Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Chuva de protestos

12 de novembro de 2009 26

Chovem as reclamações contra peritos do INSS. Esta coluna é desaguadouro das aflições populares. Não sei se são procedentes as reclamações, mas que são muitas, são. Se houvesse mais espaço, dava para formar um dossiê.

A primeira:

“Olá Sant’Ana, li na tua coluna sobre os peritos do INSS no caso do senhor Paulo Roberto Alexandre. Meu sogro teve um AVC há uns três anos, que o deixou totalmente incapacitado. Profissão: eletricista, já fez várias perícias e não conseguiu se encostar. Peço encarecidamente e desafio os peritos que dizem ter o meu sogro capacidade para trabalhar que o contratem para executar algum serviço em suas residências, pode ser até uma simples troca de lâmpada. Está lançado meu desafio. Ele está passando por sérias dificuldades financeiras, graças à incapacidade de um perito do INSS por não ter capacidade de avaliação. Obrigado, meu telefone é (51) 2103-9486. Se puder publicar, fico muito agradecido. (as.) Rogério Jesus (jesus@diretodoceu.com.br).”

A segunda:


“Volto a te escrever apenas para corroborar o relato do senhor Paulo Roberto Alexandre, sobre as perícias do INSS.

Como relatei a ti anteriormente, mas não detalhadamente, passei ‘o cão’ no INSS, por conta desses ‘peritos’ em coisa alguma.

Estou recebendo meu benefício judicialmente, mas, o descaso e desrespeito com que fui tratada, dinheiro algum poderia pagar.

Infelizmente, os bons peritos são a exceção no INSS gaúcho e, pelo que se lê nas comunidades sobre o tema no Orkut, também no restante do país.

Obrigada por abrires tua coluna aos teus leitores quando te indignas com tais abusos.

Um abraço! (as.) Karin Kreismann Carteri, fone 3779-5564, (karinkreismann@yahoo.com.br)”

A terceira:

“Prezados,

Todos entenderam que a coluna de Paulo Sant’Ana (4/11) se referia a ‘taxistas cafajestes’ e não a ‘peritos cafajestes’, e integrando a coluna estava a coerente reclamação do senhor Paulo Roberto Alexandre quanto ao modo como somos tratados nas perícias das APS – Agências de Previdência Social.

Chega a ser patética e ao mesmo tempo causa revolta a indignação do Simers (ZH de 10/11, anúncio na página 3) com o retrato do que vem a ser a mais pura verdade.

O que sabem eles sobre o que se passa nas salas de perícia? Não é à toa que em todas as Agências de Previdência foram expostos cartazes por todos os lados avisando as pessoas de que ‘desacato a funcionários públicos é crime’. De onde vem esse temor?

Apenas os segurados sabem a maneira estúpida como foram tratados em suas perícias. Morreriam de fome os médicos que se comportassem dessa maneira em seus consultórios.

A arrogância, a desconfiança e a estupidez estão sempre presentes nessas avaliações, sendo que o benefício é um direito do trabalhador. Prova disso são os inúmeros benefícios negados nas Agências de Previdência Social e autorizados por decisão judicial.

Pois, então, que convoquemos todas as pessoas que algum dia necessitaram do atendimento de um perito para que deem seu parecer. Então, quero ver novamente as ameaças públicas do Simers contra aqueles que sofreram na pele todo o destempero dos seus ‘ótimos’ profissionais.

A verdade faz bem à saúde, assim como a educação, a cordialidade e o respeito. (as.) Alexandre Lemes, fone (51) 9127-5830 (alex.canoas@hotmail.com).”

*Texto publicado hoje na página 67 de Zero Hora.

Postado por Sant`Ana

Comentários (26)

  • RENATO DE GRANDI diz: 12 de novembro de 2009

    JÁ FIZ PERÍCIAS EM Q O “PERITO” SEQUER ME EXAMINOU! SEQUER ME OLHOU! NÃO É EXAGERO!ELE NÃO OLHOU P MINHA CARA!MUITO MENOS P O MEU PROBLEMA… ELE NÃO PEGOU NENHUM EXAME Q EU TINHA! COMO ELE PODE DAR OU NEGAR UM BENEFÍCIO COM ESSE TIPO DE PERÍCIA????

  • Ana Contessa diz: 12 de novembro de 2009

    Mas o que voces queriam??o perito do INSS trabalha pra quem?pro governo né?então, alguém em sã consciencia acha que ele vai facilitar a vida da gente, vai complicar de todas as formas defendendo o interesse do seu “patrão”, que duvida…

  • Simone Sorte diz: 12 de novembro de 2009

    Devem chover reclamações pedindo que vc, Santana, se aposente logo e nos deixe em paz.

  • Luiz Carlos de Teive e Argolo diz: 12 de novembro de 2009

    Prezado Senhor Paulo Sant’Ana
    É com pesar que a ANMP (Associação Nacional dos Médicos Peritos da Previdência) vê “chover” sobre o senhor e sua coluna as reclamações de segurados do INSS insatisfeitos com o resultado das perícias. Vale lembrar que este é um problema institucional , isto é, da Previdência e caberia a ela dar uma resposta. Muitos segurados, apesar de estarem sim incapacitados para o trabalho, não fazem jus ao benefício por uma série de motivos administrativos, entre os quais o

  • Augusto Costa diz: 12 de novembro de 2009

    Bom dia Sant`Ana. Lendo essa reportagem, lembrei-me de um dos mais importantes problemas humanos! O de generalizar tudo! Acho que todos esses textos deveriam conter palavras de excessão, pois não são todos os médicos peritos que destratam a população. Sou filho de um médico perito e acredito na eficiência e qualidade do serviço prestado por ele.
    Um abraço

  • Paulo B Bandarra diz: 13 de novembro de 2009

    Para que peritos médicos se não existem fraudadores do INSS? Só existem anjos pedindo os seus direitos! Quem já viu alguém fingindo doença para obter um benefício indevido? Uma aposentadoria fraudulenta? Isto não existe neste país de trabalhadores.

  • afonsio diz: 12 de novembro de 2009

    Realmente os peritos do INSS são covardes em não encostar pessoas incapcitadas para trabalhar e aqui em Cerro Largo nós também temos um perito que é assim não encosta mesmo a pessoa não tendo condições de trabalhar fica se arrastando e não conswgue caminhar direito e esse perito quer que ela vá ao serviço a pé e trabalhe é desumano.

  • JULIÃO diz: 12 de novembro de 2009

    Num país em que a maioria dos cidadãos se acha MALANDRO, ESPERTALHÃO e querem levar vantagem em tudo, “caçadores de malandros” não são muito admirados mesmo.

  • VANDERLEI SILVA diz: 13 de novembro de 2009

    PARABÉNS SANTANA PELA TUA COLUNA E PRINCIPALMENTE PELO ARTIGO GOLPE DE MESTRE POIS A PETEZADA RECLAMA DE ALMENTO DE SALARIO ESTRANHO ELES QUE SEMPRE DEFENDERAM O TRABALHADOR , A VERDADE É UMA SÓ QUE REALMENTE ESSE AUMENTO QUE VAI PARA 1;500 O SALARIO DOS PROFESSORES É UM SONHO COMO DIZ O PT MAS UM SONHO DE MILHARES DE PROFESSORES QUE TRABALHAM 20H E QUE AGORA A NOSSA GOVERNADORA TORNA REALIDADEM, ALIAS QUANTAS PESSOAS GANHAM 1500 HOJE NO BRASIL .

  • valerio garcia diz: 12 de novembro de 2009

    LAMENTAVELMENTE JÁ FUI PERITO. É COMO SER DELEGADO DE POLÍCIA. SÓ SE TRATA COM INOCENTES. TAL QUAL A POLÍCIA, A JUSTIÇA, O EXECUTIVO,O LEGISLLATICO, ETC. TEM BANDIDOS E MOCINHOS DE CADA LADO. SUPÕE-SE QUE A DENSIDADE DE CADA CATEGORIA ÉTICA, SEJA PROPORCIONAL AO NUMERO DA AMOSTRAGEM. QUESTÃO CIENTIFICA INAFASTAVEL.

  • Graciela Rieth diz: 12 de novembro de 2009

    No dia 27 de outubro fui a uma perícia do INSS com atestados dos médicos que me acompanham. E como no meu caso não existem exames, tenho depressão o perito simplesmente desprezou os atestados de seus colegas me dando alta, quando eu não estava em condições. O pior é que nem o nem o nome dele aparece para eu reclamar. Para poder pedir revisão tive que mesmo sem condições voltar a trabalhar para não ficar sem receber e a nova perícia só foi agendada para 15 de dezembro.
    Obrigada Graciela

  • vinicius diz: 12 de novembro de 2009

    está tudo errado neste país!! SE a justiça autoriza um benefício, contrariando o perito, este deve ser indiciado e julgado por decisões errôneas.

    Mas o pior não é isso, o pior são os peritos que invalidam pessoas saudáveis (principalmente as de cargos de confiança nas prefeituras)para ficarem recebendo o benefício em casa sendo que estão com ´plenas condições para trabalharem.. Isso também não pode ser esquecido!!

  • lea sulczinski diz: 12 de novembro de 2009

    controversias: o outro lado da moeda: estes mesmos “peritos” muitas vezes consedem o benefício para pessoas que dizem estarem com “depressão” que sabemos as vezes ser “de preguiça” por meses à fio “atolando” empresários e o inss em um caos sem fim. quem fiscaliza???? até quando???

  • ferdinando osorio diz: 12 de novembro de 2009

    Parabéns, Paulo Santana, por abordar assunto de extrema importância para o trabalhador. Convivi com o drama de uma empregada doméstica de 58 anos que foi considerada como apta para o trabalho, passando mal, se arrastando, e ainda teve que ouvir insinuações e ofensas três peritos do INSS em ocasiões diferentes e só conseguiu auxílio depois que foi buscar ajuda judicial

  • VANDERLEI SILVA diz: 13 de novembro de 2009

    O QUE O MINISTRO DA SEGURANÇA TARSO GENRO TEM FEITO PARA COMBATER A CRINALIDADE NO BRASIL NADA POIS A CRIMINALIDADE AUMENTA A CADA DIA , ISSO É REFLEXO DO BOLSA FAMILIA DO PT DO LULA E TARSO QUE INVEZ DE DAR EMPREGO E INCENTIVA O POVO A FICAR VAGABUNDO E GERAR MAIS FILHOS

  • karin kreismann carteri diz: 16 de novembro de 2009

    Em resposta ao Sr. Adolfo Dias, esclareço que sim, fiz e passei em um concursao público, porque sou deficiente física e estou me recuperando de uma cirurgia de quadril, e não cerebral! Não há lei que impeça uma pessoa que está em benefício de participar de um concurso público! Eu Gosto de ver como se inverte as culpas… Entre em contato comigo e lhe enviarei as fotos de minha prótese podre, retirada na cirurgia, uma das provas no processo que reativou meu benefício. Parece piada!

  • Adolfo Dias diz: 13 de novembro de 2009

    Como cidadão sabedor das diversas fraudes previdenciárias, resolvi pesquisar o nome da sua leitora que se manifestou tão veementemente contra o INSS e que atualmente está em auxílio-doença – Sra. Karin. O Google nos mostra que ela está em benefício temporário há alguns anos por decisão judicial, mas foi aprovada em concurso público homologado em 03/2009 para o cargo de bibliotecônoma.
    Como será que alguém pode estar incapaz só para o INSS? Muito SUSPEITO!
    INSS, por favor, dê uma olhada no caso.

  • VANDERLEI SILVA diz: 13 de novembro de 2009

    SANTANA O LULA QUANDO DEIXAR DE SER PRESIDENTE TEM QUE ABRIR UMA EMPRESA DE BOLSAS POIS A ESPECIALIDADE DELE É CRIAR BOLSAS , BOLSA FAMILIA BOLSA CAIXÃO BOLSA CELULAR E ASSIM POR DIANTE QUAL SERA O PROXIMO MODELO DE BOLSA QUE O LULA PT VAI FAZER ABSURDO ISSO ADEUS LULA O POVO QUER EMPREGO E DIGNIDADE E NÃO VIVER DE BOLSA

  • joão diz: 12 de novembro de 2009

    INTERESSANTE ESSES SENHORES QUE SE ACHAM ACIMA DO BEM E DO MAL POIS NÃO PODEM RECEBER CRITICAS QUE FICAM TODOS ALVOROSSADOS.
    POLITICOS,POLICIA ,IMPRENSA E OUTROS ÓRGÃOS SÃO CRITICADOS E ASSIMILAM A CRITICA,SÓ OS PERITOS QUE NÃO ESSES SE ACHAM INTOCÁVEIS.DIGO MAIS SENHORES, NÃO SÃO SÓ OS PERITOS NÃO, A CLASSE MÉDICA EM GERAL QUE ATENDE PELO SUS TEM ESSE PROCEDIMENTO.
    FALAM MAL DO SISTEMA QUE PAGA POUCO MAS NÃO LARGAM A TETINHA E DESCARREGAM NOS PACIENTES SUA INSATISFAÇÃO.

  • alexandre fleck diz: 12 de novembro de 2009

    Santana, passei por tudo isso tb. Fiz cirurgia de coluna e sempre que passei pela tal perícia realmente é uma falta de respeito. Mais tarde fiquei sabendo que os peritos não são peritos. Na verdade somos tratados como déficit financeiro para a previdência.

  • Volnei diz: 12 de novembro de 2009

    Sr. Pablo: Tem q fazer campanha p sua benfeitora q lhe beneficiou e a seus colegas Delegados. Agentes são escoria, não precisam estar no pacote,servem apenas para carregar seus superiores bem pagos e auxiliarem na luta contra o MP. golpe d mestre sim, porque ela precisa dos brigadianos e do voto de suas familias que são em grande número, ja a Civil são apenas 5.000 q diminui a cada ano. Resumindo, até acreditei no Sr, louco engano pois “lobo não come lobo”. Aproveito seu aumento!!!

  • eduardo diz: 12 de novembro de 2009

    SOH UM DETALHE, OS PERITOS SAO TREINADOS E ORIENTADOS PARA “TRABALHAR” DESTA FORMA. ISSO EH O SOCIALISMO DO SECULO XXI QUE MARCHA EM PASSOS LARGOS NO BRASIL E QUASE TODA AMERICA LATINA,SOB COMANDO DO FORO DE SAO PAULO, QUE A EXEMPLO DO SOCIALISMO REAL EH MUITO LINDO NA TEORIA MASS… NA PRATICA SOH SERVE PARA OPRIMIR O POVO.

  • Titiozão diz: 13 de novembro de 2009

    Porque não divulgas alguns comentários,da chuva que recebes,desaprovando o teu apoio vergonhoso a essa condenada falcatrua que desgoverna e surrupia o nosso estado?

  • Carlos Santos diz: 12 de novembro de 2009

    Todo mundo quer ganhar dinheiro sem trabalhar.
    Essa é a questão.
    Previdência Social nem deveria de existir no Brasil, pois o governo administra mal.
    Todo mundo por sí, sairía mais barato para todos.

  • Adilson Minossi diz: 12 de novembro de 2009

    Caro Santana, trabalhei na Ind. Farmacêutica por longos 25 anos e visitei médicos em todo o RS. No passado os peritos eram médicos renomados, especialistas, cirurgiões. Cada um atuava em sua especialidade. Faz muito tempo e pelos baixos salários que o INSS contrata garotos recém formados e sem especialização alguma. Os paciente chegam com laudos de seus médicos e eles não sabem interpretar uma tomografia, um simples Raios-X. E acham que todos os pacientes estão tentando enganá-los. É isso…

  • Paulo diz: 15 de novembro de 2009

    Aproveitando o caso relatado pelo Sr Adolfo Dias aqui, também presenciei o mesmo fato na minha profissão. Um cidadão aposentado por invalides pelo INSS se apresentou no Tribunal Eleitoral para concorrer a uma vaga que pagava mais como “deficiente físico” para passar na frente dos demais candidatos “normais” e pleiteando aptidão física para ser empossado. Para o INSS se declarava inválido, para o tribunal perfeitamente apto. E os perítos que levam a culpa!!!

Envie seu Comentário