia o jornal Zero Hora todo dia.
    Desde Guri atento ao que escrevia o gremista Paulo Santana, atento ao que este grande gaúcho escrevia, ao mesmo tempo aprendia e me enculturava, para poder dar seguimento a carreira fora do RGS. Texto como esses que me confortam por as vezes perder uma crônica esportivo, e ganhar uma leitura sempre atenta ao que realmente interessa, e ao social e contemporâneo. Grande Paulo Santana…

  • Luiz A diz: 9 de novembro de 2009

    Criticar o Lula, todo mundo critica inclusive eu. Mas na hora de votar todo mundo vota nele, tem apoio irrestrito dos patifes do PMDB. Nòs somos um povinho de “merda” é nisso que o Lula sempre apostou!

  • HELENO PINTO NOBRE diz: 8 de novembro de 2009

    MAIS AINDA; GOSTARIA DE LEVAR OS ADMINISTRADORES DO MUNICÍPIO ( PREFEITO; VEREADORES ; POLIT. EM GERAL ) PARA PASSAREM UM DIA NO PRONTO SOCORRO DE PELOTAS E VER O CAOS; QUE OS SERES HUMANOS ABANDONADOS DE PELOTAS ENFRENTAM PARA TENTAR RECUPERAR SUA SAÚDE. ? NÃO DARIA PARA TENTAR FAZER UMA REPORTAGEM DA ZERO-HORA PARA DENUNCIAR ESTA VERGONHA; VERGONHA; VERGONHA; SOCORRO; SOCORRO; SOCORRO; PAÍS DESAVERGONHADO ; BANDO DE LADRÕES QUE ADMISTRA PAÍS

  • Luiz A diz: 9 de novembro de 2009

    O Lula, semi-analfabeto fez a reforma ortogràfica, como cachaceiro decretou tolerancia zero ao alcool, ex-pobre nordestino, aprendeu a ser corrupto, etc..
    Agora vai ensinar os EUA a governar!!!
    Sò faltava essa!!! Mas o povunho brasileiro de “merda” acredita, e vai continuar nas garras do PT. Que viva o MST, o Tràfico, a Corrupçào, o PMDB apoia, o povo gosta!!! Esse é o Brasiù!

  • GAÚCHO diz: 8 de novembro de 2009

    O LULA é assim mesmo, uma no cravo, outra na ferradura. Já o aplaudi por muitas declarações que deu, todavia, já senti vergonha de ter um presidente como ele, pelas gafes que cometeu. Essa do SUS é de por a mão na cabeça e sair correndo e gritando. Que o digam as pessoas que já sofreram na carne a inoperância do SUS, que viram entes queridos morrerem lentamente por falta de atendimento.

  • Alcf diz: 8 de novembro de 2009

    o SUS PODE SER UM BELO E UTÓPICO PROJETO, MAS NA PRÁTICA, É VERDADEIRAMENTE UM FRACASSO PELAS RAZÕES JÁ EXPOSTA PELO SANTANA. O QUE FALTOU DIZER, É QUE TANTO LULA QUANTO OS IDEALIZADORES DO SUS, DELE NÃO SE UTILIZAM QUANDO PRECISAM, FAZEM USO DE SEUS PLANOS DE SAÚDE PRIVADO. SIGNIFICA DIZER: NEM MESMO OS QUE OS IDEALIZARAM NELE ACREDITAM. CHEGA DE HIPOCRISIA

  • HELENO PINTO NOBRE diz: 8 de novembro de 2009

    REALMENTE ISTO É MAIS UMA BRINCADEIRA DE MAU GOSTO DE NOSSO 1o. MANDATÁRIO; SEXTA-FEIRA A NOITE PRECISEI COMPARECER NO PRONTO-SOCORRO MUNICIPAL DA MINHA CIDADE( PELOTAS-RS)E MESMO NÃO ACREDITAN-DO QUE EXISTE O INFERNO; VI O DESCASO QUE É A AREA DA SAÚDE EM MEU MUNICÍPIO. ME DEU VONTADE DE CHORAR POR VER A CONDIÇÃO EM QUE SERES DITOS HUMANOS SÃO TRATADOS. TENHO CERTEZA QUE O CACHORRO QUE MORA EM MINHA CASA É MELHOR TRATADO; DEU PENA DE VER.

  • alexandre fleck diz: 8 de novembro de 2009

    Este assunto é muito interessante para todos.Os brasileiros pagam o INSS, sob os serviços. Quem contrata exige comprovante de recolhimento ao INSS? Este hábito nos deveriamos ter quando da contratação de qualquer serviço. Não podemos esquecer que SUS e previdencia social sai do nosso bolso e todos devem pagar.

  • Gabriel Saviano Lopes diz: 8 de novembro de 2009

    Caro Paulo. Gosto muito dos teus comentários mas neste tenho de discordar em número, genero eo grau, pois o SUS somente não funciona pq governos como do Rio Grande do Sul não investem todo o dinheiro recebido, pelo contrário, desviam, pq os milhoes de reais disponibilzados pelo governo para projetos de saúde não podem ser repassados para estados e municípios pq estes não elaboram projetos, o problema ñ é unicamente federal, é regional, é olhar para o proprio umbigo pois é ali que esta o problema

  • josé de alencar souza da silva diz: 10 de novembro de 2009

    É uma vergonha ter um presidente tão ignorante como o Lulla,os gringos devem achar que somos um bando de idiotas.

  • RENEU diz: 7 de novembro de 2009

    PARABÉNS PELO ARTIGO! Mas sou suspeito para falar. Existe uma tênue esperança de que esse quadro possa mudar através de pessoas com poder, conscientes, sensíveis, de bom senso, responsáveis, insuspeitas e com muita coragem.

  • HELENO PINTO NOBRE diz: 8 de novembro de 2009

    TEM MAIS; É REPUGNANTE VER TAL CONDIÇÃO A QUE AS PESSOAS TEM QUE PASSAR; ESTÃO SENDO TRATADAS PIOR DO QUE OS ANIMAIS; E JÁ FALEI PARA MINHA ESPÔSA; SE ALGUM DIA EU TIVER QUE DEPENDER DE TAL SERVIÇO; PREFIRO MORRER EM MINHA CASA OU SER JOGADO NO MEIO DA RUA QUE TENHO CERTEZA QUE SEREI MELHOR ACOLHIDO QUE ESTA VERGONHA QUE É O SERVIÇO PÚBLICO DE SAÚDE DO MUNICÍPIO. COITADOS DOS ATENDENTES ( HERÓIS ). VERGONHA; SOCORRO; QUEREM FAZER OLIMPÍADA

  • Milton diz: 7 de novembro de 2009

    Como dizia o grande Chico Anísio: Vampiro Brasileiro… Vamos exportar o SUS aos norte-americanos para nos mostrarem que pode funcionar. Tudo é uma questão de sistema.

  • elio miguel diz: 8 de novembro de 2009

    Sant`ana,parabéns! O Obama deve rir com essa intromissão. Acho que o Lula não se deu conta que se não fosse a pobreza nordestina ele continuaria sendo sindicalista a vida toda. Oba tem dois doutorados, Lula a quarta série do ensino fundamental, nem supletivo teve interesse de fazer. Obama ficou quatro horas na Dinamarca, fez um discurso e foi embora, Lula ficou 4 dias, com grande comitiva usando o nosso dinheiro. Com essa cabeça, quer ensinar Obama a governar? Bah!..

Envie seu Comentário