Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

O apagão

21 de novembro de 2009 21

Até agora não foram esclarecidas as causas do apagão da semana retrasada, que deixou às escuras 18 Estados brasileiros.

Visivelmente, as autoridades não mostram convicção de que tenha havido um somatório de vento forte, chuva e descargas elétricas que tenham causado um curto-circuito nas linhas de transmissão de Itaipu.

O ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, já pediu um relatório à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que deverá constar de uma “análise profunda” das causas do blecaute.

Uma vez pronto o relatório, para ainda mais legitimá-lo, o governo pretende submetê-lo a especialistas de universidades de Rio e São Paulo.

***

Há críticas ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) por ter permitido que a Usina de Itaipu abastecesse praticamente sozinha a maior parte do consumo de todo o país.

No entanto, o governo insiste na tese de que o apagão se deveu a fatores climáticos.

A impressão é de que não há convicção sobre a origem do blecaute e que as investigações não vão solucionar as dúvidas.

Já era tempo de ter sido produzido um diagnóstico seguro e definitivo sobre as causas, mas o Ministério de Minas e Energia tropeça em dúvidas e indecisões.

***

Fica portanto no ar a hipótese de que possa no futuro vir a ocorrer um novo apagão com as consequências graves e amplas desse último, que aturdiu o país.

São cinco as linhas de transmissão da energia de Itaipu. O normal é que haja problemas em uma ou duas delas, mas nesse apagão ocorreu um colapso no conjunto de linhas, um fato raro, que no entanto não tem cabido nas explicações governamentais.

Este assunto é fechado à compreensão do público em geral, somente os especialistas se debruçam sobre ele. No entanto, as divergências entre eles demonstram que a linha de investigação sobre as causas se revela perturbada e inconvicta.

***

Como é que é? Pode ter apagão no futuro ou não? O grupo de trabalho que analisa a origem do blecaute, composto pela Aneel e pelo ONS, tem 30 dias, a partir da última segunda-feira, dia 16, para apresentar os relatórios sobre as causas do apagão.

Mas fontes do setor elétrico afirmam que esse prazo é muito longo e não passa de uma forma de esvaziar o debate, eis que em seguida virão o Natal e o Ano-Novo e o assunto ficará escondido no noticiário.

Interessante é que o ministro Edison Lobão declarou que o apagão terá análise “às claras”.

Melhor que seja.

***

Como brasileiro, no entanto, me preocupo com essa análise. É um assunto de extrema gravidade, vital para a vida nacional e transcendental para a economia.

Se um tal sistema de transmissão de linhas for precário, as medidas para aperfeiçoá-lo deveriam ser tomadas antes de um novo colapso.

E, se for precário o sistema, tudo indica que os investimentos para corrigi-lo serão de alta monta, bilionários.

Ao mesmo tempo, um sistema de transmissões que seja frágil e nevrálgico apenas à intempérie causa enorme preocupação.

Parece claro que a população brasileira tem o direito de saber detalhadamente o que sucedeu, além de se munir da garantia de que não mais acontecerá.

E as trevas dos relatórios e dos diagnósticos, além das explicações oficiais, têm-se mostrado até agora mais escuras que o próprio apagão.

 

*Texto publicado em Zero Hora dominical

Postado por Sant`Ana

Comentários (21)

  • Alberto Ricardo Präss diz: 21 de novembro de 2009

    Muito pior é ter ficado 7 horas sem energia aqui no bairro Ri Branco (quinta-feira) por um tempralzinho (!!!). Ou as cidades que estao assim desde quinta.

  • ICARO diz: 23 de novembro de 2009

    a gramde SÃO PAULO ficou sem luz das bastante tempo deixando pessoas em panico que coisa acho que esta complicado viver em SÃO PAULO agora chove todos os dias a cidade vira um rio.

  • Corsário diz: 21 de novembro de 2009

    Estranho, muito estranho. Milhares de gaúchos estão às escuras há 72 horas, pelo menos,e você quer despistar a atenção do público para outro apagão, cujas causas já são conhecidas (temporais). A fragilidade do sistema elétrico do RS é gritante, pois cerca de 240 mil pessoas ficaram sem luz durante 3 dias. A governadora Yeda Crusius ignora a opinião pública, não se sente obrigada a explicar esse fiasco.Mas é tua amiga, e você está ajudando ela ao dissimular o trágico apagão gaúcho. Vergonha…

  • Lucas PB diz: 21 de novembro de 2009

    É Santana, é engraçado dizer que a causa do apagão foi a chuva. Quer dizer que se chover de novo ocorre outro apagão? O Brasil parece uma tribo de homens das cavernas, cujas vidas estão condicionadas ao tempo, observando dia e noite os céus rezando para que não chova.

  • DILMÃO diz: 24 de novembro de 2009

    O sr não perde tempo em executar as ordens da família e fustigar o maior presidente da história. Concordo com o leitor MARcos, apagão foi o perpetrado pelos entreguistas do patrimonio público, os famigerados tucanos que aqui no RS tem uma representante digna de suas maiores falcatruas entreguistas. Blackout é outra coisa, que pode acontecer inclusive nos países que a classe média adora copiar. E não adianta espernearem, Dilma será eleita. Essas pesquisas são feitas só em SP e MG.

  • Carlos Santos diz: 22 de novembro de 2009

    Os sindicalistas quese apossaram do governo, nunca tem culpa de nada, sempre os culpados são outros.
    Todos aceitam as desculpas e ainda os reeeelegem.

  • Roque diz: 21 de novembro de 2009

    Caro Paulo,
    Ainda bem que ficamos 4 horas sem energia, pelo menos em São Paulo. Lembro que no governo passado, tive que trocar todas as lampadas e tambem de fazer uma redução no consumo de enorme, sobre pena de levar multa ou ter o fornecimento suspenso. Esse processo, levou muito tempo e não apenas 4 horas.
    Leio no ZH de hoje, que varias cidades no RS continuam sem energia. Seria por questões climáticas a falta de fornecimento? Ou a culpa tambem é do Lula?
    Um abraço

  • Robson Eduardo Dimer diz: 22 de novembro de 2009

    É isso mesmo Santana! Usando a intempérie como causa do apagão não é nada plausível. Como uma usina de tamanhãs dimensões não seria resistente à adversidades climáticas? Isto é muito estranho. Nada me tira da cabeça que foi um hacker mexendo nos softwares do Itaipu.

  • Ivo CAssol diz: 22 de novembro de 2009

    Caro Paulo Sant Ana.
    Estamos diantes de um absoluto “case” de sucesso em campanha de marketing.
    A campanha “Crack ne pensar” está sendo tão precisa, que até os traficantes resolveram aderí-la.
    Veja http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&newsID=a2722420.xml&channel=13&tipo=1&section=Geral
    se até os traficantes estão dizendo Crack, nem pensar!!!… o que deve dizer o cidadão?
    Abraços.
    Ivo CAssol.
    Santa MAria

  • Enilton diz: 22 de novembro de 2009

    Como sempre, como é usual,o Sr. Pesidente e seus aseclas de nada sabem e também como é usual não se surpreendam se os prejuizos ocasionados pelo apagão forem mais uma vez repassados aos consumidores,por algum motivo que não fazemos ideia seremos culpados, como ja fomos em outras ocasiões, enquanto isso o Grnde Molusco negocia com a China nosso petroleo a preços aviltantes Dona Marisa continua se embelezando e usando o cartão corporativo que nós povinho,jamais saberemos o valor ésegurança do pais

  • Rosana Luiza Lohmann diz: 21 de novembro de 2009

    OI Pablito.
    Não estou aqui pra te creticar,
    vim apenas pra dizer que estou com saudades de ver vc ou ouvir a sua voz.
    Vc não aparece mais.
    Adoro vc. Vc defende o nosso tricolor muito bem.
    Mas sem vc no Sala de Redação é um saco.
    Não tem ninguém no sala pra defender os gremistas. O cacalo não consegue sozinho.
    Volte logo, eu e os gremistas de plantão estão torcendo por vc se recuperar.
    Abraçosss!!!

  • SILMAR BOHRER diz: 21 de novembro de 2009

    Verdade, Pablo, as verdades continuarão mais escuras do que o próprio apagão. Falta claridade e falta competência ! Bom, pra começar, com um “ministro” desta qualidade, o que se pode esperar em termos de transparencia !

  • josé de alencar souza da silva diz: 23 de novembro de 2009

    O apagão é a grande obra da Dilma das Trevas.

  • LUIZ diz: 22 de novembro de 2009

    O apagão apagou até o miolo do cérebro dos dirigentes do Grêmio (se é que possuiam algum miolo) O seu Dudá, infelizmente é um perdedor, um incompetente. Que saudade do Odone. O discurso do Odone motivava até moribundo. Com Odone, O Grêmio, não pagaría o mico que está pagando. Fizeram uma trairagem com nosso ex-presidente, para colocarem estas amebas que hoje dirigem nosso clube. Depois do Obino, Duda é o pior Presidente que eu já ví no Grêmio. Espero que não lembrem do seu sobrenome.

  • Nei diz: 21 de novembro de 2009

    O que ninguém disse até agora, se sofrêssemos um ataque de guerra, imaginem onde iriam jogar os primeiros obuses. Nosso país é vulnerável e faz questão de exibir sua vulnerabilidade.

  • edu colorado diz: 21 de novembro de 2009

    Blecaute tem no mundo inteiro. O verdadeiro apagão é do jornalismo da RBS.

  • silvia diz: 21 de novembro de 2009

    Quanta hipocresia Santana deverias SIM estar preocupado com o apagão da Yeda que já dura uma semana todo dia falta luz no meu bairro e até agora não vimos nenhuma cobrança da imprensa (im)parcial gaúcha hoje teve revolta panelaços estradas fechadas em vários municípios contra a CEEE, RGE isso SIM é o que chamamos de incompetência e o senhor cobra o blecaute que durou 3 horas? Nos poupe de tanta demagogia para não dizer má fé cobre SIM do governo Yeda providências urgentes aqui falta investiment

  • Roque Wilhelm diz: 21 de novembro de 2009

    Isso tudo aconteceu depois da toda poderosa e infalível ” Dilma Roussef” ter sido ministra das Minas e Energia até pouco tempo atrás.

  • albert silveira diz: 21 de novembro de 2009

    por que não cobras da yeda as inúmeras denúncias gravíssimas que pesam sobre ela, infinitamentes piores que o apagão?

  • HELENO PINTO NOBRE diz: 21 de novembro de 2009

    COM PLENA CERTEZA A EXPLICAÇÃO FORNECIDA PELO SR. MINISTRO LOBÃO NÃO CORRESPONDE A VERDADE; É COMO TUDO NESTE PAÍS OS MENTIROSOS ( QUE COMANDAM ) MENTEM DESCARADAMENTE. PREFIRO ACREDITAR QUE OS TAIS HACKERS; QUE SÃO UNS CRETINOS NÃO SEI QUÃO NEM QUAIS INTERESSES PODEM ESTAR POR TRÁS DE TAIS AÇÕES; MAS QUE NÃO FOI RAIO NEM TEMPESTADE; TODO MUNDO NESTE PAÍS DE MENTIROSOS SABE. AJA PACIÊNCIA PARA SUPORTAR ESTES CANALHAS MENTIROSOS.

  • Marcos diz: 21 de novembro de 2009

    Caro Santana, APAGÃO e BLECAUTE tem muita diferença.
    Acho que tua memória sofreu um apagão também. E para clarear tua memória – Blecaute e APAGÃO tem muita diferença.
    Ou vc esqueceu (ou tua memória sofreu apagão com relação ao gov. FHC.

Envie seu Comentário