Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Calem-se!

16 de agosto de 2012 427

Estou chegando do estádio exatamente às 21h40min. Chego entre desolado e revoltado.

Desolado porque perder para a Portuguesa, que nunca ganhou de ninguém neste campeonato e veio a ganhar do Grêmio em pleno Olímpico, é um desastre. Desolado.

*

Estou chegando ao meu trabalho, recém vindo do estádio, revoltado.

Minha revolta se localiza no fato de que há 20 dias adverti ao Grêmio e à opinião pública que não podíamos enfrentar um campeonato brasileiro inteiro com Marcelo Grohe de goleiro.

Essa minha observação foi fruto de minha experiência de 55 anos em futebol e também fruto, modéstia à parte, do meu equipamento neuronial, que observou solitariamente na imprensa gaúcha que Grohe é um goleiro inferior. Além de minha coragem, que não é fácil fazer tal aposta pública de vaticínio e analítica. Tem de ter cabelo no peito.

*

Eu quero fazer um apelo a todos os jornalistas esportivos que defenderam Marcelo Grohe nos últimos 20 dias, principalmente dirigido a três participantes do Sala de Redação, primacialmente ao Cacalo, grande gremista, que apostou comigo que o Grohe era grande goleiro.

Pois bem, quando Cacalo elogiou erradamente Marcelo Grohe no jogo do Morumbi, pedi a Cacalo que me desse três meses para provar que Marcelo Grohe não é goleiro para a estatura do Grêmio.

Pois incrivelmente não foram necessários três meses, em apenas três dias, ontem, eu provei que Marcelo Grohe não é da profissão.

Ontem, ele falhou nos dois gols da Portuguesa que tiraram do Grêmio, quero crer que não definitivamente, a chance do G4.

Mas, no segundo gol da Portuguesa, o erro do nosso goleiro foi indesculpável. A bola veio fácil porque fraca. O goleiro gremista não tinha sequer o dever de mandar a bola para a linha de fundo. Ele tinha o dever, isso sim, de segurar aquela bola mansa.

E o nosso goleiro, defendido arduamente pelos picaretas da opinião, não segurou a bola e nem a mandou para escanteio, ele simplesmente passou a bola para o atacante da Portuguesa marcar o gol da vitória.

Frangaço subjetivo. Ou melhor, objetivíssimo.

*

Agora, o apelo a todos aqueles que na crônica esportiva, mal eu critiquei Marcelo Grohe, saltaram de suas tocas para defender o goleiro gremista.

Façam o favor daqui por diante de não opinar sobre futebol se essa opinião me contrariar. É fácil atingirem isso, basta ver o que escrevi a respeito de determinado assunto, exemplo Marcelo Grohe, e passem a ter somente duas opções: ou perfilem-se à minha opinião, aderindo a ela ou singelamente CALEM-SE.

Calem-se para não virem a ser humilhados como ontem o foram.

Marcelo Grohe foi o responsável primeiro e único pela derrota ontem.

Por causa do indigitado goleiro, o Grêmio se despediu acho que definitivamente do título e quase que talvez do G4 final.

Calem-se e espelhem-se num cronista certamente velho mas tacitamente talentoso, que conhece rengo sentado e cego dormindo.

Por falar em cego, lembre-se a crônica esportiva e o Cacalo: eu nasci para dar luz pra cego.

E não me encham nunca mais o saco, pelo menos neste campeonato.

Calem-se.

E finalmente: estarei hoje, ainda que doente, no Sala de Redação.

Vai sair faísca, embora o tradicional bom caráter do Cacalo.

Comentários (427)

  • Julio diz: 16 de agosto de 2012

    Santana, concordo inteiramente contigo. O Grêmio não pode ter um goleiro sequer mediano, tem sempre que ter um grande goleiro. Saudades do Danrlei !!!

  • Humber Emygdio de Carvalho diz: 16 de agosto de 2012

    O time jogou mal mesmo e nem perto do que jogou contra o São Paulo,mas peraí Santana vc está sendo oportunista e arrogante ao imputar a derrota somente ao Marcelo Grohe,domingo quando ele fez defesas seguras e foi importante no caminho p/vencermos vc não moveu uma palha p/reconhecer isso ,criticar quando o time perde é bom né.

  • mendonca diz: 16 de agosto de 2012

    O santana tem que comentar bula de remédio ou Ping Pong….o Marcelo salva o time em quase todos os jogos…e quando falha ele e o pior goleiro…por favor seu Santana…vai comentar Bula de remédio…ou então vai ser você o goleiro…

  • Negueba2 diz: 16 de agosto de 2012

    Caro Sant’ana, se nem a enfermidade e a convalescença, todo esse sofrimento, te colocou um pouco de humildade e te curou dessa soberba deplorável travestida de “genialidade” – mas que, repito, não passa de soberba, narcisismo e megalomania -nada mais poderá ser feito no teu caso. A ponto de usares da tua coluna, lida no Brasil inteiro, para perseguir injustamente um rapaz de 25 anos que trabalha e tenta fazer o seu melhor. Que coisa horrorosa ler essas tuas colunas contra o Grohe, lembre-se que ele só tem 25 anos e não merece ser perseguido dessa forma, ele nunca te fez nada e é um SER HUMANO. Baixa a bola antes que seja tarde. Aprenda com o sofrimento antes que seja tarde.

  • André diz: 16 de agosto de 2012

    Incrível! O Santana sai vitorioso mesmo quando é derrotado.

  • luis diz: 16 de agosto de 2012

    péssima a tua opinião.

  • Leonardo Henrique Martins Teixeira diz: 16 de agosto de 2012

    Paulo, é fácil culpar um único jogador, quando na verdade o conjunto (time) não funciona coletivamente.
    Você deve rever estes seus conceitos críticos ao goleiro do Grêmio, pois tomamos dois gols ontem, mas e o ataque marcou apenas um, não fecha a lógica da vitória, pois temos 6 jogadores quase que exclusivamente para fazer gols, na zaga temos 5 para defender, sendo que 4 desses jogadores tem oportunidade de também fazer gol. Porque você não fala mal do nosso ataque que não marca gols o suficiente para ganhar um jogo, reveja seus conceitos!!
    Uma frase do Felipão me chamou e muito a atenção: ” Ganhamos de sorte”, esta frase foi o que ele disse após o primeiro jogo das semifinas entre Grêmio e Palmeiras pela Copa do Brasil deste ano. Ontem faltou e muita sorte para o Grêmio obter a vitória.

    Att.
    Leonardo H.M.Teixeira

  • paulo neves diz: 16 de agosto de 2012

    Está certo o Santana. Golerinho…

  • Diego diz: 16 de agosto de 2012

    a culpa da derrota nao é de uma unica pessoa, mas sim de todo o time q jogou sem vontade e atitude de quem quer ganhar! a portuguesa mereceu a vitoria pela forma como se portaram em campo! isso sim deve servir de exemplo ao tricolor e nao ficar querendo arranjar culpados!

  • Clovis Junior diz: 16 de agosto de 2012

    Amém!

  • Saulo diz: 16 de agosto de 2012

    Sr. Sant’Anna,

    Cresci lendo suas colunas, assistindo ao Jornal do Almoço e admirando o fato de termos um representante verdadeiramente gremista, no mar de “imparcialidade” que, há anos, é “embalado e vendido” neste estado.
    Porém, nos últimos anos, seja por conta das mazelas causadas pelas inúmeras doenças que o acometeram, seja pela natural senilidade que ocorre em alguns de idade mais avançada, tenho visto com tristeza, que tu te tornaste uma caricatura de si mesmo, muito distante do que era aquele jornalista combativo, perspicaz e crítico.
    Vejo-o proferindo impropérios, contra tudo e todos, sem ao menos ter a devida cautela, de questionar-se sobre o quanto tuas conclusões são realmente embasadas em fatos, minimamente concretos, ou se são apenas fruto de uma mente cansada e doente, que já não possui discernimento suficiente para saber onde mora o limite entre uma opinião válida e construtiva, e brados loucos, sem qualquer fundamento.
    Vamos aos fatos: disse que já havia nos alertado que o M. Grohe era um goleiro ruim, inferior ao Victor. Pois bem, sr. Sant’Anna, quero apenas lembrar-lhe o antigo goleiro cometeu tantas falhas tão, ou mais, críticas do que as de Marcelo ontem. Em um comparativo simplista, e na pior das hipóteses, colocaria ambos no mesmo nível técnico, o que, ainda, nos deixaria com um saldo positivo de 8 milhões de reais, decorrentes da venda do goleiro anterior.
    Seu oportunismo mora em uma máxima que aprendi desde muito cedo: “é melhor ser pessimista que otimista, pois o pessimista fica feliz quando acerta e quando erra”. É o que interpreto de seus comentários. Desenhas o pior e mais catastrófico cenário, pois, caso ele não se confirme, voltará ao ar, aos prantos, para cantar a alegria de seu gremismo. Caso contrário, fará colunas como esta, em tom de “eu avisei”, para tentar empulhar-nos, com estapafúrdia idéia de que é o Messias desta terra, pois sempre acerta suas previsões.

    Oportunismo sr. Sant’Anna, apenas oportunismo.

    Falo por mim, e acredito, por mais um sem número de gresmistas que conheço, ao pedir-lhe que não se manifeste mais como representante da nação tricolor. Torne-se imparcial, como teus colegas. Assim, nos fará o favor de não ter mais que ler/ouvir barbaridades tão absurdas, que fariam corar a face até do mais incoerente dos loucos.

    Seu tempo acabou sr. Sant’Anna. É o fim.

  • Leandro diz: 16 de agosto de 2012

    O Sr paulo santana só sabe criticar, quando o Grêmio ganha não fala nada, até parece viuva do victor. Como coisa que o victor nunca falhou né Santana? Pense antes de falar, olhe se o Kenio fala mal do inter!

  • Eduardo Jeronimo diz: 16 de agosto de 2012

    Esse Santana é demais!!!

  • Aldo F. Candia diz: 16 de agosto de 2012

    Santana. Não desarticule um grupo. Já desagregas há muito tempo o nosso time, com comentários em horas impróprias.
    Por favor, troque de lado, e deixe o Grêmio atingir suas metas e depois não apareças em campo para festejar.

  • Lucas diz: 16 de agosto de 2012

    Acredito sim que Marcelo Grohe pode ter falhado no gol ontem, como muitos outros GRANDES goleiros falharam em campeonatos muito importantes, como uma Copa do Mundo ( Julio César). Victor, como grande goleiro que era falhou, e nao foram nem uma e nem duas vezes. Acredito que deva dar a oportunidade ao Marcelo, por estar a tanto tempo tentando, e mostrando que tem suas qualidades, qualidades que o fizeram contestar a permanencia do Victor ano passado.

  • Igor Rick diz: 16 de agosto de 2012

    O Santana tem problemas psicologicos!
    O cara tava looouco para escrever este texto. Somente esperando por um jogo infeliz do nosso goleiro Marcelo.
    O fato de ter jogado um jogo mal nao deve definir a qualidade do arqueiro gremista. Alias, acredito que todos os jogadores do Gremio ja tiveram jogos infelizes tambem. Entao, pela logica ridicula do mencionado colunista, NINGUEM SERVE PARA JOGAR NO GREMIO!!!
    Faca-me um favor, meu caro Sant’Ana.. VAI COMENTAR FUTEBOL NO BUTECO!!

  • Paulo Wilson diz: 16 de agosto de 2012

    Santana….menos Santana!!!! Tu deves ter algo pessoal com o Marcelo Grohe. Ninguém ataca frontalmente uma pessoa assim se não há algo pessoal. No restante brilhante como sempre: o Grêmio esta fora da briga pelo título e talvez G4!!!!
    Abraços
    PW

  • carlos laste diz: 16 de agosto de 2012

    com todo respeito ao grande gremista paulo santana não concordo com as referencias ao marcelo grohe. basta se voltar ao passado não muito longe e se deparar com o grande vitor que falhou varias vezes e comprometeu o time gremista.

  • Dilson diz: 16 de agosto de 2012

    Boa mesmo é a defesa do Grêmio, que torna o goleiro o melhor jogador em 90% das partidas. Com esta defesa, nem o Manga!

  • Rodrigo Littera diz: 16 de agosto de 2012

    Sant’Ana, quero te dizer que não é apenas tu que tem essa opinião. Comungo da mesmo opinião há tempos! No início de 2008, quando Victor era novidade por aqui e muitos por aí defendiam que havia chegado a vez de Marcelo, eu modestamente também vaticinei que o Marcelo era tão somente um bom reserva!

    Ele é inseguro, dá muitos rebotes, joga adiantado e falha muito nas bolas aéreas. Não é um goleiro confiável. No entanto, creio que agora não seja momento de trocar o goleiro, e sim preparar algum jovem para ano que vem ou trazer alguém experiente pra meta, se o Grêmio lograr sorte de chegar a Libertadores.

    Quanto ao Cacalo, ele deveria ter opiniões mais contundentes. Ele é muito “muro”, escorregadio… Seu discurso nunca vai “de encontro a”, e sim “ao encontro de”. Não gostaria de classificá-lo como fanfarrão, mas muitas vezes é a imagem que transparece.

  • Leo diz: 16 de agosto de 2012

    Santana,respeito tua opinião,mas discordo totalmente! você está sendo oportunista nesse momento..Marcelo ontem falhou apenas no segundo gol e mais,você esquece das ótimas atuações que ele teve nos jogos passados (ex.contra o São Paulo no Morumbi) quantas vezes o Vitor tomou frangos aqui?? inumeras vezes!!! o time ontem não perdeu por causa do goleiro e sim pelo time como um todo..

  • Ronaldo Ross diz: 16 de agosto de 2012

    Sem goleiro sim Santana ! Sem goleiro e com meio-campo previsivel, sem movimentação, sem a força da juventude, sem o drible, única forma de furar retrancas…se foi a Libertadores 2013.

  • mario ismael baggio diz: 16 de agosto de 2012

    calma Pablo todo goleiro falha ,vez ou outra.prefiro acreditar no gremio no time . ontem nao levamos sorte. pense positivo por favor velho ranzinsa nao.depois no fim do ano vai ta vibrando com o nosso imortal.pensamento positivo santana.

  • Vinícius diz: 16 de agosto de 2012

    Falhou, também, no jogo contra Coritiba no Couto Pereira (2×1).

  • Duda Sócio Ouro diz: 16 de agosto de 2012

    Olha aqui velho caduco. Todos sabem da tua importância na história para o Grêmio e tal e não serei eu a me atrever a contestá-la. Mas isso não te dá o direito de agora ser o comentarista mais insuportável de todos. CALE-SE você, faz esse favor, pelo menos em relação ao Grêmio, CALE-SE VOCÊ. Tu não diz as coisas que acontecem, tu diz as coisas como tu quer que aconteçam. Torceu desesperadamente que o Marcelo falhasse em algum jogo pra vir dizer que é o sabe-tudo do futebol e não foi capaz nem de esperar isso acontecer de fato e já saiu cuspindo bobagens para “provar” que estava certo. O goleiro faz um milagre no primeiro gol quase salvando uma bola dificílima sozinho contra o adversário e num lance normal que foi o segundo tomou o gol – muito menos feio que o ceni fez só pra dar um exemplo. Todos no jornal e nas mídias virtuais falam que o Grêmio perdeu porque o time todo não jogou nada, mas o mestre do santana liga a derrota somente ao goleiro. As notas do marcelo na tua zero hora são maiores que muitos jogadores da mesma partida. Mas tu é sempre assim arrogante e hipócrita, enquanto o goleiro ia fazendo grandes partidas tu, convenientemente, apenas dizia esperem pra ver. Cansado de esperar ele realmente falhar (pois ia esperar um bom tempo) achou um jogo normal pra vomitar bobagens no jornal.

    Por favor te aposenta.

  • Joao ( Ctba ) diz: 16 de agosto de 2012

    Concordo contigo, Paulo Sant’Ana. Ontem vi mesmo que Marcelo Grohe não serve pra ser titular no time do Grêmio.

  • Oscar diz: 16 de agosto de 2012

    Caro Paulo Sant’Ana, sempre o considerei um ícone da imprensa Gaúcha, Gremista “dos 4 costados” sempre fez da sua voz o eco da torcida, mais este seu comentário de hoje sobre o Marcelo Grohe é bastante indelicado com o Profissional, o “grande” Vitor” (goleiro de seleção) vinha falhando e muito ultimamente e eu não lembro de ter lido um comentário seu questionando o Profissional, como o faz neste. Não conheço pessoalmente o jovem Marcelo, mais me coloco no seu lugar lendo este comentário, concordo que falhou ontem, mais e nas vezes que salvou a equipe ???, sei da sua inteligência e coragem, por isso acredito na sua reflexão sobre os adjetivos proferidos a este jovem Profissional.

  • BIRAMAR JESUS DA SILVA diz: 16 de agosto de 2012

    SOU COLORADO, ESCUTO O SALA DE REDAÇÃO TODOS OS DIAS, ACOMPANHEI O COMENTARIO DO PAULO SANTANA , E COMO ELE FALOU, SEUS COLEGAS NAO CONCORDARAM COM SUA OPINIAO, CONCORDO COM ELE, O MARCELO NAO EH SUBSTITUTO A ALTURA DO VITOR, SOH PEÇO UMA COISA, PRO LUXEMBURGO, NAO TIRE O MARCELO DO TIME NO GRENAL, DALHE INTER!!!!!!!

  • luiz carlos diz: 16 de agosto de 2012

    Oportunista , que so se manifesta para criticar … igualzinho aos KOFF, CACALOS . Gremistas somente das vitorias. Aproveitadores do prestigio do GREMIO. Quando o frangueiro do VITOR entregava jogos, Grenais , nunca se manifestou. OPORTUNISTA

  • Diogo diz: 16 de agosto de 2012

    Obrigado por avisar. Não ourirei o Sala hoje. O Senhor esta chato e com uma auto estima elevada demais.

  • TARCIANO ARTIFON diz: 16 de agosto de 2012

    SANTANA, COM TODO RESPEITO A VOSSA PESSOA.

    MAS SEUS COMENTARIS, SAO EXTREMAMNETE DE MAU GOSTOS E DE INVEJA.

    VC COLOCOU A IDEA NA CABEÇAO QUE O MARCELO NAO SERVE PAR AO GOL DO GREMIO
    E A CADA JOGO VC FICA SECVANDO O GAROTO PARA ELE FALHAR, ESTA ATITUDE NAO CONVEM COM VC PESSOA .

    PIOR FOI VC ENTRAR ONTEM AO VIVO NA GAUCHA E SOLTAR AQUELE COMENTARIO.
    PORQUE VC NAO CRITICOU O PARA QUE FEZ A FALTA,
    POR QUE NAO CRITICAR O LUXEMBURGO QUE NAO DEIXA NEM O RONDINELE NO BANCO
    POIS MARCO ANTONIO SABEMOS QUE NAO DA, POR QUE NAO CRITICAR TBEM O ANDRE LIMA NOTA ZERO QUE SO CHORA E CAI, POR QUE NAO CRITICAR O LUXA QUE TROCOU O FERNANDO DE POSIÇAO E DESDE ENTAO NAO VEM JOGANDO BEM,

    VEJA BEM O MARCELO NO MOMENTO ESTA ENTRE OS 3 MELHORES GOLEIROS DO BRASILIERO.
    E PRA VC SABER O MARCELO FALHO SIM NO SEGUNDO GOL, E NAO NO PRIMIRO.

    E TODO EXCELENTE GOLEIRO FALHA AS VEZES OU NAO?

    ENTAO FAÇA ME O FAVOR.

    TIRE ESTE ODIO DO CORAÇAO

    FAZ MAL A SAUDE,

    E O SENHOR JA TEM IDADE AVANÇADA.

    E SE VC REALMENTE EH GREMISTA APOIE.

    E NAO FIQUE SECANDO PARA FULANO OU CICLANO FALHAR.

    VLW ABRAÇOS

  • Rafael Aguiar diz: 16 de agosto de 2012

    Caro Santana acho q o erro não passa só pelo goleiro que errou só no segundo gol FATO .Agora deixar o atacante adversário sozinho na cara do goleiro é brincadeira e quer que ele ainda faça milagre ..Perdemos por um simples detalhe o gremio naum tem um Driblador..que por exemplo o atletico tem ,bernardo ,ronaldinho mineiro ,guilherme ,jogadores que vão pra cima e tentam desmanchar a retranca adversária driblando .AGORA FALAR DO GOLEIRO È O FIM ..brigado

  • Luiz diz: 16 de agosto de 2012

    Tu não tem condições de analisar NADA e não é de hoje. Isso que tu está fazendo com o Marcelo Grohe é BAIXO. Usar o alcance que tu tem (conseguido nos tempos em que era lucido) para fazer esse tipo de colocação é mau caratismo.
    Se for atras de tudo que tu já publicaste como “verdade absoluta” e comparar com o que de fato aconteceu, vamos ver que tu é muito menos profissional para o teu meio do que o Marcelo para o dele.

    Tu é baixo, arrogante e acha que está acima do bem e do mal. Quem tu é? Que exemplo tu passa? O que falta, e ai concordo contigo, é cabelo no peito para quem manda na RBS te colocar no teu lugar.

  • Rodrigo Lopes diz: 16 de agosto de 2012

    Concordo com o Santana q foram falhas do Grohe mas todos temos um dia ruim,além disso no primeiro gol a zaga dormiu.Acho q na minha humilde opinião o Grohe merece mais uma chance pois não podemos julga-lo tão rapidamente.Valeu,obrigado.

  • sergio diz: 16 de agosto de 2012

    Lamentável, mas compreensível, quem a cada dia torna-se mais “inferior” é você! Deve ser pela idade, que não é pouca, e pelas tantas doenças que te acompanham, certamente afetando teus envelhecidos neurônios!

  • CARMEN BORBA diz: 16 de agosto de 2012

    Olha,por favor Senhor Paulo Santana,temos um treinador que nao sabe abrir uma retranca,temos um time de velhos,temos jogadores que nao sabem dar um chute a gol e a culpa e do goleiro.Ele pode ter errado sim,como erram todos os goleiros mas e os outros jogadores? E o gol que o Gilberto Silva perdeu que ate eu faria?E o Kleber que passou o jogo todo se atirando e cavando faltas e tomou o terceiro amarelo e vai mais uma vez desfalcar o gremio?E o grande ZE ROBERTO QUE NAO JOGOU NADA?Portanto nao me venha culpar o pobre do goleiro,e deixar os outros pernas de pau sem critica.EU acho que cego e o senhor,me desculpe.Um abraço.

  • Igor diz: 16 de agosto de 2012

    E o que me dizer do Victor, qualquer Argentino que chutasse nele era gol.
    E Sant’ana, não precisa esbravejar assim não condiz com o sujeito tão educado e conceituado neste nosso estado. E tu me responde, por favor o que tu me diz dos dois gols que nosso glorioso Victor tomou contra o Palmeiras? Até pode ser que o Marcelo não seja o goleiro, mas quem tu colocaria? Eu me recordo quando falara que o nosso goleiro era limitado, mas o que adianta dizer se não tem alguém para repor? E falhar está na profissão, no nosso ser “humano”.
    E temos que dar tempo ao tempo, afinal de contas em 2006, acho que você esqueceu que ele ganhou um gauchão no Beira Rio, com nosso time infinitamente inferior ao do Inter campeão da libertadores.
    Portanto, enquanto não tiver alguém melhor e disponível temos que infelizmente contar com este. No Brasil acho que temos 3 goleiros de ponta os demais são de igual ou senão bem piores que o nosso.
    Abraço Sant’ana, gosto muito de ti cara por toda sua trajetória como jornalista. Tive camarote no Olímpico do teu lado durante os anos de 1994 a 1997.
    E respeito sua previsibilidade, até porque existe uma frase que diz..” O diabo é sábio pois é vivido”. Aguardo retorno querido

  • Mauricio diz: 16 de agosto de 2012

    Sou colorado, e acredito que o Grêmio tenha um bom goleiro. Imaginem se o Marcelo Grohe der qualquer resposta que coloque em dúvida a capacidade do Sr.Paulo Sant’ana? O senhores colegas do Sr. Paulo Sant’ana, serão corporativistas, contemporizando, dizendo que é a opinião do Sr.Paulo Sant’ana? Acredito que por isso não é necessário ser formado em jornalismo para ser jornalista.

  • FaBIO diz: 16 de agosto de 2012

    Discordo totalmente, não dá pra culpar o Marcelo pela derrota, ele realmente falhou no segundo gol, assim como o Pará e o Naldo no primeiro, assim como o Edilson que amarelou, assim como o Andre Lima e o Cleber que não jogaram nada, o Gilberto Silva que perdeu aquele gol feito, o Elano que sumiu no segundo tempo, etc… Este tipo de acidente acontece com 90% dos times deste campeonato, por isto que por enquanto não merecemos estar além da quarta colocação.. é esperar pra ver..

  • Tiago Scariot diz: 16 de agosto de 2012

    Ele é um bom goleiro, o Victor tb falhava e quase sempre em grenais Sant’ Ana o Rogerio Ceni deu um titulo aos ribeirinhos , vamos esperar para ver a atuação dele no grenal, mais ainda sim acho ele um goleiro bom, prefiro culpar a diretoria por ter comprado jogadores como Naldo e Grolli o zagueiro.
    Grande Sant’Ana hoje não perco o sala, mais vai com calma!

  • Fabiano Aquino diz: 16 de agosto de 2012

    Tenho acompanhado Marcelo, e o que vi foi definitivamente o contrário.
    Marcelo é um grande goleiro mais o dito gremista senhor Paulo Sant’ana ficou esperando o primeiro erro do nosso goleiro para poder se dizer com razão, pois prefere achar que tem razão a ver a verdade.
    Pois eu digo a ele:
    De 3 meses ao Marcelo e venha se desculpar com ele depois.

  • Carlos Alberto de Oliveira diz: 16 de agosto de 2012

    Exagero seu. O M.Grohe pode ter falhado, sim, mas até Manga e Félix falhavam. E as vezes em que o Grohe salvou o Gremio de derrota certa? Falhou só no segundo gol. No primeiro, a falha foi coletiva e sobrou pra ele. Exagero seu. Até compreendo sua indignação com a derrota para a Portuguesa, em pleno Olímpico. Logo a Lusa que não ganhou de ninguém fora de casa no ano todo. Mas, vamos combinar, né? A criatividade do time é uma lástima. Então, não culpe só o Grohe. Força, Grohe, não se deixe abater por comentários depreciativos.
    Detalhe: sou colorado, mas não sou cego nem obcecado. Não odeio o Gremio, apenas quero que perca sempre para o Inter, mas não para paulistas e cariocas.

  • Aldino diz: 16 de agosto de 2012

    De pleno acordo.
    A única discordância está na tese dele ser o único culpado: o meio de campo e o ataque não tem a menor criatividade. Zé Roberto é um aposentado em campo. Kléber e André Lima são incompetentes e anti-desportistas: só caem e reclamam do juiz. Se fosse um juiz europeu seriam expulsos umas duas vezes por partida( com toda justiça).
    Elano também não é lá essas coisas. E parem de tirar o Fernando do Time: estão estragando ele. Hora de prepar o ano que vem. Sequ~erncia e oportunidades para Bertoglio, Tony, rondinelly, Simon e mesmo Leandro (que só entra no final

  • Jose diz: 16 de agosto de 2012

    Que nada Sant´ana, o Marcelão tem fica com vocês pro resto da vida é um ótimo goleiro!! Se não for pro resto da vida…pelo menos até o grenal!! aahaahah

  • clea s.neves diz: 16 de agosto de 2012

    Fica Marcelo Grohe. FicaOdone, grande deputado, Pelaipe e Lilica, o treinador bom de papo.

  • leandro diz: 16 de agosto de 2012

    marcelo pode um goleiro de seleçao brasileira, mas o vitor nao dava mais, talvez deveriam contratar outro, mas quem? no mercado hoje nao existe melhor que o marcelo disponivel. o gremio ja mandou embora grandes goleiros cassio , fernando prass, andrei… mas evidente que nao temos zaga e nao foi feito nenhum esforço para contratar algum,naldo, vilson, gilberto improvisado etc. e mais facil culpar o goleiro. FORA ODONE!

  • Alex diz: 16 de agosto de 2012

    O Marcelo faz grandes defesas às vezes, mas devo admitir q ele não me convence tb.

    Desde q o Victor saiu, ele levou pelo menos uns 3 gols bem duvidosos. não chegam a ser frangos, mas são bolas onde ele sai mal, está adiantado, etc.

  • Bruno Castagna de Atayde diz: 16 de agosto de 2012

    Caro Santana, discordo inteiramente do senhor. No primeiro gol a falha foi de toda defesa e meio campo do grêmio, ele ainda conseguiu salvar duas vezes o gol sem ninguém da defesa ajuda-lo. Já no segundo gol, a barreira abriu, e ele milagrosamente conseguiu fazer a defesa. O senhor tem sido muito injusto com o nosso grande goleiro.

  • Rolim diz: 16 de agosto de 2012

    Caro Santana, respeito muito seu ponto de vista contudo considero injusta essa sua imputação de responsabilidade ao Groe. No primeiro gol, Naldo, que estava na reserva, chega atrasado na cobertura, Groe salva o primeiro chute e não há um só zagueiro para espantar. No segundo gol, novamente onde esta os zagueiros no rebote, uma bola rasteira onde ele se estica para defender. Jogar no colo de um jogador quando o ataque não teve competência para furar o bloqueio ou mesmo quando temos uma zaga improvisada, Naldo mediano e outro improvisado Gilberto Silva é no minimo injusto.

  • Éder diz: 16 de agosto de 2012

    Santana,
    Sempre te considerei um grande gremista e um bom colunista.
    Entretanto,sua análise e fúria em relação ao Marcelo não têm cabimento.
    Sua arrogância, estupidez, destempero e falta de argumento para justificar tais ataques, só podem ser fruto de sua senilidade, e não da genialidade que você diz ter. A não ser que você tenha adquirido uma bola de cristal ou descoberto uma forma de prever o futuro, nada justifica seu comentário. Quantas vezes o Marcelo em substituição ao Vitor, ou agora como titular salvou nosso time de derrotas? Não me lembro de você ter comentado nada a respeito disso. Nem das inúmeras falhas do Vitor. Esse era bom goleiro? Ganhamos oquê com ele? Na copa do Brasil contra o Palmeiras, o segundo gol foi falha de quem? Vou te dizer, de um displicente e preguiçoso Vitor. Esse rapaz , o Marcelo que você tão descabidamente ataca, é prata da casa, bom goleiro mas que com certeza ainda precisa provar alguma coisa. Mas parece ter excelente caráter e postura dignos de vestir nossa camisa.
    Pode ter certeza, que sua ridícula e estúpida campanha não terá quórum, entre os gremistas inteligentes.

    Cordialmente,

  • Danilo Palegre diz: 16 de agosto de 2012

    Valdomiro recebeu a maior vaia que o Beira-Rio (hoje Remendão) já viu. Jonas foi considerado o “pior centroavante do mundo”. Os dois viraram ídolos. Os gols que Marcelo Grohe leva, Vítor também levava. Ontem, Rogério Ceni até gol contra fez. Se o Grêmio saiu do Morumbi com vitória sobre o São Paulo, deve-se também às excelentes defesas de Marcelo. É totalmente injusto atribuir a derrota de ontem a falha no segundo gol (só falhou neste, no primeiro foi toda a defesa que falhou). Ontem o time de Grêmio foi incompetente para barrar os contra-ataques da Portuguesa. Principalmente Souza, Edilson, Fernando e Pará estavam dormindo em campo. Colocar toda a culpa no Marcelo é pura miopia.

  • Wlademir Pereira de Lima diz: 16 de agosto de 2012

    Concordo em gênero, número e grau.

  • Rodrigo leal diz: 16 de agosto de 2012

    Concordo em gênero e número com o Santana, e digo mais, tem mais jogador neste time que também nao serve para o Gremio. Medalhões sem vontade que ficam camuflados com seus altos salários, e no final acontece isto aí, três pontos que farão muita falta no final. Odone pare de pensar em inaugurar a Arena e tente trazer uma taça de expressão 12 anos sem ganhar nada, ta ficando complicado ser gremista.

  • Jeferson diz: 16 de agosto de 2012

    Prezado Sr Santana. O ex goleiro do Grêmio, Vítor, não costumava sair do gol. Não costumava acertar uma saída de bola cruzada na área. Também frangueou algumas vezes, como o Sr citou…É fato! Ou melhor, são fatos! Agora cruxificar o Marcelo Grohe por um erro? Não teria falatado ao Sr, no mínimo, humildade. Não seria razoável supor que sobrou arrogância ao achar que seus 55 anos de acompanhamento futibolísitco são suficientes, para se julgar incontesti. Assim como pediu 3 meses, para provar que o Marcelo é ruim, eu peço ao Sr 3 meses para termos certeza que o goleiro é ruim. E lembre-se que caldo de galinha e prudência não faz mal a ninguém. Antes de terminar, gostaria de dizer que sempre fui um admirador seu, quer seja pelas matérias, fanatismo, mas espero certificar-me que todas as suas colunasforam e são baseadas no bom senso. Um grande abraço. Obrigado. Jeferson 

  • Marco diz: 16 de agosto de 2012

    Sant’Ana, você põe toda culpa no goleiro. Mas eu te pergunto, como teria sido o jogo se a gente tivesse centro-avante? Porque, convenhamos, o esforço do André Lima e a “excelência” do Marcelo Moreno estão longe, muito longe do mínimo necessário. Basta olhar o saldo de gols do Grêmio. Daí, todo o resto que o time faz resulta em pouco e, como ontem, por vezes, nada!

  • Silvio Bertol diz: 16 de agosto de 2012

    Concordo plenamente e eu, na minha humilde e solitária opinião, venho falando isto a um bom tempo. Ele não é goleiro para ser titular do Grêmio, quando muito é um bom reserva. Este será mais um ano sem ganharmos nada, não por culpa única e exclusiva do nosso goleiro, mas também, devido ao fato de que os dois principais reforços, Elano e Zé Roberto, não estarem rendendo nada, além, é claro de não ser admissível um time querer ganhar alguma coisa sem ter laterais, tanto direito como, principalmente, esquerdo (além de não ter goleiro). É muita incompetência junto para querermos ganhar alguma coisa. Mais um ano perdido. Volta Felipão!

  • clovis jose costa silva diz: 16 de agosto de 2012

    Paulo Santana tem toda razão Marcelo GROHE ñão é goleiro para jogar no GREMIO, nos merecemos coisa melhor.

  • Karol diz: 16 de agosto de 2012

    Deixa o homem trabalhar!Vai contratar quem?
    Ele precisa ganhar experiência e vai ser por meio desses erros que aprenderá!
    Talvez diferente do Victor Frango, ele saiba assumir os erros que comete e isso é primordial para um goleiro, mesmo que tome gols assim!

  • GABRIEL MULLER diz: 16 de agosto de 2012

    Graças a deus temos gremistas que nem vc nobre santana,o marcelo tb falhou em coritiba,naquele gol de falta que passou no meio da mão de alface dele e entre outras falhas que ano foram gol,verdade que fez algumas defesas,mas é do ofiçio,agora quando toma gol em falhas grotesca,ai é complicado,a maioria dos gremistas por sua falta de conheçimento,vai de acordo com a imprensa e não por sua opinião e como a maioria da imprensa gosta do marcelo,acho que temos ai colorados fazendo chacota do nosso goleiro,pra ele achar que é bom,ai complica.

  • jose antonio diz: 16 de agosto de 2012

    No primeiro gol é evidente que não houve falha, até houve uma grande defesa no primeiro lance. No segundo gol fiquei com a impressão, não com a certeza, de que a bola passou pelo meio da barreira. Se isso se confirmar, a falha é da barreira e não do goleiro. Se passou pelo lado, então o Marcelo falhou. É simples.

  • Sandro diz: 16 de agosto de 2012

    Boa Santana, eu não era fã do Victor, imagina do Marcelo. Gol de falta adiantado e depois outro gol no mesmo jogo adiantado. Ontem duas falhas de rebote, isto nem na varzea acontece, no mínimo o goleiro iria dar um bico pro espaço. Assim não da Luxa.

  • Paulo Meneghini diz: 16 de agosto de 2012

    Prezado Santana, endosso teu comentário e complemento com a eterna carência do tricolor na figura do XERIFÃO, estilo Oberdan…cujo perfil suplanta a disciplina tática, a garra e o talento tipo espanador…terá de ser um líder ao estilo Figueroa, Anchieta, Airton, etc. Sem esse elemento, o Grêmio não chegará a parte alguma em campeonato algum…SDS, Paulo

  • BIRAMAR JESUS DA SILVA diz: 16 de agosto de 2012

    CONCORDO COM A OPINIAO DO PAULO SANANA, SOU COLORADO E TAMBEM ACHO QUE O MARCELO NAO ESTA A ALTURA, AINDA PARA SER GOLEIRO, PRINCIPAL DO GRAMIO, SOH PESSO UMA COISA, SOH ESCALEM ELE PARA OS GRENAIS.

  • Gabriela Pessini diz: 16 de agosto de 2012

    Oi Paulo, embora seja sua admiradora, não acho que o Marcelo Grohe tenha sido o único responsável pela derrota do Grêmio ontem. Acho que o coletivo, o todo, foi mal ontem. O Grêmio precisa entender que o jogo não começa somente no segundo tempo. Começamos perdendo vários jogos e só conseguimos virar no segundo tempo. Time grande precisa jogar forte desde o início. Mas não vamos deixar de torcer, pois acho que , se não vier o titulo, pelo menos estaremos lutando muito por ele….Abração

  • Vinicius Scher de Oliveira diz: 16 de agosto de 2012

    Não é atoa que tu é “O CARA” Paulo Sant’Ana!
    Ainda quero ter o prazer de conhecê-lo pessoalmente, será um sonho realizado.
    Falou tudo, também acredito que o Marcelo ainda não tem condições de ser titular no Grêmio.
    Um abraço

  • Gilberto diz: 16 de agosto de 2012

    è lamentável entrar ano e sair ano e o grêmio viver este pavor, este campeonato se montar uma base com intuito de vencer com jogadores de brio certamente seremos campêoes indiscutíveis várias vezes mas infelizmente forças ocultas a muito tempo pairam sobre o Grêmio, que seus torcedores e ô grêmio não precisa disto é uma vergonha ….

  • Marcos Machado diz: 16 de agosto de 2012

    Então melhor era o Vitor, que tomou um frango do Atlético-GO ontem, do meio da rua, faça me o favor Santana, menos coração e mais razão. O Marcelo Jogou 10 partidas fez grandes defesas em todas elas, agora porque ele falhou ontem tu já quer crucificá-lo. O Vitor jogava uma partida bem e tomava frango em 4 e ficou todo este tempo no Grêmio, temos que dar mais tempo ao Marcelo pois é um grande goleiro e melhor é gremista prata da casa.
    Um Abraço!

  • Morais diz: 16 de agosto de 2012

    Como sempre, os comentários no Sant’Ana estão sempre recheados de soberba. Como pode exigir que os outros se calem e ainda se auto adjetiva dizendo ter talento e mais conhecimento sobre futebol? Somente alguém com falta de humildade como ele poderia dizer isso. Claro que tem todo direito de opinar que o Marcelo Grohe não é bom goleiro, o que discordo. Mas daí a proibir que os outros se calem diante da sua opinião beira o ditatorial. Além de tudo foi um comentário oportunista. E quando ele fez grandes defesas por que se calou? Outra: as atuações do Marcelo não devem em nada às últimas do Victor, cujo o Sant’Ana nunca criticou. Repito…este comentário foi anti-democrático, soberbo e desrespeitoso com quem tem todo o direito de opinar o contrário…lamentável sr Sant’Ana

  • Diego Rebellato diz: 16 de agosto de 2012

    Santana, concordo com você plenamente. A mesma coisa que aconteceu com você no sala de redação, aconteceu com meus amigos aqui em Capão da Canoa.
    Não temos goleiro.
    Saudações Tricolores Diego Rebellato

  • Flávio De Negri diz: 16 de agosto de 2012

    Prezado Santana.
    Em minha opinião estás redondamente enganado no que se refere ao goleiro Marcelo Grohe, respeito tua opinião mas ele é uma unica voz num mar contrário à sua opinião.
    Acredito não ser o Marcelo um excepcional goleiro, mas o considero muito mais confiável que o Victor (em sua ultima temporada no Grêmio), tu estás baseando tua opinião apenas no jogo de ontem onde ele errou no segundo gol; No primeiro o zagueiro Naldo(esse sim não deveria nem passar em frente ao Olimpico, é muito ruim) tinha a obrigação de cortar aquele bola.
    Lhe pergunto, e as outras defesas que ele fez que o goleiro anterior não teria pego? Caríssimo, não julgue o livro pela capa, veja o total da obra assim não cometerás o equivoco que cometestes.
    Volto a dizer, Marcelo não é o melhor goleiro do Brasil, mas é um deles, apesar de ter falhado no segundo gol de ontem.
    Lembrando que ele é humano e, como humano, falivel, assim como os que te lêem e te acompanham, alguns dias tua coluna é estupenda outras é estupida.
    Um abraço de um gremista pra lá de desconfiado com esse time.

  • Valmir diz: 16 de agosto de 2012

    è isso ai !! sempre com a razão, alguém tem que falar esse time do Gremio tirando o Kleber o resto e time de segunda divisão.

  • Ronaldo diz: 16 de agosto de 2012

    hahahahahaha… gênio!!!!! Paulo Santana tu és demais!

  • Eleceu A.Pfitscher diz: 16 de agosto de 2012

    Acho que o Santana pode ter sua opinião. Mas respeite a opinião dos outros. Aliás em lugar nenhum ele não respeita a opinião do alheio. Por exemplo desisto de assistir o Sala de Redação quendo está presente. Pois ele se faz ou realmente não entende o que outros colegas dele falam. Santana o que você construiiu de fãs vais acabar perdendo. Pois ultimamente não dá para aguentar.

  • Juliano diz: 16 de agosto de 2012

    Mas eu não queria concordar contigo, pela história do Marcelo dentro do Olímpico. Mas tenho que admitir que é um goleiro esforçado, porem lhe falta certo carisma. Que Danrlei e Victor tinham. Acho que é necessário um goleiro pronto, mais experiente realmente!

  • ALECIO diz: 16 de agosto de 2012

    To contigo santana isso ja to dizendo a anos. MARCELO nao e goleiro pra ser titular do gremio e nao vai vir salvador agora hora outra se fosse bom ja era titular muito tempo,
    Melhor que ele e Busato,mas passa diretoria ele sempre tem chance nao segurou nao vai ser agora …

  • Thiago doval diz: 16 de agosto de 2012

    grande santana isso ae grêmio uma vergonha jogadores mobilizam o torcedor para ir ao estadio para fazer isso

  • MARCEL FANÁTICO TRICOLOR diz: 16 de agosto de 2012

    SEU PAULO SANTANA, TE RESPEITO COMO GREMISTA E CRONISTA, MAS INFELIZMENTE O SENHOR PRECISA PARAR COM ESSE PESSIMISMO QUE IRRITA BOA PARTE DA TORCIDA GREMISTA. GRANDES GOLEIROS JÁ FALHARAM E COM O MARCELO GROHE NÃO SERÁ DIFERENTE..VÁ CORNETEAR BEM LONGE DO OLÍMPICO CRONISTA CIRCUNSTANCIAL..ABRAÇOS SANTANA

  • Sidiclei diz: 16 de agosto de 2012

    Sem comentarios falou tudo. E quando venderam o Vitor eu comentei aqui. Marcelo Grohe esta pro Gremio como Denis para o São Paulo, Diego foi para o Flamengo, Sérgio para o Marcos no Palmairas… Eternos e bons reservas… e nada mais que isso… Valeu Paulo.

  • Edison Roberto Klein diz: 16 de agosto de 2012

    Concordo em gênero, número e grau !!! Mas creio que, embora a imensa repercussão das tuas palavras, tudo ficará como antes… Mais um ano de sofrimento, mais um ano na fila, mais uma esperança renovada para o próximo ano… Uma hora cansa…

  • timothy bohrer diz: 16 de agosto de 2012

    sr; paulo santana !!

    sou seu profundo admirador !! tenho 32 anos e aprendi a ser gremista com o senhor, tb com renato gaucho .
    pois bem o senhor pode ter sua opinião formada sobre o nosso goleiro.mas permita discordar do senhor parcialmente.
    o segundo gol da poruguesa foi falha do marcelo certo ,porem o primeiro gol da portuquesa foi uma defesa muito dificil pois foi uma defesa em baixo contra o chão, junto ao corpo.
    permita humildimente dar uma ideia, pergunte para que ja entrou nas quatro linhas e, para saber caso o marcelo tenha falhado do primeiro gol da portuguesa ?

    nunca escrevi uma virgula a jornalista algum ao longo dos meus 32 anos de gremista, tomei esta liberdade pois como sou profundo adimirador do senhor.
    tenho certeza que o senhor tem a plena noçao, atraves de seu trabalho e sua competencia (unica)em tocar as pessoas com as palavras, tenha um pouco de cuidado com certas critcas pois o senhor e um formador de opinião .,,

    grande abraço !!

  • Antonio Luiz Maciel diz: 16 de agosto de 2012

    Bom dia Senhor Paulo,muito admirado fico em ver e ler a sua coluna.Esta crucificando um jogador (goleiro) promissor por um erro cometido, como o senhor se considerasse Deus,que nunca erra,onipotente.Acho que a palavra ” calem-se” serve perfeitamente a vossa pessoa.A defesa não conseguia segurar os atacantes da Portuguesa, que quando chegavam a area gremista enlouqueciam os defensores.O Grêmio teve quinze (15) escanteios a favor e seus atacantes,meio campo não conseguiram aproveitar,ai o defensor Gilberto Silva reclama da retranca.O jogador esta ali para jogar e aproveitar as oportunidades para que sua equipe ganhe e não para reclamar e debitar sua imcompetencia nessa partida ao esquema de jogo da equipe adversaria.Por isso senhor,estás comentendo uma injustiça com o rapaz,Marcelo Grohe-goleiro.Reflita Bem.

  • gilberto diz: 16 de agosto de 2012

    DISCORDO DO PAULO SANTANA.
    TODA A DIREÇÃO, TIME E COMISSÃO TÉCNICA, SÃO INFERIORES, NÃO SÓ O GOLEIRO.
    INFERIOR AO NAUTICO, PORTUGUESA, ATLÉTICO MINEIRO, PONTE PRETA, VASCO, SANTOS, CORITIBA E PALMEIRAS.

  • paulo salvador diz: 16 de agosto de 2012

    Bom dia Santana, como tu tens força nos teus comentários e gremista, peço que faças um comentário a respeito da insana afirmação do Luxemburgo de que não é preciso pressa para marcar gols pois tem 90 min. para isso. Isso tira a intensidade do time, fica frouxo, é bola pro lado, bola prá trás o que deixa os adversários numa posição muito cômoda e ai toma um gol e bate o pavor! O time tem que entrar aterrorizando causando medo e desestabilizando o adversário. A culpa desse time bunda mole é do seu Luxemburgo. Obrigado

  • Robson diz: 16 de agosto de 2012

    Olha, não se pode julgar o trabalho de um profissional por apenas um jogo em que este falhou, e esquecer das últimas partidas em que ele se sobressaiu sendo sempre um dos melhores ou senão o melhor em campo, ou todos nós poderíamos críticar todo seu trabalho de colunista por apenas este artigo que você se equivocou ao críticar bruscamente o goleiro Marcelo e acahar que todo seu trabalho anterior não valeu de nada, seria equivocado de minha parte fazer tal acusação, assim como é equívocado se falar desta maneira do nosso goleiro Marcelo, que na minha opinião vai ajudar muito o Grêmio ainda, pois tem potencial para isto.

  • Reinaldo diz: 16 de agosto de 2012

    Prezado Sant’Ana, concordo plenamente. Estava me segurando para falar do Grohe porque pensava que era questão tempo, de ele ter que se acostumar a nova vida de titular. Via falhas que poderia ali adiante serem corrigidas. Se te recordas, principalmente no jogo contra o Santos e contra o Coritiba, gols tomados típicos de goleiro com braço curto. Mas agora, agora caiu a casa, ou melhor, voltamos a realidade e vamos ter que agüentar esse goleirinho de “várzea” (com todo o respeito)até o final do campeonato.

  • LUCAS diz: 16 de agosto de 2012

    Sant’ana concordo plenamente com você, e digo mais….. é lamentavel e triste a lerdeza dele na saída de bola, meu filho que também se engana com ele, fica brabo, quando nos jogos, após ele pegar uma bola recuada ou que saia pela linha de fundo, a tremenda demora e inoperância em repor a bola rapidamente para proporcionar um contra-ataque, isto não temos mais com este goleiro, brinco sempre dizendo para a paredes em casa, LEVA A BOLA PARA CASA, EMBRULHA PRA PRESENTE…. de tão brabo que fico vendo a cena, parabéns Santána por expor esta sua opinião!!!

  • fernando diz: 16 de agosto de 2012

    bom dia

    acho que o senhor esta meio equivocado quanto ao Marcelo, pois pode não ter segurado
    a bola nas defesas, mas cadê o zagueiro que deixa o atacante chutar sozinho……… cadê os gols la na frente poderia ser um resultado de 4 x 2 para o gremio e ninguem falaria do goleiro. o time tem que fazer gols e não culpar o goleiro que é o ultimo homem para pegar a bola, chuta no meio de tres e a bola passa a ….. Senhor acho que você esta meio equivocado nos seu comentarios, fale da equipe no geral e não de um jogado que tem ajudado mais que o antigo goleiro que ganhava umas 5 vezes mais………………

  • Matheus diz: 16 de agosto de 2012

    Pronto. Qdo o Grêmio começar a queda livre e estacionar ali pela nona, décima posição, já temos um culpado: Grohe. Foi ele quem montou esse time ridículo onde não há um reserva sequer com capacidade de suprir a ausência de um titular, não há laterais titulares, não há consistência na bola aérea defensiva, as jogadas de ataque são todas previsíveis, não há movimentação, e foi ele que contratou o Kléber por 500 mil mensais para jogar deitado no chão. Também é culpa dele o Victor colecionar falhas e frangos desde a não convocação para a Copa de 2010, principalmente em Gre-nais, e mais recentemente entregar os jogos contra o Palmeiras na semi da Copa do Brasil. Viva Odone, Viva Pelaipe. Ilude-se quem acha que com esse elenco vamos a algum lugar, ou por Brasileiro, ou por Sul-Americana.

  • GremistaSM diz: 16 de agosto de 2012

    meu caro Paulo Santana tenho muito respeito a sua pessoa mas pisaste na bola pois quando tinhamos o chupa gol do Vitor levando frango em cima de frango principalmente nos GREnais nunca ouvi uma critica sua a respeito e agora na primeira falha do Grohe no jogo de ontem no segundo gol pois no primeiro gol levamos um gol de lateral nem na varzea acontece isso e o Grohe ainda salvou parcialmente entao nao seja oportunista pois se o Grohe falhou o Vitor era a falha em pessoa mas a imprensa passava a mao no mao de alface.

  • Paulo Cesar diz: 16 de agosto de 2012

    Santana, tu es o cara, com certeza a mais lucida mente entendida em futebol, e ainda tivemos que aguentar durante anos chamarem o Rui de professor, imagina do que poderiamos te chamar…MESTRE quem sabe…..abracao e saude pra ti verdadeiro GREMISTA!!!!

  • Favorino de Lima Ribas diz: 16 de agosto de 2012

    Não há duvidas caro Santana, nao temos goleiro, e ainda, um reserva como Naldo e Edilson tbm nao colaboram em nada, e por minha conta acrescento o seguinte: porque o Cleber joga longe da area adversária?

  • Fernando diz: 16 de agosto de 2012

    Na imensa maioria das vezes fui obrigado a concordar com o grande Paulo, porém desta vez sou obrigado a discordar… o Grohe é sim um bom goleiro, e está sim em um momento muito melhor que o Victor estava quando estava debaixo das traves… isso só não vê quem não quer… Grohe nos salvou contra a o SP, já havia nos salvado contra o Flu, fechou o gol contra o Cruzeiro e com certeza ainda vai fazer grandes partidas ao longo do campeonato… esquecer das grandes atuações em detrimento de uma atuação ruim é o cúmulo da cegueira…

  • Thiago Souza diz: 16 de agosto de 2012

    Caro Paulo Sant’ana. Tenho respeito e admiração pela sua opinião, porém discordo totalmente da mesma. O goleiro Marcelo não fez ontem uma boa partida, falhou no segundo gol, porém vinha realizando atuações impecáveis! Temos que analisar o conjunto da obra para dar uma opinião concreta. Se fosse assim, quantos “frangos” o Victor tomou, principalmente em jogos decisivos? O Grêmio perdeu ontem pois não sabe jogar contra times recuados, para jogar contra times assim, tem que ter laterais! Não se pode jogar pelo meio contra times que vem para se defender! O Grêmio precisa urgentemente de bons laterais, mas me parece que se isso ocorrer, vai ficar para o próximo ano…Abraços!

  • Daniel Bresolin de Souza diz: 16 de agosto de 2012

    Acho que não foi somente do Marcelo a culpa mas também do Elano, do Zé Roberto, pois nosso meio de campo não teve nem um lapso de criação de jogadas, foi lento, previsível não soube se desmarcar, parece estar as avessas do ano passado quando jogava bem em casa e ia mal fora. Falta muito ainda para retomar aquele time dos anos 90 ,que todos tinham medo de encarar no Olímpico…

  • vilmar diz: 16 de agosto de 2012

    Esse conhece, qualquer um percebe as falhas de ontem, perdemos por incompetencia do goleiro, e essa zaga dorminhoca de ontem.

  • opa diz: 16 de agosto de 2012

    calma, vamos com muita calma, marcelo foi fundamental no morumbi, contra o atletico mg, não levamos mais por causa dele, contra a ponte foi seguro, contra o flu foi mt bm, botafogo foi bm tbm, goleiro é assim, só levar um gol duvidoso que ja terminam com o rapaz, força marcelo, não sinto saudade do victor, q alias era contestado no gremio, perdendo bola ate pro R10, e ontem n viu nem a bola no chute de mt longe…

  • Eduardo diz: 16 de agosto de 2012

    Alem disto que concordo plenamente Santana, o Grêmio ainda precisa de um driblador para pifar os atacantes.
    Parabéns

  • Paulo Fortes diz: 16 de agosto de 2012

    Desculpe Santana, mas o Vitor em determinada epoca esteve muito pior, o guri é novo e merece um credito, o Gremio num todo esteve mal, principalmente no primeiro tempo, não gosto de ver o desempenho de forma individual, quando o gremio perde geralmente foram setores que não estiveram bem, Com a sua experiencia quem voce acha que deveria ser goleiro do gremio?…

  • marcos bender diz: 16 de agosto de 2012

    Marcelo Grhoe é um ótimo goleiro como pode um cronista que se considera tão inteligente fechar os olhos para as defesas milagrosas que ele fez neste campeonato brasileiro. Estou decepcionado com este comentário oportunista que não enxerga com a devida justiça tudo o que este ótimo goleiro já fez pelo Gremio.

  • Gilberto Morelli diz: 16 de agosto de 2012

    Beleza Pablo, como sempre vc esta absolutamente certo mas o pior que tomar dois da Portuguesa é apenas fazer hum e no finalzinho do jogo. Ataque inoperante.

  • sandro diz: 16 de agosto de 2012

    O Marcelo não é goleiro para vestir a camisa do Grêmio. Basta ver o pulinho que ele dá quando é driblado e o Naldo salva quase terceiro gol em cima da linha.

  • Vinicius Lopes diz: 16 de agosto de 2012

    Não concordo. Até o Danrlei falhava. Victor andava falhando bem mais. Rogerio Ceni tá falhando. Se pesquisar até o BUFFON e CASILLIAS falham algumas vezes no ano.

  • Diogo diz: 16 de agosto de 2012

    Em 2007, quando o Diego Souza estava no Grêmio, o Santana escreveu que ele não jogava nada e que deveria escolher outra profissão…Nos anos seguintes o Diego Souza se transferiu para outros clubes e jogou um futebol estupendo. Será que o Santana reconhece aquele GRAVE ERRO DE AVALIAÇÃO???

  • Ricardo diz: 16 de agosto de 2012

    Crítica exagerada. No segundo gol, o atacante estava nitidamente impedido.
    Haviam 2 auxiliares, os dois não enchergaram. Nem irei comentar o motivo…
    Marcelo Grohe é indiscutivelmente o melhor substituto para o Victor no momento. O próprio Victor já cometeu erros piores no passado, se é que poderíamos contabilizar a noite passada como erro.
    Paulo, você não é Deus. Saber que erramos, nos dá o direito de corrigirmos as falhas e sermos superiores ao passado.
    Podes criticar o Marcelo, mas agora exagerou.

  • Luis Eduardo diz: 16 de agosto de 2012

    Me desculpe Paulo Santana, mas o Victor não estava atacando tudo aquilo quando ainda estava no Gremio…talvez a fama sua a cabeça depois que foi para a seleção…

    No tempo que ele estava no gremio tomou MUITO frango também…fazia defesas incríveis…mas DIFICILMENTE pegava uma bola rasteira….

    NÃO podemos culpar o goleiro quando se tem uma defesa com NALDO e lateral PARÁ…porque daí é pra acabar…

    Hoje o problema seria zagueiro, porque só Werlei e Gilberto Silva fica dificil…não temos zagueiro reserva….

    Marcelo Grohe está AO MENOS no mesmo nível de Victor….

  • joubert capellari diz: 16 de agosto de 2012

    Yconcordo em genero, numero e grau com paulo santana. 1º Marcelo não sabe sair do gol.2ºQuando sai, só soca a bola, nunca agarra firme. 3º Não sabe jogar com os pés, tal qual vitor. 4º Se realmente fosse bom, teria conquistado a posição de vitor frangueiro, com no minimo 6 tecnicos que passaram pelo gremio e naõ vram condições de titularidade pra ele. Outra coisa do jogo de ontem . Será que o luxemburgo, com tanta experiencia nas costas , não viu que o goleiro Dida , saia em todos os escanteios, justamento porque o cobrador dos escanteios era de pé trocado , ou seja a bola ia de encontro ao goleiro e não fugindo o que facilitaria o cabeceio dos atacantes. Me paguem 20.000 reais que eu treino o gremio. abraço santana

  • Henrique diz: 16 de agosto de 2012

    Mandou bem Sant’Ana, concordo contigo, nunca acreditei que o Marcelo Grohe é goleiro suficiente para o Grêmio.
    Precisamos de um goleiro mais incorpado.

  • Antonio Simionato diz: 16 de agosto de 2012

    Mestre!como sempre nosso “imortal”Paulo Sant Ana esta certo!Como diz o ditado popular nosso goleiro tem os braços de jacaré!

  • danika diz: 16 de agosto de 2012

    sant’ana ontem a noite durante o jogo, eu critiquei esse marcelo grohe e o fato de o gremio ter vendido o vítor e não ter reposto um goleiro a altura, para meu irmão gremista que assitia o jogo comigo, porém, ele achou que além de ser colorada, sou mulher e portanto não sei do que estou falando(haha) e ficou muito bravinho comigo, já mandei um link com teu artigo pra ele hehe…

  • André Paraguassu diz: 16 de agosto de 2012

    Bom Dia Sant`ana,
    Há muito bato nesta tecla, não é de hoje que este tal goleiro entrega jogos, em 1semi-final de libertadores em que o Victor estava na seleção, o Sr. Grohe levou 6 frangos do Cruzeiro (3 em minas 3 em Poa), sepultando noss sonho pelo tricampeonato. Quando faço minhas apostas no bolão do campeonato, sou obrigado a levar em consideração o fator Grohe (seu franguinho de cada dia).
    Exemplo: Grêmio 3×0 Bahia, não tem o frango então 3×1, 2×0 no São Paulo? Não 2×1 tem o frango do Sr. Marcelo.
    Não é um comentário oportunista de momento, e outra já venho alertando para outra naba , com 92% de passes para trás e destes, 70% errados Fernando ajuda afastar o sonho do Tricapeonato.

    Abraços.
    André Paraguassu

  • Alexandre diz: 16 de agosto de 2012

    Acho que o Sr pode ter uma opinião sobre a qualidade deste ou daquele jogador. Mas expõe as suas opiniões de forma desrespeitosa com as pessoas e com este jogador que está tentando construir uma carreira de forma honesta. Mas o pior é que o senhor não aceita ser contrariado por ninguém e massacra a imagem de um jovem somente para atacar quem tem opnião contrária. Daqui a pouco o senhor vai dar um show no sala e certamente, mas certamente vai ser deprimente isso. É por isso que não vou ouvir e milhares de outras pessoas com certeza estão de saco cheio disso.
    Já achei teus comentários e colunas brilhantes mas o seu egocentrismo e prepotência estão ficando insuportáveis!

  • Gilberto scislewski diz: 16 de agosto de 2012

    Concordo plenamente com o Santana!
    Só os cegos do Gremio não veem que o Gremio está cada dia pior tentando cobrir o sol com a peneira, contratando jogadores inferiores como se fossem a salvação tricolor!
    Acorda Gremio ! deixe de menospresar aqueles que vestem tua camisa! deixe de contratar mercenários! traga jogadores que vistam a camisa tricolor!!!

  • Angelita Aroche diz: 16 de agosto de 2012

    O Grêmio paga pela prepotência de dizer que a venda de Victor era boa para o grêmio (logo ele, que levou o time nas costas vários anos), e que estaria melhor servido com Marcelo.

  • Joel Silva diz: 16 de agosto de 2012

    Certamente o Marcelo Groe não é um grande goleiro, se o fosse, não ficaria dez anos na reservas de outros goleiros no Grêmio, porém, daí até ser único responsável pela derrota do Grêmio, vai uma grande distancia. Responsabilizar uma pessoa só, por antecipação, (mesmo quando vai bem é criticado) isto sim é cegueira, para não dizer prevalecimento. Chamar os demais de “picaretas da crônica” por terem uma opinião divergente, é um desrespeito só dimencionado e deglutível por saber-se que esta ação é fruto de devaneios de quem pensa ser o dono da verdade. Parece claro que também a troca de zagueiros no Grêmio e a evidente apatia inicial contribuiram em paralelo ao Groe para o desastre de ontem. Finalizo ressaltando que sou torcedor gremista. Quanto ao “fel destilado pelo colunista” até Cristo teve que beber no momento da crucificação.Santana, pobre coitado!

  • Roberto Fernandes da Silva diz: 16 de agosto de 2012

    Acompanho a coluna do Paulo Sant´Ana a muitos anos, sou Gremista como ele, concordo plenamente com o que disse, o Marcelo não é goleiro para o Grêmio, não tem postura de goleiro de time grande, ainda mais o IMORTAL TRICOLOR.Temos de ter um goleiro experiente e de renome, de preferencia Argentino, pois tirando o Cássio não vejo outro no Brasil que possa substituí-lo, e isso que o Cássio era do Grêmio.

  • Daniel Canoas diz: 16 de agosto de 2012

    Mestre Sant’Ana…
    Mais uma vez tenho que concordar com você…
    Com os meus 23 anos de idade sempre ouvi falar em Grêmio Campeão….
    Campeão disso, daquilo, etc….
    Fazem 11 anos que não grito é Campeão, para aqueles que se consolam com Gauchão é outra história….
    Nosso time não tem competência…
    Com a chegada do Elano acrescentou muita qualidade no nosso meio campo….
    Seria muita pretensão de minha parte falar que foi nossa melhor contratação, mas isso eu deixo para conhecedores de futebol com você…
    Eu quero apenas fazer um APELO….
    GREMISTAS ACORDEM!!! marcelo grohe NÃO É GOLEIRO PARA O NOSSO GRÊMIO…
    E mais esse ano mais uma vez passará em branco, ou melhor, nosso presidente falará um pouco mais da Arena.

    Um abraço

  • ANDRÉ diz: 16 de agosto de 2012

    O ROGERIO CENI NÃO É UM GRANDE GOLEIRO? FALHOU ONTEM DE TAL MANEIRA NUNCA VISTA. TAFFAREL,VICTOR,E OUTROS; TODOS JA FALHARAM, PORQUE UM GOLEIRO NOVO RECEM POSTO COMO TITULAR NÃO PODE FALHAR?
    O 1º GOL DA PORTUGUESA FOI FEITA UMA DEFESA INCRIVEL COM OS PÉS, MAS COMO ESTAVA O NALDO NA SOBRA, NÃO TEM MILAGRE PRA JOGADOR RUIM!!! PRA MIN FALHOU NOS DOIS GOLS O NALDO, QUE NÃO SABE DAR COBERTURA AO GOLEIRO;

    MAS RATIFICO QUE O MARCELO GROE E UM ÓTIMO GOLEIRO!!!!É O MELHOR GOLEIRO DESTE BRASILEIRÃO ATÉ O MOMENTO, CONFORME O TROFÉU ARMANDÃO; DO GLOBOESPORTE;

  • gauchão diz: 16 de agosto de 2012

    Sr. Santana: deixe o menino fazer o trabalho dele. Quando o “endeusado” Victor “entregou” o Gauchão de 2011, tomando gol do Andrezinho de Muletas e pênalty desnecessário no Zé Roberto (sem falar em outros jogos onde falhava bisonhamente), o sr. estava aonde nos seus comentários de “queimar” jogadores? E cadê sua análise sobre o Zé Roberto e André Lima, que foram figuras (muito mais o André) decorativas? Em Veranópolis este ano, o Victor falhou no gol mal-anulado e não vi nenhum comentário seu. É fácil pegar a imprensa e “queimar” profissionais, já que vocês jornalistas/comentaristas (?) como diz o Passarela, estão sempre invictos, nunca perdem. O Marcelo é muito bom goleiro, o problema é que se lá no ataque não rende, acaba “estourando” na defesa, sujeito a acontecer falhas de qualquer um. Se ele “fecha” o gol, como já aconteceu em diversos jogos, não vejo uma linha do sr. elogiando-o. Sou apenas um torcedor gremista (óbvio) fui goleiro de futsal e futebol de campo, atualmente trabalho com crianças até 17 anos com escolinha de futsal, então tenho conhecimento para contestá-lo. Abraços.

  • Eduardo Moura diz: 16 de agosto de 2012

    Bah.. o cara falha uma vez e é rotulado… Todos podem falhar um dia. Victor falhou inumeras vezes e era considerado um GRANDE goleiro…. e entregou vários grenais. Você está sendo deselegante.

  • Caio diz: 16 de agosto de 2012

    Quando existem muitas pessoas com a mesma opinião e apenas um divergindo, muito provavelmente o divergente está errado.
    Bater roupa quando o chute foi à queima-roupa ou numa falta bem cobrada não é erro. E, se considerarmos falhas do Marcelo o que aconteceu ontem, mesmo assim não o considero pior goleiro do que o Victor. Se tivesse tomado alguns gols que evitou nos últimos jogos e não tivesse tomado nenhum ontem, estaríamos no mesmo lugar.
    Mesmo os grandes erram. No geral, ele ESTÁ superior ao Victor.

  • Ivandro diz: 16 de agosto de 2012

    Eu concordo com vc Paulo Santana, a unica coisa que discordo é que ele mostrou neste jogo que é um goleiro comum e não serve para o Grêmio, se vc analizar os jogos que ele atacou,vc vai perceber que ele só defende as bolas possiveis de ser pega fora aquela defesa contra o são Paulo,e os gols que ele tomou, poderia ter defendindo grande parte deles contra o Sport falhou contra o Bahia falhou e outros tantos que posso sitar. O Grêmio se quiser disputar titulos tem que trazer um grande goleiro e um atacante de velocidade para abrir retranca se não vai ser mais um ano perdido. Espero que lei, e se possivel me mande um email dando a sua opinião. Obrigado

  • Chilavert diz: 16 de agosto de 2012

    Sr Paulo Sant’ana apesar de lhe achar um grande gremista, minha opinião é que estás pegando pesado nas criticas ao nosso goleiro, ontem discordo veementemente que tenha falhado nos gols, o primeiro gol ele fez um milagre com o pé esquerdo salvando o gol que era certo, lembramos que no passe efetuado pelo jogador da Portuguesa a bola passa entre as pernas do Gilberto Silva e o Naldo não consegui antecipar o atancante, ja no segundo gol onde o Marcelo dá o rebote, não esqueça que a bola passa pelo meio da barreira e quando isto acontece a culpa é dos jogadores da barreira, o goleiro tem a visão prejudicada pela bola passar no meio da barreira e isto atrasa sua reação, repito Marcelo Grohe é um bom goleiro, não é excepcional goleiro, mas um bom goleiro.

  • Jerônimo diz: 16 de agosto de 2012

    Sr. Paulo Santana, já se percebe que nunca jogou futebol! Nos dois gols que levamos ontem, o Marcelo Grohe só conseguiu tocar na bola porque é excelente goleiro. O nosso goleiro anterior, que todos adoravam, nem teria saído do lugar, como o fez por várias vezes. Por favor, o sr. não precisa provar mais nada, saía de cena ser for para ficar falando estas besteiras somente para aparecer! A propósito, o sr. que tudo sabe e tudo vê, me diz onde estavam nossos zagueiros ontem nos rebotes? Lembra de algum lance que ganhamos a 2° bola ontem?

  • Daniel diz: 16 de agosto de 2012

    Grande Paulo Santana

    Sou grande admirador do seu grande talendo e fanatismo pelo nosso tricolor, mas tenho que hoje ir contra a sua “ira”, mesmo correndo o risco que prove ao contrario ao longo do campeonato. Tenho certeza que precisamos dar continuidade ao trabalho de Marcelo Groeh, pois quem nunca errou praticando a sua profissão, sou humilde e sei que já errei, e não foi uma vez, e mesmo assim continuo trabalhando todos os dias para realizar as tarefas do meu trabalho da melhor maneira possível. Creio que não é diferente com o Marcelo, não podemos julgar a grandeza desse jogar somente em um jogo. Não podemos colcocar a culpa de uma decada sem titulos em um goleiro, concora que falhou no jogo de ontem, mas não é todos os dias que acertamos.

    Grande abraço.

  • Elisandro diz: 16 de agosto de 2012

    Caríssimo Paulo Sant´Ana, você é um cara que fala a verdade, apenas isso, não entra na onda do carisma do jogador, e entra na barca de dirigrntes como os do Grêmio.
    Eu nos comentários feitos em algumas matérias, sempre me expressei da mesma forma, o marcelo é o goekiro da imprenssa, não do Grêmio, porque o do Grêmio, estava longe de ser um goleiro que decide como o Victor, jamais será!
    Sem falar nos contratos, o que adianta trazer o Zé Roberto, com contrato até o fim do ano? Fica até o meio do ano, se houver classificação á Libertadores, o que é rídiculo, se não ele vai jogar em um clube que dispute competições que lhe sejem mais interessantes, o clube, que se vire.
    Luxemburgo acha derrota pra Portuguesa, nas circunstâncias vividas em jogos como visitante do adversário, “normal”.
    O Grêmio se quer repetir a época do Jardel, não esqueçam o seguinte, tinha-mos Arce, Paulo nunes, Roger, Goiano, todos jogadores que sabiam cruzar, o Arce parecia colocar a bola com as mãos, e hoje , só sabem chutar pra área.
    Parabéns, por falar a verdade, sem sem contaminar com a onda de atletas da mídia, ou da maior parte dela.

  • Carlos Lutiano Ávila diz: 16 de agosto de 2012

    Pablo, respeitosamente venho discordar, em parte, da sua opinião. Em parte por dois motivos, o primeiro de responsabilizar única e exclusivamente o Marcelo Grohe pela derrota, pois compartilho essa derrota com mais dois jogadores que são o zagueiro Naldo e o centroavante André Lima, que mais uma vez provaram, os dois, não terem capacidade de sequer vestir a camisa de gândula do grêmio, visto as trapalhadas e falta de qualidade de ambos. Em segundo lugar por acreditar que somente o segundo gol sofrido ontem por ele, Marcelo Grohe, foi fruto de falha.

  • Jeremias Koppe diz: 16 de agosto de 2012

    Fala sério SantAna, jogar a culpa no Goleiro é demais. Admiro muito suas opiniões, mas essa não dá. Temos um bom goleiro sim, vc esta vendo o rebote que ele deu, mas por onde a bola passou????? e no rebote ninguém marca????
    Acho que temos um sério problema no lado direito de defesa….

  • Luis Carlos diz: 16 de agosto de 2012

    Concordo plenamente contigo, pois tambem ja havia falado que esse goleiro nao me passa confiança. vamos as compras já!! e um zagueiro tb.

  • edu diz: 16 de agosto de 2012

    Tens toda razão Santana. Falha em quase todos os jogos. Se coloca sempre mal, não tem tempo exato de bola para sair do gol e está sempre adiantado. Serve no máximo para a reserva, não é goleiro para ser titular. O Grêmio vem tomando muitos gols por falha deste goleiro que a imprensa tanto idolatra errônea e equivocadamente. Tá na hora de começar a cobrar isso forte. O Grêmio nunca ganhou nada sem ter um goleiro que fosse ao menos confiável. Ontem mais uma vez ele provou não ser. Não tem bola para ser titular do Grêmio. Continuamos mal de goleiro.

  • ANTONIO VOLMIR DOS SANTOS diz: 16 de agosto de 2012

    Sou um grande admirador de suas crônicas e opiniões, mas em algumas discordei, como exemplo a do extermíno de raças de cães e discordarei mais uma vez sobre nosso goleiro. Se o Senhor critica tanto o Marcelo, deveria por justiça ter criticado muito mais o Victor na época titular do nosso time, pois em vários jogos fez pior que o Marcelo. Goleiro deve ser analisado diferente dos outros jogadores e assim sendo, desde que assumiu a titularidade, nosso goleiro tem muito mais acertos do que erros, tem crédito com a torcida e com o grupo. Nosso time não jogou nada contra a Portuguesa e colocar o Marcelo culpado do resultado acho de uma injustiça imensurável. Fui crítico também da venda do VICTOR, mas como gremista já passou, a vida segue. O Senhor está sendo oportunista desde a venda do Victos, pois falar com negativismo de um time ainda em formação é mais fácil do que apostar fichas nesse time. Da forma que escreveste, parece que o Marcelo é culpado de o Grêmio ter perdido as chances no Brasileirão, mas aí me vem a cabeça, os quantos jogos o Marcelo foi o responsável maior pelos pontos que nos colocam ainda no 4º lugar do campeonato. REPENSES E NÃO SEJAS TÃO INJUSTO DESSA FORMA, ACHO QUE O MARCELO NÃO MERECE.

  • Rudi diz: 16 de agosto de 2012

    Santana, o Grohe falhou sim no segundo gol e me aponte um goleiro que não falha…O gremio foi elimindado graças aosuper Vitor que tomou um frango no segundo gol aqui no olimpico, eu qyue não sou goleiro pegava aquela bola e saia jogando…. ninguém falou nada pois era o Vitor.
    Voce bem sabe que a vida e feita de fazes, lembra do Jonas de pior a melhor centroavante do Gremio? de uma chance ao garoto, ele é bom!

  • Joel Jorge de Lucas diz: 16 de agosto de 2012

    Comentário Santana

  • Carlos Rodrigues diz: 16 de agosto de 2012

    Quem são os outros goleiros, Matheus ou Busato, tb tem que apresentar alternativas, contratar agora não dá, não adianta só criticar………

  • Danilo Krüger diz: 16 de agosto de 2012

    Quem é que vc sugere pra colocar no lugar dele, Sant’Ana ? o Vitor era um pé frio e na minha opinião não tinha identificação com o Grêmio. Já o Marcelo nos salvou nas partida contra o São paulo e outras. Vc aproveitou um momento ruim dele para criticá-lo. Porque não elogiou qdo ele salvou o o time em outras partidas ?
    O gol foi falha em primeiro lugar daquele Naldo que no meu time nem na reserva estaria. O segundo gol poderia ter alguém marcando o atacante na sobra.

  • Gremista diz: 16 de agosto de 2012

    Olha Paulo Sant’ana, sou teu fã gosto muito do teu trabalho e da tua história, só que pela 1° irei descordar de você, o Marcelo falhou ontem no jogo, com certeza… Só que goleiros de 1° linha tambem falham, não podemos culpar o Marcelo que até então salvou o Grêmio de uma derrota domingo contra o São Paul.
    Força Marcelo e estou contigo, sei que você é um ótimo PROFISSIONAL.

    Abraço….

  • luiz fernando diz: 16 de agosto de 2012

    caro amigo santana ou eu não entedo nada de futebol ou a imprensa entende muito,
    veja bem voce esta criticando o marcelo groe ok ele falhou ontem, mas e o andré lima
    que simplesmente não sabe joga nada ele não pega o banco do sapicaiense e voces não falam nada desse podre e a rbs teve o peito de fazer uma reportagem dele de uns 10 minutos ai eu to loco o cara não era pra estar nem no grupo do gremio.uma vez voce falou uma coisa muito certa todo o cabeça de bagre tem que ser mandado embora porque se não um dia ele entra no time e é o que esta acontecendo,ontem cada vez que o gremio sai jogando com ele estamos jogando com um a menos porfavor fique atento para o que estou falando abraço, fora andré lima

  • Tricolor Pampeano diz: 16 de agosto de 2012

    Meu caro Paulo Santana,tens razão na tua afirmação.Só tem uma alternativa pro Gremio continuar no G4.Contratar Musslera goleiro da seleção Uruguaia e entregar o comando tecnico da equipe pro Roger,esse treinador de goleiro que temos não serve pois o defeito de dar rebote foi que fez o sr. Vitor entregar quase todos os Grenais.Para que não sejamos goleados no Grenal entreguem o time pro Roger.

  • Rubens Redecker diz: 16 de agosto de 2012

    Querido Pablo !!!! Fica muito fácil pedir 3 meses para provar e postar esta matéria em 20 dias no seu blog, se marcelo não tivesse falhado ontem como o Sr. comenta, por quanto tempo este seu texto pronto iria ficar guardado esperando talvez uma próxima falha. Grande abraço de um mortal que admira muito esta pessoa.

  • Junior diz: 16 de agosto de 2012

    Caro Decio Menezes, você é um profeta, sabias palavras, não saberia me expressar melhor quanto ao comentário do Santana. Assino, confirmo, reconheço firma, as suas palavras. É isso mesmo.

  • Jonas Rafael diz: 16 de agosto de 2012

    Mas de novo isso? A derrota não passou pelo goleiro. Passou pela total falta de zagueiro e lateral esquerdo no grupo. Nas duas vezes o Naldo (e na segunda o Gilbverto também) ficaram olhando os atacntes entrarem na cara do goleiro. Nas duas vezes ele foi fuzilado à queima-roupa, sendo que na segunda a bola passou pela barreira. Quando é surpreendido assim o goleiro não consegue escolher como vai rebater. Tem é que ter cobertura. Não tinha. E outra. Fazem agora o que? 4 meses que o Grêmio joga sem lateral esquerdo? Nenhum time escapa impune a uma negligência dessas. Qualquer pessoa que não seja um diretor de futebol do Grêmio enxerga essas obviedades…

  • cesar diz: 16 de agosto de 2012

    o pior é que o Santana tem razão e mais o Fernando eo Zé Roberto tão devendo,só tem um probleminha goleiro melhor no mercado não tem,o GREMIO tem 5 jogadores sem a minima condiçao de serem titulares tem que jogar futebol 7 .

  • mauricio diz: 16 de agosto de 2012

    não podemos crucificar o Marcelo pelo jogo de ontem. E os atacantes, cumpriram com seu dever ontem? Se foi pedido 3 meses para avaliar o goleiro, por que já está sendo conclusivo em 3 dias. Para provar ser bom goleiro é preciso 3 meses, para provar o contrário basta 3 dias?

  • Daniel Bratkowski diz: 16 de agosto de 2012

    Honestamente Sr. Sant’Ana, se voce nao consegue reconhecer que o Marcelo Grohe e grande goleiro, entao nao serve para nada esses 55 anos de “experienca em futebol.” Se revoltar com o placar de jogo eu ate entendo, mas culpar um goleiro pela primeira falha logo apos do jogo e uma covardia. Acho muito melhor dar um apoio ao nosso goleirao em momentos dificeis como esses.

  • Sérgio Baú diz: 16 de agosto de 2012

    Prezado Sr. Paulo Santana,
    Sou Gaúcho de Santa Maria, com 51anos, moro em Curitiba, e criei lendo suas colunas e escutando os jogos rádio.
    Mesmo sem concordar ou não de sua posição, foi um enorme prazer ler esta sua coluna, onde demonstra toda sua paixão ao seu idolatrado Grêmio. Parabéns por manter reta sua personalidade por tantos anos.
    Saudações e saúde.

  • PAPAEL diz: 16 de agosto de 2012

    O problema não é nosso goleiro. É nossa defesa que é inexistente. Marcelo pode ter falhado, mas possui estrela e com certeza será mais vitorioso do que o Victor.

  • Gremista Vencedor diz: 16 de agosto de 2012

    Não se deve crucificar o nosso novo arqueiro, prezado Santana.
    Se você olhar como um todo, verá que a mistura de soberba, auto-confiança e também um pouco de cansaço dos jogadores, pesaram na partida contra a Portuguesa.
    O Marcelo Grohe definitivamente não é culpado sozinho.
    Dá-lhe Grêmio Vencedor!!!

  • Nubia Gremista diz: 16 de agosto de 2012

    Boa tarde Santana! Tu podes ter 100 anos de futebol, mas jamais terá o direito de avacalhar com um profissional como o Marcelo Grohe. O tal que defende a muitos anos uma camisa de muita história, se fosse outro, seria mercenário, sairia do Grêmio por alguns pilas que lhe oferecessem, assim como fez Victor na primeira oportunidade. Sim, ele falhou, mas qtos por ai já não falharam??? Se o Grêmio estivesse em Z4, concordaria em partes com tuas palavras. Mas mesmo assim, repito, NÃO TENS O DIREITO DE DESMERECER UM PROFISSIONAL CORRETO COMO O MARCELO GROHE!!!! Ele é novo, tens muito ainda para aprender e se aperfeiçoar, e não vai ser em meia dúzia de jogos em sequencia que ele virará o melhor goleiro do mundo. Jamais me calarei. Desde já, obrigada. DÁ-LHE GRÊMIO!!! DÁ-LHE TRICOLOR!!!

  • Leandro de Lima Saldanha diz: 16 de agosto de 2012

    Grande Santana,
    não me calarei…pelo contrario, faço minhas palavras as suas e aceescento: Grohe não tem estrela, para não dizer sorte. E obvio, não tem talento de goleiro! E mais, acrescente ai: falta capitão, laterais que vão ao fundo e uma meia criativo, tipo abridor de latas para furar retrancas….Abraço

  • Rafael diz: 16 de agosto de 2012

    Respeito e gosto do Paulo Sant’anna, mas ele é torcedor de resultado. O Grohe, como qualquer outro goleiro, vai cometer falhas mais cedo ou mais tarde. Contra o São Paulo, levou o time nas costas e o Sant’anna não falou nada. Esperar um goleiro falhar para criticar é muito fácil. Respeito a opinião do colunista mas não discordo frontalmente. O melhor goleiro do mundo, dito pela imprensa, Júlio Cesár, falhou grosseiramente na Copa do Mundo. Então, não existe goleiro perfeito.

  • Ronaldo diz: 16 de agosto de 2012

    O grande Vitor tomou um frangasso maior q o Grohe ontem…e era ídolo de muitos gremistas tambem.

  • Crisiano Bender diz: 16 de agosto de 2012

    Santana, até concordo que houve falha do Grohe ontem, mas dizer que ele é o principal culpado, já é demasia. O time todo foi FROUXO ontem. Acabou que o Marcelo falhou sim, mas não tendo cobertura, fica complicado. Acho ainda que ele é melhor goleiro que o Victor e merece crédito, se ele falhou mesmo, de forma vergonhosa como tu está dizendo, ainda assim, falhou menos que o antigo camisa 1. Coloca na conta do Victor ao menos umas 6 derrotas por falhas diretas dele, quando Marcelo falhar 7 jogos, aí sim, posso sentar com meu café e dizer “Até que o maluco do Santana tinha razão nisso…” até lá, mantenho minha confiança no goleiro e a esperança no título.

  • Felipe diz: 16 de agosto de 2012

    O time do Grêmio tem sérias dificuldades pra jogar contra TODOS os times pequenos do campeonato e o problema é o Grohe? Tá certo q ele deu o rebote pro segundo gol da Portuguesa, mas é só observar a sequência do lance: tem três jogadores da Portuguesa esperando o rebote dentro da pequena área e NENHUM jogador do Grêmio perto pra tentar fazer alguma coisa, todos olhando o lance lá da barreira.
    E tem mais: não conseguir fazer UM gol na Lusa em quase 90min no Olímpico (só fez aos 43min do 2º tempo)?
    Claro, o problema está todo no Grohe, esse mesmo q salvou o Grêmio de tomar uns 5 gols do São Paulo e perder pra Ponte Preta.

  • Sandro diz: 16 de agosto de 2012

    É fácil culpar o goleiro num jogo onde tudo deu errado. É culpa do goleiro também o Grêmio não marcar nenhum gol contra a Portuguesa em casa até os 42 do segundo tempo?
    Grohe é gremista, tem provado e vai continuar provando seu valor pelo Grêmio.

  • ulisses diz: 16 de agosto de 2012

    quem fez a diferença a favor da portuguesa e outros pequenos tem sido as pessimas atuaçoes dos nossos laterais,o nosso goleiro esta muito bem ,o vitor q so rebatia p/ dentro da area,, era elogiado. o primeiro gol marcelo fez otima defesa ,mas nossa defesa tem q estar atenta ao rebote,o segundo gol o pessimo lateral edilson fez falta sem nescessidade ,q originou o gol (ja tinha cometido penalty contra o fluminense que o juiz nao deu ,lento e inutil acorda luxa ) no maximo no segundo gol ele pode ter falhado ,mas frango e querer ser cruel . grandes goleiros tambem falham .mas aí que a zaga tem q estar atenta. tu foste infeliz nesse comentario. abraço a todos´.

  • Luiz Gustavo de Souza diz: 16 de agosto de 2012

    Concordo em todos os aspectos com o colunista e me parece que tem muito colorado disfarçado de gremista dizendo que o Marcelo é bom goleiro. Ele tem braços curtos, não sabe sair do gol e é pior embaixo da goleira. O Vítor não era a solução definitiva para o grêmio, mas este aí também não é.
    Santana, acho que o Marcelo tem um bigodinho ralo e lembro muito bem o que pensas de goleiro com bigode (lembro-me do ano de 1984 e do João Marcos) e de seus célebres comentários a respeito (ele tinha bigode e era um frangueiro….)
    Grande abraço, o acompanho desde de virei gente, em 1977 e gostaria de que voltasse a falar de maneira mais incisiva em futebol, para que tenhamos chance de retornar a disputar o mundial……

  • sabrina diz: 16 de agosto de 2012

    paulo santana se liga, se fosse o vitor era bem provável que nem na quarta, quinta ou sexta colocação estaríamos… volta de onde viestes e recomece a escrever como escrevia há 10 anos atrás… a torcida gremista está dividida com sua coluna metade está revoltada contigo e a outra metada nem te deu ibope… SE LIGA

  • Daniel diz: 16 de agosto de 2012

    Paulo, tu és demais mesmo! Calem-se os opositores.

  • Diego Licker diz: 16 de agosto de 2012

    Acho totalmente essa culpa, acho totalmente desnecessaria a obrigatoriedade de escolher um culpado dentre tantos, o goleiro falha, mas assim como tantos outros que o gremio ja teve falharam tambem, eu discordo em gigantescas proporções. Não se despede ainda do titulo, não se despede do G4, acho que Santana esta querendo desacreditar no que ja não era esperado, arranjar culpados dentro de um grupo fraco para mediano e ainda sim, desviar a culpa do grupo todo que não entrou para jogar o primeiro tempo.

  • Sara Rocha diz: 16 de agosto de 2012

    Bom dia Paulo Santana, quando venderam o Vítor eu disse: ficamos sem goleiro.
    Fiquei muito decepcionada pois quando o Vitor assumiu não tivemos mais problemas por um bom tempo, não importava o time ruím pois tínhamos o goleiro bom. Ficou a sensação de que falta algo. Falta o goleiro, naõ consigo ver o Marcelo Groe, como via o Mazzarope, o Darnlei e o Vitor , ele não está lá… na retina, como que tatuado. É preocupante, ontem ele devia ter garantido lá atras mas foi comum e goleiro do gremio não é comum. É lamentavel mas acho que vamos penar neste campeonato, espero estar enganada. Um time que não tem goleiro não vai longe. Gostaria de estar enganada. Um abração.

  • Igor Cunha diz: 16 de agosto de 2012

    Boa tarde,
    Sabias palavras Sant’Ana.
    Acrescentando, comento, que não só o Grohe é fraco como a zaga e o plantel.

  • JOAO CARLOS ECKER diz: 16 de agosto de 2012

    Discordo do Santana, o Marcelo é um bom goleiro, e vai mostrar a todos os críticos.

  • fabiano diz: 16 de agosto de 2012

    estou com vc santana este goleiro nunca me agrado ja estou penssando em montar uma barraca la no patio do olimpico e sair de la só quando este metido a goleiro não estiver mais la valeu santana

  • Márcio diz: 16 de agosto de 2012

    POIS É , CONCORDO CONTIGO! VIVIAM BATENDO NO VICTOR, PRINCIPALMENTE O DAVID COIMBRA (VIÚVA DO DANRLEI), DIZENDO QUE O GOLEIRO ANTERIOR FALHAVA EM TODOS OS JOGOS. E A GORA ELE TÁ QUEBRANDO RECORD DE TEMPO SEM TOMAR GOL NO ATLÉTICO-MG.

  • ana diz: 16 de agosto de 2012

    bah sant’ana, sou muito tua fã e acho que tu sempre acrescentas muito no sala de redação, mas falando sério, essa tua cruzada contra o marcelo grohe já encheu o saco.
    nada contra tu achares que ele não serve para ser o goleiro titular do grêmio, ainda que eu não concorde, mas do jeito que tu esculhamba ele e a ferocidade com que o atacas toda vez em que aparece no sala é chata demais.
    em vários jogos ele já salvou o resultado e fez grandes defesas.
    o rogério ceni, do são paulo, ontem fez um gol contra ridículo. vira e mexe ele toma uns frangos medonhos. por causa disso tu vai querer dizer que ele nã é um grande goleiro?
    chega, por favor, dessa perseguição exagerada e desmedida que tu fazes ao grohe.
    abraço.

  • Cristiano diz: 16 de agosto de 2012

    Caro Santana, falar da qualidade do Grohe é o mesmo que tentarmos falar de nossos laterais edilson e para, é como tentarmos justificar que o gilberto silva passa por uma grande fase em nossa zaga, é querer dizer que Kleber é melhor que Jonas e que Moreno é finalmente o nosso 9. Dizer que Ze Roberto veio para organizar nosso meio de campo e que elano é nosso craque. Enfim estamos prontos para um titulo e uma boa libertadores…..TUDO BOBAGEM. Sem duvida nenhuma Ze e Elano melhoraram muitissimo nosso time, creio eu que por ser imposssssível piorar o que tinhamos antes. Leo gago + marco antonio junto com pará, são as piores contratações do gremio desde que me conheço por gente, e olha que ja faz um certo tempo. O Gremio de hoje creio ser o pior dos ultimos 10 anos (rezo que eu esteja errado). A indiGestão do Odone tenho certeza absoluta ser a pior dos mais de 100 anos de Gremio. Odone TIROU do Gremio Jonas, Vitor, Paulão, Mário Fernandes, Fernando (temos apenas 10%), Renato do cargo de tecnico, etc. Na indiGestão do Odone, nem ruralito ganhamos, são sem duvida nenhuma a pior gestão de todos os tempos. ODONE, meu caro Santana é quem devemos responsabilizar pela derrota de ontem, os demais são meros coadjuvantes desta gestão que a curto prazo tirou titulos do Gremio e a longo prazo faliu a estrutura de time do nosso Gremio.

  • márcio diz: 16 de agosto de 2012

    Pior, que eu tenho que dar razão a Paulo Sant ‘Ana, o Marcelo foi muito mal ontem, mas é jovem temos que dar mais uma chance a ele.

  • HERMAN diz: 16 de agosto de 2012

    e o Victor, com suas recentes falhas no gol do Grêmio – segundo gol sofrido contra o Palmeiras e etc… estava sendo um goleiro confiável????
    O Marcelo, pode ter falhado, mas não é ruim, a derrota não poder ser colocada somente em sua conta.

  • BOLIVAR KIELING diz: 16 de agosto de 2012

    EU CONSIDERAVA O MARCELO GROHE BOM GOLEIRO ATÉ ONTEM, E SE O SANTANA NÃO SE DISCUTE SE ACATA – SABE MUITO O MESTRE.

  • Lucas diz: 16 de agosto de 2012

    Te enganas qnd diz q a maioria dos gremistas está ctg. E mais enganados estás qnd diz q entendes de futebol d forma prepotente e arrogante. Aposto que a maioria da torcida te acha o maior corneteiro da historia do clube!!

  • Vladimir diz: 16 de agosto de 2012

    Eu acho que ainda estamos no lucro com o Marcelo, pois o Victor estava sendo muito irregular na posição, e o marcelo estava fechando o gol só acho ele lento em determinadas bolas. No mais ele vem me surpreendendo.

  • Fatima Borba diz: 16 de agosto de 2012

    Nem li até o fim a reportagem do Paulo Santana, apesar de ser leitora assídua do mesmo, fico triste de ver a falta de reconhecimento ao nosso goleiro Marcelo, ele tem feito um ótimo trabalho desde que o Victor abandonou o Grêmio, ficou um tempão esperando uma oportunidade, e ontem nem foi culpa dele, a zaga estava mal, até o Gilberto Silva falhou, por favor não me venha com essa que tem que buscar um goleiro melhor.

  • EVANDRO SCHULTZ diz: 16 de agosto de 2012

    SANTANA… CALMA, afinal nao ‘e s’o o GOLEIRO.. vc tem que reclamar do LUXA, que sabia a retranca e nao o que fazer… Artilheiro erra GOLL DENTRO DA AREA, goleiro ta la para SALVAR o que os ZAGUEIROS NAO SALVAM… deixe o MARCELO crescer…… reclamamos da retirada do FERNANDO, e invesao LUXA. CENI FEZ GOL CONTRA…
    abs e cuide da saude. heheh

  • Peter Offenbach diz: 16 de agosto de 2012

    Saudações tricolores, caro Sant’Ana!
    Eu também achei que os dois gols foram falhas do Grohe! Nisso eu concordo, no resto, vou esperar para ver. Mas ele reboteou duas bolas que, em nenhum momento o plácido gigante de ebano da Lusa não o fez em nosso favor… E se fez, não lembro, não soubemos aproveitar.
    Mas entre Grohe e Victor, não vejo nenhuma segurança a mais. Aliás, me dava calafrios a cada bola alçada à pequena área do Grêmio, quando o Victor estava à meta. Aquelas saídas burlescas a la Mazzaropi – não o goleiro tricolor multi-campeão, mas o ator/personagem mesmo, O Jeca! – eram de matar!
    Enfim, a tradição sulista de grandes goleiros foi pro saco. Há tempos o inter padece e o Grêmio também, com saudades dos respectivos Taffarel e Danrley! Muito embora tenham existidos nesse interim, grandes goleiros à dupla, nenhum gaúcho, nenhum dos pampas… Não que eu me recorde, mas minha memória é fraca e a tua, um prodígio, então me ajude, se eu estiver enganado.
    Abraços.

  • Wolmir diz: 16 de agosto de 2012

    Discordo do senhor. No primeiro gol não houve falha. Houve sim uma grande defesa num primeiro momento, pois ele foi pego no contrapé.
    Se o senhor tem saudades do Victor, veja o gol que ele levou ontem num chute do meio da rua.

  • Elton diz: 16 de agosto de 2012

    È exatamente isso Paulo,concordo plenamente com sua opinião não vejo segurança nesse goleiro, passa-me a certeza de insegurança.

  • Marcelo diz: 16 de agosto de 2012

    apesar de colorado quero partilhar da resposta do Cacalo. O Grêmio dirigido por Cacalo foi o responsável por um período de minhas frustrações coloradas nos anos 90. Onde via o rival ganhar tudo e o Inter contentar-se no máximo com o título gaúcho. É um grande dirigente, homem inteligente e que entende sim muito de futebol. Abraço

  • Adriano diz: 16 de agosto de 2012

    Caro Sant`Ana, quero dizer que tenho a mesma opinião que a sua, e sou 40 anos mais novo. Digo que o time do Grêmio é medíocre desde a entrada do Sr. Paulo Odone na administração, lamentavelmente, pois vive ainda daquela fatídica batalha dos aflitos, que na minha opinião nunca deveria ter ocorrido. Não temos um zagueiro decente, e goleiro nem se fala, e toda criança sabe que um bom time de futebol tem que ter um bom goleiro, indescutivelmente.

  • Otílio Dorneles diz: 16 de agosto de 2012

    É SANTANA, no 1º gol da LUSA talvez o atacante tivesse muito perto e a reação do Marcelo até foi rápida. Mas também acho que ele falhou no 2º gol. Talvez pudesse espalmar para o lado e não para frente, facilitando para o atacante. Acho que até pode ser o Titular, mas o problema é se ele se machuca ?? E acho também que ele não pode ser culpado sozinho pois tivemos muito tempo para reverter o resultado. Depois do Gol do Kléber o Grêmio levantou muita bola na área, perdendo a chance de tentar uma jogada mais trabalhada. Um Abraço.

  • Guilherme diz: 16 de agosto de 2012

    Caro Sant’Ana permita-me continuar discordando, pois o Victor veio do Paulista de Jundiaí em 2008 e assumiu logo a titularidade do Grêmio, tendo permanecido nela por 4 temporadas consecutivas e mais metade deste ano sem conquistar mais do que um Gauchão. Marcelo por sua vez amargou o banco de reservas anos, digo a-n-o-s com pouquíssimas oportunidades, tendo que entrar emergencialmente em algumas partidas completamente sem ritmo, sendo suplente de um goleiro advindo de uma base inferior e que falhava, e muito!! Eis que o Marcelo novamente surge com o peso de salvar o deficiente time do Grêmio que não consegue ganhar da Portuguesa em casa…..Falhar todos falham, mas dizer que este goleiro não tem potencial para defender as cores do Grêmio quando o mediano Victor o fez por 4 anos e agora faz no líder Atlético Mg é demais. O Grêmio precisa de uma zaga segura com peças de reposição que não entregam bolas para atacantes adversários e de laterais que não sejam improvizados que possam dar um mínimo de profundidade nas jogadas laterais, o que se vê é um time tocando bola no meio e dando chutão, o Fernando e o Léo Gago parecem que nunca chutaram uma bola na vida….Lamentável culpar o goleiro.

  • Fabricio Lorandi diz: 16 de agosto de 2012

    Não vamos queimar o MArcelo. O Vitor estava falhando mais que ele. No proprio gol que o Atletico MG tomou ontem, ele estava mal colocado.
    O Marcelo está entre os melhores goleiros do Brasil.
    A culpa da derrota não é só dele, mas do G. Silva que errou um gol de cabeça dentro da pequena area, do GLADIADOR, que preferiu se jogar ao invez de tentar o gol, do Luxemburgo que mexeu errado no time e desequelibrou o meio campo. Ou seja, já que entende tudo de futebol, fale dos figurões também, deixe de bater somente no MArcelo, que além de bom goleiro, é Gremista, não está aqui só para ganhar dinheiro.

  • Eduardo diz: 16 de agosto de 2012

    Concordo que falhou, mas acho errado condenar o mesmo por esse jogo. Fazer isso me parece a mesma coisa que taxar o Gabiru de Messi na final do mundial. Um jogo não pode definir ninguém.

  • Gilberto Wust da Silva diz: 16 de agosto de 2012

    Não condordo que tenham sido frangos, tvz bolas defensáveis. Mas pra quem já estava acostumado como dos frangos do “decadente” Vitor……….Força Marcelo! Acreditamos em vc. Passionalidade não pode determinar a carreira de um atleta.

  • Rama diz: 16 de agosto de 2012

    Duas falhas de jogadores fracos determinaram nossa derrota, no primeiro um erro de marcação do pará, alem de ruim pensa que sabe jogar, e o segundo gol falha do goleiro marcelo, se for ser malvado ele falhou no primeiro gol tambem, com esses 2 em campo, vai ficar dificil irmos adiante!!!
    E é obvio que o luxa não vai tirar o pará, deve ganhar comissão do salario dele, mas sinceramete, esse anos ja foi pro saco, dificilmente iremos classificar pra libertadores, vamos ser realistas, não vai dar!!!
    Talvez se o luxa for inteligente, e colocar o bertoglio no meio, e tirar o souza e voltar o losango, com fernando, elano, zé roberto e bertoglio, com esse meio ganhariamos em velocidade e deixariamos de ser um time lento e previsivel, essa é nossa unica chance vamos ver se ele vai ter inteligencia pra tanto!!!

  • Gilberto diz: 16 de agosto de 2012

    Acho que tu preferes goleiros “memoráveis” que afundaram o Grêmio como Saja e Tavarelli, além de Corbo mais antigamente.
    Este menino tem potencial para crescer, além de ser jovem tem muito reflexo.
    Vai tirar o time nas costas quando for exigido. Além disso, tem estrela em Grenal, pois não perdeu nenhum, ao contrário de Vítor.
    Pára de pegar no pé do garoto, Santana!!!! Não vale a pena gastar fortunas comprando goleiro. O Grêmio têm a tradição de formar grandes goleiros.

    Gilberto- Nova Santa Rita-RS
    P.S. Não me considero gremista burro.

  • Peterson Wilges diz: 16 de agosto de 2012

    Descordo veemente. Ele fez elogiáveis jogos até aqui. Um ruim prova que ele é inferior? O victor mesmo falhou duas vezes contra o Palmeiras. Entre outras falhas. E nem por isso o consideramos inferior. Marcos, goleiro reconhecidamente muito bom, quantos jogos se mostrou falho com erros e frangos ridiculos! Precisamos ser frio e nao deixar o calor de uma derrota nos enganar. Marcelo Grohe é sim um ótimo goleiro e só tem a evoluir com o decorrer dos jogos.

  • Leones diz: 16 de agosto de 2012

    A santana você tá sendo muito injusto, pois esse goleiro merece sim uma chance, falhou ontem sim, no segundo gol mas não deve ser crucificado pois é um legitimo goleiro da nossa casa, sem fala que o Vitor falhava muito mais que ele… aquele sim nunca ganhou nada e sempre tremia quando o bicho pegava… nem vou comentar em GRENAL ai sim era ver o Dale pela frente que se borava.. Marcelo vai te mostrar ainda e eu virei aqui comentar pra te mostrar que estava muito errado.. e tenho dito..

  • Andre Fagundes diz: 16 de agosto de 2012

    NÃO PODERÍAMOS CULPAR GILBERTO SILVA POR ERRAR GOL DE CABEÇA SÓZINHO DENTRO DA PEQUENA ÁREA? CULPAR UM JOGADOR DENTRO DE UM UNIVERSO DE VÁRIOS, NÃO PE COISA DE QUEM ENTENDE DE FUTEBOL. VOCÊ FOI MUITO MAL EM SEU COMENTARIO SANT’ANA

  • Gremista diz: 16 de agosto de 2012

    Santana, respeito a tua opinião porém discordo. O Marcelo é o melhor goleiro do nosso Grêmio desde a saída do Danrlei. É um guri da base, já colocou faixa de campeão quando tinha 18 anos e substituiu o Galatto em uma final de Gauchão. Um goleiro que estava pedindo a posição faz 3 anos e merecidamente deveria ganhar. Quantas outras decisões perdemos por confiar em goleiros azarados e mediocres como o Victor que com uma simples não convocação para Seleção Marketeira do Brasil entrava em depressão e tomava gols muito mais fácil de defender. Deveriamos apoiar este guri pois de um erro surge uma solução. Aonde estava a zaga nos dois gols? Nosso melhor Zagueiro, e único que podemos considerar é um volante improvisado, que leva vantagem apenas pela seriedade e pelo posicionamento. E o Zé Roberto? Artilheiro no Catar, veja bem Catar, homem da criatividade do meio campo, só no Catar. Jogador que ainda não largou o Futebol, porque o Futebol já largou dele. Faltam 4 laterais, 2 titulares e 2 reservas na ausência destes. A bola chega quadrada aos atacantes, que bom ou ruins, só a vitória com gols deles. O time está tocando bem a bola, está tocando bem a bola, novamente, está tocando bem a bola, mas nada além disto, não há velocidade, não há criatividade… chute de longe? só para fazer o gandula buscar!!! Nada está perdido, mas nada está ganho, jogos como o de ontem é que nem batom na cueca…sem desculpa!!! Mas culpar um cara só e logo o goleiro acho um certo provalecimento. Se tivessemos feito 3 gols era 3 x 2 e não se estaria reclamando de alguém, mas sim elogiando quem fez os gols. Vamos apoiar e acreditar, o caminho é longo e só quem vai torcer pelo Grêmio somos nós, torcedores do Grêmio.

  • Raul diz: 16 de agosto de 2012

    Há anos esse goleiro nos desclassifica das competições ao substituir o Victor em convocações e lesões. Façam o levantamento. Sabe quem gosta dele? Todos os colorados e o Sr. Cacalo (com quem concordo em 99,9 % das vezes, mas nesta ele errou). Chega! Quem gosta que leve prá casa!

  • Carlos Colorado diz: 16 de agosto de 2012

    Caro Sant’Ana

    O Sr. é uma figuraça!Escreve como poucos e é “raposa velha”. A grande verdade é que trocaram seis por meia dúzia, Marcelo Grohe não é menos que Vitor.

    O Grêmio não têm um grande goleiro deste o tempo do louco (e agora depeutado federal) Danrlei.

    Já no Inter, parce que se começa a se afirmar um grande goleiro.

    Dizem que um time vencedor se começa com um grande goleiro, o que, premonitoriamente já havia concluído, não é o caso do tricolor da Azenha, futuro Humaitá.

  • Robson diz: 16 de agosto de 2012

    Agora é facil acha um culpado, mas definitivamente o Marcelo não foi o unico responsavel pela derrota de ontem, mas quem tem memoria curta não lembra que já nesse campeonato o Marcelo ja livrou o GREMIO de tomar varios gols e ate mesmo da derrota.

  • jader ioris diz: 16 de agosto de 2012

    Caro Paulo, sou um leitor assíduo de seu blog, concordo com a maioria das vezes de seus comentários…. mas esse do Marcelo Grohe o Senhor vai me desculpar. O primeiro gol da Portuguesa começou numa falta de atenção em uma cobrança de lateral, hj no futebol moderno, os jogadores devem ter atenção até em tiro de meta…..no segundo gol originou em uma falta que não existiu, e o Marcelo erradamente espalmou a bola para o meio da área…..

    Agora lhe pergunto…. e o Goleiro Victor pegaria essa bola ???? o Marcelo Grohe nunca falhou em Gre-nal… ao contrário do goleiro Victor….

  • Arlindo Silva Pinto diz: 16 de agosto de 2012

    Por favor, contratem um goleiro urgente, esse reboteiro aí não pode jogar no grêmio.

  • Willian Machado diz: 16 de agosto de 2012

    Concordo com o Sant’Ana quanto ao Grohe não ser um goleiro que pode se dizer confiável para atuar no Grêmio. Embora o Victor também já não merecesse a nossa confiança, precisamos urgentemente achar um goleiro melhor e com mais altura, sem os braços curtos como o Marcelo. Entendo, contudo, que nosso goleiro de hoje é do mesmo (baixo) nível da maioria dos arqueiros dos grandes clubes brasileiros. Da mesma forma que a arbitragem passa por uma renovação (e para pior), vemos o mesmo em relação aos goleiros. Rafael do Santos é comum, Bruno do Palmeiras, Felipe do Flamengo, Prass do Vasco, Diego do Fluminense, idem. Então, o Marcelo não é confiável, mas não dá pra debitar somente da conta dele a derrota de ontem. O resto do time tb foi lamentável. Nunca vi um atacante driblar o goleiro e preterir o gol em detrimento de um penalti como o Kleber fez. Creio que os números da tabela hoje são melhores do que o time do Grêmio realmente tem apresentado…

  • Haroldo diz: 16 de agosto de 2012

    Concordo; todo esse tempo na reserva, já era para demonstrar mais confiança e menos vacilos; estamos sem goleiro e com apenas um bom zagueiro, o Gilberto, que nem zagueiro é ….

  • Antonio Augusto Bresolin Rodrigues diz: 16 de agosto de 2012

    Menos Sant`Anna, bem menos…

  • Dominique Freire diz: 16 de agosto de 2012

    FASCINANTE!
    Sir Pablo Sant’Ana, SEMPRE nos hipnotizando com suas RIQUÍSSIMAS palavras!
    Beijos de uma fã e gremista!

  • Eduardo Ogliari diz: 16 de agosto de 2012

    Se os treinadores do Rio Grande do Sul escutassem esse cara o nosso futebol seria muito melhor… ou não.. piada

  • Valmor Nerí Mattana diz: 16 de agosto de 2012

    “Você”, Paulo, realmente entende de futebol… Agora, no time do Grêmio, não é só o Marcelo G. pq tem mais: Os laterais são horríveis desde antes de se profissionalizarem, a zaga é apenas razoável, o meio de campo vamos dizer que é bonzinho e no ataque, o André Lima é pra futebol de várzea e o Marcelo Moreno, para mim, é sofrível.

  • Everton Rodrigo Pereira Oliveira diz: 16 de agosto de 2012

    Embora seja eu um grande fã de Cacalo assim como do saudoso Paulo Sant´Ana,eu concordo com Sant`Ana,Marcelo Grohe não esta pronto para ser goleiro do Grêmio e não sei se um dia estará.Ele é um ótimo goleiro em baixo das traves…mas não basta,para ser Goleiro tem que ser bom também saída de gol e ele Marcelo Grohe não é,e por isto Grohe não nos inspira confiança e confiança é a essência é o básico do futebol .

  • DEIVID VACCHI diz: 16 de agosto de 2012

    Paulo Santana.

    Sou gremista de coração desde 1981!!! Escuto e leio sua coluna a pelo menos 10 anos…. minha vó (85 anos) que hoje é falecida, sempre falava que o Paulo Santanna era um cara elogiável…. hoje já não penso assim.

    O Sr. com toda a cultura e educação que tens, NÃO pode em hipótese alguma ESCULACHAR/ MENOSPREZAR em rádio com mais de 85% de audiência um profissional que defende o GRÊMIO ou qualquer outra instituição sendo futebolística ou privada… . uma instituição MAIOR (Grêmio).. MUITO MAIOR do que sua reclamação absurda em cima de um profissional.

    Imagina se eu um cidadão normal gremista, viesse em uma rádio (GAÚCHA ou GUAÍBA) e falasse que toda vez que o SR. vai ao TURFE na 24 de Outubro, o Sr sai cuspindo em todo mundo quando come e que sempre FUMA o seu cigarro CHARME em local proibido de fumar?????….. seria um ato desumano contra o SR.

    Ao invés de dizer que o INTER vai ser campeão…. tenta ajudar com que o Marcelo Grohe que hoje é nosso goleiro, tenha melhores atuações com apoio e solidariedade do SR. que diz ser GREMISTA DE CORAÇÃO.

    Escrevo este e-mail quase chorando de tanta raiva que o Sr. transmitiu para uma grande nação GREMISTA…..

    Disposição fone 8483-0332.

    Hoje acho que vou no TURFE…. de repente nos encontraremos lá.

  • R. Kovalski diz: 16 de agosto de 2012

    A derrota do Gremio nao passa pelo goleiro. O gremio em casa se torna um time que roda a bola e nao tem penetracao. Faltam laterais que ataquem. O que joga pela direita sempre foi uma nulidade. O Leandro entrou tarde. O Scolari naquela vitoria de 2 a zero pela Copa do Brasil deu a letra. Todo mundo copiou e agora ganhar no Olimpico vai ser um parto, a menos que o Luxa mude muita coisa.

  • Marco diz: 16 de agosto de 2012

    Vistes o gol que tomou o ” grande” Victor ontem ?? aquilo sim era goleiro para o Grêmio …..cite-me 5 melhores goleiros que o Marcelo atuando na série A

  • Thais Não desiste Nunca diz: 16 de agosto de 2012

    Santanna tu és um exagerado. Sim, ele falhou no segundo gol… porém a zaga do Grêmio QUE VACILA MUITO, vc que é bom entendedor tb deve concordar que de laterias (ambos) nós estamos mal. Então não adianta VC COLOCAR A CULPA TODA NO MARCELO. É INJUSTO! Não concordo e não tenho 55 anos de futebol, pois não é necessário tudo isso pra concluir que nosso time ainda é fraco nestes setores que comentei.
    Abraço da gremista fanática, nascida em Porto Alegre, mas moradora de Florianópolis :)
    Eu NÃO DESISTO NUNCA, e NÓS vamos ficar no G 4 no final do campeonato!
    Melhor que o co-irmao que desde o ínicio do ano se acha o Barcelona dos Pampas…e é uma furada.. com técnico improvisado e estádio remendado!
    Da le Grêmio SEMPRE!!!

  • LEONARDO diz: 16 de agosto de 2012

    Francisco Paulo Sant’Ana. SIMPLESMENTE O MELHOR!

    GOSTARIA DE VER UMA ANALOGIA TUA SOBRE A NOTÍCIA DE SUPREMA IMPORTÂNCIA, QUE ME DEIXA EXTREMAMENTE REVOLTADO COMIGO MESMO POR GOSTAR TANTO DESTE TAL DE FUTEBOL E QUE ESTÁ NO SITE DA RBS, COM O SEGUINTE TÍTULO: “Em jatinho particular, Neymar usa manta Louis Vuitton de US$ 1,3 mil”.

    UMA FORTE ABRAÇO Sant’Ana.

  • joao a e bal camboriu diz: 16 de agosto de 2012

    lamentavel essa tua coluna ,nao queira ser o dono da verdade o gremio tinha um frangueiro do vitor q nao ganhou nada , no jogo de ontem marcelo foi vitima do mau futebol do time.

  • Felix diz: 16 de agosto de 2012

    Se aposente Velho Gagá e oportunista. Tu, além de não ser Gremista, não entendes bosta nenhuma de futebol. 55 anos de cronismo e nao aprendeu? Pede pra sair!

  • pedro de lara diz: 16 de agosto de 2012

    Comentario senil, nojento, desprezivel. Digno de uma mente doentia que costuma enxergar somente a arvore, nunca a floresta.
    Deveria encarar seriamente a possibilidade da aposentadoria, antes que ninguem sinta mais tua falta.

  • cleiton diz: 16 de agosto de 2012

    Carissimo Santana,
    Vivi o repúdio igual nos blogs que colocava minhas opiniões! No momento da venda do Vitor avisei que seria uma perda irreparável! A memória curta do povo os trai! Esqueceram que por causa dele (Marcelo Pés de Cimento Grohe) Perdemos uma libertadores!!!
    Agora é torcer para que notem o erro o quanto antes e contratem um bom goleiro, nem que venha da segunda divisão!
    Santana, é bom lembrar tb do maior enganador do futebol mundial ( André CONE Lima)!
    Grande Abraço

  • Paulo diz: 16 de agosto de 2012

    Sant’Ana, você não vê mais do ninguém e nem é mais inteligente que ninguém. Você só se vacina contra o fracasso do Grêmio. Você sempre coloca o Inter como favorito e sempre arruma alguèm para responzabilizar no Grêmio. Se a coisa der certo pro Grêmio, você fica quieto se der errado você diz: Viu eu falei, eu disse que ia acontecer. Você só é esperto, fala o que não quer que aconteça e fica na espreita esperando pra ver o que vai dar. Quanto aos tres caminhos que o Grêmio tem para chegar à Libertadores um já foi, outro está a perigo e outro ainda está longe. Mas vamos esperar. De qualquer forma você Sant’Ana está vacinado.

  • Tiago diz: 16 de agosto de 2012

    Porque não falou nada segunda quando ele fechou o Gol contra o São Paulo? Porque não olha o resto do time:?

    E amis importante: Porque quando o Victor falhava jogo sim, jogo não tu não falava nada? Victor falhou na Copa do brasil, em vários jogos… E tu te calavas porque?

    Victor era filho do D´alessandro, entregava em todos grenais para o gringo e tu te calavas porque?

  • Beto Terra diz: 16 de agosto de 2012

    Ó magestoso Paulo Santana. Sou um grande adimirador seu, tanto pelo seu gremismo quanto pelo seu fanatismo. Mas vamos aos fatos: Para que tirar os méritos da Portuguesa??? Que se reconheceu e se postou totalmente inferior ao nosso todo poderoso Grêmio e veio, como muitos, nos enfrentar com toda sua torcida atras das linhas no meio de campo… Numa noite em que atacantes preferiam cair ao inves de fazer gols, em que a bola teimava em não entrar na goleira do Grande Dida… Nao podemos colocar a culpa em um goleiro que eu tenho certeza, vai te surpreender, assim como certa vez um desgraçado Ailton, fez com que um certo “Pablo” gritasse seu nome aos 4 cantos do Brasil. Um abraço de um outro fanatico. Beto Terra, Santa Barbara do Sul/RS

  • Tiago diz: 16 de agosto de 2012

    O mais estranho é que o Victor falhou bem mais vezes que o Marcelo, principalmente em grenais e jogos importantes e o paulo santana não falou nada, porque sera?

  • Mauro Jose Conte diz: 16 de agosto de 2012

    Grande Paulo Santana, apoiamos seu comentário aqui de Chapecó-SC. E, sempre tivemos essa opinião sobre o Marcelo grohe. É uma lástima más é isso mesmo. Seu passado como reserva ou substituto sempre foram isso ai, falha e falhas, o mãozinha de jacaré. Abraços e fique conosco por muitos anos ainda.

  • mauricio diz: 16 de agosto de 2012

    acho que o marcelo falhou sim, mas a derrota não é dele e sim do time que levantou mais de 20 bolas na area, deu 20 chutes ou mais pra acertar 1, e a Portuguesa chutou 5 no maximo e fez 2. e pq tu não fala do Kléber que fica querendo cair toda hora, ontem podia ter feito o gol encobrindo o Dida mas preferiu se atirar na area BISONHAMENTE e levar o 3º amarelo e agora está fora do próximo jogo, assim como já ficou de fora contra o Botafogo por outro cartão amarelo idiota contra o Sport e outra expulsão contra o Fluminense que o tirou do jogo contra o COritiba e ganhando esse mundo de $$$$$$$$$$$$$$$$, cadÊo Jardel, o Jonas até o Zé Alcino fazia mais gols.

  • Ana diz: 16 de agosto de 2012

    Não acho o goleiro ruim não!!
    O gremio tem que continuar a dar forças para o Marcelo, pois ele me rece mesmo!
    Foi só aparecer um time que fizesse gols no time da azenha que logo iam querer trocar!!
    Tudo está no lugar certo lá pelo olimpico e por isso, deixem o Marcelo trabalhar!!!eheeheh de vez em quando entregar alguma coisa,nãoé nada mal!!!!!!!

  • Itamar diz: 16 de agosto de 2012

    Santa não sabe o que Diz !!

    Um Goleiro com as qualidades que o Grohe tem, até semana passada ela estava dizendo que o garoto era bom enchendo de Elogios, um time não se joga,não se perde e nem se ganha com apenas um Jogador só a pera lá 55 Anos e não sabe nada de Futebol !!!!!

  • Eduardo diz: 16 de agosto de 2012

    Senhor Santana!
    Quem nunca falhou?
    Nunca ouvi ou li nada que fosse do senhor sobre críticas ao Victor apesar dele vestir a imortal tricolor por 4 anos e falhar inúmeras vezes.
    Muito feio isso de vangloriar-se por “prever” a falha, ou será que espera ela ocorrer para, aí sim falar alguma coisa? Se só acontecesse daqui à 2 meses tenho certeza que diria o mesmo que fala hoje.

  • alberto diz: 16 de agosto de 2012

    concordo com o Sant´ana: O Vítor era melhor goleiro, ainda que não estivesse numa fase não muito boa.

  • Rubem diz: 16 de agosto de 2012

    Qdo o mão-de-alface Victor foi para o Atlético,vibrei,mas acreditava(disse acreditava) que com o Maarcelo estaríamos em boas mãos,mas no decorrer dos jogos…o SantÀna tem todo a razão.Não é goleiro para a estatura do Grêmio.

  • Fã do Pablo diz: 16 de agosto de 2012

    Santana,

    Hoje e sempre gostei de ti. Sempre vou gostar… Mas não posso concordar com esse absurdo que estás cometendo!!! EU DUVIDO que quando tu começastes a tua carreira como jornalista, havia uma pessoa bem mais velha que dizia que tu era um fraco, um mau jornalista, enfim… Tudo isso que tu estás falando contra o GRANDE MARCELO, tu não sofrestes na tua carreira! Permita o Marcelo ter o mesmo que tu. Permita ele jogar com a camisa do Grêmio da mesma forma que tu vestiu a camisa da RBS, com força, muito trabalho, disposição, garra, raça, mas sobretudo com APOIO!

    E diferente do que tu pensas, tu não representa a torcida do Grêmio. Tu representaria a torcida do Grêmio se tua opinião fosse a opinião de, pelo menos, 51% da torcida e nem de longe tu alcança essa marca. A torcida do Grêmio, em sua plenitude, APOIA MARCELO GROHE.

    Há… Antes de me despedir, quero te perguntar: Porque não criticastes o goleiro Victor, O MAIOR PERDEDOR DA HISTÓRIA DO GRÊMIO, que ficou quase 5 anos vestindo a camisa do clube e que sequer ganhou 1 título???? Critica ele, aquele perdedor, que só fez a torcida do Grêmio sofrer, em vez de criticar o GREMISTA MARCELO GROHE!!!

    MARCELO, QUERIDO, O GRÊMIO ESTÁ CONTIGO!!!!!!!

  • Tonial diz: 16 de agosto de 2012

    Antes de analisar o goleiro do grêmio, e preciso analisar a nossa defesa; preste atenção nos gols que tomamos e nos perigos de gol contra o grêmio e verá que o Gilberto Silva está sempre perdido no lance (Gilberto Silva é o primeiro absurdo na nossa defesa); aí preste atenção nos nossos laterais para ver se eles aproveitam uma bola sequer durante todos os jogos; preste atenção que os “velhinhos” do meio campo so tocam bola para os lados e só criam uma a duas jogas agudas por jogo (Se a bola não chega clara aos atacantes não existe milagre); e para terminar, o Luxemburgo acertou o meio de campo do grêmio no 2° tempo do jogo conta o São Paulo, com a entrada do Marquinmhos no lugar do Fernando, recuando um pouco o Zé Roberto, porque não começou assim contra a portuguesa?

  • marcel diz: 16 de agosto de 2012

    olha considero uma injustiça o que o Sr. esta falando do nosso goleiro. considero um bom goleiro, a altura sim do Grêmio. Todos os goleiros falham, e não acho q o primeiro gol tenha sido falha, pelo contrário ele salvou com o pé no primeiro lance, dando azar que a bola tenha ficado mais para o atacante. o segundo até houve falha, mas foi uma bola complicada, não acho q podemos crucifica-lo por isso. agora, quantos lances ele já nos salvou no campeonato?? não sinto nem um pouco a saudade do Victor que falhava muito mais, além de ser fraco em GREnal.

  • Carlos Penha Otero Junior diz: 16 de agosto de 2012

    Sant’ana, ilustre gremista Sant’ana… Inacreditável tua coluna! Espero profundamente que apesar de teu tempo na crônica esportiva, continues disposto a reconhecer quando erras. Não é possível que um jornalista de tua estirpe e qualidade escreva um texto como esse de cunho emocional tão latente. Sei que é tua característica o texto visceral e recheado de paixão onde transmites todos teus sentimentos, mas não podes passar o limite do bom senso, atingindo diretamente uma pessoa, no caso duas. Cacalo e Marcelo Grohe foram destruídos por uma coluna que tem, possivelmente, o maior número de leitores do maior jornal do Rio Grande do Sul. Cacalo foi adjetivado com palavras que não imaginaria que veria escritas por ti. Não é o que foi dito, mas sim, como foi dito. Tenho convicção de que poderias dizer exatamente as mesmas coisas com uma abordagem mais civilizada.
    Coloquei-me no lugar do pai do Marcelo Grohe e senti meu estômago embrulhado ao ler a crítica, não pela crítica, mas pela voracidade com que ela foi feita, mais para comprovar sua tese junto ao Cacalo do que para dizer que estamos mal servidos de goleiro. Atrelado a isso, proclamar-se o magnânimo da opinião e quem discordar de ti deve calar-se foi inaceitável! És da imprensa que sofreu censura por anos a fio, a liberdade de opinião e o respeito a opinião diversa deveriam ser tuas bandeiras.
    Só para provar para ti que não é em defesa do Cacalo ou Marcelo Grohe que escrevi, e sim como um fã para sugerir humildemente que na próxima coluna deverias ao menos pedir desculpas pelas críticas tão devastadoras como a bomba de Hiroshima, digo: Concordo contigo, Marcelo Grohe não me dá segurança! Vou mais longe… no jogo da Portuguesa, vimos no adversário um goleiro pronto, Dida, que serviu de parâmetro para mostrar a nós gremistas que nosso goleiro está apenas em nível de plantel. Onde já passaram: Lara, Mazzarópi e Danrlei, não podemos ter um coadjuvante.
    Atenciosamente.
    Carlos Penha Otero Junior

  • elon diz: 16 de agosto de 2012

    Sou do outro lado, moro em outra rua, mas ler o Santana e seu sarcasmo é muito bom, embora eu torça de vermelho, tem que respeitar…o cara acerta, e não estou falando da sua opinião sobre o goleiro, esta não me importa, mas de sua escrita, Parabéns !!
    Humor inteligente que falta aos grandes meio de comunicação e na crônica esportiva, creio que o único Jornalista que escreve sobre Futebol desta forma.

  • MARCELO De SOUZA diz: 16 de agosto de 2012

    Acredito realmente que eu sou fâ de Gremista ilustre, Paulo Santana, quero dizer a ele que a certeza da afirmação de sua crônica é real. Parabens o nosso time esta sendo ovacionado por uma pessoa sem liderança e capacidade Paulo Odone

  • willian diz: 16 de agosto de 2012

    Ridículo! Aposto que criticava o Danrlei e o Victor também. Todos erram, inclusive tu.

  • Jose Carlos Alfama.Brasília diz: 16 de agosto de 2012

    Concordo inteiramente com o Sant’Ana. Estamos sem goleiro desde que o Victor foi vendido. Comparem com a atuação segura do Dida. Numa falta até mais difícil, ele segurou firme e não deu rebote. O problema do Victor era que ele é um pé-frio e dava azar em Grenais. Mas o Grêmio precisa urgentemente de um goleiro do porte do Dida e um lateral direito melhor que o Edilson, talvez o Tony de conta do recado.

  • fabiano vieira diz: 16 de agosto de 2012

    eu acredito que marcelo seja um bom goleiro mais concordo plenamente com o santana ele infelizmente não pode ser goleiro de um time como o grêmio!!!!

  • Geovani Lanius diz: 16 de agosto de 2012

    O Santana esta certo faço minhas as suas palavras

  • Franco diz: 16 de agosto de 2012

    Bom mesmo é o Vitor né? Não ganhou nada e ainda não veio das categorias de base do Grêmio,não entendo isso. Bom?? Como assim?? Então eu sou louco ou não entendo nada de futebol mesmo.

  • Sergio Dornelles diz: 16 de agosto de 2012

    Desculpa Santana! tenho uma admiração enorme por você, mas cair de pau em cima do Grohe como você está fazendo é um tanto exagerado. É verdade, ele falhou, mas o jogo de ontem mostrou um Grêmio medíocre, que não fez absolutamente nada pra ganhar, um time, novamente, sem atitude nenhuma, morto. O Vitor falhou várias vezes nesse campeonato, esse sim é inferior, inferior ao próprio Marcelo Grohe.

  • Luis diz: 16 de agosto de 2012

    Tu é demais cara, O esporte Mundial precisava de mais profissionais como você.

  • alex villanova diz: 16 de agosto de 2012

    alias, é o segundo gol de falta que ele leva no canto da barreira, os dois parece que pegou ele no contrape´, o outro foi do coritiba, tipo lance de goleiro que fica correndo em cima da linha tentando adivinhar onde vai uma bola de falta. preocupante esse goleiro!

  • Antônio Souza diz: 16 de agosto de 2012

    Caro Guru Santana
    Rendo-me mais uma vez a sua sabia opinião.
    Como tricolor dos quatro costados, é com consternação que vejo o nosso Grêmio em mãos tão frágeis. Além disso, improvisado em algumas posições, o que indica uma probabilidade baixa de sucesso. Oxalá estejamos errados. E dá-lhe grêmio!!!

  • Marcos diz: 16 de agosto de 2012

    Por favor né Sant’ana, a derrota não passa apenas pelo Marcelo mas sim, por todo o time do Grêmio que no jogo de ontem não teve capacidade de vencer a Portuguesa.
    No lance do segundo gol, principalmente, o goleiro não teve culpa pois a bola veio com veneno e rapida quando passa pela barreira, e mesmo ele dando o rebote cade a saga que não correu junto para afastar a bola.
    Por favor, antes de fazer criticas assim a um jogador, procure entender e rever o lance e o jogo para ver o que aconteceu realmente.

  • Lucas diz: 16 de agosto de 2012

    Não sei, discordo de sua opinião seu Santana, porque ultimamente o Victor vinha falhando também nos jogos. E há de convir que o time todo não foi bem, o Gilberto Silva errou uma cabeçada sozinho, e vamos dizer que o time do gremio tinha que fazer uns 4 gols nesse time da portuguesa, tiveram chances e disperdisaram e insistiram em bola area onde estavam perdendo, quando tem jogo que precisa cruzar não fazem, então devemos colocar culpa no grupo.
    E quanto ao Marcelo, esta começando a sua caminhada, e deve-se dar voto de confiança a ele, embora acho que não tenha falhado, não é uma bola fácil, o cara se abaixou e a bola passou ali, quem é goleiro pelo menos nas peladas pode dizer que não é tão fácil como o Senhor imagina, pelo jogou alguma vez de goleiro pra saber como é?

  • jorge diz: 16 de agosto de 2012

    sem falar daquela saída pra caçar borboleta que acabou salva pela zaga

  • Hugo Cassel diz: 16 de agosto de 2012

    Conheço o Santana faz meio século, desde Tapes.[, e quando ele se vestia de Papai Noel no Programa Conversa de Arquibancada da TV Piratini. Tenho muitas discordancia com ele por achar que já devia estar em casa de pijama curtindo sua fama de polemico. Entretanto desta vez não tiro a razão na sua critica ao goleiro gremista, mas ele esquece que a zaga tricolor é fraca e que os laterais são de péssima qualidade. Alem disso um esquema onde o centro avante, volta para “fazer falta” na meia lua e suicida, ainda mais com um atacante (kleber) que passa deitado todo o tempo.

  • Thiago Viana Rodrigues diz: 16 de agosto de 2012

    TU ÉS GENIAL PABLO! UHAUHAHUAHUAHUAA

  • Douglas diz: 16 de agosto de 2012

    Concordo, que não temos um goleiro à altura do que era o Vitor no Grêmio. A direção errou, e muito, em negociar nosso melhor goleiro, pra ficar com o Marcelo. Não entendo essa direção do Grêmio, é revoltante mesmo….

  • carlos marques diz: 16 de agosto de 2012

    Se o Santana se dá ao direito de dizer que nasceu para dar luz aos cegos gostaria de dizer a ele então que eu nasci para ligar essa luz de uma maneira racional. Concordo que o nosso goleiro errou mas, se ele foi ao jogo deve ter visto que o erro de posicionamento do sr. Gilberto Silva e de Naldo não foi culpa do goleiro, nossa defesa é um desastre. Também sofremos com as jogadas medíocres do nosso ataque, que só tem enganadores, inclusive esse Cleber. Um abraço

  • CLOVIS diz: 16 de agosto de 2012

    ASSINO EMBAIXO TUDO QUE FALASTE SANTANA A RESPEITO DO MARCELO GROGUE, SEM CONTAR EDILSON, ANDRÉ LIMA , NALDO E MARCELO MORENO, JOGADORES MEDIOCRES, QUE NÃO CONSEGUEM DOMINAR UMA BOLA E CHUTAM COM A CANELA, O GRÊMIO NÃO VAI CLASSIFICAR PARA A LIBERTADORES, POIS SEU ELENCO É LIMITADO E NÃO BOTA MEDO EM NINGUÉM, NEM MESMO CONTRA TIMES MEDIOCRES, UM TIME QUE NÃO TRANSMITE CONFIANÇA E USA A TÁTICA ENCERADEIRA, RODA RODA A BOLA O CAMPO TODO E NÃO CHEGA Á LUGARB ALGUM.

  • Roque diz: 16 de agosto de 2012

    Paulo Santana, com todo o respeito… mas seu comentário é muito infeliz….. concordo q o goleiro tenha falhado ontem… mas o fato do grêmio não chegar a lugar algum é antes de qualquer coisa falha coletiva. O gremio não consegue sair de nenhuma retranca… colocar tudo nas costas do groe é achar um bode espiatório para o problema. É fechar os olhos para os problemas de articulação q temos… o time evoluiu com as ultimas contratações…. claro que evoluiu… mas falta um driblador…. falta muito um jogador de habilidade… Pobre do goleiro… tem as costas largas pra receber toda a culpa de uma falha coletiva.

  • Geison diz: 16 de agosto de 2012

    Fala sério! Em apenas um jogo dá pra criticar tanto assim?
    É facil criticar, todo jogador tem o seu dia, talvez ontem não era o dele, falas de frango? quantos frangos nosso idolo Danrlei tomou!? E mesmo assim continua sendo idolo, baita equivoco seu em falar isso tão pricipitadamente, o Marcelo fez ótimas partidas, e por uma derrota, ele não merece essa crítica. . . Bom é o Muriel de certo né hahahaha

  • Carlos Martins diz: 16 de agosto de 2012

    Este não é Gremista ,é um egoista. Pablo.
    Parabéns ao Cacalo que educadamente deu a resposta a voce Santana.
    Se gosta do Gremio , então torça para Gremio GANHAR , E PARE DE SECAR.
    Você tem talento , mas foi pelo Gremio e através da RBS que ficou conhecido e bem projetado no RS.
    Respeite o Gremio e seu Patrimonio.

  • jose carlos quilião diz: 16 de agosto de 2012

    concordo plenamente com o Paulo; e tambem esqueceram de chutar à gol.

  • Ronaldo Costa diz: 16 de agosto de 2012

    É a voz da experiência e contra ela dificilmente haverá resistência correta. A mais sólida escola de conhecimentos da vida é a experiência pois é quem complementa tudo aquilo que lar, escolas e professores não puderam prover. Apenas nas sociedes ditas civilizadas, certamente as mais selvagens, é que se questiona o conhecimento experimental acumulado pelos mais idosos, por isso os povos rotulados de primitivos sobreviveram a situações que sabe-se que o civilizado pereceria com toda tecnologia.

  • Marcelo Rauber diz: 16 de agosto de 2012

    Grande Santana!!
    Só vc mesmo para produzir um texto como este!!
    Dá gosto de ler algo que sai totalmente da da cha rotina jornalística.
    Mas acho que no primeiro gol ele não falhou.
    Abraço

  • Alisson diz: 16 de agosto de 2012

    Desculpa, grande Sant’anna, que tem grande capacidade neuronial, mas nem de longe a derrota do tricolor ontem passou pelas mãos do Marcelos Grohe! No primeiro gol, principalmente, ele praticou um milagre no primeiro chute, onde o atacante chegou sozinho dentro da pequena área. Exigir que ele fizesse outro milagre no mesmo lance é loucura neuronial! No segundo gol, concordamos que ele poderia ter espalmado a bola para o lado, mas em um chute forte, próximo da área, promovido por uma falta infantil, é leviano culpar o jogador, que é o melhor goleiro do nosso Estado. Desculpa, mas não se faz análise oportuna a partir de uma partida isolada! Se tu és responsável como profissional, tem que ser mais comedido com tuas críticas!

  • ADEMIR CARTERI diz: 16 de agosto de 2012

    Antes era o Victor mão de alface , agora a culpa é do goleiro novamente ?????

  • José diz: 16 de agosto de 2012

    Santana, apesar da sua perspicácia e argúcia, ímpares, temo que você esteja equivocado e este vatcínio seja fruto, apenas, do seu narcisismo. Você é o joãozinho do passo certo, desculpe, mas se for assim, não existe goleiro que preste. Ontem, muito pior do que o Grohe, foi o Ceni, que fez, literalmente, um gol contra. E daí? Deixou de ser o maior ídolo de todos os tempos do São Paulo? Por você, deixaria. O Grohe está iniciando o que, tenho certeza, será uma carreira de muitos títulos no Grêmio. Um dia ele também será ídolo. Pare de azarar o Grêmio, por favor. O Grêmio não será campeão brasileiro pelo simples fato, e você tão sagaz e inteligente deveria saber disso, que não se faz um time em 6 meses. Alguns jogadores chegaram ontem. Cuide da sua saúde e escreva sobre assuntos em que você traga alegria àas pessoas e você é bom nisso. Deixa o Grohe e o Grêmio quietos. Não faça marola, marujo!

  • Rodrigo Uruguaiana diz: 16 de agosto de 2012

    Sr. Paulo Santana está de brincadeira!! não consigo entender essa palhaçada de “pegar no pé” do NOSSO goleiro Marcelo Grohe. O sr. tem sido injusto com o Marcelo; ele é melhor, mais novo, prata da casa, muito mais ágil que o Victor, joga muito melhor com o pé do que nosso ex-goleiro. Enfim, o Marcelo é mais goleiro que o Victor. Marcelo é o melhor goleiro que tivemos desde a saída do nosso ídolo Danrlei. O que o sr. tem feito com nosso goleiro é uma barbaridade, tem sido apelativo, perseguidor e, sem embasamento algum com as críticas desaforadas que tem publicado e dito contra o Marcelo. O sr. tem sido ridiculamente apelativo. Todos os goleiros erram, erraram ou vão errar, faz parte, mas o Marcelo erra o mínimo, temos que ser coerentes e justos, ao contrário do sr. Até o Julio Cesar, eleito por muitos, o melhor goleiro do mundo na época da Copa já falhou, e não foram poucas vezes. Então, pare com essas bobagens: seja torcedor do Grêmio realmente: torça, vibre, critique…mas com justiça. Para finalizar: sou um ouvinte assíduo do Sala de Redação e, caso o sr. não mude esse comportamento perante o Grêmio, várias pessoas vão começar a desligar o rádio na hora em que o sr. começar a falar tanta fanfarrice.

  • Thiers diz: 16 de agosto de 2012

    Parece que o prezado jornalista esqueceu que Vitor entregou a Copa do Brasil em 2 minutos. O time estava muito bem sem kleber e Moreno mas as idéias que o time é grande e deve ter nome de peso originou a grande (pensei em uma palavra feia). Parece que o campeonato já acabou. Com todo o respeito e admiração que tenho por vossa pessoa, entendo que em um jogo em que ninguém jogou nada, criticar um goleiro que já salvou o time de pelo menos quatro derrotas é mostrar uma amargura injustificada.

  • Josnel diz: 16 de agosto de 2012

    véio lôco

  • João Maurício Silveira diz: 16 de agosto de 2012

    Santana, você está querendo aparecer mais que a derrota do Grêmio. Por favor para de se colocar no lugar mais alto e ponha seus pés no chão. Você não é melhor do que nenhum torcedor do Grêmio. Você está velho e doente e deveria parar com essas baboseiras. Você deve refletir melhor antes de colocar m.. no ventilador!

  • marcelo teixeira diz: 16 de agosto de 2012

    Grande e talentoso Pablo Sant´Ana é isso mesmo, cada dia que passa aparece mais e mais imcompetencia dessa diretoria que se diz gremsta.
    Avante Grêmio….

  • Rafael GREMIO diz: 16 de agosto de 2012

    A partir de hoje, começo minha leitura da Zero Hora pela capa e termino na coluna do Zini Pires. Lamentável a tua amargura. O sr. é gremista mesmo? Pois parece um vermelhinho enrustido… e não me calo diante de tamanha arrogância.

  • Anderson Fernandes diz: 16 de agosto de 2012

    Santana, sempre respetei sua opnião mas , agora você dizer que se forem contrario a sua opinião é para se calar por favor né, é mais facil você se calar por ser uma pessoa publica e sempre ter as idéias reveladas à todos do que nós simples ouvintes. Com esa é melhor você retirar essa coluna do ar. Abraço e se Deus quiser seremos campeões este ano ainda com o teu criticado no gol.

  • Douglas diz: 16 de agosto de 2012

    POr favor, SantAna não esperava isso do teu gremismo. O goleiro que veste a camisa, um goleiro brilhante como o Marcelo não merece ouvir ou ler isso. O Victor, goleiro inseguro, que tremia em qualquer gre-nal ou decisão e que defendia as mais difíceis e tomava as mais fáceis nunca ouviu isso de forma tão explícita.
    Um abraç0

  • Jordano diz: 16 de agosto de 2012

    Isso se chama oportunismo, o Vitor era um goleiro que comprometia muito mais que o Marcelo e nunca teve uma objeção desse tamanho pelo colunista.

  • Marco diz: 16 de agosto de 2012

    É de clareza solar que aquilo que temos defendendo a nossa goleira não pode ser titular. O sr. Paulo Santana está com a total razão. Muito lúcido o seu artigo. No jogo contra o Bahía aconteceu a MESMA COISA. Felizmente o árbitro anulou o gol. Vai ser muito difícil reverter a diferença daqueles que estão no topo da tabela. Não podemos perder para time desqualificado como o de ontem. Não tem cabimento.

  • Diogo diz: 16 de agosto de 2012

    Figurassa o Santana hahahaha

  • Diego diz: 16 de agosto de 2012

    Desculpe Santana,

    Mas tripudiar apenas o Marcelo não tem nexo algum, enquanto o Grêmio estiver com a diretoria que só pensa em trazer jogadores velhos caindo os dentes e não ter um Oscar ou Dalessandro da vida nunca ganhará nada, outra coisa que digo, o Grêmio só não perdeu pelo menos três partidas contando com a do São Paulo por causa e SOMENTE POR CAUSA DE MARCELO GROHE, pois ver o time do Grêmio ser o pior time do campeonato que não dribla é pior que ler o seu comentário imoral e totalmente injusto…
    Outra coisa como diz o Hino do Imortal “como o grêmio, onde o grêmio estiver.”

  • Diogo diz: 16 de agosto de 2012

    Como colorado opino que ele deve continuar na goleira.

  • marcio menezes diz: 16 de agosto de 2012

    Caro Sant´Ana, o goleiro do gremio é muito bom, não avalie ele só neste jogo, tem que avaliar desde o momento que assumiu a camisa 1 gremista. Se tu culpas ele pela derrota de ontem deves culpá-lo pela vitória de domingo. E como qualquer grande goleiro tem seus altos e baixos, aposto que ele fará uma grande partida no próximo domingo no olímpico.

  • nilton diz: 16 de agosto de 2012

    O Santana é um grande personagem do nosso jornalismo, sou gremistão também, mas faz tempo, ele desfila arrogância e muuuiiita falta de humildade, uma vergonha para a grande nação tricolor, o grêmio é muito maior que sua arrogância e do Odone!!

  • Mauricio Amaral diz: 16 de agosto de 2012

    Boa tarde! Como colorado que sou, e com a chance que temos de passar a frente do Grêmio hoje, não posso dizer que não fiquei satisfeito com o resultado do Grêmio ontem, mas, daí até concordar com o que o Sr. Paulo Santana escreveu aqui a distância é longa. Primeiro, que ou ele não enxerga mais nada, ou realmente por algum motivo desconhecido dos leitores, detesta o Marcelo Grohe. No primeiro gol o atacante da Portuguesa entrou cara a cara com ele, que fez uma primeira defesa dificílima. No segundo gol, uma bola parada em cobrança ensaiada pela portuguesa, cujo jogador que bate a falta, o faz, por sobre um outro jogador da Portuguesa que está na barreira e se abaixa. A bola não é tão fraca, quanto os fracos olhos do Santana dizem ser, e ainda é rente ao gramado, o que dificulta ainda mais a defesa. Pergunto eu! Onde estavam os zagueiros do grêmio? Quem deveria ter feito a cobertura? Será realmente que a culpa é do goleiro? Santana, me poupe de sua raiva contra o Marcelo Grohe, e não use o poder que todos sabem que tens dentro da RBS, para escrever com convicção, tamanha besteira.

    Atenciosamente,

    Mauricio Amaral

  • Sara Schneider diz: 16 de agosto de 2012

    Ao grande Paulo Sant’ana, dou uma parte da razão. Pois lembrem-se de que o grande Victor, grande Victor, chamado muralha, fez milagrosas defesas inúmeros jogos com o grêmio, mas não foi capaz de operar sua função maior nos momentos mais decisivos, quanto valia titulo. A derrota de ontem foi realmente frustante, mas como gremista que sou, que acredita sempre, esperemos uma grande reviravolta no campeonato.

  • Fares Nader diz: 16 de agosto de 2012

    A ti Paulo Santana,com a larga experiência exportiva neste ramo, quero dizer que acompanhei aqui do sul do RGS pela Sky, como Gremista fanático há 58 anos, todas as façanhas deste horoso Tricolor, me sinto na obrigação de dizer que Marcelo Grohe, tem mais pegada do que o Vitor, responssável direto pela nossa vitória nos aflitos. Não cinsigo aceitar que seja ele o culpado pela nossa derrota de ontem no Olímpico. A nossa defesa que foi mal por estar adiantada desnecessàriamente sem objetividade
    ficando o Grohe sozinho numa roubada tremenda, assim como a falta,sózinho com 3 atacantes vindo em sua direção,isto não se faz é desatenção da defesa. Espera que o Gêmio ainda vai dar a volta por cima, este time tem história no mundo inteiro.

  • Luis FernandoAssunção diz: 16 de agosto de 2012

    Santana, você não está sozinho nessa. Quando o Victor foi embora de forma inexplicável, bati o pé dizendo que o Grohe não era mais do que um bom reserva. Você está coberto de razão. E digo mais: da defesa do Grêmio, só se salva o Gilberto Silva. O resto, é jogador de segunda divisão. E vai ser a defesa que vai impedir de o Grêmio chegar ao título. Anotem aí.

  • Tales diz: 16 de agosto de 2012

    Esperar um goleiro falhar para depois dizer EU TINHA DITO QUE ELE ERA FRACO é muito facil.

    Se o goleiro treina bem, joga varios jogos em sequencia bem e comete duas falhas em um jogo que o time inteiro foi mediocre, eu acho que muita gente tem que continuar discordando da opinião do Paulo Santana.

  • Rafael diz: 16 de agosto de 2012

    OK
    Mas esse não é o único problema…
    A começar pelo técnico, trazer o Luxemburgo é a mesma coisa que cuspir na história do Grêmio.
    E sobre o fato de não termos laterais?
    Sobre nossos atacantes serem péssimos e burros nas tentarivas de cavar faltas?
    Sobre o Fernando que não é voltante nem aqui e nem na China… Podia falar disso pros teus colegas jornalistas, vez que volante tem que marcar, dar bote, cubrir a defesa e o meio, não apenas cercar e cercar e fazer nada, e ainda, quando rouba uma bola ou outra, consegue devolver no pé do adversário… Sem contar que tem objetivo de fazer gols vindo primeiro que o objetivo tático de um voltante, visto as vezes que ele aparece a frente dos atacantes…
    Nossa zaga é um horror também, qualquer goleiro viria a tremer as pernas com um volante desses mais essa zaga…
    Souza joga por dois e Elano pelo resto…
    O goleiro não é o maior problema num time que tem um Pará insuficiente jogando e mais outros jogadores meia-boca, num time que o problema já começa com a presidência, direção e o técnico…

  • Carlos diz: 16 de agosto de 2012

    santaninha, vc que se enquadra como inferior, pois de futebol sabe quase nada, e de goleiro menos ainda.

  • vinicius diz: 16 de agosto de 2012

    O Grêmio perdeu ontem porque não é agressivo em casa. Continua com o jogo de toque de bola sem finalidade, esperando o segundo tempo, quando se desespera e ataca de qualquer jeito. Acho que colocar a culpa no personagem do goleiro é fácil demais (Zé Roberto, Kléber, André Lima, Edílson, Fernando etc também joragaram mal). Devíamos repensar o modo de jogar no Olímpico, já que é óbvio que os clubes que vêm para cá irão se retrancar.

  • Roberto diz: 16 de agosto de 2012

    TÔ SENTINDO CHEIRO DE TÍTULO.

    ESSE ANO É DE ELEIÇÃO.

    PREFIRO JOGAR NO REMENDÃO MESMO, UM ABRAÇO PAULO.

  • Gian Dariva diz: 16 de agosto de 2012

    Incrível que ainda há quem dê créditos para este jornalista, que de futebol entende muito pouco, e sempre que vê oportunidade, desanda em críticas demasiadas e até ridículas!
    O Grohe fez várias boas partidas, não vai ser uma em que ele falhou que vai acabar com seu crédito, deixa de ser ridículo Sant’Ana.
    Concordo que ele falhou no 2º gol, mas inevitavelmente falhas acontecem… na média, ainda continua sendo ótimo goleiro.
    Não precisamos de anti-torcedor como você

  • jocemar scherer diz: 16 de agosto de 2012

    paulo santana sou muito seu fa ,mais descondo com vc ,por q vc mesmo tempos atras apoiava o marcelo e crusifica va o victo agora q da uma de bom entendedor de goleiro por favor contra o sao paulo oq ele vez salvo varias vez o gremio concorda ,E CONTRA O FLUMINENSE ELE SALVOU O EMPATE QUE MAIS E CONTRA A PONTE PRETA ELE FEZ SUA PARTE EU NA MINHA OPINIAO VC ESTA QUERENDO CRUZIFICA O MAIS FRACO DO GRUPO ESTA NA HORA DE ABRI O OLHOS NELE ELANO ZE ROBERTO E MARCELO MORENO MUITO OBRIGADO PELA ATENÇAO SOU MUITO FA DO SENHOR OBRIGADO

  • Rodrigo diz: 16 de agosto de 2012

    Todo goleiro falha eventualmente, assim como todo atacante falha frequentemente perdendo gols imperdíveis. Marcelo Grohe falhou pela primeira vez desde que assumiu o posto de goleiro titular, Victor vinha falhando com muito mais frequencia e tinha status de grande goleiro e salario muito maior. Não estou dizendo que Grohe é um excelente goleiro mas, pelo menos por enquanto, esta bem melhor que Victor na relação custo benefício.

  • Cristiano diz: 16 de agosto de 2012

    Talvez seria a hora de contratar Rogério Ceni, esse sim parece um bom goleiro.

  • Zé Tricolor diz: 16 de agosto de 2012

    Por mais respeito que eu tenho da tua figura Sant’Ana, com um representante de nós GREMISTAS, não posso concordar com a crucificação feita ao Grohe por algumas falhas, pois TODOS os goleiros falham. O próprio antecessor (melhor que o atual, na minha opinião) teve sua titularidade questionada durante uma má fase. O Marcelo está numa fase de adaptação e ritmo e não pode ser culpado por uma derrota. Assim, vamos ficar SEM GOLEIRO, ou achas que Matheus e Busatto tem condições de assumir o gol?
    Estava no estádio e vi que nos dois lances ocorrem trapalhadas da: 1) zaga e 2) barreira, prejudicando a ação do Marcelo. O que acredito adequado a ser feito pela Diretoria do GFPA é a contratação de um outro goleiro de nível equivalente para fazer “sombra”. Isto tem um fator determinante no aspecto psicológico do “titular”. Quem vive o futebol há mais de 40 anos, sabe!!! Respeitoso abraço.

  • Fabio diz: 16 de agosto de 2012

    O Marcelo é sim um grande goleiro, não fosse ele, nao estariamos entre os primeiros e deixa o guri trabalhar, ele esperou muito tempo no banco, e o Victor ja merecia um banquinho a muito tempo, acompanho o futebol diariamente e ja falava q o Victor saia mal, saiu da seleção fez pouco pelo grêmio e o Marcelo dará a resposta em breve, só ver as suas boas atuações não é a toa que estamos bem no campeonado, devido a muitas bolas que ele mesmo tirou, nao esqueçam disso, e deixa ele trabalhar e logo saberemos se ele é ou nao nosso grande goleiro, de tempo ao tempo….. era isso….

  • Flávio Maia diz: 16 de agosto de 2012

    Ouvi no sala as faíscas tricolores para o bem de nosso clube,mas infelizmente voce tem razão quando fala nos picaretas de opinião, até porque em nossa cronica esportiva gauderia, voce é um dos poucos que sustenta suas opiniões. siga em frente

  • Paulo Possamai diz: 16 de agosto de 2012

    Boa tarde Paulo. Sou grande fã seu, de seus comentários e xará, mas hoje não consegui ouvir o sala de redação e ouvir o bate bola… Por favor, me indique um goleiro que seria bom para substituir o Marcelo.Ah, assistis-te o jogo do São Paulo ontem? Oque achou do lance do Rogério ? Infelizmente acontece com os melhores… Ontem não foi o dia do Grêmio. Abração.

  • eduardo roberto diz: 16 de agosto de 2012

    concordo plenamente ,ele nao sabe sair do gol ,defende so o que vai no meio ,toma gols faceis e vem pessoas que nao conhecem o futebol elogiar e falar que e sim um grande goleiro ,pois nao e e se ficou 7 anos na reserva e por joga como um tal ,nao e nem aqui e nem na china para ser titular do gremio ,PARABEN PAULO SANTANA pela coragem de falar o que pensa ,de citar nomes e dar sua opiniao ,pois nao a e nem havera tao cedo profissionais na midia que chegam as seus pes vamos gremio lutar por alguma coisa ,nao aguento mais so nadar e morrer na praia
    torcida independente mafia tricolor……

  • Marcelo diz: 16 de agosto de 2012

    Já imaginaste, Sant’Ana, se após uma coluna mal escrita, qualquer um dissesse que você é mal colunista? Pois então, cale-se. Não podemos fazer julgamentos em avaliações singulares e esquecer o todo. Essa mesma pessoa a que você se refere, já salvou o seu, o nosso Grêmio, em tantas outras ocasiões. Portanto, se for para escrever ou falar absurdos, cale-se.

  • Paulo diz: 16 de agosto de 2012

    Prezado Santana, o que se pode esperar a médio prazo do tricolor. A curto prazo, nada…Este time medíocre e pouco confíável dificilmente chegará a algum lugar, visto que está mais do que constatado que experiência não ganha jogo e título, mas sim garra, arrojo, coragem e determinação…O Grêmio não consegue furar defesas fechadas e a defesa sendo fraca, dificilmente consegue reverter resultados desfavoráveis, ou seja, se tomar o primeiro gol, principalmente em casa, o resultado já é conhecido…não adianta os jogadores após a derrota quererem encontrar os culpados, visto que o cerne da doença se encontra na irresponsável, medíocre e incompetente diretoria tricolor que de nada entende, há quanto tempo não formamos jogadores de nível oriundos das categorias de base, o que fazem os cônsules espalhados pelos rincões, tão somente meras figuras decorativas…quantos craques em potencial, com brio, oriundos da várzea esperam por uma oportunidade, tão somente uma chance, enquanto nossos abastados e já com a vida resolvida jogadores, sem nenhum compromisso para com o clube, visto que desconhecem sua origms, incluindo o técnico Luxemburgo, caído de pára-quedas, fazem de forma porca seu arroz-com-feijão, uma bolinha que não convence o mais fanático torcedor que já se cansou, indignou em continuar pagando caro, levando sol na cara, chuva na cabeça, para torcer por um bando de babacas cujas vidas já foram ganhas. Esses mercenários tricolores que constituem uma verdadeira legião estrangeira um dia sairão do clube e nem mais se lembrarão do mesmo, enquanto os dirigentes continuam metendo os cobres no bolso e rindo por detrás da neófita e míope torcida…leiam a estorinha do rei nú, somente o menino se dignou de afirmar o óbvio, caiam na realidade, figuras como Foguinho, Airton e outros certamente deverão estar se revirando em seus túmulos, sem falar no legendário Lara….SDS, Paulo

  • Tiago diz: 16 de agosto de 2012

    O Grêmio primeiro perdeu um grande treinador de goleiro “Fransisco Cersósimo” que na minha opinião era o responsável pelas boas atuações que o Marcelo teve e ainda de uqebra perde um goleiro tirular que é o Vitor. Que venha um novo presidente para o grêmio por favor!!!!

  • Alban diz: 16 de agosto de 2012

    Duas coisinhas Santana:
    - O Grohe não é não um grande goleiro, mas não fica atrás do Victor em nada (aquele sim nos tirou a chance de vários G4);
    - Faz 10 anos aproximadamente que ´inseriram no estatuto do Grêmio´ que é proibido ser campeão nacional! O negócio lá é Libertadores, vaga no G4 e sei lá mais o que..mas título? Não! Não pode! Então, como estávamos nos aproximando ´perigosamente´dos líderes, deve ter havido ordem superior: ´botem o pé no freio, estamos indo longe demais!`. É mais ou menos isto querido Santana. Quem sabe com novo Presidente e novo Estádio a coisa mude. Inclusive esta cláusula estatutária.

  • augusto diz: 16 de agosto de 2012

    Santana, com todo o respeito que tenho pelo senhor, se o GREMIO tivesse com Vitor nem estaria no G4.

  • Evandro diz: 16 de agosto de 2012

    Sr Paulo Santana
    O sr deve ser colorado, pois, ao longo dos seus 55 anos de jornalismo esportivo, foi durante este tempo todo, e continua sendo nocivo ao Grêmio, nunca soube conduzir com sabedoria um comentário a um bom atleta, sempre extrapolando nos elogios, o que os deixavam com soberba, o que não é e nunca será o perfil para um atleta do Grêmio, aliás a sua soberba também é inexplicável para uma pessoa senil. Ou então como agora, querendo acabar com a carreira de um excelente atleta como o Marcelo Grohe. O Sr nunca, mas nunca, ajudou o Grêmio com esta soberba, mas sim somente prejudicou, então se realmente é gremista, por favor nos ajude, vá torcer para outro clube qualquer, tenha certeza que esta iniciativa sim iria ajudar o nosso amado Grêmio, que é dos verdadeiros gremistas. E cale-se.

    Evandro Ely

  • Rafael ExSeco Hulk diz: 16 de agosto de 2012

    Lamento Paulo. Esse teu comentario esta sendo totalmente oportunista.. e tu nao era assim.. Ao analisar o 1o gol sofrido pelo gremio, eh notoria a falha escandalosa do zagueiro Naldo e do lateral esquerdo Para, Grohe ainda faz uma defesa incrivel antes do gol….
    No 2o gol, quando o 1o jogador passa por cima da bola, a barreira pula e abre, deixando o gol totalmente aberto para o 2o bater colocar a bola pelo “buraco” formado, no canto.. E a zaga, mais uma vez, estava dormindo no rebote..
    Presta mais atencao na quantidade de erros toscos cometidos por Andre Lima, as falhas do “cai cai” Kleber, a apatia do “craque” zeh roberto, o ridiculo Edilson, os inexistentes Naldo e Para… ai sim tu pode criticar o Grohe.. do contrario, meu amigo, tu so esta falando tolices.

  • Bruno Freitas diz: 16 de agosto de 2012

    Sr. Paulo Sant’Ana apesar de todo respeito que tenho por você gostaria de lhe informar que o senhor esta sendo muito fraco mentalmente ao escrever tais coisas amo o Grêmio e sim o Goleiro atual tem condições de ser titular pois já mostrou isso, talvez o senhor não tenha assistido os jogos em que ele salvou a equipe das derrotas, qualquer profissional do futebol com treino e com vontade pode ser titular e na historia do futebol temos milhares de exemplos … Abraço e pensa melhor talvez deva ouvir mais pessoas alem das do sala de redação … até porque as estatísticas provam que o Marcelo Grohe não deve se preocupar apenas apos o acontecido treinar e ficar com a cabeça tranquila.

  • Antonio diz: 16 de agosto de 2012

    Lamentável este comentário. Futebol é conjunto e as falhas individuais acontecem. Concordo com o Fernando Alves que disse: “quando a compulsória pegará este cronista….”. Penso que assim como o Galvão Bueno, só iremos nos ver livre deles quando morrerem, infelizmente.

  • joao carlos molter ferreira diz: 16 de agosto de 2012

    Muito bem Santana!

    Finalmente alguém de bom senso e boa percepção! É óbvio que Marcelo Grohe não tem estatura para goleiro do Gremio. Se analisarmos friamente já tomou outros gols de bolas defensáveis. Pode ser um grande gremista, mas não é um grande goleiro, e a direção e a comissão técnica tem que acordar.Aliás onde anda o Saha, de 2007? Pena
    que não ficou este sim um grande goleiro além de ter se identificado muito com o clube e a torcida.

    Abraços, Santana, continue sendo o visionário porta voz da torcida!

  • Filipe diz: 16 de agosto de 2012

    Senhor paulo Sant’Ana, obviamente não entendo de futebol como o senhor,mas dizer que não temos goleiro pra disputar o campeonato, por termos Marcelo no gol,é um tanto exagerado da sua parte, pois lembre-se que Victor seguidamente vinha falhando na nossa meta..

  • Rafael diz: 16 de agosto de 2012

    Há anos, tenho me calado diante do desfile de atrocidades produzido por Paulo Santana. Já chega.
    Não sou fã de Marcelo Grohe. Não preciso ser. Como gremista, também fiquei chateado com o jogo de ontem. Agora, usar um veículo de mídia de massa como a Zero Hora para tentar destruir um ser humano é abominável. O Grupo RBS deveria ter vergonha de permitir que um processo de incineração pública como este fosse levado adiante.
    Paulo Santana, seja por descontrole emocional extremo, seja por senilidade galopante, ultrapassou todos os limites que a imprensa lutou historicamente para instituir. Desejo de coração que o goleiro do Grêmio procure defender-se publicamente com toda a força que a lei permite.
    Chega de jornalismo inconsequente. Respeito às pessoas!

  • Nataniel diz: 16 de agosto de 2012

    Pô, quando o Vitor levava frango tu não falava nada, aí te falta critério. A derrota não é só culpa dele. O gremio cruzou 20 bolas na área nas mãos do Dida, brincadeira.
    O que o Gremio precisa é começar o jogo no Olímpico recuado, como se estivesse com medo para fazer o adversário se assanhar e se abrir, aí de repente vai pra cima com tudo, isso é estratégia, o Luxa tem que ler ‘A arte da guerra’.

  • Chuck diz: 16 de agosto de 2012

    Sant’ana, meu comentário não tem nada a ver com concordar ou descordar das tuas opiniões: não achas que está na hora de descansares? Por que não te aposentas?

  • Leandro diz: 16 de agosto de 2012

    Concordo com o Paulo Sant’Ana!!! Volta FABIO KOFF

  • Guilherme Isaia diz: 16 de agosto de 2012

    Meu Caro Paulo Santana!
    Eu posso até concordar que o Marcelo Grohe possa ter falhado no jogo de ontem, contra o Coritiba, mas tenho que dizer que um time que não acerta nenhum passe durante uma partida, não dribla nenhuma vez o zagueiro adversario, não possui nenhum lateral médio no grupo e que tem um lateral torno no lado esquerdo, não tem como almejar algo no campeonato Brasileiro. Se o nosso time fosse bom teriamos feito 3 ou 4 gols na portuguesa e o FRANGO do Marcelo Grohe passaria em branco.

  • marta blum diz: 16 de agosto de 2012

    Paulo Santana voce é sensacional realmente maravilhoso por tudo que sempre tivestes a coragem de admitir e falar. Estes comentearistas esportivos que estao por ai nao tem a tua clareza e nem a tua coragem. Eles estao sempre se escondendo atras de algo. Ë uma grande lastima que nao existam mais pessoas como tu. Eu as vazes fico com vontade de largar aminha adimiracao pelo futebol por este fato de existirem poucos como tu e demais dos outros , eles me desencantam e fico as vezes envergonhada por eles, pelos absurdos que falam e pela falta de inteligência e elegancia, coisas que estao sobrando em vce.

  • adriano diz: 16 de agosto de 2012

    Não fala bobagem PAULO SANTANA. No primeiro gol o GROHE fez uma defezassa, quem rateou foi o zagueiro q não acompanhou o centroavante. No segundo gol ele defendeu a falta novamente e tbém novamente quem não acompanhou o centroavante vou aquele ´péssimo zagueiro NALDO. MARCELO GROHE é um baita zagueiro, tu não entende nada SANTANA.

  • Arley diz: 16 de agosto de 2012

    …ainda não tinha lido a coluna do Santana e fiquei com a impressão de que a diferença do jogo era nos maõs de geléia…

  • Angelo de Cordova Esteves diz: 16 de agosto de 2012

    Eu concordo com o Paulo Santana, estamos sem goleiro, o Marcelo não é goleiro para o Gremio, é um goleiro medio, goleiro medio é só para reserva, não para ser titular, a direção do Gremio deu uma oportunidade p/ o Buzato, que eu acho que é melhor que o Marcelo Grohe.

  • paulo martinez nunes diz: 16 de agosto de 2012

    É seu Santana, acontece estas coisas com todo mundo. Só troca de lugar. Primeiro que vc foi trocar observações com Cacalo, que nada entende de futebol, sendo apenas um mal educado, presunçoso que gosta de atacar e ofender as pessoas, como se o que dissesse fosse grande entendedor. Permita Deus que jamais ele retorne para a direção do Gremio. O torcedor verdadeiro, exceto os seus puxas-saco, agradecem a “Esse Deus”; Segundo, que o Sr também apenas faz parte de um folclore do RS e, aposentado, deveria apenas ser um torcedor fervoroso, que paga ingresso, que vai lá avalanche, que leva bandeirada e grita no meio da fumaça e não, apenas, nas cadeiras cativas, na sala de imprensa, no radinho de pilha, sempre em autoconforto. Por tudo que falei é que vc, injustamente, queima o grande goleiro que, falhou é certo, mas qual do brasileirão, que vc conhece, é melhor que ele?

  • Antonio Campos diz: 16 de agosto de 2012

    Paulo ou Pablo Santana eu te acompanho desde 1961 naquele GREnal dos Eucaliptos mês de dezembro. Portanto tenho algum tempo de vivência no futebol. E concordo com você o Marcelo tirou todas as chances do nosso tricolor até de ganhar o 1º turno. Mas e agora quem colocaremos no gol?

  • Neimar Hensel diz: 16 de agosto de 2012

    Olha eu ate concordo com o Sr mas nao acho necessario toda essa brutalidade com o sr Marcelo, ele pode nao ser um vitor mas teve grandes atuacoes ate agora, foi infeliz no jogo de ontem mas quem nao erra, ate vitor levou frango, eu acho que foi mais uma derrota coletiva do que individual, meio de campo esta cansado,zagueiro mal posicionado etc

    Neimar Hensel
    Cincinnati, ohio USA

    desculpa o portugues ai, faz muito tempo que estou longe do Brasil mas carrego o gremio no coracao,
    abrco e tenha um bom dia.

  • Daniel Belle diz: 16 de agosto de 2012

    Concordo em gênero número e grau contigo Lenda Paulo Santana. Marcelo é goleiro e não GRANDE goleiro ou não é do tamanho do Grêmio.

  • Renan Oliveira diz: 16 de agosto de 2012

    Venho dizendo exatamente o contrário do que está descrito nessa coluna, o Marcelo é um dos melhores goleiros do Brasil, afirmo isso com a convicção de um ex-goleiro amador, e colorado, o que li a pouco evidência que o prezado Paulo Santana está com seus sensores apresentando defeito, entendo que o Marcelo é um dos piláres do time do grêmio, se não fosse ele a posiçao na tabela não seria 4° e sim 10°. Salvo essa divergência sadia, manifesto meu respeito ao Santana pois tenho por ele grande admiração apesar de estarmos em lados opostos do campo.

  • hamilton torres diz: 16 de agosto de 2012

    Prezado Santana, boa tarde:

    Não sou bom com as palavras como o amigo , porém peço que mantenha sua posição firme e forte o Marcelo é goleiro de time do interior e olhe lá pois não segura uma bola todas que vão ao gol ele rebate para frente as que vem pelo alto tira feito menina não tem imposição parece ter medo da camisa do grêmio. vamos lá contratar outro goleiro não lamento pelo vitor pois a venda foi boa agora temos que ir as compras urgente, tem o goleiro bom na segundona pedindo passagem

  • Lisi Pelotas diz: 16 de agosto de 2012

    Antes tinham o Victor e também não ganhavam nada. Agora a culpa é do Marcelo!!!! Bah….

  • Paulo Freitas diz: 16 de agosto de 2012

    Santana, gostaria de saber onde estava a zaga quando dos dois rebotes do goleiro Marcelo. E não é só isso. Em todos os jogos é um sufoco. Acho que muito mais que goleiro, estamos carentes de zagueiro. Cadê o xerife, cadê o respeito na frente da área? Faz muito tempo que o Grêmio se defende mal por falta de qualidade na defesa. E o futebol do Fernando que sumiu e acaba desguarnecendo atrás? E o Edilsom marca alguém? E o Pará? Pode para que não é só goleiro. Se isso resolvesse sózinho a Portuguesa estava no G4, pois não vejo ninguém melhor que o Dida.

  • hamilton diz: 16 de agosto de 2012

    paulo martinez nunes, diz que o Marcelo é grande goleiro me responda então , quantas vezes o Marcelo segurou uma bola na área , e quantas vezes em suas delirantes defesas ele rebateu para o meio , ele é inseguro, e tu é colorado só pode

  • Rafael Marques diz: 16 de agosto de 2012

    Paulo Santana, A alguns anos leio os seus comentarios e noto em vc um pessimismo exagerado e eloquente. Creio que como um Gremista assumido e reconhecido deveria sim agir com a emoção e defender eternamente o nosso time, ainda mais um prata da casa que com certeza em amor ao nosso Gremio e sabe com certeza dos seus defeitos e esta trabalhando para isso. O victor falhava tão quanto ao Grhoe mas a grande e enorme diferença é o custo que Victor que é 400% a mais que o Ghroe. Peço por gentileza parar de se oportunista pois jogos que o Ghroe salvou com grandes defesas vc nem se quer comentou. Paulo continue torcendo para o nosso Gremio mas por favor, para de fazer comentários absurdos como esse que vc fez. Grande Abraço.

  • leandro vanhelsing diz: 16 de agosto de 2012

    Quando ganha é o melhor, e quando perde é facil meter bronca, o time do grêmio é enganador mesmo, isto é fato.
    Paulo Santana acha que é o profeta do século, não sabe nada…

  • Marcio diz: 16 de agosto de 2012

    Muito oportunismo de tua parte escrever este texto logo após uma derrota provocada por falhas na defesa. Por que não escreveste o mesmo texto na segunda-feira passada, após o Grêmio ter arrancado uma vitória do São Paulo no Morumbi única e exclusivamente pelas muitas defesas difíceis que o Marcelo Grohe fez? Por que não observas que no primeiro gol o lateral esquerdo e o zagueiro ficaram dormindo e no segundo gol a barreira abriu? Não! É mais fácil pôr toda a culpa no goleiro do que avaliar o contexto em que as ditas falhas aconteceram. Aliás, tal raciocínio é típico de quem tem fascínio por distorcer os fatos para provar-se sempre certo.

  • wagner diz: 16 de agosto de 2012

    Por que o senhor não critica a zaga do Grêmio? isso sim não presta neste time, vai critica a lateral também, pra mim o senhor tem algum problema particular com ele,fica pegando no pé do guri, sô o lado ruim dele, poh o cara fez varias defesas importantes em alguns jogos, o senhor está se queimando! espero que a minha opinião seja problicada! abraço

  • Rose diz: 16 de agosto de 2012

    Sr. Paulo Santana não deveria criticar tanto uma pessoa. O Sr pode ser responsavel pelo futuro desta pessoa. Ele é um bom goleiro o sr é que não gosta dele. Não sei porque o critica tanto. Deve ser porque ele ser lindo e o Sr. …….

  • elton diz: 16 de agosto de 2012

    Volta Vitor…!!!!

  • Alberto diz: 16 de agosto de 2012

    O Câncer do Grêmio são os laterais (um pior que o outro)… além da pessoa que deu a camisa 10 para um volante… Luxemburgo tem feito milagre com esse elenco ridículo.

  • Dagios diz: 16 de agosto de 2012

    Quando eu crescer quero ser bom assim

    “Façam o favor daqui por diante de não opinar sobre futebol se essa opinião me contrariar. É fácil atingirem isso, basta ver o que escrevi a respeito de determinado assunto, exemplo Marcelo Grohe, e passem a ter somente duas opções: ou perfilem-se à minha opinião, aderindo a ela ou singelamente CALEM-SE.”

  • EVERTON diz: 16 de agosto de 2012

    SANT’ ANA é a primeira vez que comento aqui, e só o faço, porque no mesmo dia em que
    o grande goleiro victor foi covardemente vendido, eu fui um dos poucos que perceberam que apartir daquele momento, o GRÊMIO estaria despedindo-se do campeonato brasileiro. Enfim, a decisão e opinião de alguns interferem drásticamente em situaçoes comuns aos demais.

  • j heitor diz: 16 de agosto de 2012

    Seu Sant Anna: O nosso Gremio vai chegar na final sim, se Deus quiser. Erros todos
    fazem, Veja o Rogerio Ceni? Estamos no caminho certo. Dê seu apoio ao nosso treinador que muito competente.

    Saudações

  • paulo fickel diz: 16 de agosto de 2012

    É bom lembrar que contra o Coritiba já havia decidido o jogo, em uma cobrança de falta, deixando a bola passar entre suas mãos. E agora onde conseguir um goleiro confiável? Mais uma vez erraram na avaliação de um jogador.

  • Renan Oliveira diz: 16 de agosto de 2012

    A propósito, gostaria de fazer mais algunas considerações básicas, o Cacálo é uma pessoa repugnante, pra sorte do grêmio espero que ele nunca mais seja dirigente, kenny Braga tu não fica trás, ô homenzinho chato, e pelo amor de Deus, tirem o Paulo Brito da narração dos jogos e coloquem o Jader, será que a diretoria da RBS não se da conta da qualidade da narração do jader e da “insuficiência técnica do Paulo Brito”. Batísta deu pra tí, tu é muito ruim de comentario, credo, a tua visão dos lances de arbitragem então é um horror, abraço aos demais profissionais de esporte da RBS

  • Elmar diz: 16 de agosto de 2012

    Sai de cena Paulo Santana. Você é mais colorado que gremista. É mais uma das viúvas do VICTOR que não ganhou nada no Grêmio. Quando chegava grenal o homem se borrava todo. Vai torcer pro Atlético Mineiro.

  • marcelo diz: 16 de agosto de 2012

    Meuuuu Deusss….o Paulo Santana ta na hora de se aposentar, culpar o goleiro quando ninguem do time jogou nada, e contra o Sao Paulo quando ele salvou e foi o melhor em campo…e outra, foi a primeira falha dele desde que assumiu a titularidade e somente no segundo gol, porque no primeiro o jogador da portuguesa ficou sozinha na cara do gol e ele ainda defendeu e o ananias fez na sobra, porque o lento Naldo nao o acompanhou. Sem falar na falha do Luxenburgo em mecher mal no time e no Fernando que a varios jogos seguidos vem tendo más atuações!!

  • Dejair Eugênio diz: 16 de agosto de 2012

    Não concordo, gosto do Marcelo, foi goleiro das categorias de base da seleção brasileira. Deveria rever esse seu conceito sobre ele. Não vi você falar do Naldo que acabou com o sistema defensivo do Grêmio. Ontem com o Naldo na jaga até o penta campeão Gilberto Silva foi mal.

  • DE diz: 16 de agosto de 2012

    Outra coisa que me ocorreu agora, porque o Grêmio não traz o Anderson Polga que esta ali no Zequinha??????

  • luis diz: 16 de agosto de 2012

    Volte a ser o Sant Anna que aprendi a admirar e amar, por favor deixe o Marcelo Groe em paz até dezembro, não adianta rançar e criticar jogos perdidos, precisamos do teu incentivo amado tricolor, so assim iremos crescer. Seu corpo invelizmente está doente, nao deixe sua opinião adoecer… o sala de hoje foi triste de ouvir…

  • Helder HYartmann diz: 16 de agosto de 2012

    Só o fato de ser reserva do Victor, por algum tempo, já mostram muito bem o que você, como acertadamente vaticinou, ele não pode ser titular do Grêmio. Ele era um simples reserva, para jogar eventualmente na falta o titular, até pouco tempo atrás, o Victor, mas jamais para ser o substituto definitivo dele. Com a venda do Victor, já deveriam ter comprado outro goleiro, de qualidade, para substitui-lo, mas não dar a vaga de titular ao Marcelo Grohe; pois falta-lhe muito ainda para ser um goleiro de confiança. Ah meu Deus quantas saudade de um Danrlei, Mazzaropi, Leão e até mesmo num passado não muito distante, até do Victor, nos bons tempo. Felizmente, pela bolinha que anda jogando o co-irmão, podemos ainda permanecer no G4, basta eles não vencerem o Corinthians que tem no comando o Tite, e ele não vai dar essa oportunidade para eles. Abraços, Paulo Sant ´Anna, nosso grande e maior representante da crônica esportiva do Rio Grande do Sul; sabe tudo de futebol, sabes muito mais que a maioria dessa croniqueta vermelha..

  • Gustavo Volpe diz: 16 de agosto de 2012

    Gostaria de saber, se esse mesmo colunista homenageou o Victor, quando este deu um gol de presente pro Ronaldinho? Ou quando tomou um gol lá do meio de campo, do liverpool, na pré-libertadores? Ah, deve ter feito quando o jogador do VEC deu um chutinho fraco, de longe e ele foi agarrar, a bola saltou da mão e gol do VEC. E nos 45 frangos ou falhas seguintes?!

    Por uma coincidência, Marcelo fechou o gol contra o SP (só por isso não fomos goleados), contra a Ponte, contra o Botafogo, até contra Sport e Bahia ele salvou o time. Mas, claro, no jogo que ele não fecha, oportunistas já se alvoroçam, faceiros da vida em ver suas opiniões pessoais se “confirmando”.

    Garanto que o mesmo que acaba com Marcelo, elogia o fernando, que em todos os gols que tomamos, nunca tá defendendo, tá lá na frente, voltando… ou nossos zagueiros toda hora batendo cabeça. Os laterais, então, um pior que o outro. E se não fosse esse goleiro, tomaríamos vários gols em diversos jogos que citei acima. Mas aí é difícil de ver, né? Tá certo, mais vale sustentar uma opinião pessoal vaidosa, do que pensar no clube.

    Pior é ver gente dando crédito a esse texto extremamente oportunista, irreal e mal intencionado!! Morte ao Marcelo e aos PitBulls! Afinal, não são todos que tem uma coluna em um conceituado jornal, onde possa falar a besteira reacionária que quiser.

    Saudações tricolores!

  • janir keller diz: 16 de agosto de 2012

    sr paulo santana porque criticas tanto o marcelo grohe ele e um otimo goleiro ja salvou o gremio de perder varios jogos e quando isso acontece nao ouço o senhor elogiar, o senhor tem alguma implicançia pessoal dele ,pois parece que sim pois so enxerga falhas do goleiro e o resto do time nao criticas porque?

  • paulo diz: 16 de agosto de 2012

    Ta mas qual goleiro é bom para vc o mao furada do vitor????
    porque vc nao critica os perna de pau do gremio nao concordo com tigo
    o time inteiro jogou mau , e a principio vanderlei luxemburgo nao
    e treinador para o sul , odone bota o roger por fafor …..

  • leandro diz: 16 de agosto de 2012

    Respeito de mais O santana…mas esses comentario foi horrivel….culpar aquele q vem salvando em muitas oportunidades o grêmio..concordo q o segundo gol ele falhou..mas a partida foi perdida não pelo goleiro gremista e sim pelo time q não soube marca uma cobrança de lateral e nem sequer finalizou o jogo todo.Me diga aqui qual foi a defesa q o dida salvou a portuguesa??eh muita injustiça da sua parte culpar o marcelo, a faze do victor não tava melhor não. Concordo com cacalo o marcelo eh nosso goleiro sim e dara muitas alegrias..saudaçoes tricolores

  • Dirce Hugo Da Ros diz: 16 de agosto de 2012

    Santana, como ex goleiro e melhor atleta de 1.964 pela radio e TV gaucha e acompanhando todos os jogos do Gremio, também concordo contigo. atleta de time grande tem que ter carisma e falta isso ao Marcelo.

  • Paulo Dark diz: 16 de agosto de 2012

    Caro Santana, você passa o ano todo baixando o pau no Grêmio e Vangloriando o co-irmão, sinceramente não lhe entendo, eu aconselharia o Grêmio a interditá-lo, pois um torcedor que veste a camisa do co-irmão em pleno jornal do almoço, numa aposta perdida para o Roberto Gigante,este tipo de aposta não se faz, somente os inrustidos a fazem, e que você continue escrevendo, e o faz muito bem, sobre outros assuntos e pare de amaldiçoar o Tricolor

  • Sergio Roberto Lopes Coelho diz: 16 de agosto de 2012

    Não sei porque o Sr. Santana está criticando o goleiro Marcelo. Ele não é inferior. Inferior são os frequentes comentários que o ilustre jornalista faz a nosso GREMIO. Sinto em dizer que entendo isto como uma maneira de tentar ser um representante da torcida. Está longe disto. Eu vou ao jogo, torço, mas jamais vou depreciar um valor Gremista, em especial alguém que luta pelo seu clube do coração. O Santana dá argumentos para seus colegas, os 98% da crônica, sabidamente colorados disfarçados de imparciais, nos detonarem. Temos de valorizar o clube em todos os momentos e não nos aproveitar dele.

  • Tiago diz: 16 de agosto de 2012

    Como anda falando bobagem o Santana.
    Sou gremista, tanto quanto ele (ele não é mais gremista que ninguém) e não lá muito fã do Grohe.
    Mas de onde o Santana me tirar que é tão entendedor de futebol assim?
    Tá senil o coitado já.

  • janir keller diz: 16 de agosto de 2012

    sr paulo santana porque criticas tanto o marcelo grohe ele e um otimo goleiro ja salvou o gremio de perder varios jogos e quando isso acontece nao ouço o senhor elogiar, o senhor tem alguma implicançia pessoal dele ,pois parece que sim pois so enxerga falhas do goleiro e o resto do time nao criticas porque? ha me ocorreu um fato ja sei porque criticas tanto o goleiro do gremio queres chamar a atençao a ira do torcedor para que sua coluna e seu blog bombe de comentarios a respeito do assunto so pode ser isso.

  • Adriano diz: 16 de agosto de 2012

    Um homem que ergueu nossa taça de campeão do mundo, hoje trabalha contra o Grêmio… Desestabiliza nosso grupo toda hora e a 5 anos da o Internacional como favorito ao título Brasileiro mesmo este sendo o detentor de uma fila de 30 anos sem essa taça… já passou da hora de calar este velho. Sua “gagazisse” o transformou em colorado. Fico triste mas depois dessa coluna me entrego. Fora Santana, és um ídolo, mas um ídolo do passado… passaste do limite.

  • Rafael Souza diz: 16 de agosto de 2012

    Achei esse texto de um mal gosto terrível, me desculpe por discordar do senhor, pois o admiro muito como gremista, como pessoa e como jornalista. Mas o goleiro não pode ser julgado por apenas uma falha, acredito que o Marcelo tem mostrado ser um goleiro de boa qualidade e inclusíve salvado o Grêmio em muitos momentos, não gosto de discutir sobre futebol porque acho muito inútil, mas não posso aceitar calado a essas críticas descabidas. O senhor está errado e o goleiro Marcelo Grohe mostrará que é um goleiro de confiança e de muita qualidade e calará os falsos gremistas.

    Rafael Souza

  • Joaquin diz: 16 de agosto de 2012

    O homem que não erra nunca por causa de sua experiência é o mesmo que a anos em todo início de Brasileiro, coloca o Internacional como futuro campeão. TU NÃO ACERTOU UMA DESSA SANTANA!!! O que tu me diz?
    É uma pena, mas esta atrapalhando o Grêmio dentro de campo. Esqueçam títulos torcedor Gremista, enquanto o presidente não for do gosto do Santana e do Cacalo, nunca ganharemos nada. Quem deveria nos defender nos atrapalha sendo traidores e lobos em pele de Cordeiro.

  • claudio araujo diz: 16 de agosto de 2012

    concordo plenamente com o santana

  • Gustavo Grillo diz: 16 de agosto de 2012

    Sr. Sant’Ana:
    Para o bem da reputação de teus conhecimentos futebolísticos, sugiro que desistas de comentar futebol. Leio sempre tua coluna e admiro muito a visão crítica que tens de diversos assuntos distintos (vida, política, etc.). Respeito muito tua história esportiva assim como teu amor pelo Grêmio, não tiro-lhe os méritos nestes tantos anos de profissão e acompanhamento do clube do meu coração. Entretanto “me tapas de nojo” quando falas de futebol. Não do “futebol-história”. Mas do futebol de dentro do campo, do futebol jogado, do onze contra onze.

  • Édino diz: 16 de agosto de 2012

    Santana, concordo em número, grau e gênero contigo. Sempre achei ele um goleiro espalhafatoso e baixo. Defesas que seriam de fácil defesa para ele se tornam grandes, tendo em vista os movimentos que ele realiza. Infelizmente ontem fomos para o ralo, a Portuguesa simplesmente não tinha entrado na nossa área, na primeira investida foram premiados pela entregada do Naldo e do Grole. Infelizmente quando mais precisávamos perdemos para um time, pasmem, que nunca tinha ganhado no ano uma partida fora do seu estádio, é inacreditável o que anda acontecendo conosco.

  • JEFERSON BITTENCOURT diz: 16 de agosto de 2012

    Santana, no primeiro gol, a falha foi do Naldo, que não fez a devida cobertura. No segundo gol, a barreira abriu. O Grohe estava no seu lado esquerdo de defesa e a bola passou pelo meio da barreira, do lado direito. Nem Victor, nem Danrlei, nem Lara teriam defendido. Abraço do Leitor

  • alberi diz: 16 de agosto de 2012

    Santana, para de pegar no pé do Marcelo Grohe, pois tá ficando chato.

    O marcelo é muito melhor do que o victo que não sei como o grêmio ficou tanto tempo com ele.

    Desde a copa de 2010 pra cá ele vinha falhando, inclusive em GRE-NaL, que é muito mais Grave.
    Se o Marcelo falhou contra a portuguesa, foi graças a ele que o grêmio ganhou do são paulo.

    Acho que o Grêmio fez um excelente negocio trocando o Victor pelo zagueiro Werley, para mim nem precisava o Atlético voltar os R$2.000.000,00; pois eu trocava de mano.

    Alberi

  • Fernando Cairuga Pereira diz: 16 de agosto de 2012

    Santana o problema do Marcelo é que lhe falta fundamentos, como saída de gol , interceptação de bolas alçadas , defesas de mão trocada, goisas que se aprende na juventude. Em resumo não tem salvação, o Grêmio precisa de um goleiro, pode ser médio mas tem que ser goleiro e não auxiliar de escritório, que era como se chamavam antigamente aqueles que não sabiam fazer nada.

  • Diego MD diz: 16 de agosto de 2012

    Ainda que discorde de outras opiniões suas, preciso admitir que em matéria de futebol, nesse caso, ao menos, temos opinião parecida. Não usaria a tua contundência para falar do Marcelo, até porque, se está ali, é porque foi escalado. Se tem culpa, é de ter sua cara dada a bater. Acho bom goleiro, apesar de não o ideal para um time frágil (pois em formação) como o do Grêmio nesse momento. Isso dito, gostaria de acrescentar: problema maior do que o goleiro, vejo nas laterais do time gremista. Edílson e Pará, especialmente o último, não têm o tamanho do Grêmio. Nem desse time que foi formado e, menos ainda, da sua história. Mas ele é o “Parazinho” do Luxemburgo e essa é das coisas em futebol que nunca vou querer entender: quando o ego do treinador precisa bancar certas escolhas mais por afirmação do poder que lhe foi concedido do que por razões futebolísticas. Por isso, Sant’Ana, acho que o goleiro é, dos nossos problemas, um menor.

  • FERNANDO BRUSCHI diz: 16 de agosto de 2012

    Gente!!!! Temos que parar de encontrar “o culpado”. Será que desde 2001 há apenas “o culpado” pelos fracassos do Grêmio. Será que Mazzaropi e Danrlei foram tão superiores a Marcelo Grohe, Victor, Saja e mesmo Tavarelli. Alguns dirão que Mazzaropi tinha carisma, Danrlei garra, enfim. Dirão que sou louco pelas comparações. Porque os primeiros têm títulos. Agora, depois da história já acontecida é facil dizer que Mazza e Danrlei foram “muito” melhores. Mas vamos analisar friamente, tecnicamente. Mas essa não é capacidade de torcedor (=apaixonado, emotivo). Enfim, é para pensar. Por que Taffarel só ganhou títulos fora do Inter? Porque teve o azar de participar de uma geração perdedora, embora houvesse muitos bons jogadores lá também, por exemplo Winck, Nilson, Mauricio, Edu. Este é o futebol. Inexplicável!

  • Oberti diz: 16 de agosto de 2012

    Santana tu é o responsável pela derrota do GRÊMIO, simplesmente por que tu é um Pé Frio! O marcelo pode até ter falhado no segundo (sim, por que só quem é cego pra creditar a culpa do primeiro gol ao goleiro), mas onde estava a defesa GREMISTA que deixou dois jogadores livres dentro da área? Domingo, fica em casa Santana e assiste pela tv> Todos nós GREMISTAS não corneteiros te agradecemos!!

  • Carlos Polesello diz: 16 de agosto de 2012

    Acho que o Paulo Santana já tá ratiando. O Marcelo é bem melhor que o Vitor. Ele está esquecendo as muitas entregadas do Vitor. O Marcelo precisa de continuidade de jogos. Então pare de dizer bobagem.

  • valdoir silva diz: 16 de agosto de 2012

    Que falta de respeito com o profissional,chefe de família,colega e ótimo goleiro sim!!
    Mas para quem vive ofendendo os colegas de trabalho, ofender mais uma pessoa
    não é nada.

  • Roger A. diz: 16 de agosto de 2012

    Santana, o problema da ineficiência e total inépcia do time do Grêmio são dois, a saber abaixo :
    1 – A quase totalidade dos jogadores do time não tem os fundamentos básicos do futebol, isto é, saber matar a bola, passar, lançar e chutar a gol. O André Lima, então é o expoente máximo deste tipo de jogadores do Grêmio.
    2 – O técnico Luxemburgo não conseguiu ou não sabe implantar um sistema de jogo eficiente e produtivo ao time. Vejamos, o seu sistema é um total `banho maria´ no meio de campo. É um total de passa pro lado , passa pra atrás, recua pro Gilberto Silva, é um tico-tico lá, tico-tico cá, monótono, arcaico, burocrático e enfastiante . Só ai então depois de muito lero-lero de posse de bola que é tentado fazer um ataque, e ai o que acontece?
    Toda a defesa adversária está posicionada e marcando tudo que atacante gremista.
    Resumo desta churumela toda : o Grêmio não entra na área nunca. Há vários últimos jogos do Grêmio, passa-se um 1°tempo inteiro e as vezes mais 30 minutos do 2° tempo sem que o goleiro adversário faça uma única defesa.
    Deveria ter um sistema de ataque rápido, de 2 toques e agudo ; laterais modernos que atacassem pelos flancos e não estes dois atuais, medíocres e burocráticos ; meio de campo lançando e atacando rapidamente pegando a defesa de surpresa ; etc… etc…
    Em resumo o Grêmio tem hoje, jogadores sem os fundamentos básicos do futebol e um sistema de jogo totalmente esclerosado, tico-tico , baboseira de posse de bola e de uma total `prisão de ventre´ em atacar.
    Torcer e ver jogos do Grêmio hoje, enfim, é uma coisa desgastante, monótona e total encheção da `patientia nostra´
    `Qvosque tandem abvetere, Luxemburgo, patientia nostra?´

  • Sergio Roberto Borba Dias diz: 16 de agosto de 2012

    Caro Santana, meu sentimento em relação a ti e dúbio, porque usas este canhão que é a RBS para fazer o bem e o mal. Fazes o bem quando escreves boas colunas mas tambem outras não tão boas assim. Mas fazes um mal enorme ao nosso Gremio quando criticas de uma forma pouco educada e com soberba de grande conhecedor do futebol. Conheço um pouco da tua vida, sei que lutastes muito mas tambem fostes ajudado a crescer na tua profissão. Entao te peço não crusifique o nosso goleiro desta forma, seja mais humilde, ajude o tricolor ou então fica calado!!!! Pois se assim não for, quando te fores não iras ser digno de colocarmos o pavilhão tricolor sob o teu caixão. Santana bota na tua cabeça que tu não ès tudo isto que tu imaginas ser. Seja mais humilde e seras reconhecido pelo teu talento. Abraços.

  • fernando diz: 16 de agosto de 2012

    Ainda acredito muito no Marcelo, goleiro jovem que vai crescer com as falhas, ao contrario de Victor que foi caindo de produção, o Marcelo deve treinar alguns fundamentos, principalmente nas bolas rebatidas que não foi apenas no jogo de ontem, mas tambem em outros jogos onde ele vem dando rebotes para o centro da area pegando nossa defesa desprevinida e o ataque adversário em plenas chances de fazer o gol, vamos la Marcelo a torcida está com voce a hora do erro é agora e não nas horas decisivas.
    Vamos meu Grêmio……

  • Marcelo diz: 16 de agosto de 2012

    Força Marcelo vc joga muito.

  • denilson tadeu vaz ramos diz: 16 de agosto de 2012

    concordo com Santana, larga muitas bolas , e joga muito adiantado , além de retardar muito o jogo, demora repor as bolas , já está dependurado, por isso…

  • coloradofeliz diz: 16 de agosto de 2012

    Aha…

  • Fábio Henrique Ximendes diz: 16 de agosto de 2012

    Sant’ Ana estás acreditando no G4 e até em titulo? Te ouço no sala dizendo que somos candidatos a rebaixamento…todo mundo vai tropeçar neste campeonato, não da p/ desistir, vamos chegar no mínimo em quarto, depois me cobra…

  • Thiago diz: 16 de agosto de 2012

    Completamente caduco esse não mais útil senhor dos esportes, quantas vezes o bem vendido Victor falhou tanto quanto Marcelo, se não mais, e esse “pé na cova” não diria nada a respeito!? Chega a hora de se aposentar meu caro Paulo e juntar-se a cegos e rengos.

  • paulo karwatzki diz: 16 de agosto de 2012

    Paulo Santana, concordo com vc em genero número e grau, vc sabe muito, este goleiro é muito fraco, entregou o jogo. Parabéns pelo comentario.

  • ANTONIO CORREA diz: 16 de agosto de 2012

    CONCORDO PLENAMENTE COM PAULO, MARCELO AINDA NAO ESTA A ALTURA DO CLUBE GREMIO, TALVEZ ALGUM DIA ESTEJA.MAS O GREMIO NAO PERDEU SÓ POR ISSO.PERDEU PORQUE INOBSTANTE AS OPINIÕES DA CRONICA GAUCHA, JOGAR COM ANDRÉ LIMA É O MESMO QUE JOGAR COM DEZ.MAS A CULPA NÃO É DO ANDRÉ A CULPA É DA INCOPETENTE DIREÇÃO QUE NÃO VIU QUE O GREMIO AINDA NAO TEM UM SEGUNDO ATACANTE, OU TALVEZ ATÉ TENHA BERTOGLIO QUE DEVE ESTAR SENDO GUARDADO PARA O CAMPEONATO GAUCHO. O CLEBER TEM QUE PARAR DE BRIGAR COM A BOLA,COM O ADVERSSÁRIO E COM O JUIZ E JOGAR MAIS TA JOGANDO MUITO POUCO PELO INVESTIMENTO FEITO.E O LUXA TEM QUE SER MAIS RAPIDO E MAIS CORAJOSO NAS MUDANÇAS, ATÉ AGORA NÃO CONVENCEU COMO TREINADOR DO GREMIO.

  • Paulo Moraes diz: 16 de agosto de 2012

    Caro Paulo Santana
    Não fica bem pra tí um grande Gremista bem conceituado ficar tocando flauta no goleiro do Grêmio (Marcelo) pois ele salvou o Grêmio de várias derrotas com defesas milagrosas que poucos goleiros defenderiam, ele madureceu muito, gostaria que me dicesse um goleiro que nunca falhou, o próprio Julio César no seu auge tomou dois frangos em um mesmo jogo pelo meio das pernas defendendo a seleção, isso sem falar do Rogerio Ceni o Fábio o Marcos e muitos outros que também já comprometeram seus times e pelo reflexo, agilidade, agilidade e grandes defesas não podem manchar o seu nome até mesmo porque o Grêmio deve essa colocação de 4º lugar muito a suas grandes defesas mas ontem infelizmente não foi o dia dele como de todo o grupo, o time não jogou com vontade e se perdeu com a marcação de saída de bola , pois a Portuguesa estava marcando a saida do Grêmio em cima do Marcelo e o time parece que estava com as pernas pesadas não estavam buscando lugar para chamar o jogo pra sí era só balão. Foi uma derrota do Grêmio todos falharam. E se tiver um grande Goleiro a disposição no mercado e que nunca tenha falhado coloque aquí e vamos reivindicar é muito fácil só cornetiar e não ter a solução

  • mauro hudson linhar diz: 16 de agosto de 2012

    Caro Sr Paulo Santana, você nunca esteve sozinho nesta opinião referente ao goleiro Marcelo, meu nome é Mauro e moro aqui em Florianópolis e como você ergui a bandeira sozinho contra a esmagadora maioria de gremistas que aqui residem em florianópolis e que acreditam que marcelo pode ser o goleiro do grêmio, não pode Santana, não pode ser . O goleiro é anão e motorista de Kombi e agora se comprovou também peito de madeira.

  • denilson diz: 16 de agosto de 2012

    discordo em gênero, número e grau. Apesar de todo o apreço q tenho pelo colunista, penso que a raiva obscureceu o raciocínio.Vi muitas falhas do Victor, também.
    Valeu pelo gremismo Sant’ana porém mais sorte no próximo comentário.
    Saudações gremistas

  • Diogo Brum diz: 16 de agosto de 2012

    Realmente Santana, Marcelo Grohe não é um goleiro para um time do tamanho do nosso Grêmio. não tem condições técnicas, não tem liderança. Pode ser um bom atleta, para jogar em times de médio porte. Não no Grêmio que já teve Mazaropi e Danrlei. Vamos aguardar as próximas falhas e ver o que os defensores irão alegar. Espero que não seja tarde…
    Da mesma forma, é inexplicável não termos dois bons laterais. Pará e Edilson são dois jogadores regulares, para compor elenco, não para vestir a camisa de titulares.

  • Diego diz: 16 de agosto de 2012

    Santana, o goleiro é o ÚLTIMO homem. Há outros dez antes dele. Pq a culpa é SOMENTE do goleiro ???

  • Diogo Brum diz: 16 de agosto de 2012

    Santana, aproveito para dizer que sou grande admirador do seu trabalho. Sou natural de Santiago, hoje conhecida como “Terra dos Poetas”e também pelo ditado: “Santiago do Boqueirão, quem não é bandido é ladrão…matou minha saudade e roubou meu coração”. Hoje trabalho como Gerente Comercial no Jornal da Manhã, de Ijuí-RS e tenho o privilégio de ouvir seus comentários na Gaúcha, através de nossa Rádio Jornal da Manhã e sua coluna em Zero Hora.

  • Daniel diz: 16 de agosto de 2012

    É muita prepotencia para um jornalista só. Com textos como esse(e o que é a favor da extinção de pittbulls e roteillers, por exemplo) o Santana anula as coisas boas que já fez como jornalista. Parace que fala para chamar a atenção a qualquer custo. Dono da verdade demais…

  • marcio gonçlaves diz: 16 de agosto de 2012

    todo profissional deve ter uma oportunidade, pois quem não cometeu erros que jogue a primeira palavra, tens razão tem que dar tempo , só depois e que poderemos realmente formar uma opinião.

  • Cleber diz: 16 de agosto de 2012

    O senhor tbem aposta todo o ano que o internacional será campeão do brasileirão. Grande entendedor de futebol

  • Adriano diz: 16 de agosto de 2012

    Não conhecia esse lado arrogante e mal educado do Santana..me decepcionei um pouco…parace que está com necessidade de ser o centro do mundo…não precisa disso..

  • fabio diz: 16 de agosto de 2012

    MARCELO NÃO ERROU:

    Quase salvou o primeiro gol.
    Falha do fraquissimo Naldo, uma ferida na zaga Gremista, que correu lenta e despretenciosamente como se estivesse sozinho, o atacante correu por tras e concluiu. GROHE SALVOU, mas infelizmente Naldo continuou no chão enquanto o atacante levanta-se para chutar sozinho.

    Segundo gol fiquei com total impressão que a bola desviou na barreira e matou o goleiro. “”””Reparem no giro da bola após passar pela barreira.”””

    Quem ta devendo no Grêmio é o Pará, jogador de time ruim de segunda divisão.
    Kleber, nada objetivo, apesar o belo gol de ontem (quem joga sempre uma hora faz a bola entrar).
    Zé Roberto ta curto tbem, só joga a bola pro lado e se esforça bastante.
    LUXEMBURGO, teimosão de sempre, ninguem falou mal na imprensa pq vinha ganhando A TRANCOS E BARRANCOS, a escolha dos jgadore do Banco de reservas É RIDICULA, ele tras jogadores de caracteristicas iguais as do que se tem em campo, substitui 6 por meia duzia, só jogadores lentos no meio, cade o Rondineli??? foi botado pra escanteio pq furou uma bola no campo de ataque? por favor, o guri tem bom drible, é bom jogador precisa de sequencia. Rondineli e Bertoglio são melhores do que Leandro (baita enganador), mas não tem chances.

  • EDISON diz: 16 de agosto de 2012

    Olha, não admiro e tbm não quero admirar teu trabalho, não gosto de pessoas que nem vc, que se acham as maiorais, mas depois dessa onda de ataques ao Groe, ta na hora de começar a te descartar de vez da classe de Gremistas influentes. Tua opinião, não passa de tua opinião, para nós Gremistas, pouco importa, só vc que não percebeu isso ainda. CALE-SE vc.

  • Emanuel comiotto diz: 16 de agosto de 2012

    O Marcelo falhou sim! mas qual goleiro nunca falhou? ele é um ótimo goleiro e vem você e fala uma merda dessas eu fico puto que ao inves de apoiar voce dismerece ele

  • ubirajara diz: 16 de agosto de 2012

    me desculpe a idade do sr paulo sant´ana mas ele está parecendo aquelas tias velhas que não foram convidadas para o casamento da sobrinha e ficam falando mal do noivo, tempos atrás ele também falava mal do danrlei, comentarista de resultado a imprensa gaucha está cheia, mostre nos o seu filing de um jornalista sagaz que o tempo nos deu, gremista corajoso, perspicaz se não quiser mais falar sobre esportes, fale de atualidades há vários campos de atuação qualidades e competência não lhe faltam boa sorte em seus próximos comentários.

  • SERGIO KRIGNL diz: 16 de agosto de 2012

    o paulo santana nestes anos pouco errou ,so queria ouvir da boca dele que o gremio é um time mediano ,ta longe de ter uma equipe para ficar entre os quatro,ainda ouvir de um treinador que a equipe esta em formação,ja tamos em setembro , é de rir que ainda um tecnico deste ganhe 500.000,00 rsrsrrsrs

  • Marcelo Vieira diz: 16 de agosto de 2012

    É um goleiro fraco e inseguro. Sai mal do gol e não se posiciona bem. 80% dos ditos “milagres” feitos por ele foram chutes ou cabeçadas feitas em cima dele, ou seja, totalmente defensáveis.

  • Augusto diz: 16 de agosto de 2012

    Já faz tempo que você fala isso, e só posso é te dizer que você é um COLORADO DOENTE E APAIXONADO pelo inter, o Grohe salvou o Grêmio em diversos jogos e por causa de uma falha você esta escrevendo esta materia que parace que desejava escrever a tempos. Ontem O ceni, um dos maiores goleiros que o Brasil já teve, falhou, agora acha alguém vai contestar a qualidade dele por causa de alguns erros, não. O grohe é jovem, tem muito que evoluir, mas é um bom goleiro, tem potêncial, agora se o goleiro do inter falhar eu dúvido que você fale algo, porque o inter mora em teu coração. Isso que você esta fazendo, não se faz, se vangloriar de profissionais em momentos adversos. Você como jornalista ou sei lá o que você é, esta falhando muito, escrevendo e falando coisas que não tem sentido.

  • Djogo diz: 16 de agosto de 2012

    Te admiro, Santana, muito mesmo. Mas, vou ter que te dizer: essa maconha que usaram pro tratamento da tua doença tá te fazendo viajar longe.

  • Luciano diz: 16 de agosto de 2012

    Kkkkkk…rolando de rir…ótimo, como sempre !

  • Cardoso diz: 16 de agosto de 2012

    Santana…tu me chamou de burro na tua coluna de hoje pois eu gosto do futebol do Marcelo, por isso tu me da o direito de te chamar de esclerosado.
    Acho que tens que começar a pensar em te aposentar para parar de falar bobagens.
    Eu te admirava, era fã teu , mas depois dessa forma cavalesca de se dirigir aos gremistas deixei de lado minha admiração por ti.
    Espero que da próxima vez reflitas antes de jogar palavras dessa maneira.
    Falastes no Sala que 18000 te ligaram te apoiando, poxa SÓ 18000, num universo de 1,5 milhões de torcedores, são muito poucos os que te apoiam.
    Ja fostes melhor em tuas opiniões.
    Um fraterno abraço

  • raphael santos diz: 16 de agosto de 2012

    O Marcelo falhou nos dois gols sim,mais evitou derrotas em outros jogos.Fazer uma análise em cima da primeira partida em que ele não esteve bem,é no mínimo oportunismo.Agora se tu disser que o grêmio não tem laterais,que os zagueiros são lentos,que fernando caiu de produção apesar de ser ótimo jogador,que o time do grêmio é previsível pois ninguém sabe driblar,aí sim,é uma análise justa,pois há vários jogos todos vêem isso,menos odone.Lamentável teu comentário,mais essa é a imprensa gaucha..

  • adilson diz: 16 de agosto de 2012

    Santana e os defensores onde estavam? O atacante chegou antes da dupla de area para concluir a gol. Vamos considerar as defesas que deram vitorias ao time.

  • david pires de abreu diz: 16 de agosto de 2012

    Santanna, não faça isto com este garoto. É pura maldade. A partir de agora estás obrigado a analisar as atuações do Marcelo pelas próximas 21 rodadas.Espero que sejas tão contundente com outros “medalhões”. Esperava que após uma derrota agisses como um gremista influente que quer ajudar a dar a volta por cima ou esperas que o clube contrate quem neste momento do ano? Não achei que um dia fosse dizer isto mas fiquei com inveja dos colorados por terem no Kenny Braga um defensor incondicional de seu clube. Aposto que se o Inter dele fosse para a série B ele jamais deixaria seu clube de lado.

  • Julio diz: 16 de agosto de 2012

    Gênio.

  • Everaldo Cesar de Castro diz: 16 de agosto de 2012

    Como é bom encontrar um comentarista que tem visão de futebol como o PAULO SANT’ANA, o único que concorda que nosso time não vai chegar alugar nenhum, mais um ano estaremos só na esperança de títulos e libertadores…..Isso tudo fruto das convicções fracas e amadoras da direção gremista e de um treinador marqueteiro que só pensa em se promover…..deixar o Victor ir pro atlético com um valor baixo e ficar com o Marcelo….é pra acabar……PAULO SANT’ANA que DEUS te de mais uns cem anos para continuar a apontar o que está errado com o nosso GLORIOSO TRICOLOR DOS PAMPAS..

  • Frederico diz: 16 de agosto de 2012

    Honorário gremista Paulo Santana não se preocupe com Marcelo Grohe que nos carregou nas costas em 3 das partidas mais recentes. O Grohe é melhor que o Victor, sim senhor. Avança para a linha de zagueiros que estão a frente dele – quando estão – nesta última partida deixaram os atacantes da LUSA chutar cara a cara e ainda assim não havia nenhum zagueiro na sobra. Falei em casa antes de acontecer que o 2 x 0 aconteceria antes do 1 x 1. No sufoco todos correram como baratas tontas. Calma!!!

  • Vilso diz: 16 de agosto de 2012

    Se analisarmos pelo jogo de ontem, sou obrigado a concordar com o Santana, pois neste jogo ficou muito clara a grande diferença entre um grande goleiro “Dida”, embora veterano, com o jovem Marcelo, e esta diferença deu a vitoria a Portuguesa, senão vejamos, se o Dida estivesse do nosso lado com certeza defenderia aquelas duas bolas com facilidade e se o Marcelo estivesse do lado deles, com certeza soltaria umas 04 ou 05 bolas nos pés de nossos atacantes, ai esta a diferença.

  • Ricardo diz: 16 de agosto de 2012

    Vai chorar pra lah, agora é ruim o cara, esse dias era o tal, um baita goleiro, e te prepara pro grenal que nos (inter)vamos terminar de afundar vocês.

  • astor wartchow(advogado oabrs 25837( diz: 16 de agosto de 2012

    é covardia do Paulo Santana…abuso de “poder” midiático….qualquer goleiro falha em 3 meses…porque é da natureza da posição….os goleiros brasileiros se equivalem…não há nenhum expoente nacional

  • daniel diz: 16 de agosto de 2012

    Não fala bobagem Santana, caiu no meu conceito. Todo goleiro falha, Victor já falhou inúmeras vezes. Grohe é um ótimo goleiro. E os atacantes que falham na conclusão? não são crucificados pq?

  • Alexandre diz: 16 de agosto de 2012

    Lendo sua coluna de hoje e escutando o sala de redação, me senti na obrigação de lhe escrever.

    Acho que você tem um comportamento totalmente oportunista e desleal.
    Explicarei porque:

    Primeiramente você é oportunista porque cita somente as falhas do Marcelo Grohe. Mas as grandes defesas que ele fez,e os bons jogos, você ardilosamente esconde e não toca no assunto porque lhe convém.
    Porque não falou sobre o Marcelo Grohe segunda-feira, depois da vitória do São Paulo?
    Além disto, colocar toda a culpa da derrota de ontem no Marcelo é novamente um oportunismo. Afinal o time inteiro jogou mal, colocar tudo sobre os ombros de um só jogador é oportunista, desleal e desumano.
    Porque você não colocou o crédito da vitória contra o São Paulo somente no Marcelo?
    Ou seja, quando ele tem uma falha e o time perde, a culpa é somente dele. Mas quando o time ganha e ele faz grandes defesas o mérito daí não é todo dele?

    E o pior de tudo, você dizer que foi esta derrota que fez o grêmio perder a chance do título?
    E as outras derrotas não fizeram isso? Qualquer derrota vale os mesmos 3 pontos, você somente escolheu esta porque lhe convém, porque mais uma vez você está sendo oportunista escolhendo somente a derrota que lhe serve para comprovar sua tese.

    Resumindo, você escolhe uma derrota, dentro todas as 6 do grêmio, para dizer que foi esta a responsável pela perda do título, e escolhe somente um jogador, dentre 11 para dizer que foi o responsável único pela derrota. Aí está seu oportunismo desleal.

    E além disto tudo, ainda há o agravante que você é desrespeitoso com opioniões contrárias a sua.
    Esse é o seu comportamento: oportunsta, e desleal.

  • PRA diz: 16 de agosto de 2012

    Grohe goleiro inferior? Santana, o Sr. já não sabe mais o que diz para se promover! Seu comentário sim é lamentável e inferior.

  • juliana damasceno rodrigues diz: 16 de agosto de 2012

    oi santana, me chamo juliana ou juh como gosto de ser chamada. bom ate acho q tenha um pouco d razao sobre marcelo, mas a culpa dos erros dentro d campo nao e so dele nao ,poxa os jogadores estao completamente sem rumo dentro d campo, me parace q desesperado ,perdidos .se existe culpados ,para mim e o conjunto, ou seja eles q treinar todos os dias , mas na hora se perdem, alias pq vitor foi emborar eu nao acreditei quando soube. acho q guando perdem ficom pracurando culpados ,jogador,tecnico,goleiro,presidente ,enfim todos sao culpados. agora santana terminei rsrsrs,espero q entenda meu comentario alias nao sou gremista ,sou santista e sei q meu time ultimamente ta me deixando a dezejar,mas isso e outra historia ta . mas meu marido e louco pelo gremio apaixonado, acho ama o gremio mas do q me ama, ele grita ,xingar,quebra copos e terrivel so vendo, eu chego a rir d toda essa loucura ,mais sempre do lado apoiandp ele , ate gosto muito do gremio e meu 2 time , e todos os dias ele escutar a radio gaucha nao perde nunk de verdade. agora ja santana eu acabei,beijos e abraços para todos da radio gaucha principalmente ao gremistas, ta bom um pouquinho so para os colorados da gaucha. e um beijo para o meu tricolor gaucho meu marido jucimar jose nunes……nos somos d porto velho rondonia manda um alo pra nos na radio

  • Aloisio P de Castro diz: 16 de agosto de 2012

    Santana um time de futebol não é somente um goleiro, tem mais dez, então os problemas do Grêmio são outros como por ex uma fraca defesa.

  • marcelo monteiro diz: 16 de agosto de 2012

    Na boa,com todo respeito que me merece um senhor de 72 anos, acho que tua maior doença é a prepotência, o Marcelo esta longe de ser um grande goleiro porem esta a mesma distancia de ser essa coisa horrível que Paulo DEUS Santana acha, de mais a mais com oque contribui um jornalista esculhambar um profissional que a menos de 96 horas estará em campo novamente jogando pelo nosso time, fala serio SR: Santana tu é muito oportunista vive se vacinando puxado o saco dos colorados para não ser flauteado, a mim tu não engana . Como ser humano vou rezar para que DEUS te abençoe que tua doença regrida para que tu possa comemorar muitos títulos ainda com o MAIOR CLUBE DE FUTEBOL DO MUNDO QUE É NOSSO GRÊMIO.

  • ROGERIO GUILHERME RABER diz: 16 de agosto de 2012

    Infelizmente sou obrigado a concordar contigo e também já havia feito esta afirmação. O Marcelo é um ótimo reserva. A venda do Victor foi muito boa monetáriamente para o Clube Grêmio, mas péssima para a equioe Grêmio. Espero que realmente nós consigamos chegar ao G4 no final do campeonato, mas a sorte e competência terão que estar conosco. Mas afirmo também que não só o Marcelo tenha que se espertar, mas vários jogadores (Pará, Edilson, Helano, André Lima, Marcelo Moreno….. vão ter que jogar mais.

  • Fabio diz: 16 de agosto de 2012

    Apesar de não achar Grohe toda essa tragédia… é inegável a luz que o santana tem para virar o jogo com suas opiniões contraditórias aos outros (é verdade quem muito fala, também acerta)…. mestre na arte da indução!

  • robson jose ruviaro diz: 16 de agosto de 2012

    Me desculpe Paulo, mas descordo de sua opinião, porque não cretiquem o Andre Lima que é um cara que não segura uma bola na frente e a torcida é apaixonada por ele, guerreiro!!! Que guerreiro??? Correr atraz de uma bola. Ele não joga no time da minha cidade. E o Naldo??? Só da balão, e ainda mal posicionado no 1° gol, isso não é culpa de goleiro, isso é zagueiro perna de pau, e além de só dar balão é coiçero. E tem mais outro, o Para não tem condições de jogar na esquerda, o Edilson não ta jogando nada faz 3 jogos, e não dão chance pro Pico!!!

  • João Klein diz: 16 de agosto de 2012

    Não sei se o Pablo tem a mesma opinião do Paulo,mas parece que não virão a partida contra o São Paulo e as anteriores ele é ótimo goleiro, dai exigir perfeição , perfeito só Deus, Paulo , vou ficar com a mesma opinião dos que estão considerando uns dos melhores do brasil.

  • Régis diz: 16 de agosto de 2012

    Sant’Ana concordo plenamente com suas palavras e ao mesmo tempo saliento a contradição do futebol do Gremio, onde antes tinhamos um time fraco com um grande goleiro, agora temos um time forte e um goleiro fraco e inconstante.
    O Gremio precisa de um goleiro que de segurança todos os jogos e não goleiro inspirado em uma partida.
    O Marcelo ja teve chance em diversa partidas quando erra reserva e em campeonatos de expressão, libertadores, copa do brasil, gauchão e se for fazer um balanço afirmo que houve falha em diversos jogos.
    Julgar as pessoas é facil, porem o Marcelo treina no minimo 6 x por semana, esta no Gremio a diversos anos porem a chance que esta tendo mais uma vez nos passa insegurança.
    Essas são minhas palavras como um torcedor gremista não so apaixonado mais tambem sensato, mais ontem quando ao lado do meu filho de 9 anos olhando o jogo e vendo a sua indignação e revolta por não ter o Vitor no gol so pude dizer pra ele ¨ Filho no proximo jogo vai melhorar ¨

  • rogerio roque diz: 16 de agosto de 2012

    Santana tem razão,este MARCELO FRANGROE não é goleiro poro Gremio.
    Cacalo gosta dele porque é goleiro de gauchão da epoca em que gauchão era o cafézinho.
    Pelo amor de deus ouçam o SANTANA e comprem um goleiro URGENTE.
    Com este frangueiro não vamos nem pra sul americana

  • EDSON FELIX diz: 16 de agosto de 2012

    KKKK KA LÔ..RSRS

  • CARLOS ALBERTO diz: 16 de agosto de 2012

    Parabéns Sant”Ana, seu comentário vem em boa hora. Além de estarmos mal de goleiro, também não temos zagueiros a altura, para sermos campeões brasileiros.
    Com a saída do Victor, apesar de muitas falhas (não podia ver um argentino de perna esquerda), ficamos a ver navios e esperando grandes atuações de nosso reserva, o que é muito pouco para um campeonato longo como este nosso.
    Mesmo concordando contigo, espero que este seu comentário não desanime o Marcelo para as proximas rodadas.

  • douglas dos santos silveira de sapucaia do sul diz: 16 de agosto de 2012

    caro santana o admiro pela coragem de falar e pelo dom de enxergar o que vem acontecendo no grêmio, nosso time na minha opinião perdeu não só por causa da má atuação do goleiro mas também porque Kleber não vem honrando o salário, nossos meias parecem estar perdidos em campos não ganhão uma bola se quer volante mesmo temos só o Fernando que ta jogando 70% do que sabe o souza é bom jogador mas também tá jogando uns 70% do que sabe bom mesmo só o Gilberto silva e o Werley laterais estamos mal o pará quando quer joga é o cara mas quando ele não ta no dia dele é bom que nem jogue, pra mim tivemos sorte até aqui e um baita técnico essa sim foi a melhor contratação do grêmio o luxa que ta fazendo milagre com o material humano que tem, as atuações do grêmio são de chorar em muitas vezes, mas vem ganhando sofrido, doido acredito que da até pra ser campeão e torço por isso mas ta difícil por isso temos que rezar para que nos classificamos para a libertadores e que o Fabio koff seja presidente porque o paulo odone já era nunca mais um abraço ao gremista que nos representa na cronica esportiva e nos honra.

  • Marcelo diz: 16 de agosto de 2012

    Isso não se faz! Mas muito obrigado!
    Aprendi que um homem só deve olhar outro de cima para baixo se for para ajuda-lo a levanta-se. Mas Paulo Santana como homem velho (de idade, apenas de idade) deveria saber disso! a vida devia ter-lhe ensinado que um ancião deve usar sua experiência para orientar e apoiar os que começam a vida, isto provavelmente deve ter ocorrido com ele, mas seu ego não permite recordar-se.
    O que Paulo fez com Marcelo (o goleiro) não se faz, ainda mais um homem que tem em sua mão uma arma que não sabe usar (a coluna de um jornal).
    A coluna de hoje apenas reforça minha certeza, a vida deu de graça a Paulo Santana, um espaço em um jornal, que ele não faz por merecer. Pensa ser grande escritor, mas escreve amontoados de letras com tons vazios, apenas esbraveja contra a vida e pensa que relata a ralidade,pois a vê com as lentes embaçadas do que pensa ser o dom de escrever.
    Desmerecer, desrespeitar, humilhar uma pessoa em público, sem garantir a ela o merecido momento para defeder-se é tão covarde e vil que não há como clasificar, só os pobres de alma conseguem fazer isso.
    Encontrei meu derradeiro motivo para não ler mais as pobres colunas da última página da jornal, apenas verificarei dia a dia até ver o dia me que lá não constará mais a assiantura de Paulo Santana.
    Mas por fim obrigado. Obrigado mesmo, como colorado (feliz por mais de uma década de sucessos), desejo que Paulo Santana continue a humulhar mais o Marcelo e outros jogadores do arquirival, e por fim espero que o Marcelo chegue ao grenal desestabilizado emocinaolmente, talvez assim como o colunista que o critica

  • Jurandir Motta Jr diz: 16 de agosto de 2012

    Uma opinião respeitável e corajosa. Já se passaram 11 jogos, tentei me convencer mas Grohe ainda não me passou confiança, como, por exemplo Victor me passava. Torcerei muito para que nosso goleiro não comprometa o objetivo no campeonato. Ou pelo menos a vaga da Libertadores.

  • Marcelo diz: 16 de agosto de 2012

    Lamentável este post!
    Ainda mais vindo de um senhor que, bem ou mal, fez e continua fazendo, carreira na rádio e Tv por ser um ilustríssimo “torcedor do Grêmio”.
    Lamentável, quando um jornalista de grande visibilidade, insinua mesmo que muito singelamente que, “a sua opinião seja a única certa”, e que os de que dela discordarem devam se “calar”…
    Lamentável quando este mesmo “senhor jornalista”, que se diz conhedor, pois tem 55 anos de experiência, DESCONHECE ou FINGE que desconhece que, FUTEBOL é um esporte COLETIVO!
    Quem sabe, esses 55 anos de “experiência” já o estejam deixando CEGO… Quem sabe?

  • LÉO diz: 16 de agosto de 2012

    Boa noite!!

    Primeiramente gostaria de agradecer pelo espaço e a oportunidade de lhe enviar um comentário, mesmo que breve. Bom com certeza o senhor é fã do GOLEIRO VICTOR, pois bem eu também sou, mas o MARCELO assim como o VICTOR quando chegou no GRÊMIO não passava de um desconhecido, de um goleiro normal, mas o MARCELO está no nível dos melhores goleiros do BRASIL. Na minha opinião, o seu comentário foi um pouco equivocado e infeliz, ontem no jogo teve vários culpados inclusive o técnico e o MARCELO desde do jogo contra o ATLÉTICO MINEIRO vem nos tirando nas costas basta ver todos so jogos, mas é assim mesmo prata da casa sempre serão injustiçados inclusive pelos os nossos colunistas, mesmo os experientes e que dizem que entendem de futebol cometem erros ou postam comentários um pouco exagerados. Imagina você fianliza mais de 15 vezes ao gol adversário e alça mais de 20 bolas na área e consegue fazer apenas 1 gol, o time adversário chutam 4 vezes a gol e o goleiro faz 3 defesas difícil sendo que uma dá rebote para dentro da área (FOI UMA FALHA), mas não foi uma falha, Frangaço subjetivo. Ou melhor, objetivíssimo.

    No caso tanto o Sr. PAULO SANTANA e o Sr. CACALO tem razão, ambos (VICTOR e MARCELO), são excelentes goleiros.

    Espero não tê-lo ofendido no meu comentário,

    Obrigado pelo espaço.

  • gilberto nascimento diz: 16 de agosto de 2012

    Concordo totalmente contigo, Santana, nosso goleiro e baixo, nao sai do gol, tem pouca envergadura, nao faz uma defesa com a mao trocada, virtude dos grandes ,manguita que o diga, quererem comparar com o Vitor, e brincadeira, Vitor foi escolhido por 4 anos o melhor goleiro do brasileirao, sendo em 2 anos tamb ele precisa ser escolhido melhor goleiro do ber comparado em escolhido o craque, varias convocacoes para a selecao, onde estavam esses torcedores quando ele carregava aqueles times mediocres do gremio nas costas, o que o grohe tem em seu curriculo, aquele frango na cabecada do mendes quando o gremio nem chegou na final do gauchao, perdendo bisonhamente para o juventude dentro, olimpico, agora em 13 jogos ja levou 13 gols, falhou contra o coxa, contra o bahia, e ontem foi horrivel, o segundo gol foi demais, a bola batida fraca, no canto onde ele estava, era so encaixar e ele faz aquilo. Interessante notar o apoio hipotecado a grohe pela midia gaucha, a midia vermelha, como bem conhecemos, se fosse o Vitor o couro comia solto, ainda bem que tens tu Santana para defender os interesses do Gremio, Grohe e boa gente, eu mesmo torci muito por ele quando surgiu, mas infelizmente futebol e pra quem e bom, quem tem competencia, talvez em um outro clube menor ele se de bem, mas para o tricolor, estou contigo, ele nao serve, a nao ser como reserva.

  • Rodrigo Espinosa Cabral diz: 17 de agosto de 2012

    O GRÊMIO já teve o pior atacante do mundo. E, eis que, tocado pela Mística Tricolor e pelos mantras da torcida, Jonas foi o artilheiro do Brasileirão.

    Então o que precisa ser feito é acreditar, torcer. Ser Grêmio.

    Força, reflexo, rapidez, coragem, e sorte para Grohe.
    Que os Deuses do Futebol te protejam, guri.
    E que a Mística do Manto número 1 blinde tua goleira.

    ♫ Voltaremos, voltaremos, voltaremos outra vez
    Voltaremos ao Japão como em 83. ♫

  • Luiz Gustavo de Souza diz: 17 de agosto de 2012

    Caros amigos que defendem o Marcelo: ele não é bom goleiro e ponto final, é só analisar e ver. Quando um goleiro fica pequeno dentro da goleira ele é ruim e não passa confiança ao time em primeiro lugar depois para a torcida. Me parece que os que defendem são colorados enrustidos.
    Vocês querem que GRÊMIO seja forte, vencedor? então comecemos por um grande goleiro, que não é o caso do Marcelo, goleirinho para ser reserva, braços curtos, sai mal do gol e é pior embaixo da goleira…
    TODAS AS RAZÕES PARA O COLUNISTA………

  • Rodrigo Santos – Gremista – sócio desde 2007. diz: 17 de agosto de 2012

    Sei que o Sr. Santana jamais vai ler isso, quanto mais responder, mas mesm assim vou escrever. O fato de o Sr. está vivenciando o futebol por mais de 55 anos, não é garantia nenhuma de que voce entenda do ofício. Conheço pedreiro que trabalha a 40 e faz merda os 40 anos.
    Seria de extrema elegância e extrema decencia que o Sr. nos presentei com a sua ausência. Principalmente no sala. É de um mal gosto insuportável sua presença.
    Abraço,

  • rafael rs diz: 17 de agosto de 2012

    ano passado o Victor ficou no ranking da revista placar como um dos piores goleiros do Brasileirão e o Sant’Ana não o criticou tão asperamente. Agora o Marcelo falha apenas o segundo gol e vem falar que o cara não presta, depois de ter salvo o grêmio em alguns jogos. As vezes parece que o Sant’ana é colorado travestido de gremista.

  • Alex diz: 17 de agosto de 2012

    Pablo, sou um fã teu, admiro o teu gremismo e mtas colunas q tu escreves.

    Até concordo contigo qnt ao Marcelo. acho ele um bom goleiro, mas não consegue me convencer. desde q o Victor saiu, ele falhou em pelo menos uns 3 ou 4 gols duvidosos.

    Mesmo assim, tu te esqueces maliciosamente de várias previsões q fizeste e não se conretizaram. neste caso do Marcelo, por exemplo, é fácil fazer uma previsão dessas. vc o critica, dizendo q ele vai errar…enquanto ele defende, não falas nada e qnd ele erra a primeira vez em 10, afirmas “eu avisei”. ai fica fácil.

    Todo o goleiro falha. é a média das atuações q conta.

  • Nei Q. Barzotto diz: 17 de agosto de 2012

    Sou gremista e como muitos sofro com a derrota do Grêmio, mas nunca, em momento algum amaldiçoei um atleta gremista; por mais que tivesse vontade. O que você publicou ontem, certamente foi redigido num momento de muita, mas muita raiva e este é o pior momento para nos expressarmos. Marcelo não merecia o que você comentou. Não existem culpados numa derrota, existem falhas e estas são pertinentes a nós, seres humanos.
    Menos Sant’Ana!

  • Maria Beatriz diz: 18 de agosto de 2012

    Santana

    Foi com muito pesar que li a coluna que escrevestes,
    te confesso que em 30 e poucos anos de assinante da Zero Hora jamais vi e
    li tamanho absurdo. Tu passastes de todos os limites, perdestes
    completamente a noção das regras que norteam o bom relacionamento entre as
    pessoas e seus pares, aliás teu senso critico e ético a muito estão
    abalados. Atacar gratuítamente e tentar destruir a carreira de pessoas que
    nada te fizeram ou fazem, que passam anos de suas vidas perseguindo um
    ideal e por ele lutam dia após dia com o maior dos esforços, por
    quê? Podes argumentar que é em nome do jornalismo esportivo crítico,
    balela, tu é que de uns tempos para cá vem sofrendo fortes ataques de
    egocentrismo, achando-se onipotente, arvorando-se do mais inteligente e
    sábio, só dá Santana!, mas tu te esqueces que a sabedoria e a inteligencia
    tem como pressupostos duas virtudes que não se apregoam, são sentidas pelos
    que estão ao redor: humildade e compaixão.Quando não se tem o que escrever
    e falar, se ouve… Que pena, quando vejo tua foto no alto da coluna me vem
    a mente a figura do imperador Nero, é aquele coitado que de tão narcisista
    e sem noção destruiu tudo ao seu redor, e ainda achava-se com a razão,
    patético ele não? Por favor, deixe as pessoas em paz, seguirem com suas
    vidas acertando e errando para apreenderem a ser, e a fazer o seu melhor,
    espelhe-se nelas, porque aqueles, que nunca erram não são dignos do meríto
    da vitória, pois não sabem o quão difícil foi para alcançá-la, e críticas
    destrutivas e descabidas como as tuas em nada contribui ao aprimoramento
    delas.
    Há, antes que eu me esqueça, gostaria de saber se algum brilhante professor
    teu, quando te formastes ou mesmo um diretor da ZH ao te contratar, exigiu
    de ti tres meses para que pudesses mostrar todo, mas todo o teu potencial.
    Ridículo, não. Tenho certeza que esse desabafo não é só meu.

  • Ricardo Marmontel diz: 18 de agosto de 2012

    TU É UM RETARDADO, DOENTE MENTAL, TÁ ESCLEROSADO JÁ. CALE-SE VOCÊ SEU DEMENTE… ELE É UM PROFISSIONAL ASSIM COMO TU, OU TU NUNCA ERROU??? DO ALTO DE TUA SABEDORIA, TU NUNCA ERROU… Tu deve uma retratação pública ao goleiro Marcelo do deu time (isso que sou colorado). Todos falhamos seu imbecil. Me falaram da tua coluna e não acreditei e fui ler. TU É INSUPORTÁVEL, PAREI DE OUVIR O SALA DE REDAÇÃO SÓ POR TUA CAUSA, quando tu não está o programa fica bem mais leve. FUMA MAS FUMA BASTANTE AÍ TU VAI NOS PRIVAR FINALMENTE DAS TUAS LOUCURAS.

  • Samuel Kovaleski diz: 18 de agosto de 2012

    Senhor Paulo Santana, eu até escutava o senhor até estes dias. Mas depois dessa, desisto, abandono. Acho que chegou a hora de se aposentar!!

  • Totonho Tricolor diz: 18 de agosto de 2012

    Sant’Anna, quem és tu para não aceitar opiniões contrárias à tua!
    É ridícula essa tua mania de grandeza!
    Pelo menos no quesito “futebol”, com todo o respeito, não passas de um comentarista folclórico.
    Se todas tuas “previsões” se confirmassem, o Grêmio já teria caído pra Segundona umas cinco vezes!

  • Rodrigo diz: 18 de agosto de 2012

    Santana, tu estas nas ultimas…

    PS: Paulo Nunes foi um grande jogador tricolor…

  • Vera B.A.P. de Souza diz: 19 de agosto de 2012

    Senhor Paulo Santana
    Fico imensamente surpresa, pra não dizer decepcionada, com uma pessoa que escreve bem e tem em suas mãos o poder, sim porque trabalha podendo ajudar ou derrubar alguém com suas críticas. Pergunto porque mudastes tanto, sendo até a pouco tempo alguém que sempre me fazia bem com seus textos, e agora, me faz triste. Gostaria que pensasse bem no que estou te pedindo, se não é para colaborar porque tentar destruir alguém que está começando, e não está sozinho, no time, estou falando do goleiro Marcelo.
    Abraços
    Vera

  • Yago Borba diz: 19 de agosto de 2012

    Santana, tenho grande admiração por ti e por toda sua batalha em prol do nosso tricolor, mas peço a gentileza de não falar uma coisa dessas.
    Marcelo Grohe é um grande goleiro como muitos que ja vestiram o manto sagrado, e aposto com vc e com todo e qualquer gremista que em mais de cem anos de Grêmio, todo goleiro que passou pelas traves do olímpico ja cometeram algum tipo de erro, pois isso é humano, e todos os jogadores, no meu ponto de vista pelo menos, são seres humanos.
    Por isso Santana, não cometa esta injustiça de reprovar a falha de um goleiro, que como bom entendedor de futebol, sabes que este setor é o mais complicado de se jogar.
    Valeu. e #ForçaGrohe

Envie seu Comentário