Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

A estrela maior

27 de julho de 2010 27

Astrônomos vêm de descobrir no universo uma estrela gigantesca, com calor e luminosidade maiores que as do Sol.

É tão distante esta estrela da Terra que, calculam os astrônomos, o homem levaria, com os equipamentos que hoje possui, um bilhão de anos para chegar na nova estrela.

A estrela possui uma massa corpórea 256 vezes maior que o Sol. Se ela tomasse o lugar do Sol em nosso sistema solar, o Sol seria ofuscado na mesma intensidade em que ele ofusca a Lua hoje.

É uma descoberta fascinante.

E como a nova estrela ainda não possui nome bem definido, se é maior e mais luminosa que o Sol, só poderá vir a ter um nome: Pablo.

Seria a forma de dar a uma nova estrela o mesmo nome de uma velha e hoje decadente estrela.

Decadente em tamanho e calor, mas não em brilho.

***

Parece que é do Nélson Rodrigues o personagem chamado Palhares, um “cafajeste que foi capaz de apaixonar-se pela própria cunhada”.

Agora me mandam de Livramento a história de um homem que se casou com duas cunhadas.

Morreu sua mulher e ele casou com a irmã dela. Morreu a segunda mulher e ele veio a se casar com uma irmã das duas defuntas.

Mas como se pode chamar a isso: fetiche, tara ou meramente coerência genética no alvo?

Resta saber se, enquanto sobreviviam suas duas primeiras esposas, ele desejava as outras irmãs.

Se desejava, não tem perdão. Se se atraiu pelas esposas vindouras somente depois que as outras duas morreram, trata-se para mim de um homem normal.

Mais intrigante foi o que aconteceu estes dias em Cachoeirinha: um homem apaixonou-se pelo… cunhado.

***

Flagrou-se domingo passado, em Minas Gerais, o primeiro grande e imperdoável erro do treinador Silas do Grêmio: logo após ter sido marcado o segundo gol gremista, fixando o escore em 2 a 1 parciais favoráveis ao time de Silas, o treinador gremista, mandou sair do time exatamente o avante Jonas, autor do gol, colocando um volante em seu lugar.

Por que fez isso? Por que desmanchou o equilíbrio do time, que vencia com méritos o Cruzeiro?

Minutos depois da substituição errada e indevida, o Cruzeiro marcou o gol de empate.

Antes, quando estava ainda 2 a 1, eu bradava perante vários companheiros do Esporte de ZH, diante da televisão, que mesmo que o Grêmio ganhasse a partida iria criticar acerbamente Silas pelo erro. Meus colegas são testemunhas.

Por que os treinadores querem se tornar protagonistas principais, mexendo no time, quando o escore lhes fica favorável? Por que esta ânsia de aparecer?

Deu no que deu e quase sempre dá. Ao tornar o Grêmio mais defensivo, o infeliz Silas tornou o Cruzeiro mais ofensivo.

E foi-se por água abaixo a oportunidade magnífica do Grêmio sair da zona do rebaixamento e exorcizar de vez este fantasma que ronda novamente o Olímpico.

Até o momento em que foi substituído, Jonas foi indiscutivelmente o melhor jogador do Grêmio na partida.

Que lance infeliz de Silas! Que substituição tragicamente burra!

***

Bailarina Sem Breu, livro de crônicas de Mariana Bertolucci será o livro autografado pela autora, colunista de ZH, em sessão de hoje às 19h no Centro de Eventos do BarraShoppingSul.

Comentários (27)

  • Paulo Fernando Villas-Bôas diz: 27 de julho de 2010

    Prezado Santana, tento acreditar já há muito tempo no GFPA. Desde 1965 aproximadamente torço por este time tricolor, tendo já vivenciado períodos bastante diferenciados no tocante a sua atuação. Gerações e gerações de atletas, alguns craques, outros regulares e uma porção de mediocridades ví pisarem nos gramados da Azenha. Infelizmente sabemos que é mais fácil destruir do que construir qualquer coisa, ainda mas em se tratando de uma estrutura futebolística. Grandes times às vezes são formados de um dia para outro, basta o clube ter condições financeiras, alguma visão, etc. Em relação ao conjunto, contrata-se um treinador de ofício, desses que são raros disciplinadores, como Ênio Andrade, Telê, Foguinho, etc. que conhece um pouco de futebol e sabe explorar suas potencialidades individuais. Outros times são formados gradativamente em décadas, das categorias de base, calcados em derrotas humilhantes, desclassificações, volta por cima, experiências e triunfos até atingir o equilíbrio, a maturidade. Como o Grêmio anda mal das pernas em se tratando de dinheiro, te pergunto quando é que um dia este clube irá gerar uma geração vitoriosa e mantê-la em pelo menos 5 ou 6 anos, sem precisar vender seus talentos, meninos que não sejam mercenários e conheçam um pouco da história do gaúcho tricolor? Abraços,

  • joão arregui diz: 27 de julho de 2010

    La vem o santana outra vez. Assim, no dia que o santana morrer o gremio vai acabar, pois todas as vezes que o gremio entra em crise, só o santana, usando o jornal ZH, a Radio Gaúcha, a RBS TV e demais veículos a sua disposição, o Santana, melhor do que toda a direitoria do gremio, pois ele sabe muito bem como defender o gremio, como reerguer o gremio, sempre retorna, sempre salva o grêmio. Pena que nós colorados nunca tivemos uma voz como a do santana pra nos ajudar. Muito pelo contrário, sómente vozes gauchestas rio grandenses contra o colorado, em tudo. Portanto, se o santana recomeça suas campanhas é porque o gremio esta sim em calamidade e corre serio risco de retornar a segundona, (segunda divisão do futebol brasileiro). Eu queria ter um santana que defendesse o Inter na RBS). Parabéns santana, que tenhas vida longa para continuar dirigindo o gremio.

  • PEDRO GAUCHO diz: 27 de julho de 2010

    Esse é o Santana que a gente gosta. Pode falar de tudo, mas não pode esquecer do nosso Grêmio.
    Pedro Gaucho
    Brasilia

  • Humberto diz: 27 de julho de 2010

    Se encontrarem uma estrela ainda maior que essa, podem colocar o meu nome. Modéstia por modéstia… ;D

  • Ramão Jorge Dornelles diz: 27 de julho de 2010

    E por favor, Santana, tire da cabeça dessa gente, “priorizar” sulamericana. Nunca antes vi o Grêmio dirigido por cabeças tão pequenas assim. Infelizmente a única prioridade atual do Grêmio deve ser sair desta situação vexatória em que se encontra. PERDER O REVER PARA O ATLÉTICO MINEIRO????? QUE É ISSO???? ONDE ESTAMOS????

    Sds

    Ramão Jorge Dornelles

  • Adeus Grêmio diz: 27 de julho de 2010

    A mesma choradeira de sempre. Os técnicos sempre são os culpados. Agora é Grêmio na seguda divisão, para o bem de todos.

  • Adail diz: 27 de julho de 2010

    Grande Paulo Santana, bom dia.
    É exatamente por situações como estas que faz um bom tempo deixei de ser um torcedor de corpo e alma. Agora, limito-me a dar uma espiada no resultado. E estou fazendo este comentário porque é para você, caso contrário nem faria.

  • GERSON FONTOURA(RIO) diz: 27 de julho de 2010

    A SUBSTITUIÇÃO DO SILAS FOI ERRADA.MAS NÃO FOI POR ISTO QUE O GRêMIO CEDEU O EMPATE.FOI POR DESORGANIZAÇÃO, FALTA DE LIDERANÇA E …MEDO.TIME DESORGANIZADO E AMARELÃO.O VITOR É AMARELÃO.POR ISTO FICOU TRAUMATIZADO PELA NÃO CONVOCAÇÃO DO DUNGA.JOGADOR DE PERSOLNALIDADE FRACA!

    NA VIA LACTÉA, ESTIMAM-SE QUE EXISTAM MAIS DE 100 BILHÕES DE ESTRELAS!O TELESCÓPIO HUBBLE DESCOBRIU QUE ALÉM DA NOSSA GALÁXIA, A VIA LACTÉA, EXISTEM VISIVEIS MAIS 10 BILHÕS DE GALÁXIAS COM BILHÕES DE ESTRELAS CADA UMA.O HUBBLE TAMBÉM DESCOBRIU QUE NO CENTRO DE CADA GALÁXIA EXISTE UM ENORME BURACO NEGRO.TODAS AS GALÁXIAS GIRAM AO REDOR DE UM BURACO NEGRO.
    VAI FALTAR NOME PARA BATIZAR TODAS AS ESTRELAS!
    O UNIVERSO ESTÁ EM EXPANSÃO E TODAS AS GALÁXIAS ESTÃO SE AFASTANDO.
    O SOL TAMBÉM NÃO É ETERNO E TEM UM CICLO DE VIDA DEFINIDO.E TAMBÉM ORBITA AO REDOR DO BURACO NEGRO DA VIA LÁCTEA.EM 4 BILHÕES DE ANOS DEVE SE EXPANDIR, QUEIMANDO TODO O SISTEMA SOLAR E DEPOIS SE CONTRAIR EXPLODINDO E SE TORNANDO UMA SUPER NOVA.

    PORTANTO SR. PABLO SE LHE RESTAM MAIS 4 BILHÕES DE ANOS PRA BRILHAR NESTE FIRMAMENTO.PODE SER QUE DE TEMPO PRA ENTENDER DE FUTEBOL!!!!!!

    VAI CENSURAR DE NOVO O MEU COMENTÁRIO???

  • Gilson diz: 27 de julho de 2010

    Até quando a direção do gremio vai manter silas ?

  • rubens picasso diz: 27 de julho de 2010

    Infelismente, estamos diante de mais uma tragédia gremista, novamente, estamos caminhando rumo a segunda divisão, graças a burrice do Silas e essa diretoria que quando assumiu disse que o gremio voltaria a ser grande.Já largaram de mão o brasileiro pensando na sulamericana, só que na primeira partida pegarão o Goias lá, imagine, onde o gremio nunca ganhou. Ainda colocam propaganda chamando novos sócios na voz do Fabio Kof O MAIOR PRESIDENTE, achando que com isso teremos novos sócios.É brincadeira o que essa diretoria está fazendo com o Gremio. MUDANÇAS JÁ.

  • Amadeo diz: 27 de julho de 2010

    O Fluminense foi EGOÍSTA não liberando Murici para a seleção Brasileira.
    Desrespeito para com a nação e também com treinador.
    A convocação deveria ser obrigatória (menos no caso de recusa do treinador)
    O interesse de um time não deve deve estar acima do interesse nacional.

    Repuganante a atitude dos dirigentes do fluminense.

  • Aykamaro diz: 27 de julho de 2010

    Pablo
    Se não estou fazendo confusão, o pai do Zorzal Criollo, em Tacuarembo, tambem casou com 3 irmãs. A mãe do gran cantante era a irmã do meio, e ele teria nascido enquanto su papa era casado com a primeira irmã. Abraços.

  • GREMISTA diz: 27 de julho de 2010

    CONCORDO PLENAMENTE CONTIGO SANT’ANA!!!! SILAS, PENSA PEQUENO, E SE PENSA PEQUENO, DEVE FICAR BEM LONGE DO GRÊMIO!!!!

  • FLORENCIO CASTELHANO diz: 27 de julho de 2010

    OLÁ SANTANA

    A FORMULA DE VIUVO CASAR COM A CUNHADA É SIMPLES. CONTINUA COM A MESMA SOGRA. SE UMA É DEMAIS, IMAGINA DUAS OU TRES. ABRAÇOS

  • césar diz: 27 de julho de 2010

    Concordo contigo Santana! O Silas entregou o resultado, nessa sanha defensivista que todos os treinadores tem, de fazer meio a zero e querer “garantir o resultado”.

    Sobre teu post anterior sobre o Mano: Não esqueça ainda, Santana, de mencionar o fato de que no final da Libertadores 2007, quando demos vexame, ao levar 3 a 0 e 2 a 0, ao invés de colocar marcação especial no Riquelme, o Mano mandou o soneca “jogar bola” em uma discussão na lateral do gramado! Lá na Argentina. E deu no que deu. Além disso contra o Santos no Olìmpico, poderíamos ter feito 5 ou 6, tava 2 a 0, e o que fez esse energumeno? Colocou o time na retranca para “garantir o resultado”. Lá na Vila quase fomos eliminados em mais um drama à la Batalha dos Aflitos. Grande treinador, Sr. Mano Menezes… Hahaha, vai dar vexame novamente. É uma pena, pois vai ser em cima dos gaúchos, que mais uma vez a imprensa vai cair! Se ganha era treinador do Corinthians… se perde é gaúcho!

  • BETO NOSCHANG diz: 27 de julho de 2010

    Santana, ja era pro Silas, este Sr. esta apagando o tricolor, ele não tem gabarito para comandar o Grêmio assim como esta diretoria, vamos aproveitar que o Maradona esta desempregado e trazer ele para o Grêmio, quem sabe assim a raça volta e a categoria de nossos jogadores.

  • marcio diz: 27 de julho de 2010

    O Gremio perdeu poruque o douglas errou um gol feito quando o jogo estava 2 a 1, e perdeu a chance de matar o jogo. Quando ele errou aquele gol eu ja sabia que o Gremio nao iria mais ganhar. Quando deu a falta pro cruzeiro eu tinha certeza que o Gremio levaria o gol. Nao levou na falta, mas levou no escanteio seguinte. Falta qualidade no nossos jogadores.

  • sylvio rocha diz: 27 de julho de 2010

    Caro Santana.
    Há coisas que não tem preço.
    Ler sua coluna todas as manhãs nos últimos 20 anos.
    Viajar por mundos imaginários q só os gênios conhecem.
    O sol aquece o corpo, tuas palavras aquecem a alma.
    Obrigado Pablo.

  • Marcos diz: 27 de julho de 2010

    Tenho um filho gremista e tenho, por uma certa pena, evitado sequer perguntar os resultados dos jogos do grêmio para não magoá-lo. Que situação a do grêmio, não gostaria que meu time ( abstenho-me de declara-lo ) nunca passe por esta situação.

  • Leonardo Zandoná diz: 27 de julho de 2010

    Grande Paulo Santana, padrinho de todos os Gremistas!

    É lastimável a atual situação do GFPA mas ainda pior é essa direção incompetente que vê seu time vislumbrando novamente o fantasma do rebaixamento e se mantém apática como de costume!

  • luiz diz: 27 de julho de 2010

    o Silas não é terinador para o Gremio. Além disso a culpa do empate com o Cruzeiro, não foi só o Silas que trocou o Jonas e sim a desorganização da defesa e o Vitor que faz tempo está entregando, ele é um bom “caçador de borboletas”, não sabe sair do gol e por isso Dunga não o convocou e Mano vai se arrepender. Por “cima” o Vitor é horroroso. Tomar dois gols de escanteio no mesmo jogo é inaceitável e isso é culpa do treinador que não sabe posicionar a defesa e não ensina ao goleiro a sair do gol certo. Time ruim, treinador mediocre, goleiro entregador, assim não dá para ser feliz.

  • Claudio Duarte diz: 27 de julho de 2010

    Caro Santana, algumas vezes leio o seu texto e sonho que és Colorado. Depois de 2006, a única coisa que motiva o ciúme da torcida Colorada, do teu Grêmio, é este Paulo Santana. Temos todos os título com os quais um torcedor possa sonhar, ganhamos até um BBB, temos uma Renata Fan que reune inteligência e beleza como poucas mas não sei se um dia teremos um Paulo Santana.

  • joao arreguy diz: 27 de julho de 2010

    Agora sim, consegui induzir todos a confessarem a ajuda institucional de Paulo Santana que se diz imparcial, ficou comprovado que todos que se manifestarm reconhecem que santana e RBs só apoiam a torcida gremista, o gremio e tudo que lhes for favorável. Assim foi no episódio do Flamento e Gremio onde a cronica gaucha da rbs apoiou integralmente o que o gremio protanizou. Há pouco atrapalharam várias tentivas de negócios do inter. E, assim tem sido nos últimos 50 anos, uma rede de comunicação trabalhando pelo gremio, um delegado aposentado se utilizando de uma concessão pública para defender somente o gremio e o que é pior denegrir todos os atos do internacional, Pena que o inter tenha que enfrentar tamanha oposição sistemática e secular. O único pedido que faço que essa rede de comunicação inteira esqueça o internacional, só vá trabalhar no olimpico, lá é a casa de kvoces, tem moral e não trabalhem no colorado. Não interessa aos amigos pessoais que voces possam ter la no beira rio. é desagradável ver os veiculos, os microfones, os empregados e os concedidos da rbs nos camarotes, no gigante de modo geral. desculpem mas este é um sentimento que guardo desde os tempos que tinhamos que aturar o santana fumando todos os dias no almoço de todos nós.

  • Luciano k. diz: 27 de julho de 2010

    Santana, até quando vão manter o Silas no GrÊmio? Até perder o grenal, ou ser rebaixado? Esta direção é a pior de todos os tempos, estão acabando literalmente com o imortal.

  • Silvio Dias Jr. diz: 27 de julho de 2010

    Caro Sant’Anna, já enviei esse comentário para todos os “jornalistas” esportivos que possuem blog. E nenhum até agora escreveu nada sobre o assunto. Espero que tu não me decepcione… “Eu quero ver qual de vocês terá coragem para falar sobre a convocação de quatro atletas que são do mesmo empresário do Mano… Jucilei é um insulto !!! Senhores, uma vez na vida, parem com esse jornalismo “morno”. Tenham coragem de botar os pingos nos is e não somente quando sofrem um ataque como no caso Dunga. Façam o povo brasileiro saber como as coisas acontecem de verdade nesse país sem caráter e sem educação, pelo amor de Deus !!!” Abraço. Por favor, sou professor de Ed. Física, valorizo muito mais a formação do caráter de uma criança do que somente seu desempenho atlético. Mostrem para o nosso povo a realidade. SEMPRE. Nosso país é ridículo, nosso caráter é duvidoso, nossas ações sempre são colocadas em dúvidas. ME DÊEM FORÇAS PARA CONTINUAR ACREDITANDO EM CARÁTER E ENSINANDO ESSAS CRIANÇAS !!! O negócio é sério, não podemos fechar os olhos. É sempre a política do favorecimento, da mão que lava a outra. estou enojado do meu país, do meu povo. Sinceramente, dá vontade de entregar os pontos…

  • gustavo diz: 27 de julho de 2010

    Santanna,queria apenas desabafar sobre o gremio,,pois vi tantas conquistas,tantas glorias e agora parece que tudo desmanchou-se numa crise,e o pior é que nosso arquirival vai muito bem,nossa direçao e omissa em contrataçoes,com expressao perdedora,isso me deixa muito triste,ppois temos a torcida mais fanática do brasil,queria que voce usa-se seu espaço para mostrar a indignaçao de um torcedor sem motivos para torcer,,,,,um grande abraço,.

  • Baita Colorado diz: 31 de julho de 2010

    Tchê, esse lance de estrela é esquisito uma barbaridade! Quer dizer que tu te consideras uma estrela? Very strange! Pensei que fosses um gaudério de poncho e mango batendo na bota mas me enganei, ao que parece… Esse negócio de ser e parecer uma estrela não fica bem para um índio velho caborteiro. Sugiro que tu faças uma reflexão. Tá certo que o teu time tem sido, ao longo da história, o time com mais torcedores alegres, por assim dizer… Não é à toa que os teus confrades de torcida gostam de fazer aquele movimento de avalanche na hora do gol – teve um índio que chegou a escrever no blog do Wianey: – … gostamos de ficar apertadinhos e juntinhos! Pois é. A coisa está feia pro lado de vocês e lugar de estrela é na capa da Nova, da Cosmopolitan ou da Capricho – de langerie, batom no beiço e laço no cabelo tchê!!!

Envie seu Comentário