Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

É preciso acabar com essa fórmula

30 de novembro de 2009 137

Há quase um mês venho dizendo: se depender de mim, o Grêmio tem que perder. O Grêmio tem que jogar com os reservas. E eu, que era absolutamente sozinho nessa opinião que o Grêmio jogasse com os reservas contra os rivais do Inter na disputa pelo título, agora fiquei com o apoio de toda a torcida.

A torcida gremista inteira ontem gritava “Mengo! Mengo! Mengo!”. E a torcida vai mais longe do que eu. Porque eu dizia não para entregar os jogos, mas para colocar os reservas. E a torcida quer que o Grêmio entregue o jogo. Esta é a vontade soberana da torcida gremista.

É isso que os dirigentes despreparados devem entender: o time do Grêmio deve atender aos interesses da torcida! E o interesse da torcida é que o Internacional não se classifique e não seja campeão. Será que é difícil de entender?

Existem vezes em que perder significa ganhar, é do futebol, é a realidade.

A culpa disso tudo é da fórmula, que se revela imoral no fim do campeonato. Veja o que aconteceu com Corinthians e Flamengo ontem. O Corinthians fazendo de tudo para perder o jogo, debochando, brincando depois de levar o gol. Não queria ganhar do Flamengo para não favorecer o São Paulo.

É preciso acabar com essa fórmula, que obriga que o gremista torça pelo Internacional e o Inter torça pelo Grêmio para conseguir ser campeão.

Que fórmula é essa?

Confira a íntegra do meu comentário no Gaúcha Hoje:

Postado por Paulo Sant`Ana

Comentários (137)

  • JOÃO ALBERTO diz: 30 de novembro de 2009

    SANTANA,OS PONTOS CORRIDOS NÃO TEM NADA A VER COM ISSO. O QUE NÃO É ADMISSÍVEL É O CAMPEONATO SER DECIDIDO PELO SÉTIMO E OITAVO LUGAR, COMO EM 1996. FALO NESTE ANO PORQUE NÓS DOIS SABEMOS O QUE ACONTECEU NESSE ANO, EXISTEM VÁRIOS OUTROS EXEMPLOS. QUERO SEMPRE O MELHOR COMO CAMPEÃO,QUEM DÁ ESPERANÇA PARA INFELIZ É ONG, NÃO SE PODE TIRAR A QUALIDADE.NO CASO DO GREMIO, O TIME QUE FOR AO RIO, OS JPGADORES VÃO TENTAR APARECER PARA O MUNDO,NÃO ADIANTA MANDAR PERDER.

  • cesar diz: 30 de novembro de 2009

    Concordo santana prefiro a formula do mata mata, mas se não trocarem tem que ter o cuidadoi de deixar os classicos para a ultima rodada, aí dimuem as chances de motretas ou corpo mole se fosse o GRENAL no ultimo jogo o GREMIO IA JOGAR A MORTE CONTRA O INTER SEJA QUEM FOR O possivel CAMPEÃO. é ir ao maracanã e jogar normalmente que perderemos pois o time é muito ruim não tem um articulador que preste, o coitado do MAXI LOPES VIVE CORRENDO ATRÁS DE BOLAS ENFORCADAS NA FOGUEIRA OU NAS DIVIDIDA

  • Eduardo diz: 1 de dezembro de 2009

    Santana, a fórmula é a mais justa possível, o candidato a campeão não pode esperar que outros times façam o que ele não fez, não deve depender dos outros, e se depender azar é o dele.
    Sou colorado e acho errado que o INTER pressione o grêmio para ganhar ou empatar com o Flamengo, não foi eficiente durante o campeonato e agora vai depender da boa vontade dos outros clubes para fazer o que ele não fez.

  • Lucas diz: 30 de novembro de 2009

    Culpar a fórmula é de uma burrice tremenda. Chega a assustar que profissionais remunerados para escrever sobre futebol sejam tão desatentos. Ou na época para classificação para os play-offs não acontecia a mesma coisa ? Ou o Grêmio não perdeu intencionalmente para o Goiás em 96 para não classificar o Inter dentre os oito ? Por favor, pensem, antes de escrever. Respeitem seus leitores. Se informem. Este excesso de elogios fazem com que nossos cronistas fiquem caolhos diante deste pseudo sucesso

  • Valcir Aguirre diz: 30 de novembro de 2009

    Caro Sant`Ana, apesar de colorado, sou admirador do que escreves na tua coluna, principalmente aquelas que falam sobre o cotidiano diário da vida das pessoas, e não apenas daquelas que falam sobre futebol.Mas, quanto à suposta imoralidade de tal fórmula do campeonato, ainda podem ser elucidados alguns pontos:
    1 – O que devemos esperar do campeonato de futebol em um país imoral, organizado por uma instituição corrupta – leia-se aqui CBF -?;
    2 – Mesmo num torneio mata-mata, ainda há fases de grupo

  • marcos vicente diz: 30 de novembro de 2009

    É isso mesmo Paulo, chega dessa formula sem graça, que faz com que tenhamos situações como essa que passa a dupla GreNal.Eu, como Gremista que sou, acho que devemos sim entregar para o Flamengo, seria o Fim do Mundo fazer esforço para ajudar o Inter, jamais. Por favor Grêmio, você que ja nos deu tantas glórias, mas também tantas decepções, não mate o torcedor gremista, nós amamos você Grêmio, não faça esforço contra o Flamengo, não nos dê mais esta decepção. Flamengo Campeão, INTER NÃO !!!!!Até.

  • loni herber diz: 1 de dezembro de 2009

    OI sANTANA,
    O Gremio não vai entregar o jogo, pois vai perder como sempre perdeu jogando fora,vai perder ao natural, mesmo q.vá com seu time completo não consegue, até porque em 16 jogos fora ele ganhou apenas 4, como q. alguém de sã conciência acredite, mesmo q. querendo vencer,não ganharia do Flamengo, no Maracanã q.estará lotado. Parem com essa bobagem q. o Gremio vai entregar o jogo, pois não tem competência de ganhar do Flamengo nem sequer empatar. O Corintians poderia ter ter ganho. Loni

  • Adão Santos diz: 30 de novembro de 2009

    Sant`anna:

    Respeito tudo o que disseste acima quanto à fórmula do campeonato brasileiro. Respeito, mas não posso concordar. É sabido que o futebol do primeiro mundo, Itália, Espanha, Alemanha, França e todo o continente europeu, o rico futebol europeu, os campeonatos nacionais são de pontos corridos. O primeiro mundo do futebol jamais cogitaria em mudar sua fórmula de disputa. Considerariam ofensa caso fosse proposto. Pontos corridos é equilíbrio técnico, é justiça. Vence o melhor time. Fim.

  • Rafael Knust diz: 30 de novembro de 2009

    Existe um equivoco de dua parte, o Corinthians fez de tudo para perder para não favorecer o Internacional!!!
    Com os resultados de ontem o único que poderia se considerar campeão seria o time do Beira-Rio.
    Outra coisa, duvido que algum colorado va para frente da tv no proximo domingo torcer pro teu timinho mediocre, que não respeita nem as categorias de base.
    Isso sim é imoral seu velho gagá, teu lugar é mesmo na segundona, eterno fregues!!!

  • Paulo Colorado – O circo da azenha diz: 30 de novembro de 2009

    É Sr.Santana o que fizeram com seu clube lá da azenha, transformaram no clube completamente perdedor desta década do novo milenio, agora a unica ALEGRIA DE GREMISTA é de entregar o jogo para os CARIOCAS, que decadência em SANTANA, mas certamente O BRASIL inteiro vai testemunhar o CIRCO ARMADO que o seu greminho vai proporcionar. CERTAMENTE AS CONSEQUÊNCIA FUTURA VIRÃO PARA O LADO DA AZENHA.E O MEU INTER RUMO AO BI DA AMÉRICA E DO BI MUNDIAL FIFA…AGUARDEM!!!!!

  • Rodrigo Navajo diz: 1 de dezembro de 2009

    Oi Sant`ana. Vale lembrar que na outra fórmula o Hamburgo escalou os reservas para enfrentar o Grêmio, e o Grêmio se utilizou de doping. Então eu estou começando a achar que o problema é o gremio…

  • cristian diz: 30 de novembro de 2009

    O Sant`ana tinah razão desde o início. Se tivesse jogado com os reservas contra Palmeiras, Cruzeiro e São Paulo o campeonato já estaria decidido ou o inter não teria chance de título. E os que eram contra a entregar jogos vão manter o mesmo discurso hoje? é claro que não. Direção amadora.

  • AIRTON diz: 30 de novembro de 2009

    É PRECISO ACABARA COM PROFISSIOANIS COMO VC PAULO SANTANA. O GREMIO DEMONSTROU FRAQUESA NA SUA ATITUDES E A CULPA É DA FORMULA.
    VAI SER IDIOTA ASSIM EM OUTRO LUGAR.
    E O GREMIO DEVE JOGAR PARA GANHAR CONTRA O FLAMENGO.

  • colorado eterno diz: 1 de dezembro de 2009

    Santana, nao precisa entregar. O Alvaro vai fazer gol contra …

  • Márcio diz: 30 de novembro de 2009

    A culpa não e do Grêmio,e sim da formula com que e disputado o campeonato.Antes de fazer os regulamentos,os dirigentes deveriam conhecer a cultura que cerca o futebol brasileiro.Jamais eu gremista quero ver o colorado como titulo.Tem que se fazer o mata mata no final,essa e a emoção do futebol brasileiro.

  • Eichland diz: 30 de novembro de 2009

    100% DE ACORDO!

  • Liliane diz: 30 de novembro de 2009

    Eu como colorada acho sim;como vamos depender de um time q só ganhou do náutico fora?sim, temos sempre que agradecer ao nosso eterno freguez, sexagenário freguez, pelas alegrias que religiosamente tem nos propiciado. Olhe só esse ano, temos quatro taças no armário, três delas (uma com nome de gremista…) conquistamos montados em vcs. Então como Natal (sempre vermelho), agradeçamos sim aos listrados a toda alegria que vem nos dando há décadas.

  • Carolina diz: 30 de novembro de 2009

    Eu não estou entendendo esse TOM q estão falando q o gremio vai entregar o jogo para o flamengo no proximo domingo… eu ouvi que o meu time tinha o pior rendimento do campeonato brasileiro fora de casa em 2009,esqueceram q o gremio apenas ganhou uma partida fora do estadio olimpico.Não sei pq os colorados estão com essa desculpa esfarrapada q o gremio irá entregar o jogo,q irá facilitar para o flamengo..com toda a repercussão penso que o gremio é q teria que estar disputando o título com MENGÃO

  • renato vargas diz: 30 de novembro de 2009

    E ai Santana que tu acha eles querem que nós gremistas joguem com os titulares contra o Flamengo e, ainda querem levar o meu gremio para o tribunal e, em 2008, quando eles jogaram com reservas com o São Paulo e, prejudicaram o gremio e não teve tribunal,,, tem que jogar com os reservas,, esses colorados são folgados principalmente o Keny Braga que não lembra que o timeco dele jogou com reservas,,,um abraço amigo e mengo neles,,,

  • antonio diz: 30 de novembro de 2009

    Sant`ana, a tua tese é furada, pois em 1996 o Gremio perdeu em fase classificatória para que o Inter não se claficasse. Ou seja, isso pode acontecer em qualquer fase…

  • Charles diz: 30 de novembro de 2009

    O pior nao e nem isso. Nem e o fato de o campeonato acabar, melancolicamente, sem uma decisao. O pior e que se presta a manipulacoes: é o campeonato dos JUIZES AMIGOS. Seja no CBF, STJD ou dentro de campo (nos 1000 semi-interessantes jogos desta formula) sempre existe, sem maiores repercussoes, a ajuda. Em 2005 aconteceu a inedita anulacao de jogos! Em 2008 o SP foi invariavelmente ajudado pela arbitragem e pela CBF, o jogo final do SP x Goias foi com mudanca de mando e gol impedido!

  • James Dressler diz: 30 de novembro de 2009

    Negativo, basta botar nos fins de turno os clássicos regionais, assim não tem esse perigo de “entregar” o jogo na última rodada para prejudicar o rival local. Ao contrário, daria mais emoção que nunca. Simples!

  • Diego Castro diz: 30 de novembro de 2009

    Não é a fórmula do campeonato que é imoral, e sim as pessoas que pregam esse tipo de conduta. Tenho certeza que a direção e o time do Grêmio, com toda a sua história, não vão ouvir um louco fanático como tu. Não sei nem como ainda te dão espaço pra escrever em um jornal tão importante.

  • elio miguel diz: 30 de novembro de 2009

    Não precisa acabar com a fórmula, basta marcar os clássicos regionais para a última rodada do campeonato. Tudo isso seria evitado, se domi ngo tivéssemos grenal, flabota, palmeiras e são paulo, etc.

  • Tuca carioca diz: 30 de novembro de 2009

    Não foi o grêmio que fez o Inter perder para o Botafogo em casa e empatar com o Fluminense, ambos postulantes à série B. Chorar e transferir a incompetência para o rival é fácil. Uma coisa é lutar até o fim, outra já é começar a chorar antes da hora por conceber a própria falta de qualidade e competência. Não merecem nada pois já estão arrotando a derrota. E mais, duvido que derrotem o Santo André na despedida, que em momento algum ficou chorando mágoa de tabela, este sim time de brio.

  • Diego diz: 30 de novembro de 2009

    Sant`ana, axo q o Gremio tinha q ter empatado com o Palmeiras em casa e entregue pro Cruzeiro, mas permanecer com nossa invencibilidade em casa! Tudo bem que ate o jogo com o Cruzeiro tinhamos chances matematicas, e num campeonato maluco desses,sabe-se lá q todo mundo tropeçando n desse ainda pro Gremio?talvez os dirigentes pensaram isso,ate eu pensava, ate pq o Gremio consegue coisas muito dificeis e milagrosas, restava uma luz no fim do tunel, mesmo q pequena. Pro jogo de domingo, acho q…

  • maicon diz: 30 de novembro de 2009

    Time pequeno eh assim mesmo, tem que entrar pra perder, a imagem do time nao importa…. time lixo sahushauhsuahuhsau
    a uma verdade necessaria de se disser….

  • Marco Antonio diz: 30 de novembro de 2009

    santana não esqueça o gremio só ganhou do nautico fora de casa se fosse no olimpico tudo bem mais fora nem se preocupe e outra o inter não merece ser campeão mesmo o flamengo sim por ter um tecnico da casa trocedor do clube jogou no clube foi campeão no clube e nunca saiu do flamengo para jogar fora ou treinar outro clube…

  • HELENO PINTO NOBRE diz: 30 de novembro de 2009

    SINCERAMENTE GRANDE PABLO NÃO ENXERGO AS COISAS DO TEU PONTO DE VISTA; E CREIO QUE O GREMIO NÃO SE CLASSIFICOU OU ESTÁ ENTRE OS QUATRO FINALISTAS PARA A LIBERTADORES PORQUE NÃO TEVE COMPETÊNCIA PARA SE CLASSIFICAR. ACREDITO QUE A FÓRMULA É HONESTA E NÃO TEM FORMULISMO; É TODOS CONTRA TODOS. SE NO BRASIL NÃO DÁ CERTO É PROBLEMA NOSSO. EU NÃO ME LEMBRO DE OUTRO CAMPEONATO; QUE TENHA SIDO EMOCIONANTE ATE O FINAL COMO ESTE QUE ESTA FINALIZANDO

  • marcio diz: 30 de novembro de 2009

    LAMENTO…SUA IDÉIA
    SEMPRE ADMIRO SEU COMENTÁRIOS, MAS O Sr. quer impor de qulaquer maneira esta sua ideia..
    DITADOR AGORA

  • daniel diz: 30 de novembro de 2009

    um cara com tua idade e teu gabarito escrever uma coisa dessas…

  • Adriano diz: 30 de novembro de 2009

    desde 2005 q digo q esse campeonato não tem credibilidade nenhuma, qdo não é a juizada ou até mesmo mafiósos internacionais, são os própios clubes entregando a rapadura pra prejudicar o inimigo. como dizia o luxa: acumular gordura é o melhor negócio.

  • Ricardo diz: 30 de novembro de 2009

    Sant`Ana, o próprio Inter jogou com OITO reservas contra o Flamengo no 1º turno. Tomou 4. Agora eles querem EXIGIR time titular do Grêmio, ameaçando com advogados? Me explica, será que eles não deveriam entrar na justiça contra ELES MESMOS, nesse caso hehehe?

  • Carlos diz: 30 de novembro de 2009

    Sant`Ana, sou colorado e acho que tu está corretissimo.
    Os interesses do grêmio não são os dos Inter e vice-versa, a derrota de um sempre foi e sempre será comemorada pelo outro, é da rivalidade.
    O Inter perdeu a chance de ser campeão empatando jogos fáceis, perdendo em casa etc etc etc.
    O gremio vai entregar, a torcida pede e se fosse ao contrário a torcida do Inter pediria também.
    Ano q vem ganhamos a libertadores sem a “ajuda” de vcs, tem mais graça e podemos gozar dos gremistas. Abraço

  • MARCUS diz: 30 de novembro de 2009

    PROMOÇÃO IMPERDÍVEL: SÓCIO GREMISTA EM DIA, JOGA DOMINGO NO MARACA!! EU SOU O ATACANTE !!!MEEENNNNGOOOO…MEEEENNNGOOOO! HAHAH!

  • Bassani diz: 30 de novembro de 2009

    Santana, e a ética? A do interesse? quer dizer que se um grupo social, esportivo ou religioso quer prejudicar o outro eles tem de ser atendidos no seu desejo?

    O que é bom para os humanos? melhorar mudando nossos desejos ou atender os nossos desejos de forma inconsequente? Que valores vamos passar para as crianças e jovens, cujo caráter está em formação? E por isso a perder por um jogo por futebol? E tua conciência e responsabilidade de formador de opinião? Sou gremista, mas sem extremos.

  • josé de alencar souza da silva diz: 30 de novembro de 2009

    Sant `Anna torce pro teu GRêmio perder para os cariocas,quero ver o Grêmio levando 5 a 0 dos cariocas,que melhor que ser campeão é ver o Grêmio passando humilhação,tua alegria Sant ` Anna virou ver o Grêmio perder,chora Sant ` Anna,que é dura a vida de secador dos gremistas.

  • João Colorado diz: 30 de novembro de 2009

    Corretíssimo Santana. E eu que sou Colorado, se estivesse no seu lugar teria a mesma opnião. Esta fórmula é burra e altamente favorável a corrupção. É só prestar atenção nas malas coloridas que são oferecidas aos jogadores de times que “devem” se empenhar um pouco mais nas últimas rodadas. Na maioria dos casos, estes jogadores ganham como prêmio valores maiores que seus salários. Fórmula burra e vergonhosa, campeonato tem que ter DECISÃO.

  • Priscilla diz: 30 de novembro de 2009

    Realmente tem que jogar mesmo com os reservas pq os titulares são capazes de perder ..hehehe pra nós colorados o que importa e que vamos nos classificar coisa que vcs gremistas não foram capazes de fazer..
    sinto pena de vcs
    e esse Paulo Santada é um doente

  • Diego diz: 30 de novembro de 2009

    Outra coisa: vc como comentarista do J. Almoço e assiduo do Sala, por favorrrrr,fala,repita,pra todos ouvirem: tragam o Paixao e o Tinga,por favor…ja pensou aquele motorzinho correndo,e o time treinado pelo Paixao? e se conseguirmos,finalmente,trazer Leandro,Borges e Hugo, n achas q a Copa do Brasil começa a brilhar no nosso horizonte? Te peço,cobra da direção esses jogadores falados,eles tem obrigaçao agora de traze-los…e faz pressao pelo Tinga e o Paixao…

  • Luiz Francisco Magalhães diz: 30 de novembro de 2009

    Vamos escalar o Paulo Lumumba com a camisa 9…

  • CARLOS DIAS diz: 30 de novembro de 2009

    Sou colorado, não vou torcer para o Grêmio e para mim o campeonato acabou. Sou a favor dos pontos corridos porque premia o melhor, salvo 2005. Acredito que o Flamengo ganharia do Grêmio de qualquer forma, mas deixe eles acreditarem que nos tiraram o título, porque é a única alegria que terão esse ano. E mais, os gremistas são contra os pontos corridos pq lhes tira a possibilidade de serem campeões, sétimo colocado não vai nem p Libertadores. Só com pontos corridos um azarão é buscado p/ melhor.

  • Adriano diz: 30 de novembro de 2009

    Os torcedores estão vendo problemas onde não há. Ao Grêmio cabe escalar seu time conforme as necessidades e interesses do Grêmio, mas isso não implica em entregar o jogo ao Flamengo. O que não se pode é, ingenuamente, esperar que a agremiação gremista seja sensível e esteja comprometida com as necessidades do arquirrival. As possibilidades do Internacional no atual campeonato brasileiro é um problema do Internacional, não do Grêmio.

  • antonio colorado nunca rebaixado diz: 30 de novembro de 2009

    Sr. Santana, eu também como tordecor Colorado, fanático,torceria para o meu time perder para o seu time não ser campeão.Isto é uma coisa,outra coisa é querer usar os pntos corridos ficar como o bode e vir sorrateira e oportunistamente usar para voltar ao campeonato de fórmulas injustas, que sempre fica ao bel prazer dos cartolas e suas negociatas. A fórmula que o Sr.defende é a copa do Brasil, se é para fazer outro campeonato igual deixa esta copa e acaba com o brasileiro.Só loucura ou má fé.

  • Vilmar Attenney diz: 30 de novembro de 2009

    Como é que pode existir pessoas deste tipo?
    Voces tem de ter vergonha em dizer que são Gaúchos, tanto os torcedores de gremio e internacional, eu sou de soledade, torcedor do Rio Grande, para mim o que importa é que o Campeão seja Gaúcho sem importar a cor se azul, vermelho ou verde, fiquei chateado que o juventude caiu para a C, agora só tem dois Gaúchos na elite do Futebol Brasileiro, enquanto RJ tem 3 ou 4, SP tem 5 ou 6 e enquanto ficarem com rinha de Prendinhas vai ser assim.

  • antonio colorado nunca rebaixado diz: 30 de novembro de 2009

    Portanto Sr. Santana o que eu queria dizer é que o Sr.e alguns outros, que têm interesse não sabem que o Futebol Brasileiro precisa é se livrar destes cartolas inescrupulosos, pois são eles que esculhambam qualquer coisa.Este tal clube dos treze e esta CBF é que precisam ser mudados.É muito fácil culpar a fórmula, porque a dona do esporte brasileiro Globo quer a fórmula da Copa do Brasil.Só que o Corínthians ja ganhou duas vezes no apito sendo uma vez com o seu amigo Sr. Simom daí mesmo.no roubo

  • T. Guerra diz: 30 de novembro de 2009

    Caro Paulo Santana,

    Imoral não é a fórmula. Seria mais razoável poupar os leitores dessas declarações tendenciosas e oportunistas. Sua paixão pelo Grêmio parece tão grande quanto sua falta de lucidez. Estimular discórdias entre as torcidas é um ato mesquinho, indigno de um jornalista que conhece a sua responsabilidade e mede a consequência dos seus atos. Obvio, simplista, previsível. Prazer no sofrimento do outro, bela lição. Obrigado, mas acho que passo essa aula de mediocridade bairrista.

  • Carlos diz: 30 de novembro de 2009

    Santana: Só não entendo por que somente agroa vc fala isto. Esta fórmula só nos dá uma certeza: a de que não teremos as emoções da finais. Qualquer outro tipo de palhaçada é possível. Ontem foi o Corintia, no domingo será o Gremio. Não culpem os clubes, assumam a culpa vocês, que tem o microfone na mão e são donos de todas as verdades: para julgar árbitros, treinadores e fórmulas. Os culpados são vces Santana. Assumam a culpa!!!!.

  • DEIVID CARNIEL diz: 30 de novembro de 2009

    Tens razão Santana,isso faz parte do futebol e agora andam querendo que o Gremio faça o que ninguém faria? Ora vamos ser sensatos, cada um torce pro seu e é do jogo.

  • mundaka diz: 2 de dezembro de 2009

    O campeonato de pontos corridos é o mais justo. O Santana quer inventar a roda. Ano passado ganhou o Sao Paulo infinitamente superior ao grEMO. Esse ano ganha o Fla porque merece e porque o meu Inter nao foi competente de manter um desempenho mediano no returno. Uma pena, mas nao é injusto.

  • Danilo diz: 30 de novembro de 2009

    Uma pergunta, caro Santana: Que tipo de dirigente é mais prejudicial a um clube de futebol: os vigaristas ou os otários ?

  • Wilson José da Silva diz: 30 de novembro de 2009

    É bom esse Paulo Sant`Ana, no seu interior torce para que o INTER seja campeão. Infelizmente não será, pela mediocridade do grêmio, que até o momento só ganhou uma partida fora de casa, que foi do Náutico ja rebaixado. O Grêmio indo com os títulares ou reservas é fraco demais. Mal mesmo foi nós não ter ganho o grenal lá, esse sim é que são pontos para se lamentar, essa derrota não estava previsto, vamos assim mesmo tornar-se vice-campeão, não precisamos dessa ajuda.

  • Calixto Berdelli diz: 30 de novembro de 2009

    Santana: respeito você, mas como gremista que sou discordo de tua posição.IMORAL é não teres ainda te aposentado e parado com opiniões descabidas como esta.

  • Adriano Couto diz: 30 de novembro de 2009

    Sant`Ana. Sabias palavras. Sou colorado mas te admiro por causa do meu falecido avô gremista que sempre te ouvia.
    Não esqueçamos também que será um titulo para o Rio Grande e que se por um milagre o Grêmio ajudar o internacional essa dívida ficará marcada na história como GLORIA gremista eternamente. Vejo como ato de Superioridade inclusive. Ao contrario do Corinthians que foi mediocre contra o flamengo. Grêmio tinha time pra ser campeao, uma maquina de fazer gols. Faltou o detalhe.

  • Sam diz: 1 de dezembro de 2009

    O Macedo tem razão quando diz que é desonesto quem acha que o Grêmio deve entrar para perder. Isso vai contra a própria ess6encia do esporte.

    Porém, ele não percebe que a fórmula de mata-mata, mesmo na fase classificatória, é menos nociva e dá menos chances para ocorrer esses desastres. Pode ocorrer, Macedo, mas é muito mais difícil! E, ao menos as finais seriam decididas por clubes querendo ganhar e não por entregadores!

  • Claudio Colorado diz: 30 de novembro de 2009

    Isso pode acontecer com qualquer fórmula, antes do mata-mata propriamente dito tem a fase classificatória na qual um clube já sem chances de classificação pode querer perder para prejudicar um rival.

  • Titiozão diz: 30 de novembro de 2009

    O Grêmio tem que sempre buscar ganhar seus jogos.Essa é a sina do maior do mundo,da máquina tricolor,do imortal tricolor. Esse negócio de entregar jogo não prospera no seio dos verdadeiros torcedores,daqueles que tem moral para criticar outra conduta que não seja a da busca da vitória.Infelizmente essa postura imoral acontece,sei.Por exemplo: nos jogos finais do Internacional, no ano passado,quando o Grêmio poderia ser o campeão.

  • veronica camerini diz: 1 de dezembro de 2009

    Oi Sant`anna.
    Estou te mandando como anexo, para o teu e-mail de ZH, um comentário feito pelo meu marido, no estilo crônica, onde ele defende o direito de o Grêmio perder para o Flamengo, sob pena de, em não o fazendo, estar traindo o interesse da totalidade dos seus torcedores, que são a razão de existir do Clube.
    Em outras palavras, ele defende que o Grêmio tem o direito (e o dever) de buscar em campo o único resultado que interessa aos gremistas.
    Dá uma conferida.
    Abraços
    Verônica.

  • na lata diz: 30 de novembro de 2009

    resumo da ópera: o azenha é a cereja do bolo da festa do flamengo no proximo domingo, quase 90 mil torcedores no maraca aplaudem quando os azuis entram em campo e aos 15 min de jogo, já com o placar em 2 a 0 a torcida começa a gritar como sempre fizeram: “gaúcho viado…gaúcho viado”, e os tricolores nem vão se importar, afinal GAUCHOS humilhados nacionalmente, derrotados na ante-véspera, motivos de chacota no país inteiro…o time do já perdeu…isso é que é IMORTALIDADE e ALMA CASTELHANA.

  • RAMF diz: 30 de novembro de 2009

    E com que cara os jogadores vão chegar em casa, ficarão marcados para sempre por entregarem o jogo, cadê o profissionalismo???? Mancha que pode prejudicar até futuras transferências destes jogadores!!!

  • ILDO RANZAN (colorado) diz: 30 de novembro de 2009

    Não tem que mudar nada, esta fórmula premia a competência, organização e vontade de ganhar. O grêmio e o Inter perderam por suas proprias forças (ou falta dela)no ano pasado e este ano.Vmos ganhar a libertadores e mundial aguardem…….

  • Colorada diz: 30 de novembro de 2009

    O QUE MAIS ME ADMIRA DE TODA ESTA POLÊMICA NACIONAL A RESPEITO DO INTER DEPENDER DO GRÊMIO É QUE A TORCIDA GREMISTA ESTÁ TOTALMENTE MOBILIZADA PARA EXIGIR QUE O GRÊMIO ENTREGUE O JOGO PARA O FLAMENGO. POUCAS PESSOAS SE DERAM CONTA DA REALIDADE: MESMO QUE O GRÊMIO QUISESSE NÃO VENCERIA O FLAMENGO NO MARACANÃ. É O ÓBVIO. O GRÊMIO PERDE PRA TODO MUNDO FORA, POR QUE VENCERIA LOGO O FLAMENGO? ME ADMIRA MUITO OS COLORADOS QUE AINDA VALORIZAM O TRICOLOR ACHANDO QUE PODEM RENDER ALGUMA COISA.

  • marcos marino diz: 30 de novembro de 2009

    Em 1996 o grêmio entregou um jogo para o inter não se classificar, e naquela época era o formulismo, se classifivam 8º e como o grêmio entregou o inter acabou em 9º.

    O problema não é a forma, mas o caráter.

  • FABRICIO diz: 30 de novembro de 2009

    PODE PARAR COM ESSA DISCUSSÃO INÚTIL SEU SANTANA. O TEU TIME LIXO, BANDO DE PERNA DE PAU, MESMO QUE AINDA TIVESSE CHANCE DE SER CAMPEÃO NÃO GANHARIA DO FLAMENGO NO MARACANÃ. PASSOU O ANO TODO TOMANDO CHICOTADA FORA DO CHIQUEIRÃO E AGORA ESSE PAPO DE JOGAR COM RESERVAS PRA PERDER. QUE COISA…

  • Diego diz: 30 de novembro de 2009

    … o Gremio tem q ficar ligado no jogo do Inter…começar jogando serio, normal…se durante o jogo o inter estiver ganhando, dai a gente da uma facilitada…mas se o inter estiver perdendo ou empatando, acho q devemos jogar serio, buscando a vitoria e calando o Maracanã,de olho no beira-rio…ou quem sabe joga o 1º tempo serio e se for o caso,entrega no segundo!…

  • Marcelo Fick diz: 30 de novembro de 2009

    IMORAL??? A fórmula é imoral, o clube entregar o jogo não é???
    Por favor Santana, seja racional e tenha um mínimo de bom senso. Um campeonato emocionante, com 4 times brigando pelo título, e só pq o seu gremio não está na disputa vc tenta desmerecer o campeonato. Mas esperar o que de um gremista, afinal um clube onde os torcedores aplaudem derrotas como no último grenal e vibram com título da segunda divisao…

  • vitor coelho diz: 30 de novembro de 2009

    Sou gremista há mais de 50 anos, desde que ganhei meu primeiro uniforme completo de meu avô. Mas agora, no final da temporada, sou Flamengo desde criancinha.

  • Paulo Roberto Pires diz: 30 de novembro de 2009

    Santana, tú és o mesmo que nas piores horas do teu time, reclama da direção, acusa jogadores, pede garra, determinação, vergonha na cara. Pois a partir de agora estás proibido de cobrar atitude do teu time. Ao incentivar para que o time entregue o jogo para o Flamengo, estás dando um tiro no próprio pé. Não se queixe depois.

  • TRIDOBRASIL diz: 30 de novembro de 2009

    Sant`ana de Pijamas…é o seguinte: Fala sério, o Greminho vei a este campeonato para duas coisas; colocar o INTER na LIBERTADORES e fazer esse FIASCO NACIONAL para todo o Brasil lembrar para sempre do tricolor gaúcho como o entregador !!! TIMECO DE SEGUNDA MESMO !!!! ÁÁÁHAHAHAHA…que papelão !!!!

  • LARRY SCHUTZ DE CARVALHO diz: 30 de novembro de 2009

    Discordo da opinião.Pontos corridos apresentará o time +regular e todas as rodadas são decisivas. Ñ trairei meus amores,apenas prá ser campeão.NUNCA TORCI PARA O GRÊMIO E NÃO SERÁ AGORA. Isto é ética! Ñ trairei minha ética para levar vantagem; seria o mesmo q ficar acobertando crimes,roubos,aturando corrupção,apenas pq isto me beneficia ou pq são meus familiares,amigos q cometem Flamengo Campeão e INTER vice.Aturar gremista dizendo”viu,só foram campeões graças ao Grêmio..”Sou coerente!Sou ético!

  • Luis Carlos diz: 30 de novembro de 2009

    Acho que seria bom o senhor pensar bem antes de escrevar coisas sem fundamento. Em qualquer formula este fato pode ocorrer. Imaginemos o esquema antigo com oito classificados o inter em nono e o flamengo em oitavo na mesma situação o inter precisando vencer e contar com a ajuda do gremio, com o gremio fora do pareo. Ora a mesma situação iria ocorrer com fórmula diferente. infelizmente o que falta no Brasil é dignidade e seriedade.

  • Rafael diz: 30 de novembro de 2009

    Vai ser difícil trabalhar aí na RBS essa semana hein Sant`Ana, com 90% dos colegas de cabeça inchada!

  • Téo Alexandre Arend diz: 30 de novembro de 2009

    Só quero que o Gremio termine o campeonato com dignidade e não motivo de chacota dos cariocas.

  • valderi farias diz: 30 de novembro de 2009

    Macedo, a última rodada tem que ser só clássicos.

  • Rafael diz: 30 de novembro de 2009

    Acho gozado como os teus comentários, tanto na rádio quanto na TV, recebem réplicas daqueles que fazem parte do programa, seja Macedo, Cristina Ranzolin, etc.
    Eu pensava que era o espaço do “comentário do Sant`Ana” e não “debate em torno da opinião do Sant`Ana”.
    Eles têm que ouvir o que tu dizes e pronto, não ficar dando palpites na tua opinião.

  • laert diz: 30 de novembro de 2009

    O Grêmio tirou 2 pontos do São Paulo…a ajudou o Inter…O Grêmio triou 3 pontos do Palmeiras e ajudou o Inter…o Grêmio tirou 2 pontos do Cruzeiro e ajudou o Inter…tudo agora na reta final…se não fosse o esforço dos jogadores gremistas…o Inter nem estaria na Libertadores…então deixem de palhaçada…essa imprensa vermelha…se o Inter não for campeão é por sua própria incompetência pois perdeu para o Botafogo, Cruzeiro, etc…em casa…isso sim é entregar título…

  • Rafael Cabelo diz: 30 de novembro de 2009

    Não viaja Paulo. Isso não é problema da fórmula. Naquele campeonato maluco, com eliminatórias onde o oitavo melhor time pode ser campeão isso também acontece, só que ao final da fase de classificação. O formulismo só atrapalha o futebol…

  • tricolor diz: 30 de novembro de 2009

    realmente a fórmula se demonstra defeituosa.

  • Roberto diz: 30 de novembro de 2009

    Santana, como muitas vezes acontece, tua idéia está baseada em raciocínio falacioso. Na fórmula dos pontos corridos, “pode” acontecer de um time, como o Inter este ano e o Grêmio em 2008, só chegar ao título dependendo de resultados paralelos. Mas isso só acontece se o time fracassa em cumprir sua parte. Agora, o que precisa ficar claro é que nenhum time pode ser obrigado a entrar em campo para defender os interesses de outro, até pq isso desequilibraria tecnicamente o campeonato.

  • Pedro diz: 30 de novembro de 2009

    Paulo, como gremista eu repudio essa tua postura medíocre e retrógrada.
    Queremos dignidade, queremos honra.
    O grêmio representa muito mais do que isso. Imortal sempre!!!
    E por favor não censure este meu comentário, pois como gremista a 30 anos eu tenho o direito de me expressar.

  • Marcelo diz: 30 de novembro de 2009

    É a fórmula que acaba com essas rivalidades idiotas como temos aqui no RS. Isso pode ter nos ajudado mutuamente no passado mas agora não serve mais, os tempos são outros e fatalmente a dupla se verá em situações semelhantes no futuro. Pense pelo lado positivo: uma ajudinha esse ano pode ter como consequência outra no para vocês no ano que vem. Ainda bem que essa mentalidade jurássica do tempo que não existia nada além do mampituba tá com os dias contados…

  • Jéssica diz: 2 de dezembro de 2009

    ESSA DIREÇÃO DO GRÊMIO ME DA NOJO, EU NÃO SEI O QUE ESSE IDIOTA DO PRESIDENTE TEM CONTRA OS TORCEDORES.A NOSSA VONTADE NUNCA PODE SER FEITA, ESTAMOS SEMPRE ERRADOS. SERÁ QUE ELE NÃO PERCEBE QUE SEM A SUA TORCIDA O GRÊMIO NÃO EXISTIRIA? E EU NÃO QUERO NEM PENSAR NO QUE VAI ACONTECEER SE O GRÊMIO GANHA NO RIO. A TORCIDA VAI FICAR MUITOOO ENLOUQUECIDAAAA!
    JAMAIS VAMOS QUERER VER O NOSSO GRÊMIO MAU, MAS NÃO TEMOS MAIS NDA A GANHAR E NEM A PERDEEER! ENTREGA GRÊMIOOOOO! VAI FLAMENGOOOO.

  • nando diz: 30 de novembro de 2009

    quando se fala que o grêmio é imortal ninguem tá de brincadeira, mesmo com 10 pontos a menos quem decide o campeonato é o imortal tricolor….

  • Rodrigo Krüger diz: 30 de novembro de 2009

    Estimado Paulo Santana, como bons torcedores que somos, claro que queremos que o Inter NÂO GANHE. A culpa neste caso não é da fórmula do campeonato, mas da situação vivida em outros pontos disputados. A entrega dos pontos pelo time A ou B para o C aconteceria até na disputa de vaga nas semifinais. Seria a mesma coisa!

    Grande abraço

    Rodrigo

  • adriano diz: 30 de novembro de 2009

    EU ACHO QUE SE O GREMIO ESCALAR OS TITULARES É MAIS FACIL PERDER PAULO SANTANA, PORQUE ESSE TEU TIMEQUINHO SÓ PERDE MESMO FORA, TIME CASEIRO,E TENHO CERTEZA QUE CADA GOL QUE VOCÊS LEVAR LÁ NO RIO , VAI SER UMA FESTA PRA NÓS NO BEIRA RIO, QUERO QUE O GREMIO SE EXPLODA

  • mario diz: 30 de novembro de 2009

    ACHO QUE O SR. INCENTIVA O ODIO ENTRE GREMISTAS E COLORADOS. QUANDO VAI PARAR COM ISSO?

  • tatiana padim diz: 30 de novembro de 2009

    adorei, concordo plenamente

  • Catimba diz: 2 de dezembro de 2009

    Esses comentários de gente que vem falar esse papo de gaúcho é de quem não acompanha futebol e não é torcedor de verdade. Não estou querendo o mal da “pessoa gaúcha” colorada, só desejo azar no futebol, que o inter perca jogos e titulos, simples! Orgulho se ser gaúcho como pessoa é uma coisa, já no futebol meu orgulho chama-se GRÊMIO FBPA!, o inter eu quero é que se exploda! Pode vir um time do Planeta Marte contra o inter que eu quero que os marcianos ganhem! Isso é um jogo e não vida pessoal!

  • Andre Lago diz: 30 de novembro de 2009

    Sant`Anna por favor, respeito muito teu gremismo, mas tuas considerações estão erradas desta vez, pois esta formula de pontos corridos é muito boa, traz publico e força os clubes a term um plantel bom e equilibrado para o andamento do campeonato. Jamais entregaria um jogo, tenho mentalidade de campeão, por isso sou GREMISTA, tenho honra e vergonha na cara.

  • leo diz: 30 de novembro de 2009

    Maestro Sant`Ana mais uma vez um excelente comentario, pena que ja eh um pouco tarde para a incopetente direcao gremista entregar os outros… Gracas ao Gremio eles entraram no G4. O campeonato brasileiro nada mais eh do que uma versao frustrada dos cameponatos europeus.

  • Pedro Paulo diz: 30 de novembro de 2009

    Sr Paulo . veja bem sou gremista desde pequeninho, mas acima disso sou gaucho independente ser inter , agora entregar o jogo para uns.. cariocas ou paulista .. ai acho ser chato, acima de tudo sou gaucho..e tem a possibilidade do gremio ganhar e o inter, vamos ddizer empatar isto iria ficar muito feio para o nosso gremio, eu ainda acredito na etica…e eu sou gaucho.

  • Juliano diz: 30 de novembro de 2009

    O Macedo não entendeu o SAntana. Ou desconhece a grande rivalidade entre colorados e gremistas. É lógico que esta formula de campeonato leva a estas situações. O jogo do Corintians ontem foi ridículo. E o do Gremio com o flamengo será uma piada. Se fosse o inter só mudariam de lado e o inter iria perder (como perdeu para o São Paulo ano passado).

  • Inês Tomacheski diz: 30 de novembro de 2009

    Sr. Paulo Santana
    O grêmio não vai prejudicar ninguém por pura falta de capacidade de vencer fora de casa, podem jogar com reservas, time b como quiser que não adianta, só por milagre o grêmio vence o flamengo em pleno maracanã. Alias não sei por tanta polemica.
    Se não fosse este episódio ninguém se que falaria do grêmio.

  • ANDERSON RIBEIRO diz: 30 de novembro de 2009

    Em 2007 o Internacional fez corpo mole também. E falam em punir o Grêmio. Qual gremista tem medo do Presidente Colorado?

  • luiz freitas diz: 30 de novembro de 2009

    POBRES SOMOS NÓS GREMISTAS,SÓ FICAMOS CONTENTES COM A DERROTA DOS COLORADOS,OU QUASE DERROTA,PQ EM 2010 VÃO ENCHER OS COFRES E PODEM DE LAMBUJA SEREM BI DA LA E AINDA BI MUNDIAIS.POBRE GREMIO…

  • JAKSON – colorado diz: 1 de dezembro de 2009

    o gremio não te time pra ganhar….

    pode morrer correndo, mas perde ao natural, entegar, 2008 sim tinhamos tima pra ganhar do são paulo, mas o gremio, hehehehe

    vai levar uma surra.

  • EduardoR diz: 2 de dezembro de 2009

    Ehehe…o esperneio é livre.

  • Paulo Jomar Torres de Freitas diz: 30 de novembro de 2009

    Santana, você que está dentro da RBS, por favor, consegue cópia, audio ou o que vale, das declarações dos dirigentes colorados, antes do jogo contra o São Paulo o ano passado. Se fizeres isso, na ZH, no Sala, na RBS, tenho certeza que darás um fim a esta polêmica do jogo de domingo. Santana, existe prova da atitude do Inter o ano passado. Mostra para os gremistas e colorados, usa os arquivos da nossa RBS, para não restar dúvida quanto ao pensamento da diretoria o ano passado.

  • Darlan Alves diz: 30 de novembro de 2009

    O que está acontecendo no futebol, nada mais é do que a realidade de noso cotidiano onde impéra a falta de ética, de profissionalismo, o deboche, o mal-caratismo etc. Por favor, quando pensarem em se investir de alguma moral em seus comentários PENSEM MUITO BEM.

  • Luciano diz: 30 de novembro de 2009

    A fórmula só é imoral se os clubes fizerem imoralidades, não?

  • Rodrigo Tomiello diz: 30 de novembro de 2009

    Caro Sant`Ana.Quando David Coimbra vociferou contra essa fórmula patética de campeonato,seus colegas da RBS discordaram.O que se vê são times entregando deliberadamente os jogos para verem desafetos perderem o título.Um desfavor a prática esportiva!Isso somente acontece por conta desse campeonato copiado do resto do mundo que nem por isso é bom.O futebol brasileiro vangloria-se de ser o melhor do mundo.Então porque copiar o modelo dos outros?A vanguarda não deveria ser aqui?

  • Guilherme, colorado diz: 30 de novembro de 2009

    cala a boca sant`ana, imoral é esse teu time, que não tem capacidade de disputar o titulo e quer entregar o ouro p bandido! Outra, o inter não depende do gremio, o inter só depende do gremio por incompetencia, então culpa do inter, não da formula do campeonato. Depender de alquem é atestado de incompetencia, pode dar certo, mas mostra que o incompetente tem menos chances de ser campeão, nada mais justo. Assim é os pontos corridos.

  • Fred diz: 30 de novembro de 2009

    A fórmula é perfeita, a mais justa, é preciso ser campeão por méritos, por ser melhor, não por sorte. Não se justifica seu raciocínio por acabá-la por esse único motivo explicitado. Essa situação é fato raro de acontecer. E mesmo quando acontece não é o fim do mundo, faz parte da competição. Para ser campeão por pontos corridos só depende sempre das próprias pernas. Já no mataxmata o fator sorte é fundamental, times melhores têm maiores chances de não serem campeões. Isso não é justo.

  • Heloísa Pires diz: 30 de novembro de 2009

    Se fizer tudo com humor,Sant`ana,não tem problema nenhum!…O problema maior é quando se leva a sério como tu levas!…Antigamente,o time até “entregava”,mas era de uma forma que tu tinhas dúvidas se isso de fato estava acontecendo. Os dirigentes passavam a semana toda prometendo garra, seriedade,seriedade,etc. No entanto,nunca ví anunciar com antecedência que isso será feito. Mais grave e triste ainda,quando parte de um comunicador que lidera uma boa parte de jovens torcedores!…

  • jaison diz: 30 de novembro de 2009

    macedo…
    não se trata de desonestidade ou de fraude…
    trata-se de interesses.
    a razão do grêmio existir, são seus torcedores. e nós queremos que o flamento seja o campeão. a razão é a torcida, e não a imprensa vermelha.

  • Bruno Costa – Gremista diz: 30 de novembro de 2009

    Sério.
    Mais uma vez vou reclamar e não ser escutado ou publicado nos comentários, mas isso não muda a verdade.
    O senhor Paulo Sant`Ana vem todo novembro afirmando imoralidades nesse espaço! E a RBS, não se pronuncia sobre isso?
    O que ele defende é um absurdo! Eu entendo que pessoas passionais de baixa instrução possam dizer algo assim, mas um formador de opinião? É isso que querem para o RS? A 37ª rodada foi festejada, teve 4,4 gols por jogo, e até contra isso ele fala! Até quando?!?!

  • Evandro diz: 1 de dezembro de 2009

    Com todo respeito Santana, com essa forma de pensar voce se acha uma pessoa integra, ética e moral? Nao me venha dizer que no futebol é diferente da vida comum, nao é, pois o futebol faz parte da vida de cada um e às vezes mostra a verdadeira PERSONALIDADE das pessoas. PERDEU pontos em meu conceito. Abraço.

  • Vitor diz: 30 de novembro de 2009

    E engracado como os gremistas falam como se tivessem decidindo alguma coisa. Nem se o Gremio quisesse ganhar ele conseguiria. O time nuna consegue um resultado positivo fora de casa. Alem disso, um “jornalista” que tem uma opiniao destas ja passou da hora de se aposentar. Depois reclamam da falta de profissionalismo no futebol. Paulo, tu e uma decepcao.

  • Rodrigo Furlan diz: 1 de dezembro de 2009

    Nada mais certo do que ver o Gremio se deixar levar em um jogo leviano contra o Flamengo. Vivemos na provincia do Rio Grande do Sul, somos gauchos e apenas nós entendemos o que é esse sentimento que entre outros o da rivalidade é um dos mais caracteristicos. Melhor do que ver o flamengo perder seria ver aos 47 minutos do segundo tempo um recuo de bola para o Victor e ele deixar a bola entrar no gol e após comemorar como se o titulo fosse nosso. Futebol é assim e o nosso rival jamais será campeao

  • Marcelo diz: 30 de novembro de 2009

    Verdade! O goleiro do Corinthians poderia ter defendido o pênalti! Era só esticar o braço, pois a bola passou bem do lado dele. Mas preferiu nem fazer isso! Deixou claramente a bola passar.

  • Xis diz: 30 de novembro de 2009

    És um velho cretino! Te aposenta,seu sem crédito.

  • Leonardo Avila diz: 30 de novembro de 2009

    Não tm conversa, tem que entrega e pronto. Se fosse o inverso o inter faria a mesma coisa. O inter não perde o campeonato porque o grêmio nao vai ganha do flamengo, mais pelas vendas erradas, contratações mau pensadas ou a falta delas, pela campanha ridicula no segundo turno, e outros tropeços colorado durante o ano. Então não joguem para cima do grêmio a culpa que é apenas do inter!

  • Erson Wolff diz: 30 de novembro de 2009

    Nao é necesario mudar a fórmula do campeonato. O que tem que mudar é o pensamento das pessoas. Isso é puro provincianismo, mesquinhez, egoísmo, mente curta para nao afirmar outra coisa. Aliás, nao é a primeira vez que o Gremio “perde” uma partida, ou “deixa de ganhar” como queiram . Lembram-se de Gremio x Juventude, campeonato gaúcho. O futebol gaúcho é o mais vitorioso dos clubes brasileiros. Essa é a “alma castellana”, Gremio ? Já é rotina rotina. Amanhá, nao reclamen.
    Erson

  • Vinicius diz: 30 de novembro de 2009

    O Grêmio não esperava q a situação chegasse a esse ponto. Senão, com certeza teria entrado com reservas antes, para evitar polêmica agora no final. Agora não tem mais oq fazer. Se ganhar, o Inter é campeão. Ninguém no Grêmio imaginou que iria chegar a isso e agora, a polêmica está no ar.

  • alfredo diz: 30 de novembro de 2009

    Santana…… pegaram no pe do gremio que deixou o sp buscar 11 pontos ano passado. pergunto se o pessoal se deu conta que o flamengo tava ao fim do turno, 9 pontos atras do inter. e hj ta 2 na frente,,,,,,,,,,,,, naum vao pegar no pe????

  • Darlan diz: 1 de dezembro de 2009

    Santana morei no Rio de Janeiro a assisti a jogos do INTERNACIONAL e do Grêmio no Maracanã. Gostaria de está perto de você quando o Maracanã com 80 mil cariocas gritar em coro GAÚCHOOOO VIADOOO para ver onde ficará sua emblematica rivalidade.

  • Alcf diz: 1 de dezembro de 2009

    SANTANA: O SEU COMENTÁRIO É REALMENTE UMA IDIOTICE. NUNCA SE PRESENCIOU UMA DISPUTA TÃO ACIRRADA ENTRE AS MELHORES EQUIPES DO PAÍS. SE A SUA SEQUER CONSEGUIU CORRER ATRÁS DA BOLAFAZER O QUE? O ARRAADO TEM COMO PANO DE FUNDO, NÃO ADMITIR SE O CAMPEÃO DA SEGUNDONA SEQUER VENCEU UMA ÚNICA PARTIDA FORA, PORQUE HAVERIA AGORA DE VENCER CONTRA O FLAMENGO?
    TRISTE MESMO, É VOCÊ DEFENDER O PERFIL DE FROUXOS QUE INTEGRAM O PLANTEL DA AGLOMERAÇÃO GREMISTA. TIRANDO THECO, O RESTO É O RESTO…

  • joceli velasque diz: 30 de novembro de 2009

    Sr Paulo Sant´Ana, após o jogo de ontem escuto, leio, penso e agora lhes digo, o gremio já colocou o seu maior rival na libertadores de 2010! Favor diga p/ mídia parar com essa história que o Grêmio pode, deve e tem que favorecer alguém. E mais, eles tiveram tudo para ser campeão do Brasil com sobras. E agora querem que o gremio faça o resultado que eles querem! hehehe!!! Lamentamos muito! VIVA A RIVALIDADE!!!

  • Alex Ruiz diz: 30 de novembro de 2009

    CHORAO.

  • Edson Lopes diz: 30 de novembro de 2009

    Quem torce contra seu time para beneficiar o rival é mais antirrival do que torcedor de seu próprio time!
    Pode ser oportunismo colorado falar isto, mas JAMAIS torcerei contra o meu INTER, mesmo que seja para sagrar o rival campeão.
    Que me compreendam os lúcidos e me respeitem os doentes!

  • Jean diz: 30 de novembro de 2009

    Saudações coloradas caro Paulo Santana,
    O Grêmio deu para o inter a libertadores? Só podemos dar o que nos pertence! e a vaga da libertadores esse ano nao pertenceu em momento nenhum ao grêmio, e portanto nao poderia nos presentiar. outra visão distorcida sobre ética, não é culpa da fórmula caro Santana mas sim das pessoas. Me recordo muito bem quando o Rubinho entregou para o Schumacher a corrida na última volta, está para se repetir o fato!! culpa da regra da F1?
    Se cair caia de pé!!

  • Cesar De Cesaro diz: 30 de novembro de 2009

    Po Sant`ana, olha que final de campeonato magnifico. Vou assistir à partida com a camisa do Gremio. Nada pode ser mais divertido do que poder impedir o time rival colorado de ser campeao. A gente perde sò 1 partida e eles o campeonato. ta certo que entregar jogo nao faz parte da alma castellana gremista, mas o campeonato è feito de resultados. E os jogadores tricolores precisam de ferias. Vamos entender isso e dar chance aos reservas de provarem o gostinho de jogar com o campeao brasileiro heheh

  • Colorado diz: 30 de novembro de 2009

    Comentário rídiculo…
    por isso que o grêmio com esse pensamento não ganha nada!

  • Eliseu Drummond diz: 30 de novembro de 2009

    Que choradeira… Tu ta cada vez mais chorão Santana!!!! A fórmula é perfeita. Premia o melhor. A culpa não é da fórmula e sim da incompatência dos times que tiveram o caneco na mão e não souberam aproveitar; Inter, São paulo, Palemiras e Galo tiveram tudo na mão e foram incompetentes. Ponto. O Inter nào precisa do gremio pra nada. Entreguem o jogo, dêem risada (como se tivessem muito motivo pra rir mesmo…) e assistam a Libertadores 2010 pelo Sportv!! E parem de reclamar da fórmula! Buááá !!!

  • QUE CAPACIDADDE diz: 8 de dezembro de 2009

    ESSA É A FORMULA QUE OS SAFADOS ,FALCATRUAS E SEM -VERGONHAS DO FUTEBOL BRASILEIRO ACHARAM PRA ACABAR COM FUTEBOL LIMPO ,É SIMPLES,ELES USAM OS MESMOS “MÉTODOS” DA PO0LÍTICA BRASILEIRA,ONDE PARTIDOS QUE ESTAVAM A SÈCULOS NA RIVALIDADE,SE OBRIGAM A SE “COLIGAREM”PRA GARANTIREM PODER ABSOLUTO,ISSO É UMA ,VERGONHA….

  • Tah Loco diz: 30 de novembro de 2009

    Entregar o jogo ? Com esse timeco de losers aí não precisa… agradeçam se não levarem uma sacola do Flamengo !!!

  • Titiozão diz: 30 de novembro de 2009

    Aventar qualquer possibilidade de jogar para não ganhar,é um atestado de ética rasa e de imoralidade. É o mesmo que conviver complacentemente com a corrupção,principal chaga que atrasa o desenvolvimento de uma sociedade.Temos que dar exemplo de dignidade e retidão, não reproduzindo o que o Inter nos fez no ano passado.Não a “Lei de Gérson” e fora corruptos!

  • joao carlos diz: 30 de novembro de 2009

    santana já tá escrito .final
    veja a ironia ,,fla campeão ,,vasco campeão
    final dois ultimos se safando ..
    carnaval no rio começa dia 06/12 só termina na quarta de cinza…é só alegria
    formula .ranking 20 primeiros..campeao e vice,, turno e returno..quadrangular deu

  • ricardo GREMISTA diz: 30 de novembro de 2009

    OS SACIS ESTÕ BRABo? FAÇAM UM OUTRO DVD TAMBÉM! SERIA O SEGUNDO DO ANO!
    ALÉM DE SER O MAIOR AZARÃO DO MUNDO O MAIOR CHORÃO DO MUNDO ATACA NOVAMENTE. O grande time do povo (Qual deles?) teve mais uma façanha na história para contar aos descendentes: apareceu na libertadores na finaleira.. devido à resultados POSITIVOS do GREMIO, uma combinação desastrosa de resultados de outros times e ROUBOU do time rebaixado na penultima rodada. Essa é a tua história SACI! AMARGEM MAIS 30 ANOS SACI!

  • Vicente diz: 30 de novembro de 2009

    Da-lhe Santana, temos que acabar com essa formula que favorece aos que ja sao favorecidos! Pela midia, pela arbitragem, pelas cotas da TV.

  • Daniel Carvalho diz: 30 de novembro de 2009

    Tu é a cara do Gremio!!!! Arrogante e reconhecido nacionalmente como um idiota… assim como teu porto alegrense… alias internacionalmente, se duvidas caminhe pelo caminito em Buenos Aires e veja o que seus queridos hermanos pensam de voces! Tu vai sofrer mais que nós nesse fim de semana. Santana C—-O nunca mais vai ser campeao!!

  • JEFERSON ROSSO diz: 30 de novembro de 2009

    Eu era te leitor, mas nunca mais. Rivalidade é uma coisa, paixão cega sim, porém propor maracutaia, desleadade, é demais p/ mim. Quero ver vc. cobrar honestidade dos políticos, se prega o anticaratismo, o desvio de conduta

  • Daniel diz: 3 de dezembro de 2009

    Mas pra que tanto alarde dos chorolados??? Cade a dignidade quando escalaram reservas e levaram 3 do Sao Paulo em 2008??
    Agora e mengo na cabeça!!

  • JOSÉ MELLO diz: 30 de novembro de 2009

    O GRÊMIO VAI ENTREGAR O JOGO E NINGUÉM VAI PROVAR NADA, POIS QUANDO O PAYSANDU ENTREGOU O JOGO PARA O INTER EM 2002, CHEGANDO AO PONTO DE TODA A TORCIDA FICAR DE COSTAS NO ESTÁDIO EM REPRESÁLIA. FOI UM JOGO QUE OS JOGADORES DO PAYSANDU NÃO DERAM UM CHUTE NO GOL. UMA MARMELADA. E DAÍ, NINGUÉM PROVOU NADA. E NO ANO PASSADO O INTER ENTREGOU PARA O GOIAIS O JOGO PARA SE VINGAR DO CORINTIAS, MAS NINGUÉM TEM PROVA. ENTÃO CHOREM SEUS CHOROLADOS. NADA COMO UM DIA APÓS O OUTRO.

  • Eduardo diz: 30 de novembro de 2009

    De todos os times envolvidos com a decisão de campeão do brasileirão o que ficou com o maior pepino é o Grêmio, tem que manchar a sua história jogando para perder, Palmeiras, São Paulo, Flamengo e Inter jogarão para ganhar mas o Grêmio, se amolecer para o Flamengo, vai dar vexame nacional e internacional pois o jogo será transmitido para outros paises.

  • Flavia Avila diz: 30 de novembro de 2009

    Caro Paulo Sant`Ana, o Grêmio foi o time que mais fez gols, e nem classificado para a Libertadores está. O 3° time que mais levou gols (Goiás), está um ponto atrás do que mais fez gols. Campeonato por ponto corrido é RESULTADO. Ano passado o Grêmio fez o mesmo número de pontos que o São Paulo e não levou o caneco, um empate a mais teríamos levado vantagem. Mas mesmo assim, prefiro este tipo de fórmula, pois privilegia a equipe que sabe aproveitar mais as oportunidades.

  • J SCHNEIDER diz: 30 de novembro de 2009

    SANTANA O TITULO QUE FALTAVA PARA O GRÊMIO. O BôBô DA CORTE …

Envie seu Comentário