Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Os insones

20 de novembro de 2009 25

De repente, me assalta indagar sobre o que vem a ser a insônia.

Só se apercebem que a insônia é uma doença os que de uma hora para outra, em noites sucessivas, se veem impedidos de conciliar o sono.

Logo lhes ocorre que a insônia deve ser uma súbita supremacia das preocupações contra o sono.

Mas sempre tiveram preocupações e nunca deixaram de dormir, como agora lhes sucede isso?

É preciso dormir para descansar e alimentar os músculos e os ossos, recuperar-se do dia fatigante.

E o sono não vem. Mas como é que antes vinha?

O sono é um dos prazeres da vida. Outro prazer é o paladar. Mas nunca ouvi dizer que alguém tivesse perdido o paladar como se perde o sono.

É possível que a algum desfavorecido da sorte tenha lhe desaparecido o paladar. Reflito, então, que a falta do sono é igual à falta do paladar.

Porque são transcendentais à sobrevivência humana os atos de comer e dormir. Ambos têm a salutar função de alimentar o corpo.

E, se não há notícia de que tenham falhado as glândulas gustativas de alguém, no entanto nos jornais e revistas pululam pessoas se queixando de insônia. E como resolvem suas insônias os que são atacados por elas?

Fatalmente recorrerão aos soníferos, agentes artificiais do sono. Mas não pode uma pessoa tomar um, dois ou mais comprimidos todas as noites antes de dormir, pode criar uma dependência perigosa.

Então, como resolvem a insônia as vítimas dela? E, se há assim tantas vítimas de insônia espalhadas pelo mundo, por certo haverá já setores da medicina ocupados exclusivamente com doentes de insônia.

Raciocino assim, voltando ao que pensei antes, que não são as preocupações que levam à insônia. Acontece o seguinte: não podendo dormir, os insones em sua vigília anormal mergulham nas preocupações.

As pessoas normais vão para a cama absortas em preocupações, nem por isso deixam de dormir, até mesmo para fugir delas.

Os insones é que, impossibilitados de dormir, não têm outra coisa que fazer que não seja preocupar-se.

Não fosse assim, os que têm outras doenças, os endividados, os presidiários, os mal-amados, os gremistas, não dormiriam.

E, no entanto, todos dormem. Só não dormem os insones, embora tenham sono.

Como sei, pelos e-mails que recebo, que muitos leitores meus padecem de insônia, quero daqui enviar-lhes o meu respeito e minha solidariedade.

Pode ser que esta coluna por alguma forma os ajude a dormir nalguma noite.

***

O presidente do Grêmio, Duda Kroeff, após o jogo de anteontem, deu entrevista em que cometeu injúria contra mim.

Considero que a única forma de desagravar-me é pedir desculpas públicas pelo que disse, pois critiquei-o duas ou três vezes de modo civilizado e alto.

Como ele tem a aparência de que não pedirá desculpas, estará cavado um escuro abismo entre nós.

Postado por Sant`Ana

Comentários (25)

  • Eduardo diz: 20 de novembro de 2009

    Santana, presidente ameba se combate remédio. Infelizmente é uma ameba no comando. Remédio nela! Abraços!!

  • Titozão diz: 21 de novembro de 2009

    Tu é que tens que te desculpar com o povo gaúcho,por apoiar o desgoverno dessa corrupta condenada Yeda, depois de todas as evidências e fatos que comprovam seu descaso com a coisa pública em favor do interesse particular. Mais ainda com os professores, aos quais tentaste vender o projeto mentiroso e desestrututante que ela tenta impor contra a carreira do magistério e das própria educação no nosso estado.

  • Estácio Filho diz: 23 de novembro de 2009

    Espero que o presidente do Grêmio esteja feliz com o presente de Natal que está dando aos colorados. Que ele durma tranquilo então com o espocar dos foguetes do co-irmão, de Libertadores na mão ou, quem sabe, com o Tetra Nacional. Que ele tenha o sono dos justos, sabendo que colaborou conscientemente para a glória do rival, assim como outros ilustres gestores do Grêmio recente, que ressonam tranquilos na memória coletiva dos torcedores do internacional.

  • fernanda diz: 21 de novembro de 2009

    Santana a fumaça está contaminando teu cerébro,ofença maior foi tua, ao pedir ao ´presidente do gremio que entregasse o jogo pro palmeiras,ele foi até educado contigo,parabéns ao pres.do gremio,Duda, homem que sabe a grandeza desse clube!

  • lauro diz: 20 de novembro de 2009

    Santana nem esquenta a cabeça com esse mediocre atual presidente do nosso Grêmio pq o futuro vai encarregar-se de coloca-lo no seu devido lugar. Ano melancólico com resultados ridículos no campo de jogo além de administração desastrosa visto que aumentou a folha, aumentou o défict, não revelou um jogador nas bases as quais por sinal destroçou. Deixou ir embora as melhores cabeças para formar os tres patetas junto com mauro galvão e o meira. Ano que vem certamente os torcedores vão reagir.Espero

  • mauri costa diz: 20 de novembro de 2009

    O sr. Duda Kroeff deve resepeito ao nosso comentarista pela sua integridade e pelo seu passado. O referido presidente do gremio não conseguiu nenhum titulo importante para o clube, além de gastar com contratações erradas como o sr. Paulo Atuori (mercenario) entre outros.

  • ezequiel diz: 20 de novembro de 2009

    Sant`ana, tu mereceu oq o Duda falou.
    A maior besteira que já li nas tuas colunas foi teu pedido para entregar o jogo pros vermelhos serem prejudicados. Teus comentários sobre futebol estão começando a beirar o ridículo. Os outros continuam sendo ótimos, mas qdo falas do Grêmio, tens falado besteira.

  • balboa diz: 20 de novembro de 2009

    Santana, gosto a cada dia mais de ler aquilo que escreves na tua coluna de ZH. A sinceridade a clareza, e a facilidade que tens pra escrever sobre qualquer assunto, isso realmente impressiona os teus leitores.Não perco um dia sequer a tua coluna, mas só pela Internet, pois ainda não sou assinante de ZH, mas estou pensando seriamente em ser assinante deste conceituado Jornal. Tanto na ZH como na Gaucha, só há profissionais sérios, comprometidos com a verdade, os acompanho há muito tempo.Abraços

  • Alex Giroleti diz: 20 de novembro de 2009

    Grande Santana foste muito feliz qando tu disse que o gremio estava trabalhando para o internacional e que o gremio deveria jogar o resto do campeonato com reservas…tivemos o campeanato inteiro para mostrar raça,garra, vontade de vencer e ñ fizemos, agora que ñ temos mais nada a fazer vem este presidente xexelento dizer que temos que honrar a camisa????ajudando o inter… é so isso que estamos fazendo mais nada. Santana o presidente te deve desculpa sim e speramos que venha a fazer o certo…

  • eliseu diz: 20 de novembro de 2009

    A insônia se cura, amigo Santana, dominando
    os nervos, tem que acreditar que não se tem
    nada, pois ao dominar os nervos desaparece
    as palpitações e tudo volta ao normal.

  • Claudio diz: 20 de novembro de 2009

    Santana, bem que tu mereceu a resposta do Presidente Duda!

  • marcos diz: 20 de novembro de 2009

    SANTANA-Sinceramente eu não aceitaria pedido de desculpas de um DESOCUPADO, que fez do GREMIO um brinquedo de criança. Acho que foste verdadeiro e refletiu na tua voz e na tua coluna o sentimento de muitos gremistas com este ASNO como PResidente, quem contrata o que eles contrataram e gasta o que eles gastaram tinha que estar em outro lugar não no GREMIO, mas te cuida pois ai no teu lado na RBS tem gente DELE se fazendo de bobo mas é maior leva e tras, da historia do GREMIO te cuida .

  • Marcus K. diz: 22 de novembro de 2009

    Pois como colorado vou eu cometer outra injúria contra ti, Sant`Ana: CHORÃO! Hehehe. Abraço.

  • brigadiano fulo da vida… e depressivo é claro!!! diz: 20 de novembro de 2009

    bom, o gremio esta assim hoje, com um time mediocre, horrivel, que só se escapam o Vitor, o Rever, o Mario Fernandes e o Adilson, por causa dessa direção omissa e sem noção de futebol… renoval com o thiego pelamordedeus é muita burrice, fora os fim de carreira… to loko… tem que se retratar sim… e voce pablito?? quando ira se retratar com o funcionalismo por ter escrito aquelas bobages do GOLPE DE MESTRE da yeda????

  • Paulo Ricardo diz: 20 de novembro de 2009

    Atribuo a falta de sono ou a dificuldade prolongada de adormecer, insônia, a problemas do cotidiano de cada um. E cada um tem que resolver os seus. Uma receitinha básica que pode ajudar, e muito: sexo, mas que este não seja o motivo da insônia… Um abraço

  • silvia diz: 20 de novembro de 2009

    A turma do Odone desembarcou aqui para te defender, apenas o Duda falou o que merecias ouvir acho até que disse pouco gremista oportunista como tu Santana tem que ficar longe do Olimpico nós gremistas sabemos o porquê desse massacre contra o Duda, a turma do DETRAN, RODIN e outras falcatruas gaúchas estão te endeusando com proprósitos bem consistentes para a próxima campanha afinal está sempre defendendo essa máfia.

  • João diz: 20 de novembro de 2009

    Santana, não esquenta a cabeça com o Presidente das Sombras. Tu sempre serás lembrado como um grande Gremista Atuante e este Presidente será lembrado como um grande Perdedor. Porém Abismo Maior será entre ele e toda a Nação Tricolor. Toda a Glória que o Sr. Kroeff poderia um dia dar ao Grêmio para limpar o seu cartaz, é infinitamente impossível de acontecer, tamanha é a sua Inaptidão. Saudações.

  • HELENO PINTO NOBRE diz: 20 de novembro de 2009

    ACREDITO QUE O SR. DUDA KROEFF IRÁ SE DESCULPAR CONTIGO PABLO POIS DUVIDO QUE ALGUÉM CONSIGA FICAR MUITO TEMPO SEM MANTER UM BOM RELACIONAMENTO CONTIGO; PELO MENOS AQUELES QUE TEM APREÇO PELA TUA PESSOA. DEPOIS QUE ME APOSENTEI E POR CAUSA ACREDITO DE MINHA DIABETE ; TIPO 2; TENHO SOFRIDO DESTA M. DA INSÔNIA; É BASTANTE COMPLICADO E TENTO DORMIR QUANDO O SONO ME ACOMETE; NÃO É MUITO AGRADÁVEL; DURMO TARDE E ACORDO CEDO; É COMPLICADO

  • Virgílio Melhado Passoni diz: 20 de novembro de 2009

    Santana o dia que o número de cigarros que fuma chegar ao maxmo dez por dia,e tu se deitar só para dormir,sua insonia desaparecerá difinitivamente,o que ocorre com muita gente é que em vez de deitar para dormir,deita para pensar pensar nas gruras da vida,ai não a sono que se aproxima.principalmente se tu se lembrar do Grêmio ai é insonia na serta.
    Abraços.

  • RENEU diz: 20 de novembro de 2009

    Receita boa para insônia é de Altemar Dutra: “Numa noite de insônia eu saí; procurando emoções diferentes; e depois de algum tempo encontrei…”

  • cesar diz: 21 de novembro de 2009

    para quem é a favor dos sadicos carroceiros nada mais coerente que torcer para o proprio time perder para prejudicar outro.
    Tu esta mais interessado em prejudicar o inter que no sucesso do gremio

  • ISIS SEBBEN diz: 20 de novembro de 2009

    SANTANA TE ADORO, O GRÊMIO PASSOU OCAMPEONATO INTEIRO SE ESCONDENDO FORA DE CASA E AGORA PARA AJUDAR O TIME DA BEIRA DO LAGO FICAM SE ESTRESSANDO.

  • josé de alencar souza da silva diz: 20 de novembro de 2009

    Torcer pro Grêmio perder,pro Grêmio entregar seus jogos,apenas porque não se gosta do presidente eleito pelos sócios gremistas,não é ser gremista.Gremista de verdade quer ver o Grêmio vencer sempre.

  • ademir nunes diz: 21 de novembro de 2009

    GRANDE PAULO ,NÂO ESQUENTA TODOS NOS GREMISTAS SABEMOS QUE O PRESIDENTE TA TE USANDO COMO BODE ESPIATORIO,PARA QUERER MASCARAR ESSE MONTE DE BESTEIRAS QUE ESSA DIREÇÂO FEZ.O DUDA DEVIA LAVAR A BOCA ANTES DE SE REFERIR AO SENHOR.ELE É MUITO PEQUENO PARA QUERER CRITICAR UM GREMISTA NATO.UM ABRAÇO MEU VELHO.

  • LUIZ COLORADAÇÇÇÇÇO diz: 20 de novembro de 2009

    BAH PABLO,PODERIA TER DORMIDO,OU QUASE DORMIDO,SEM ESSA…

Envie seu Comentário