Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Duas previsões

26 de junho de 2010 13

Sempre tive a mania das previsões. E, quando me tornei cronista, fiquei ainda mais tentado a fazer previsões, pelo simples fato de que não pode haver maior privilégio para os leitores do que conhecerem os fatos antes mesmo de eles acontecerem.

Então, eu não sei se os leitores notam, mas esta coluna esteve sempre crivada de previsões.

Uma delas passou talvez imperceptivelmente por todos. Eu a fiz faz uns 35 dias: afirmei aqui nesta coluna que Dilma Rousseff ganhará as eleições presidenciais.

Quando fiz essa previsão, não era fácil de fazê-la: nas pesquisas, José Serra estava à frente de Dilma quase 10 pontos.

Pois, na pesquisa Ibope de anteontem, apareceu Dilma com cinco pontos na frente de Serra, antevendo uma vitória da candidata petista que foi prevista por esta coluna.

*

As minhas previsões não são lunáticas ou lotéricas ou de chutes. Elas são baseadas em análise acurada e meticulosa da realidade. Vou montando razões e antirrazões, chego em seguida a uma conclusão.

No caso, previ que Dilma Rousseff seria a presidenta porque eu acredito ser impossível que Lula não transfira o seu imenso prestígio, atestado nas pesquisas, para a candidata que escolheu.

Há muita gente que diz que prestígio em eleição é intransferível. Mas, para mim, é tão imenso e amassante o prestígio de Lula, que inevitavelmente ele se transferirá para Dilma nas urnas.

*

A outra previsão que tenho a fazer aos meus leitores é arriscadíssima, mas há dias estou tentado a fazê-la: o Brasil será hexacampeão mundial.

Decidi ontem divulgar essa previsão, que está na minha cabeça há dias, quando foi designado o adversário do Brasil, agora, nas oitavas de final: o Chile.

Historicamente, de cada 10 jogos entre Brasil e Chile, o Brasil vence oito. Além disso, não bastasse a superioridade histórica e atual do Brasil, soube-se ontem que o Chile não contará com três jogadores para a partida contra o Brasil, em função de cartões de suspensão.

Mais ainda, de acordo com a tabela de jogos montada para esta Copa do Mundo, o Brasil só terá um sério e relativamente temível adversário até a finalíssima: a Holanda. O resto todo será barbadinha.

*

Evidentemente que cogito que a finalíssima deverá ser entre Brasil e Argentina, jogo dificílimo de prever o resultado.

Ainda assim, julgo que o Brasil se muniu de melhores recursos que a Argentina para esta Copa.

E aposto no Brasil para campeão.

*

Já previ de tudo nesta coluna. Acertei a maioria das previsões. Mas já tive também previsões erradas. No entanto, foram minoria.

Aí estão as minhas duas barbadas dos últimos 35 dias: Brasil campeão mundial e Dilma Rousseff eleita presidenta.

Previsões que foram fruto de demorados estudos sobre as circunstâncias da Copa e da eleição.

E eu tenho fé de acertar as duas. Mas faço previsão só para prever, não são frutos do meu desejo.

Quando previ, há 35 dias, que Dilma seria eleita, embora naquela época ela estivesse quase 10 pontos atrás de Serra, muitos eleitores me escreveram, chamando-me de petista.

Não tem nada de petista, quem conhece os assuntos e é cronista tem a obrigação de prever.

*Texto publicado na ZH deste sábado

Comentários (13)

  • erivan dos santos diz: 26 de junho de 2010

    aiaiaiaiaiaiaiaiaiaiaiaiai chama a mami que o papi esta loquito de sua cabecita alguns dias atras este mesmo paulo santana escreveu que nao torceria pelo brasil e que o brasil dificilmente passaria p outra fase que a seleçao era uma vergonha sera que se arrependeu pelo amor de dio paulo vce e mto pe frio continua torcendo pela argentina e para de escrever tantas asneiras continua achando q o teu gremio e a seleçao e deixa a seleçao brasileira em paz estou achando q andou levando um puchaozinho de orelhas que fez com que tu mudasse de opiniao rapidamente

  • Jero Mafalda diz: 26 de junho de 2010

    Sant’Ana, nunca gostei de você, não aprecío suas crônicas e não escondo isso, porem hoje eu gostei, quero deixar claro que não sou Petista, mas assim como você sei que o PT ganha novamente, o que acho ser o melhor no momento. Quanto a seleção, essa sim, sou fanático, maluco, doente por futebol e consequentemente pela seleção.

    Espero que tu acerte os dois resultados, talvez, assim eu possa começar a simpatizar com teus pensamentos.

  • marcos diz: 26 de junho de 2010

    Paulo Santana

    E o colorado contra o São Paulo qual é tua opnião?

    Abraço

  • Nani Oliveira diz: 26 de junho de 2010

    Parabéns pela lucidez nas previsões,memso depois de teres te declarado “torcedor da Argentina”!
    Dilma ganha no primeiro turno e o Brasil será hexa INVICTO!

  • TULIO MARAGNO CECONI diz: 26 de junho de 2010

    OLA SANTANA, ESTOU TE ESCREVENDO PELA PRIMEIRA VEZ , EMBORA SEJA SEU FA DA SALA DE REDAÇAO E SOU COLORADO( MAS INFELIZMENTE VOCE E GREMISTA), MAS NA VERDADE CONOCORDO COM VC E TE PERGUNTO. HISTORICAMENTE GOVERNOS POPULISTAS NO BRASIL NAO CONSEGUEM ELEGER SEUS SUCESSORES, SERA ESSA VEZ A EXCEÇAO ?
    ABRAÇO
    TULIO CECONI

  • marcelo diz: 26 de junho de 2010

    quem será campeão da libertadores essa está facíl?

  • dorico diz: 26 de junho de 2010

    Santana tambem gosto de fazer previsao e com visse ontem, serra podera ganhar sim, e ganhara se partir PRA POLITICA DE VERDADE pq ate agora, falou pra burgues, tera que FALAR A LINGUA DO POVAO, com o lulala faz com extrema falidade. E, agora minha maior previsao que infelizmente tenho que fazer: gremio chegara no final do ano, fara da libertadores e MUITO ENDIVIDADO NOVAMENTE, sem joqador pra vender com excessao do WILLIAN MAGRAO. SILAS sera o maior fracasso ja visto, porque acabou de decretar sua derrocada, depois da burrice de ferdinando e willian, resolveu optar pelos velos e nao pelos garotos, assim, vai queimando um a um, como o roberson, antes pro ju, bergson fora de posicao, fernando no bando muitas vezes nem isto, agora vitou seu canhao para o Mario Fernandes se o seu empresario nao souber agir, – a direcao do gremio em nunhum momento demonstrou que pode fazer isto – o garoto sera mais um SUCUMBIDO. Fico imaginando: SILAS NO SANTOS o desastre daqueles garatos? Que pena que seja no gremio e que EU TORCI MUITO PRO GREMIO CONTRATAR esta mala ao inves do atual tecninco santosm ou errinho BASICO ….. ALGUEM PODERIA ORIENTEAR O SILAS e SALVAR O NOSSO GREMIO? Nao precissamos ser compeos, basta NAO AFUNDAR DE NOVO.

  • A verdadeira previsao diz: 26 de junho de 2010

    2006 se repete o Brasil não vai ser campeão oi I…….

  • Espaço perdido diz: 26 de junho de 2010

    Prezado Paulo: caso não soubessemos que és um grande “gozador”, poderíamos até dar crédito a tuas “antevisões”, mas vamos lá. No caso da presidência (Serra x Dillma) se cada um representase as faces de uma moeda, “de cara” já terias 50% de chance de acerto, contudo, como política pode ter seus caprichos, não se esqueça que o teu carismático e inocente presidente não tem conseguido transferir sua simpatia para petistas de importantes colégios eleitorais, ou não lembras o que aconteceu com a derrota de Marta Súplica em SP? só relaxando e gozando, não é? – Quanto a possibilidade do Brasil ser novamente campeão o terreno é ainda mais perigoso, visto que as arbitragens nesta copa estão parecidas com as do S.T.F.! Jabulani nelles! Abração.

  • Sergio Thomaz diz: 26 de junho de 2010

    Paulo. Campeão vai ser BRASIL, as eleiçoes vai ser Dilma. Não sou PT não tenho partido isto e uma opinião. Paulo Gostaria de ver voce comentar a materia que o Treinador do Gremio fala que M. Fernandes não e o seu titular e sim Ozeia isto e uma piada com os guris do e O PATRIMONIO DO GREMIO. o Silas ta virando um grande EMPRE$$ARIO. Titular somente que ele traz. Alguem tem que falar pela TORCIDA TRICOLOR. Um abraço deste Gremista que adimira o teu TRABALHO.

  • Otavio Campos diz: 26 de junho de 2010

    Caro Paulo Santana.

    Sinto em contradizer uma de suas previsões.

    Mas………O URUGUAY VAI SER CAMPEÃO DO MUNDO…….com a Argentina de vice.

  • Cristiano diz: 26 de junho de 2010

    Desta vez não fecho contigo e acho que tu não fostes feliz nesta previsão. Um time com futebol burocratico como esta seleção de Dunga jamais será campeão. Antes dela tem o Uruguay e Argentina. Aposto da raça e futebol objetivo do Uruguai ou no futebol bem jogado da Argentina. Uma dessas duas será a campeã de 2010.

  • JBCosta diz: 28 de junho de 2010

    Deus te ouça! E que castigue esses “brasileiros” que torcem a favor da Argentina e Uruguai.
    Só podem ter comido manga com febre!!!!!Coitadinhos!Quintas-colunas, isto sim!
    Duvido que exista algum uruguaio ou argentino que torça para a canarinho. Duvido.
    Papelão!!!!!!!!!!!!!!

Envie seu Comentário