Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Severas proibições

17 de julho de 2010 25

É o tempo da proibição, estão proibindo tudo.

Noto que estão proibindo o sexo.

Primeiro, proibiram o sexo anal, por causa da aids.

Agora estão proibindo o sexo oral, causa câncer na boca.

E vão acabar proibindo o sexo manual.

Ora, vão se lixar! Proíbam logo o desejo.

*

Ah, áureos tempos aqueles em que eu fazia sexo três vezes por dia. Ah, esplendorosos tempos em que eu fazia tanto sexo, que por vezes era obrigado a fingir que tinha orgasmos.

Ah, belo tempo da grande demanda sexual, eu fazia sexo em casa à noite, sexo depois do Sala de Redação e finalmente sexo antes de ir para casa. Era bala e bala, um tiroteio.

*

Mas, se não me importo mais com a proibição do sexo por ter vencido meu prazo de validade, importo-me todavia com as outras proibições que me atingem: noto uma campanha na mídia para que não se coma massa nem arroz, ambos contêm imensa carga de carboidratos, fatais para o organismo.

Cá para nós, se não podemos comer arroz e massa, o que afinal iremos comer?

Então vamos comer carne? Mas há uma enxurrada de recomendações científicas para que não se coma carne vermelha.

De que cor querem que eu coma a carne, então? Azul?

*

Nem vou falar nos conselhos ou imposições para que a gente não fume. Já virou uma chatice o antitabagismo.

E também nos condicionam para não beber.

E os telespectadores, ouvintes, leitores, diariamente são aconselhados tanto a não consumir cocaína quanto ovo, que altera o colesterol.

A cocaína, lá sei eu o que altera.

*

Não se pode fumar maconha, cheirar cocaína, mas, por outro lado, o paciente é condicionado a não comer doces ou quaisquer outros alimentos que contenham açúcar.

O pobre do ouvinte fica atarantado. Esses dias, li um artigo que condena a ingestão de todas as espécies de biscoitos e bolachas.

Só não ouvi ainda conselho para não comer verduras e legumes. Prega-se que se deve comer verduras e legumes. Muita verdura, sempre verdura, proclamam os vegetarianistas.

Mas eu quero declarar veementemente que não sou coelho!

*

Proíbem-nos de fazer sexo e de comer a gordura da picanha. Mas, se não se pode comer a gordura da picanha nem a carne vermelha, não se pode comer a picanha em si. Como se irá imbecilmente evitar a gordura da picanha?

Quem sabe, nos permitam que comamos charque. Ah, charque não, porque está embutida nele alguma gordura.

Chegou-se ao cúmulo nos conselhos científicos de condenar-nos o consumo do sódio, isto é, do sal.

Mas, se nos proíbem todas as comidas, de que adianta nos proibirem o sal?

Sal, açúcar, ovos, doces, massas, arrozes, tudo proibido, de que acham esses metodologistas vamos nos alimentar?

Está impossível viver assim, eles vão acabar nos convencendo de que é agradável morrer.

De inanição.

Já notaram que essas campanhas proibicionistas têm um só objetivo, que é nos privar de todo e qualquer prazer?

Sádicos!

* Texto publicado hoje na página 39 de Zero Hora

Comentários (25)

  • ELTON HAEFLIGER diz: 17 de julho de 2010

    Isso me lembra a estória do cidadão que tentava acostumar seu cavalo a não comer. Conseguiu que o cavalo não comesse no primeiro dia. Encorajou-o a não comer no segundo dia. O mesmo ocorreu no terceiro dia. Mais adiante, quando o cavalo parecia ter se habituado a não comer, finalmente MORREU.

  • Daniel diz: 17 de julho de 2010

    Somente pessoas com um intelecto privilegiado como o “Pablo” conseguem escrever tantas rabugisses e ainda assim ser um deleite para o leitor.

    Parabéns Sant’Ana.

  • Douglas diz: 17 de julho de 2010

    Bah, que texto!
    Muito bom mesmo, ainda bem que tem alguém como você para dar um basta nessa frescurada!

  • nei diz: 18 de julho de 2010

    De fato, proibir é a lei. Primeiro promovem que isso e aquilo é de bom uso para saúde e, depois, vem o reverso baseado em novos estudos. Primeiro o ovo era uma boa alimentação; depois, um veneno para o coração, pois aumentaria o colesterol e, de uns tempos para cá, voltaram atrás para afirmar que é benéfico, tanto quanto o café, o chocolate etc. Mas, ao que parece, os cientistas não se entendem e, vez por outra, publicam contradições inacreditáveis. Acho que as proibições são parte daquilo que chamam de politicamente correto, que nada mais é senão o grupo fazendo pressão para que sejamos parte dele, ou ficaremos de fora. É como se todo mundo fosse realmente igual. E, pelo que parece, ninguém vai proibir de novas proibições serem criadas…

  • Rafael diz: 18 de julho de 2010

    Santana,
    Nossa dentição é onívora, ou seja, isto prova que temos dentes pra devorar carne e dentes para macerar vegetais. Ou seja, esta história de não querer matar os pobres animais é ridícula e, ao passo que isso vem sendo feito, estamos devorando mais plantas que por sinal, também são seres vivos. Como biólogo condeno esta desculpa esfarrapada. Porém condeno também os frangos, suínos e outros animais que vivem trancafiados sendo contaminados por hormonios e vivendo infelizmente à espera de sua morte. Condeno também os transgenicos e plantações massivas com quantidades enormes de venenos que poluem nossas aguas e matam nossos peixes. Mas a questão agora é alimentos. O ser humano passou a ser sedentário graças a tecnologia, que todos tanto amam. Ela está nos levando mais cedo ao encontro da morte. Estamos comendo poucas vitaminas (não pense que as vitaminas de pilulas são iguais às encontradas numa maçã, ou em outros frutos). Isto, combinado com a enorme quantidade de açucares que ingerimos faz com que nosso corpo guarde reservas, isto é, gordura. A questão dos açucares é longa e assustadora. Não falo só do açucar refinado, mas tambem de todos os produtos refinados, do trigo e da falta de vitaminas em nossa dieta. É uma combinação fatal. Mas o que dirão os grandes plantadores (e suas industrias químicas) se pararmos de comprar trigo? O trigo refinado tem uma história bem capitalista: o produtor descobriu que caso separasse a casca do grão, teria dois produtos no final, a casca, qual é vendida como ração animal e o grão, que virará farinha. Assim lucrando mais. Isso é feito até hoje, com todos os refinados. Por isso eles obrigaram a enriquecer a nossa farinha com ácido fólico. Colocaram um componente, artificial, pra diminuir a revolta dos nutricionistas na decada de 70. Por que os agricultores, quais querem acabar com a fome do mundo devastando nossas florestas e poluindo nossos rios, não deixam a casca do trigo, do arroz e de outros grãos? A casca tem as vitaminas e fibras que ajudam a nos nutrir. Sem casca temos que comer mais para nos satisfazer. E o que comemos mais: doces e mais amidos.
    Ora, penso que podes comer o que quiseres, coma carne vermelha, coma arroz com massa (integrais) mas coma mais frutas e vegetais e pratique uma atividade física. Para isso nosso corpo foi projetado.

  • carlos diz: 18 de julho de 2010

    o texto é, naturalmente, excelente.
    mas quero me referir ao absurdo de se realizar a copa do mundo em um país pobre e semianalfabeto, tão carente de educação e saúde.
    e não se pode esquecer que estas “estranhas catedrais”, que tem o preço unitário de 1 bilhão de reais, serão pagas pelos impostos cobrados de todos os brasileiros, que, naturalmente, nem sequer vivem nas cidades-sede.
    Paulo Sant’anna não se deixa enganar: sua consciência social toma conta de todos nós.

  • Paulo Webster diz: 18 de julho de 2010

    Paulo,
    Brilhante o seu comentário! Lúcido! Estamos vivendo a ditadura do “proibido”. Vc sabia que, segundo os ditadores, só pode se comer legumas e verduras com adubo orgânico???

  • Aykamaro diz: 18 de julho de 2010

    Paulo, lembro dessa epoca de 3 por dia… Imagino que tu estejas te referindo a uma, digamos, alternancia de parceiras. O sexo era prazeiroso, dificil era jantar 3 vezes por noite; cumpria depois das atividades de alcova, não desagradar os esforços culinarios das parceiras. Abraços.

  • Carlos Santos diz: 18 de julho de 2010

    Impossível, totalmente impossível de se fazer sexo.
    Sexo não se faz, já está feito, isso não existe: fazer amor.
    Estão deseducando as pessoas.

    Sexo é gênero: ou masculino, ou feminino que são adjetivos e não substantivos.
    Imagino, que estão querendo dizer outra coisa e não o gênero.
    Mas inacreditável, estamos em 2010, as pessoas tem vergonha de dizer ou escrever a palavra correta que está em todos os dicionários.

  • FERNANDO COLORADO diz: 18 de julho de 2010

    PARABENS SANTANA.
    TUDO AGORA É PROIBIÇÃO.ESTE MUNDO TA FICANDO MEIO CHATO.
    MEU PAI QUE JA FALECEU E FOI FARMACEUTICO POR 40 ANOS SEMPRE DIZIA QUE TUDO FAZ BEM,CONTANTO QUE SEJA DENTRO DO LIMITE,POIS ATÉ AGUA DEMAIS FAZ MAL.
    DE QUE ADIANTA COMER TANTA VERDURA E LEGUMES SE ESTES SÃO PRODUZIDOS USANDO TONELADAS DE VENENOS E HERBICIDAS E ETC…

  • eduardo menezes diz: 18 de julho de 2010

    Paulo teu comentario me lembra da maxima que em terra de cego quem tem um olho é rei, enguanto o povo se preocupa com as coisas mais dificil, vc olha o obvio e nós nos espantamos como se foçe uma novidade, como nos passou despercebido o obvio? parabéns e saude.

  • Paulo Solano diz: 18 de julho de 2010

    Com relação ao ato de comer, deveria ter apenas uma SEVERA PROIBIÇÃO. É PROIBIDO
    NÃO TER O QUE COMER.
    Assistimos a reportagens instruindo que o ideal para o café da manhã e assim/assado,idem para o almoço/jantar,etc… e aquele que está assistindo que não tem como proceder desta maneira, e muitos que nem acesso tem a estas informações, não tem comida na mesa,etc…
    O maior mal que o ser humano sofre é não ter COMIDA NA MESA, desculpe-me, mas o resto
    é balela.
    Abraços Santana,
    Paulo Solano.

  • LUIZ CARLOS PAULI diz: 18 de julho de 2010

    OS CULPADOS DE TUDO ISSO……SÃO OS ANTI-TABAGISTAS.. ELES QUE COMEÇARAM A ONDA DE QUERER PROIBIR TUDO. APESAR DE NAO FUMAR…..ALERTEI AQUI…..O POVO APLAUDIU MUITO FÁCIL ESSAS LEIS ANTI-FUMO, DAI, VIRIAM QUALQUER LEI, PROIBINDO QUALQUER COISA. PARA COMPLETAR, A REVISTA VEJA, FAZ MATERIA DE CANCER……ONDE O PESSOAL TEM CANCER DE PULMÃO E NUNCA FUMARAM……MÉDICOS JA ADMITEM…….O CANCER VEM SOMENTE COM GENÉTICA. AFFFFF!!!!!

  • iran diz: 18 de julho de 2010

    Engraçado que os peixes e as aves, as chamadas carnes brancas, são carnívoros, porque o peixe se alimenta de outros peixes e planctons, enquanto as aves comem insetos e minhocas. No entanto, as vacas, que nos fornecem a carne vermelha, sao vegetarianas, ou seja, comem pasto ou feno.

  • Samuel diz: 18 de julho de 2010

    Simplesmente é tão difícil aceitar porque isso afronta demais nossos hábitos. Velhos hábitos que não significam saúde!
    As pesquisas e propostas estão aí. Cabe à moral de cada um ver a perspectiva que mais lhe agrade.
    Com certeza o mais difícil pro ser humano é mudar os velhos hábitos e entender que nosso mundo não é pra se deliciar escrupulosamente em atendimento aos instintos.
    Vícios temos para todos os gostos.
    Mas sabe-se que cada um colhe o que planta (temos para isso algo chamado consciência) e somos tanto responsáveis por nós mesmos quanto o exemplo (bom ou mal) que damos ao próximo.

  • elio diz: 18 de julho de 2010

    Paulo, não devemos comer verduras pois estão com altissímo índice de agrotóxicos contrabandeados e falsificados.

  • Sergio Thomaz diz: 18 de julho de 2010

    MUITO BOA ESTA MATERIA. PARA NÃO FICAR NERVOSO E COM MUITA RAIVA EU ADOTEI NAS MINHAS SEVERAS PROIBIÇÕES NÃO VEJO MAIS JOGO DO GREMIO. O RESTO EU FACO.

  • Eduardo diz: 18 de julho de 2010

    Pois é, a tempos me pergunto sobre o que devemos comer, se proibe tudo, carne vermelha e carboidratos são praticamente venenos. Gostaria de saber o que comeram estes nobres cientistas que fazem estas pesquisas, ou se ja se perguntaram em que período da história humana nosso cérebro evoluiu de tal maneira para que nos tornásemos tão inteligentes a ponto de descobrirmos que o alimento mata. Se não me engano foi durante o período glacial qunado o homem se tornou carnívoro que nosso sistema nervoso evolui plenamente.
    Bem, só falta proibir-nos de torcer pelo Grêmio, pode ser uma droga (com esse Silas), faz mal para o coração, mas nós adoramos…

  • João Carlos Welter diz: 18 de julho de 2010

    Santana,quando vi o título achei que a crônica fosse sobre moralidade.Tão proibindo até sentir desejo,parece.Principalmente quem já entrou na casa dos “enta”.Com esse falso moralismo grassante ,até olhar para fora da faixa etária tá sugerindo assédio.Sou vegetariano há mais de 30 anos,mas não faço proselitismo.Como diz o Caetano Veloso,”…é só um jeito de corpo,não precisa ninguém me acompanhar.”As leis estão sempre atrasadas em relação ao comportamento.E com essa rapidez com que se evolui(?) hoje,vivemos uma situação de direito e outra de fato.Os cientistas estão mais perdidos do que nós.Atiram a esmo,prá todo lado,tentando encontrar respostas para tudo.Proibem o consumo de ovo,depois voltam atrás.O leite,o café,quase tudo tem restrições.A única coisa que me parece óbvia é a química dos produtos industrializados,altamente nefasta e que está condicionando o organismo humano.Mas aí não tem jeito,só tendo horta ,vaca e galinha em casa….Mas mesmo comendo umas bolachinhas,fumando,bebendo e otras cositas más,ainda dá prá aproveitar o que de melhor a natureza nos oferece,sexo(de preferência em boa companhia).Será que vamos chegar ao “1984″,de Orwell e vão instalar câmeras como no Big Brother?Mãos ao alto Santana!

  • João diz: 18 de julho de 2010

    Escreveste outro dia que foste ao médico essa semana. Acho que te encheram os tubos com essa história de proibições. Eu não largo da manteiga com sal e do croissant. Mas tem um detalhe. Os prazeres da vida têm que ter qualidade. Não vale curtir porcaria.

  • Sil Mar diz: 18 de julho de 2010

    Santana: eu também estou possesso com as proibições: NÃO POSSO ESCREVER AQUI QUE O TIME DO GRÊMIO MAIS PARECE UM MONTE DE….!

    Mas queria fazer uns comentários sobre o GFrêmio, pois sei que depois (não da derrota, mas da) apresentação ridícula de hoje, vais falar do Grêmio, sim: Aí vai:

    “Mas este time do Grêmio é MUUUUIIIto RUÍM, CARA!”. Finalmente ouvi um comentarista (SPORTV Canal 3 da Premier Futebol Clube) falar com todas as letras o que eu repeti em comentários a diversos blogs aí do ClicRBS: Este time do Grêmio, como está jogando nos últimos meses, é de longe o pior do Brasileirão! O Mais medíocre, mais ridículo, mais podre! Não tem ela, não tem vergonha na cara, pois não luta, pelo menos! Aceita passivo a derrota frente ao adversário. Individual e coletivamente. Não tem um líder, é um monte de … (que pena, não posso dizer a palavra adequada! É time para a série B, e se estivesse na série B, estaria na zona de rebaixamento também! Pois é muito RIDÍCULO!!!! É MAIOR PIADA! Hoje a torcida do Grêmio Prudente se matou de rir das patetadas repetidas dos “craques” do Grêmio! Pior é que além da ruindade, não parecem reagir perante o ridículo que passam!
    E o seu Silas veio mais uma vez creditar a derrota a fatos isolados, e blá,blá, blá…! Mas o que interessa para a torcida não é que foi mais uma derrota, mas sim o ver o Grêmio com um time tão ridículo! Até a torcida em Presidente Prudente dava altas risadas com as patetadas dos “craques” do Grêmio, e gritavam, com mais razão que nunca: “timinho, timinho,…”.
    Não dá para dizer, né, mas a vontade é dizer que esse time é um monte de …..!
    Quero dizer mais: Estão comentando que o time do Silas não tem jogadas ensaiadas. MAS TEM SIMMMMM!
    1. Qual é o time que cobra cincoenta escanteios por jogo todos do mesmo jeito: na cabeça ou nas pernas do primeiro jogador adversário, o que estiver mais perto do batedor! ISSO NÃO É JOGADA ENSAIADA????
    2. Qual é o time que faz faltas repetidas na intermediária pelo lado esquerdo do campo, para que os cobradores possam cruzar a bola nas costas de toda a defesa lá na trave direita do Grêmio, onde o baixinho e medíocre Adilson é quem estará para TENTAR (pois nunca consegue) impedir que algum adversário domine a bola e chute quase sempre mortalmente??? ISSO NÃO É JOGADA ENSAIADA???
    3. Qual é o time que arma trocentos contraataques por jogo, para o adversário????? ISSO NÃO É JOGADA ENSAIADA?????
    4. Qual é o time que dá 871 passes errados por jogo?? ISSO NÃO É JOGADA ENSAIADA????
    Jogadas “ensaiadas” desse quilate eu poderia listar mais algumas, como as constantes quedas do Hugo ao menor toquer do adversário, como o medo de dar um chute a gol a cada vez que chegam perto da área, como os balões dos zagueiros para afrente (pois sabem que se derem para os “armadores” eles não farão nada de útil ou ARMARÃO SIM, contraataques para os adversários!
    Ufa!!! Como eu dizia durante a semana, este time é para ser rebaixado, e se estivesse na série B, estaria na zona de rebaixamento para a série C, sem dúvida, pois é de uma mediocridade enorme!

  • Carlos JUnior diz: 18 de julho de 2010

    Caros Santana

    EStamos em estado de alerta geral!!!!

    Como motivar jogadores rodados que não estão empenhados em defender a camisa tricolor?

    Na tua opinião, o comandante Silas está a altura do Grêmio?

    O que ele ganhou de importante no cenário nacional?

    Por que a insistência com Rockemback?

    O salário pago ao Fabio deve ser de acordo com o número de passes errados que ele dá em uma partida. Como são muitos, por isso ele ganha tanto. Só tem essa explicação.

    Jogadores essenciais ao Grêmio: VICTOR,RODRIGO,NEUTON,MARIO FERNANDES,LUCIO,FABIO SANTOS,SOUZA,ADILSON,BORGES,JONAS.

    Santana, salvo os nomes acima, nosso tricolor carece de qualidade. Douglas parece que só está de corpo presente, mas a cabeça em outro lugar, Hugo acho que cansou de jogar, Leandro está deformado, Rockemback nunca jogou nada mesmo(Jogador de grife), André Lima ( Esse veio pegar uns trocos por aqui), uma gurizada da base ( Bergson, Roberson,Simon…etc… tem um ditado que diz perder prá guri é normal, mas ganhar de guri ruim é obrigação… esses meninos estão a altura do zequinha e nada mais..pelo amor de DEus. Maylson parece o Barrichelo não deslancha e não deslanchará nunca, Magrão esforçado mas está a altura de times tipo Avaí, Coritiba,Sport…. Ferdinando,Uendel,Henrique ( esses só o Silas que acredita) Edilson jogador bem mais ou menos ( jogaria bem no Juventude equipe mediana no cenário regional) Ozéia e Rafael Marques… quem são os loucos que acreditam que eles jogam alguma coisa.. gostaria de saber quanto ganham juntos esses dois.. provavelmente daria para pagar uns 2 zagueiros de maior capacidade… Minha pergunta porque esses falsos medalhões, vieram pro grêmio? O Grêmio paga bem , em dia, e o que é melhor na visão dos boleiros… eles nem precisam se esforçar para ganhar o que ganham… acorda grêmio.. enquanto é tempo.. apenas 9 rodadas e dá para reverter.. mas temos que ter atitude,,, adeus silas e companhia de boleiros.. passar o rodo.. sobrará dinheiro em caixa e poderemos reverter essa situação lamentável. Um abraço ilustre Paulo Santana.

  • Vanderlei Rebolho Gonçalves diz: 19 de julho de 2010

    Ola! É Paulo; em partes tu tens razão: Estas proibições estão exageradas, já tive duas arritmias e não deixei de comer uns ovos fritos no café ou uma carne amanhecida, linguiça aferventada, uns bagos de touro na brasa e outras cozitas mas. Agora quero discordar de alguns pontos de vistas: Quanto ao sexo, tu exagerou e ser contra a qualquer tipo de casamento, no mínimo tu teve algum probela conjugal na vida; talves por essa tua quantidade de sexo que só vi em coelho.
    Casamento, para mim pode ser no papel ou um acordo verbal ou como diz a juventude: “Estamos ficando”. Paulo! aqui nas Missões tem um ditado. “Depois que inventaram a pólvora Pickete e o Viagra, não tem homem valente e nem veio Broxa.

  • Eduardo diz: 19 de julho de 2010

    Sant”Ana

    kkkkkk.. ri muito com suas colocações… opa.. não sexuais, é claro…. kkkk…

    As pessoas estão muito preocupadas com a saúde, na verdade.

    Não é proibido fazer sexo, aliás, até recomendam, faz bem para o coração, melhora a pressão arterial, diminui a sobrecarga do estresse, e muitas coisas mais. O que complicam na verdade é como fazê-lo .. Querem que você faça, a questão é que muitas pessoas ainda fazem sem proteção. Porque senão vem mais problemas, aí é questão de saúde publica e gastos.. Tem a gravidez precoce, as DSTs, AIDS, etc… tudo que atrapalhará você … a fazer mais sexo …. então a preocupação é válida..

    Alimentos – você não está proibido de comer alimentos da forma como se deve comer, uma alimentacao que se tinha na época dos nossos avós, era perfeita.. Arroz, feijao, carne, alguma verdura, um suco natural. Não considero alimentos esse monte de porcarias que se encontra nas gôndulas de supermercados. Comida mesmo é alimento, carne vermelha inclusive, pois na alimentacao dos nossos avos, tinha carne, mas também tinha alface, fibra, que ajudava a colocar a carne e suas toxinas para fora. Enfim, o que estão querendo dizer com o “proibir” são as novidades que inventaram e chamam agora de alimentos.

    O mais cruel, sim, é a onda das anti calorias. Tudo deve ser pesado, avaliado, contado.. são só duas castanhas por dia, tá?? Ora, exageros… basta fazer uma atividade fisica roitineira,.. andar mais, menos uso de carro… Isso tambem ajudaria a resolver o problema na Nilo… kkkkk….

  • ninalete diz: 19 de julho de 2010

    Pois é Paulo Santana, li um artigo na revista Chamada da Meia Noite em que um teologo alemão fala sobre o culto a saúde achei bem interessante essa sua frase:
    ” As pessoas hoje correm pelos campos devorando grãos, para morrerem saudáveis”.
    Fiquei pensando, será que as pessoas estão achando que a alimentação tem o poder de prolongar a vida?
    Um abraço e que Jesus o proteja.

Envie seu Comentário