Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

2010, ano de Yemanjá

03 de janeiro de 2010 4

Para os seguidores das religiões afro-brasileiras, o ano de 2010 é regido por Yemanjá. Acredita-se que algumas das características arquetípicas do Orixá impregnem e definam a essência do ano na vida das pessoas.


Ela chegou a Brasil no século XVIII, com a bagagem cultural trazida pelos escravos. Sua origem é a nação Egbá, que se espalhava pela região da Nigéria. Lá, existe até um rio com o nome deste Orixá. Ela é filha de Olokum, o mar, e mãe de quase todos os Orixás. Sua cor é o azul e o branco.


Ela é a senhora dos mares e das águas. É a fonte da vida. Na África, foi sempre associada à fertilidade. Nas danças rituais, reproduz-se o movimento das ondas com as mãos, ou ainda lançando-se os braços para o alto, numa evocação às variações das ondas e à instabilidade das águas.


No Brasil, ela tornou-se o Orixá mais popular. Foi sincretizada, na Umbanda, com a Nossa Senhora e sua evocação é subliminar em festas, como a dos Navegantes, em Porto Alegre. Em Salvador, o dia 2 de fevereiro lhe é consagrado, quando os fiéis concentram-se no Largo do Rio Vermelho e levam milhares de oferendas ao mar, geralmente acomodadas em barquinhos azuis e brancos. No Rio de Janeiro, o Reveillon de Copacabana encampou elementos de seu ritual – o vestir-se de branco e jogar flores brancas e amarelas ao mar, costume que acabou ganhando o Brasil.


Yemanjá seria em geral plácida, compreensiva e pródiga. É a senhora da pescaria farta, da abundância. Fartura, romantismo, convívio familiar em alta e gravidez seriam marcas de um ano sob a sua regência. Amizade, companheirismo, franqueza e vida social ativa (desde com ênfase na família, na casa, nos vizinhos e amigos próximos), seriam também atributos que acompanham Yemanjá. A feminilidade ganharia destaque e tudo o que for orientado ao público feminino teria grandes chances de sucesso. Como Yemanjá também é a senhora da criação e da educação, estima-se que as realizações intelectuais sejam favorecidas. Aspecto que seria fortalecido pela companhia de Oxalá, que a estaria acompanhando neste ano.


Mas as águas são instáveis: hora tranqüilas, hora vigorosas, hora fartas, hora escassas. O que sinalizaria para um ano de mudanças, de abruptas oscilações. Fonte da vida, é ela quem dá, mas é ela também quem tira. De humor geralmente sereno, Yemanjá não aceita, contudo, contestação de sua autoridade, o que pode torná-la irascível. Os seguidores das religiões afro-brasileiras acreditam que um ano de Yemanjá começa e termina com chuvaradas, tormentas, enchentes, ressacas, tragédias no mar, naufrágios, afogamentos. Tudo, enfim, que estiver relacionado à força das águas.

Comentários (4)

  • Paulo Ratki diz: 3 de janeiro de 2010

    Grande Gunter. Bem lembrado. Ano de Iemanjá e também ano regido pelo planeta Vênus. Favorecerá quem nasceu sob os signos de Libra e Touro. Vênus é o planeta do amor, favorece os relacionamentos, as artes e também a cultura. Sob Vênus encontramos tudo o que é belo, tudo o que é agradável e faz bem aos sentidos. Também será uma ano da busca do Equilíbrio.
    Feliz Ano Novo amigo, que Iemanjá e Vênus nos ajude a realizarmos todos os nossos sonhos.

  • Dirceu Martins diz: 4 de janeiro de 2010

    Sim, ano regido por Yemanjá acompanhada de Oxalá – nunca um ano, um período, um espaço de tempo é regido por um único orixá, assim como os médiuns têm uma entidade de cabeça mas acompanhada de duas outras entidades. Mas, enfim…
    A mãe e o pai… Os que criam – ou recriam.
    Tempo de mudança, tempo de preparação para o novo.
    Principalmente tempo de reflexão, momento para avaliação. Tudo o que está para ocorrer será um tempo para lamentar ou para glorificar?
    2010 será o grande Início. A partir de setembro, Xango e Iansã passam a acompanhar a mãe Yemanjá. A mãe acompanhada pelo senhor da justiça e a senhora da (boa) batalha.
    E assim virá o ano de 2011.

  • Cris diz: 7 de abril de 2010

    Quem teve idéia para esta consagracao?? depois reclama quando comeca morrer gente com as chuvas, com inundacoes e etc. Quem teria que reger nosso brasil é o Senhor Jesus!! Isso sim!! O povo ainda tem a cara de pau de colocar a culpa em Deus!!!Fala sério!!! A Biblia diz :”Bendita é a nacao cujo Deus é o Senhor!” .

  • Deise diz: 15 de abril de 2010

    Marcos 13

    2 E, respondendo Jesus, disse-lhe: Vês estes grandes edifícios? Não ficará pedra sobre pedra que não seja derrubada.
    3 E, assentando-se ele no Monte das Oliveiras, defronte do templo, Pedro, e Tiago, e João e André lhe perguntaram em particular:
    4 Dize-nos, quando serão essas coisas, e que sinal haverá quando todas elas estiverem para se cumprir.
    5 ¶ E Jesus, respondendo-lhes, começou a dizer: Olhai que ninguém vos engane;
    6 Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos.
    7 E, quando ouvirdes de guerras e de rumores de guerras, não vos perturbeis; porque assim deve acontecer; mas ainda não será o fim.
    8 Porque se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá terremotos em diversos lugares, e haverá fomes e tribulações. Estas coisas são os princípios das dores.
    9 Mas olhai por vós mesmos, porque vos entregarão aos concílios e às sinagogas; e sereis açoitados, e sereis apresentados perante presidentes e reis, por amor de mim, para lhes servir de testemunho.
    10 Mas importa que o evangelho seja primeiramente pregado entre todas as nações.
    11 Quando, pois, vos conduzirem e vos entregarem, não estejais solícitos de antemão pelo que haveis de dizer, nem premediteis; mas, o que vos for dado naquela hora, isso falai, porque não sois vós os que falais, mas o Espírito Santo.
    12 E o irmão entregará à morte o irmão, e o pai ao filho; e levantar-se-ão os filhos contra os pais, e os farão morrer.
    13 E sereis odiados por todos por amor do meu nome; mas quem perseverar até ao fim, esse será salvo.
    14 ¶ Ora, quando vós virdes a abominação do assolamento, que foi predito por Daniel o profeta, estar onde não

    “E há de ser que todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo; porque no monte Sião e em Jerusalém haverá livramento, assim como disse o SENHOR, e entre os sobreviventes, aqueles que o SENHOR chamar.” Joel 2.32

Envie seu Comentário