Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Golaço na segurança

23 de junho de 2010 13

O Guerrinha, nosso companheiro aqui da RBS, é vidrado em turfe. Lê todas as revistas sobre cavalos, acompanha as corridas em Rio e São Paulo e no resto do mundo.

O Guerrinha é um grande apostador do turfe e já foi locutor (e dos bons) de corridas de cavalos.

Esses dias, o Guerrinha estava dormindo em casa e tocou o telefone. Era o gerente do banco:

– Guerrinha, quero te avisar que o papagaio venceu.

E o Guerrinha, ainda lutando contra o sono:E quem foi que entrou em segundo?

*

Não se faz omelete sem ovos, assim como não se faz segurança pública sem policiais.

Por isso é que se deve saudar efusivamente a iniciativa da governadora Yeda Crusius de criar mais 3 mil vagas para soldado da Brigada Militar, depois que, recentemente, foram incorporados ao efetivo da força outros 3,5 mil aprovados em concurso, que já estão nas ruas.

*

Ao mesmo tempo, a governadora determinou que não sejam só os 157 primeiros colocados no concurso de delegado de polícia a serem chamados ao preparo da Escola de Polícia: numa guinada, vai mandar chamar 257 novos delegados aprovados em concurso.

Eles vão se somar a 605 inspetores e escrivães de polícia que estão cursando a Academia de Polícia e em breve já assumirão seus postos, ansiosamente esperados pelas delegacias do Interior e da Capital.

*

Nunca foram admitidos tantos policiais como ultimamente. A última grande leva de delegados foi realizada pelo governo Olívio Dutra, em 1999. Segundo Zero Hora, 147 então se formaram.

Sucessivos governos sucatearam a Polícia Civil, minguando seus quadros, de sorte que no ano passado o efetivo total era de pouco mais de 5 mil policiais, o mesmo número de 40 anos atrás, apesar do crescimento geométrico da criminalidade e sem acompanhar o acréscimo de população.

*

Não sei o que houve, só pode ter dado a louca na governadora para admitir tantos policiais. É tão inusitado, que parece estranho, embora se deva elogiar profundamente essa medida de tentar espalhar por todos os cantos do Estado cada vez mais policiais civis e militares.

*

Com estes novos 3 mil PMs que vêm aí, o déficit de pessoal na BM fica preenchido, déficit zero.

E, na Polícia Civil, é imperioso fazer crescer o quadro, as delegacias de polícia não têm dado conta dos inquéritos e de outros serviços por falta veemente de pessoal.

Espera-se, com esta ação, não que cessem as reclamações dos gaúchos quanto à falta de policiamento, mas que diminuam bastante as críticas.

Quanto mais policiais houver nas ruas e nas delegacias, quanto maior for o número de vagas nos presídios, melhor poderá se combater esta peste violenta da delinquência que se impregnou na pele do tecido social nos últimos anos como uma maldição.

* Texto publicado hoje na página 47 de Zero Hora

Comentários (13)

  • Ego diz: 23 de junho de 2010

    Apesar do mandato da Yeda ter sido bom para algumas partes, e pessímo para outras (onde eu me enquadro), ela deu um grande passo com o implante de mais segurança no RS. Mas por que a mesma não fez isso no início de seu mandato? Será que ela já está fazendo campanha para sua reeleição?
    Abraço! Admiro seu Gremismo Sant’Ana!

  • Maria diz: 23 de junho de 2010

    O fato é que “numa guinada” a Governadora convocou somente os 157 primeiros colocados, os quais, inclusive, já começaram o curso de formação. O restante está há uma semana com um pop up do site da Acadepol, o qual informa que a qualquer momento a Governadora poderá autorizar a chamada de mais 43 aprovados. E, por enqto, é só isso.

  • luiz diz: 23 de junho de 2010

    SANTANA. FAZ TEMPO QUE DIGO; O NOSSO IO GRANDE DO SUL NUNCA TEVE GOVERNADORA TÃO BOA. ´É SÓ ANDAR POR ESTE ESTADO QUE SE VE TUDO O QUE ANTES ESTAVA PARADO E QUE AGORA ESTA CONCLUIDO OU CONCLUINDO GRAÇAS A AÇÃO DETERMINADA E EFICIENTE DESSA QUE NA MINHA OPINIÃO É A MELHOR GOVERNADORA QUE O ESTADO JA TEVE.

  • tiago diz: 23 de junho de 2010

    Ta acordando tarde o guerrinha hein !!!

  • Carlos Dias diz: 23 de junho de 2010

    Prezado Sant’Ana. Quando um político faz alguma falcatrua devemos cair de pau em cima, mas também devemos coerência e destacar os pontos positivos. Realmente no que se refere à segurança pública melhorou muito. Fazia tempo que eu não via brigadianos fazendo patrulhamento ostensivo, a pé, nos bairros, agora isso é uma realidade. Deve-se destacar também a renovação da frota de veículos. Um ponto que precisa ser melhorado pela polícia civil é o antendimento ao público, em duas ocasiões que precisei prestar queixa não fiquei muito satisfeito. Transpareceram uma certa indiferença com o problema que eu estava passando. Pena que teve o episídio do DETRAN, senão esse governo seria ótimo.

  • Osvaldo Ávila da Rocha diz: 23 de junho de 2010

    Senhor Paulo Sant’Ana:

    Torço para que o aumento na quantidade de brigadianos e viaturas novas nas ruas resulte em diminuição da criminalidade, mas essas medidas tomadas na reta final do mandato da governadora cheira a jogada eleitoreira. Além da governadora se preocupar com a segurança somente no final de seu mandato, pesa contra seu governo o caso DETRAN e aquela vontade desmedida de renovar o prazo das concessões de pedágios de nossas estradas.

  • João Alonso da Silva diz: 23 de junho de 2010

    A segurança pública melhorou? Sim, melhorou! Mas para uns poucos (Delegados, Coroneis, Tenentes Cels e Majores) que ganharam reajustes de 24% retroativos, que ganham representações de mais de R$ 4.000,00 para cobrarem dos “outros” que se arrisquem e trabalhem carregando o “piano” sozinhos. Para os demais, deixem o contribuinte tomador do serviço responder, principalmente depois de buscar algum serviço essencial numa repartição policial (digo, pardieiro público). Quanto aos PMs mais mal pagos do Brasil, tudo “maravilha”. Daí a certeza absoluta da releição da Puff.

  • gustavo diz: 23 de junho de 2010

    OUTRO ANIMAL SOFRENDO NAS RUAS POR CAUSA DESTES CARROCEIROS MEDIUCRES…ATÉ IA PEDIR UM POST TEU…MAS TU SÓ FALA BESTEIRA..

  • Leila diz: 23 de junho de 2010

    Sant’Ana, só não concordo com tua postagem anterior sobre que técnico turrão não combina com Seleção. Ainda bem que tivemos Felipão. Prefiro os turrões do que os educados perdedores. Beijos.

  • Paulo Vilella diz: 23 de junho de 2010

    O Seu Paulo santana não malhe o nosso Dunga, ele é um simbolo colorado gaucho e brasileiro honesto , assim como o senhor, gremista, gaucho e brasileiro honesto!
    O dunga não é violento,o dunga é gauchão
    Um abraço

  • Carlos Santos diz: 24 de junho de 2010

    Alguém precisa abrir a caixa-preta da Segurança.
    Qual é o quadro total?
    Quantos fazem realmente o policiamento?
    Aí todos verão a grande discrepância.

  • rubem lacerda couto diz: 24 de junho de 2010

    dá-lhe santana, ouço o teu comentário na gaucha, no programa do macedo, acho que alguem de falar a verdade, parabéns pela tua trajetória.

  • Tiago. diz: 25 de junho de 2010

    Grande Sant´Ana, parabéns pelos assuntos abordados com tanta perícia e qualidade.

Envie seu Comentário