Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Assaltos de alto risco

04 de junho de 2010 4

Com aquele assalto de anteontem a um banco em Gramado dos Loureiros, em que uma pessoa que não era assaltante nem policial caiu morta durante a ação e um ex-prefeito foi ferido e morreu ontem, fiquei a cismar sobre essa “profissão” de assaltante de bancos.

Eles saem do ramo de assaltos comuns por ser menos lucrativo, vão direto aos bancos, onde o dinheiro está vivo e não necessita de receptador.

Mas o que me encasqueta é a coragem desses homens que se arremessam a assaltar bancos.

Eles sabem que em algum desses bancos será dado o alarma, a polícia acudirá a agência, fatalmente haverá o enfrentamento e, mais dia, menos dia, eles serão atingidos por uma bala na caçada.

Pois, mesmo assim, intentam os assaltos de peito aberto. É uma profissão que logo em seguida acabará, na melhor das hipóteses, na prisão, mas com muita chance de serem mortos no combate contra a polícia ou contra as próprias vítimas.

*

O assalto a banco era um roubo proverbial nos filmes de faroeste.

Mas sempre o assalto a banco exigia muito planejamento, demora de meses para o preparo das providências.

Agora, não. Todos os dias há notícias de assaltos a banco na Grande Porto Alegre ou no Estado. Vulgarizaram-se.

Parece que os ladrões escolhem a esmo as agências a serem assaltadas. É tão grande a insistência desse tipo de delito, que por vezes algumas agências são assaltadas três, quatro, cinco vezes num ano.

*

Viraram moda também os assaltos a banco em pequenas cidades do Interior, embora não tivessem eles cessado em Porto Alegre.

Logo, não importa aos assaltantes se as agências têm pouco ou muito movimento, o mesmo acontecendo com os arredores das agências assaltadas.

Pode ser o assalto como foi anteontem esse de Gramado dos Loureiros, em localidade pacata, como podem também os assaltos se verificar em agências de avenidas movimentadas da Capital, acontecidos aqui até mesmo em agências localizadas em repartições públicas, universidades etc.

*

Os que se atiram a assaltar bancos ou carros-fortes são ladrões perigosos. Pelo simples fato de que sua ação é muito temerária, isto é, eles estão dispostos a tudo, entendem como muito provável a chance de serem apanhados, estão preparados para o enfrentamento com a polícia, tornam-se assim destemidos para o que der e vier.

*

E dói saber-se que os bancos têm seguro para o dinheiro que lhes é roubado, isto é, o prejuízo é sempre para os transeuntes ou clientes que são surpreendidos pelos assaltos e são mortos, como foram duas pessoas de Gramado dos Loureiros, que nada tinham a ver com a dinâmica do assalto.

Ou, então, são policiais que tombam no cumprimento do dever. Os bancos, vítimas dos roubos, no entanto, por terem seu dinheiro segurado contra roubos, nada sofrem.

Não é irônico que morram clientes, populares, policiais, em assaltos que não causarão qualquer prejuízo aos bancos?

Muito irônico e dá o que pensar.

* Texto publicado hoje na página 63 de Zero Hora

Comentários (4)

  • Carlos Santos diz: 4 de junho de 2010

    Tem alguma coisa muito errada por aqui.
    Por que existem tantos bancos, por que os bancos sempre estão cheios de gente. que pela aparência são de poucos recursos.
    Quem tem muitos recursos não vai aos bancos, só pobres vão á bancos.
    Então pelo jeito não sou pobre, pois nunca vou a bancos pois caixas automáticos existem em qualquer lugar.
    Porém, tento uma vez por ano ao menos visitar o gerente da minha conta.
    Resolvo tudo sem ir á bancos.
    Com toda a tecnologia moderna, bancos não precisariam abrir ao público.
    Mas aí, para onde iriam os excluídos?
    O orgulho deles é estarem nas filas dos bancos.
    Me desculpem, mas alguém, um dia, deveria dizer isso.
    Tudo isso acntece, porque temos governo rico com povo pobre.

  • mario porto alegre diz: 4 de junho de 2010

    1) Após as privatizações, nenhuma agência bancária deficitária permanece aberta. Assim, os ladrões somentem precisam saber quais dias tem mais dinheiro em caixa. E isso é muito fácil, basta descobrir qual o dia de pagamento da empresa ou instituição que a Ag. bancária atende. Pois todas as agências independente de terem movimento de público, em algum dia do mês, tem grande quantidade de dinheiro.

    2) Faltou enumerar nos prejuízos, os traumas sofridos pelos empregados de estabelecimentos bancários, os quais, muitas vezes, ficam com danos psicológicos irreparáveis.

    3) Os roubos de banco migraram para cidades do interior, pois nelas a segurança pública é bisonha e despreparada, tanto em armas como em viaturas.

    4) Morrem clientes e e populares, pois ocorrem tiroteios em locais cheio de pessoas. Porque não esperar os meliantes se retirarem para o local ermo para a então atirar? Porque provocar tiroteio em locais com pessoas que nada tem a ver? Resposta: despreparo.

  • jorge diz: 4 de junho de 2010

    Na sua maioria, os assaltantes de bancos são pessoas bem treinadas, bem vestidas, e cujo intuito é apenas roubar o dinheiro. Ocorre que quando o funcionario do banco ou o vigia, todos mau ou nunca treinados para um assalto, aperta o alarme, com a chegada da polícia, começa o tiroteio. Ora, os bandidos são treinados e com melhor poder de fogo. Logo as vítimas deste confronto serão os funcionarios, clientes e alguns policiais da ocorrencia. Depois da fuga, com a chegada de reforços policiais, os bandidos quando acuados, se entregam. De tudo isto resta uma grande lição: O banco tem seguro, receberá os valores perdidos, os mortos serão noticias nos jornais, os bandidos quando presos, em breve voltaram as ruas. E a pessoa que apertou o alarme deverá ficar afetada psicologicamente por um bom tempo, pelo seu ato, pois trouxe beneficios apenas aos donos do Banco.

  • nelson L diz: 5 de junho de 2010

    Sr Mario Portoalegre: Só para esclarecer….O sistema bancario brasileiro é mais estatal que privado.A que privatizações voce se refere? à do Banco do Brasil o maior de todos e sempre aumentando(acabaram de comprar a Nossa caixa de SP,metade do banco votorantim e o banco da Patagonia)?a da Caixa economica Federal,o maior agente de credito imobiliario do pais(acabaram de comprar 35% do banco panamericano do Silvio Santos)?a do BNDES,que sózinho empresta mais que todos os demais bancos juntos?A do banco da Amazonia? A do banco do nordeste? A do Banrisul?Para seu conhecimento,no caso dos itens 2,3 e 4,a maioria dos assaltos ocorre em agencias de bancos estatais(os motivos são óbvios é só pensar um pouco,e não é por despreparo da policia).Portanto meu caro,antes de fazer alegações infundadas,com fins meramente politicos,pensa um pouco e seja menos parcial!!!!Voce deveria é procurar entender porque os bancos estatais estão crescendo tanto!!!

Envie seu Comentário