Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

O relógio e o espelho

28 de novembro de 2009 16

Até o máximo possível e permitido, nunca se deve dar relógio de presente para crianças. O primeiro passo para a aflição do homem é o relógio. A criança é feliz porque não tem noção das horas, do compromisso, do dever com hora marcada.

Nunca vi em minha vida uma criança acordar-se e ver que horas são. Este é o reflexo imediato de qualquer adulto. Depois do sono reparador, do desligamento da vida, retornamos às nossas preocupações.

O sono é o céu do vazio, do nirvana, o relógio traz-nos de volta ao inferno das obrigações.

***

Consulte seu passado, o tempo mais feliz de sua vida foi aquele em que não usava relógio, indiscutivelmente.

O relógio é o instrumento que mede a vida e dá-nos a consciência da morte, a pior desgraça dos humanos. Os animais são felizes porque não sabem que terão de

pagar o preço da morte. O homem começa a ter noção de que sua vida terá um fim quando põe pela primeira vez um relógio no pulso, ignorando que aquela é a algema que o amarra ao tempo, portanto à finitude.

***

Eu nunca daria de presente um relógio a uma criança. Gostaria que ela permanecesse indiferente e imune aos prazos, solta, que não tivesse nem noção do dia e da noite, apenas fosse dormir e despertasse quando tivesse sono ou dele se saciasse.

Ter hora para dormir, para acordar-se, para trabalhar, para comparecer à audiência ou ao encontro, estas horas fatais todas é que vão destruindo as pessoas e aproximando-as da morte, senão pelo fato, mas pela perspectiva.

***

O paraíso de Adão e Eva dá-se exatamente porque não havia lá um relógio, nem o casal primevo conhecia quem o antecedera, o que significaria a morte.

Os tempos da infância e da juventude são os mais felizes pela inconsciência da morte. Até quando fiz 40 anos, eu pensava que era imortal. E essa é a sensação de todos os jovens.

O jovem sabe que vai morrer, mas está tão distante da morte, que consegue ignorá-la, ela não passa de uma utopia diante da vida estuante que se oferece à sua frente. Tem mais é que pensar na vida, o prazo da morte desaparece em meio à delícia existencial.

***

Não há instante mais crucial da vida que aquele em que o homem se olha no espelho e vê que não é mais aquele. O primeiro inimigo do homem é o relógio, o segundo é o espelho.

Reparem que as crianças nunca se olham no espelho, a não ser quando cobiçam idiotamente tornaremse adultas. Já o adulto olha-se no espelho sempre com um pé atrás, sabendo que seu aspecto só pode retroceder.

O homem que olha para o relógio ou para o espelho está sendo aos poucos aniquilado pela maior adversária do homem, que é a pressa.

Não conheço pessoa madura que não seja escrava prestativa do relógio ou do espelho, instrumentos da sua agonia.

Nunca dê um relógio ou um espelho para uma criança. Ela só é feliz porque estes dois objetos sãolhe absolutamente dispensáveis.

Crônica publicada em 5 de dezembro de 1999

*Texto publicado na página 47 de Zero Hora dominical.

Postado por Paulo Sant`Ana

Comentários (16)

  • Machiavel diz: 29 de novembro de 2009

    A vingança é um dos sentimentos que maior prazer causam ao ser humano.E domingo,é a hora da vingança. E aí, lembro o Lupicínio Rodrigues: SÓ VINGANÇA, VINGANÇA, VINGANÇA AOS SANTOS CLAMAR! E assim deverá ser o Grêmio: SÓ VINGANÇA! Aos santos, aos deuses, aos orixás, aos espíritos bons e ruins e também a essa diretoria medíocre do Grêmio que, até agora, ainda não conseguiu entender a vontade da torcida do Grêmio!E a torcida do Grêmio quer uma coisa só:VINGANÇA!Esse será o maior título do Grêmio!

  • E.fernando f.r. diz: 29 de novembro de 2009

    stana, “eles” ganharam jogo deles, e agora vão depender de nós “gremio” para serem campeões, nós gremistas não acreditamos que este time q a direção do gremio montou esse ano que esta se finando, vá ganhar do flamengo, mas em todo caso esse time que qdo era preciso ganhar cagou o calção, ñ é agora que vai ganhar e assim dando o titulo pra “eles”, pq senão ñ vai dar p aguentar essa humilhação, lembremos ano passado qdo eles jogaram c reservas e perderam p bambi, VAMOS DAR O TROCO! VICE P ELES TB.

  • Flavio diz: 28 de novembro de 2009

    Caro Paulo.
    Parabens pela coluna. Excelente.
    A vida já é muito curta para ser medida em horas. Nao uso relógio há um século.
    Um abraço
    Flavio

  • aldemir silveira diz: 29 de novembro de 2009

    Atenção gremistada,nesse domingo o inter ira enviar olheiros para observar os reservas do gremio contra o flamengo para possivel contratação para jogar o gaúchão 2010 pelo inter B,por tanto quem tiver interessado em jogar em um clube grande,essa sera a sua grande oportunidade,o pré-requisito para preencher essas vagas é conseguir no minimo um empate no maracanã lotado.

  • olavio kleinert diz: 30 de novembro de 2009

    o gremio deve jogar com os reservas dos reservas para poupar os jogadores para o campeonato gaucho e sulamericana.

  • INTER CAMPEAO DE TUDO! diz: 29 de novembro de 2009

    GREMIO DELIVERY invicto fora!
    Nautico deliverou tb!
    Gremio garantiu hoje a rejeitada Sul-Americana!
    Gremio do Tcheco Corona!

  • INTER CAMPEAO DE TUDO diz: 29 de novembro de 2009

    GREMIO DELIVERY!
    Santana, tudo normal!
    Nao se punam é normal. É o que voces sabem fazer!
    PERDER!
    Dá-le SOUZA DELIVERY!

  • Julio C F diz: 29 de novembro de 2009

    Oi, Santana:

    Como gremista fiquei emocionado com a atuação do Inter no ano passado contra o São Paulo. Eles não conseguiram, mas se esforçaram. Então, o jogo contra o Flamengo é muito importante. Tão importante que exigimos que tricolores ilustres entrem em campo. Que tal Rudi Armi Petri no gol, Duda Kroeff e Fábio Koff na zaga, Cacalo no meio do campo e, no ataque, o grande Paulo Santana merece uma chance. Timaço. Valeu. Um abraço.

    Julio Santa Maria

  • Rodrigo Miola Padilha diz: 28 de novembro de 2009

    Parabens pelo teu blog,de fato o relogio nos limita o tempo em tudo que venhamos a fazer temos de olohar para ele o relogio para que tenhamos uma ideia sobre como aproveitar o tempo.claro quando criança durmios ate tarde acordamos tomamos cafe em pleno meio dia sem hora pra nada,,,,,de certa forma quando deixamos essa fase de ser criança temos de se acostumar queiramos ou não com esse aparelinho o tal do relogio.abraços.

    QUANDO O SENHOR RETORNA AO SALA DE REDAÇÃO?
    VOLTE LOGO.

  • jurandir silveira diz: 29 de novembro de 2009

    Santana, manda teu time entregar para o Mengo. Afinal, ninguem mais tira o titulo deles. Alem do mais, voces nao ganham nada mesmo! De outra parte nao entendo que o Inter mereça ser campeao. Bobeou muito. Muito menos com o esforço do Gremio.
    Entrega Santana!
    Voces tem experiencia nisso!
    Vai para a rejeitada Sul-Americana!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • FELIPE CORONA diz: 29 de novembro de 2009

    SANTANA, TENHO 45 ANOS E UM FILHO DE 5 ANOS. TENHO 2 CAMISAS DO GREMIO, MEU FILHO 3 OU 4 CAMISAS, ALÉM DE UMA BANDEIRA OFICIAL PENDURADA NO SEU QUARTO. SE O GREMIO DER O TÍTULO AO CO-IRMÃO, TEREI QUE BOTAR TUDO NO LIXO E ABANDONAR O QUE SEMPRE FAÇO, OU SEJA ACOMPANHAR O MEU TIME EM QUASE TODOS OS JOGOS. É BOM A DIREÇÃO TER IDÉIA QUE DO QUE VAI ACONTECER SE O CO-IRMÃO FOR CAMPEÃO, BOA PARTE DA TORCIDA ABANDONAR O CLUBE. CERTO QUE DARÁS A DIMENSÃO EXATA AO QUE ESTÁ ACONTECENDO, ABRAÇO.

  • Renato diz: 29 de novembro de 2009

    Em 2009 penúltima rodada não transmitiram direto o jogo do GRÊMIO porque o INTER no mesmo horário jogava em CASA.
    “AGORA PODE PASSAR DIRETO”só porque é o inter,o GRÊMIO naquela ocasião disputava num situação bem melhor que o inter agora.
    30/11/2008 -Internacional-RS 1×0 Cruzeiro
    30/11/2008 -Ipatinga-MG 1×4 Grêmio-RS
    Falando nisso neste ano o CAMPEONATO GAÚCHO o GRÊMIO disputou a primeira partida fora com o campeão 2ª.
    Em 2010 o GREMIO joga novamente fora com o campeão da 2ª..tudo prepardo!

  • Calixto diz: 30 de novembro de 2009

    Santana estamos esperando: como tu achas que o grêmio deve atuar no jogo c/o Flamengo. Precisamos de tua clara e inequívoca manifestação p/saber de teu caráter e, principalmente, qual é tua “Ética”. Afinal milhares de jovens precisamos formar nossos valores e aguardamos tua postura. Uma paixão (clube de futebol) justifica lancar mão da “ética do interesse” ou devemos ser coerentes c/princípios civilizatórios de alto valor, que elevam os seres humanos? Díga? Indague teus sentimentos.

  • Darléia Kanofre diz: 30 de novembro de 2009

    Flávio… preciso te perguntar: como tu consegues viver sem usar relógio? Por favor, ensina o segredo… Isso não te dá agonia?? Fiquei curiosa. Abraço.

  • Calixto diz: 29 de novembro de 2009

    E agora Santana: escreva aí tua ética sobre a conduta que a diretoria e o clube do grêmio deverá ter domingo diante do Flamengo. Se não escrever vai perder tua credibilidade na velhice, pois uma coisa é defender uma paixão (seu clube) outra é assumir uma posição anti ética de forma delavada.

    E se escrever defendendo a derrota do grêmio, estás entregando a razão pelo interesse, ainda que sentimental, o que CLARAMENTE É ANTI-ÉTICO!!

    Agora mostre tua cara!!!!

  • DARLÉIA KANOFRE diz: 29 de novembro de 2009

    É sempre privilégio ler suas produções tão verdadeiras, querido mestre Paulo Sant`Ana. Tenho uma filhinha de 1 ano e 5 meses e por muitas vezes me peguei preocupada pensando se ela será tão escrava do relógio e do espelho quanto eu admito ser (e sem opção)!!! Oh, que agonia!!!! Bjos e sinto sua falta no JA.

Envie seu Comentário