Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Terrores noturnos

19 de novembro de 2009 3

Há algumas coisas muito boas nessa edição da Bienal.


Desejo registrar para vocês uma obra que apreciei e que, talvez pela localização, não foi percebida por muitos. Ela está situada no Armazém 3, aquele da areia por tudo, lembrando a Paris Plage e evocando a perda da praia pela urbanização das margens do rio. Pois bem, se você adentrar pela areia, virando à direita, há uma escadinha que conduz a uma salinha, onde há uma projeção de alto nível. Refiro-me às vídeo-animações em stop-motion intituladas Lucía e Luis, de 2007 e de 2008, respectivamente, autoria de um pessoal interessante: os chilenos Nilles Attalah, Cristóbal León e Joaquin Cociña. A narração pelas vozes de crianças em sussurro contido é um grito lancinante, que nos joga para a dimensão do terror noturno, medos infantis que todos um dia sentimos. O incrível trabalho de animação expande as angústias que se desenham nesta fronteira entre o mundo real e a fantasia. No Youtube vocês podem encontrar a Lucía. Olha que legal: http://www.youtube.com/watch?v=_gZt-4pnZMQ

Cristóbal León nasceu em Santiago de Chile, em 1980. Vive e trabalha em Berlim. Entre 1999 e 2005 estuda Desenho e Arte na Universidad Católica. Trabalha com animação em formatos distintos, tais como curta-metragem e vídeoinstalação. Juntamente com Niles Atallah e Joaquín Cociña, forma um coletivo de artistas. Vídeo-instalações: Nocturno de Chile, Vídeo Art Show, Museo de Arte Moderno, Santiago, Chile (2007); Birth, Vídeo Art Show, Museo de Arte Moderno, Santiago, Chile (2007). Lucia, feira arteBA, Buenos Aires, Argentina (2007).


Joaquín Cociña
nasceu em Concepción, Chile, em 1980. Vive e trabalha em Santiago do Chile. Licenciou-se em Artes pela Universidad Católica de Chile, e pós-graduação em Literatura pela Universidad de Chile. Juntamente com Niles Atallah e Cristóbal Leon, forma um coletivo de artistas. Vídeo-instalações: Nocturno de Chile, Vídeo Art Show, Museum of Virsual Arts, Santiago, Chile (2007); Lucia, Baires Contemporary Art Fair, Buenos Aires, Argentina (2007).


Niles Atallah
nasceu em Santiago de Chile, em 1978, onde ainda vive e trabalha. Juntamente com Joaquín Cociña e Cristóbal Leon, forma um coletivo de artistas. Graduou-se em Fotografia pela University of Califórnia em 2002. Vídeo-instalações: Nocturno de Chile, Vídeo Art Show, Museum of Virsual Arts, Santiago, Chile (2007); Birth, Vídeo Art Show, Museum of Visual Arts, Santiago, Chile (2007). Lucia, Baires Contemporary Art Fair, Buenos Aires, Argentina (2007). Também há no Youtube este vídeo dele: http://www.youtube.com/user/damascoboy#p/a/u/0/0vqfiN704V8

Comentários (3)

  • Lu diz: 20 de novembro de 2009

    O video no Youtube é fantástico. Obrigada pela dica! só lamentei que a legenda não ficasse sempre muito clara. Talvez em alta resolução este problema desaparecesse. abç.

  • Andrea diz: 14 de janeiro de 2010

    Hola, no sé si escribir en castellano o en inglés. Soy argentina y estoy viviendo en EEUU.
    Yo también quedé impactadísima con la animación de los chicos chilenos.
    Tienes alguna dirección de email, o algún dato como para contactarlos.

    ¡Gracias!

    Andrea

Envie seu Comentário