Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Boas notícias para o Rio Grande do Sul

21 de dezembro de 2010 0

Aliás, o Governo Yeda Crusius, que transcorreu enredado em conflitos absurdos e descurou completamente algumas áreas – como a Cultura, como todos sabem –, está chegando ao final com um festival de boas notícias para o Rio Grande. Além da inauguração da linha catamarã entre Porto Alegre e Guaíba, destacam-se a inauguração da RSC 471 – que encurtará em 110 km a ligação entre o Norte do Estado e o porto de Rio Grande, além de desafogar o trânsito na BR 116 e na BR 386 –, e o saldo de R$ 3,6 bilhões no caixa único do Estado. Trata-se de duas conquistas históricas.


Em minha tese de doutorado, demonstrei como e porque o transporte no Rio Grande do Sul foi historicamente centralizado em Porto Alegre, em decorrência de uma política artificial, oligárquica e autoritária. Com o tempo, sobretudo a partir da Revolução de 1930, esta política até perdeu sentido, mas permaneceu sendo reproduzida, mais por inércia do que por lógica, creio. Agora, finalmente, um tabu histórico foi quebrado.


Não menos importante é o saldo no caixa único. Há décadas os governantes do Rio Grande vêm empurrando o problema do déficit com a barriga. Tarso Genro assumirá com a condição mais favorável nos últimos 100 anos!


São conquistas que, a despeito de todas as críticas que se podem endereçar ao Governo Yeda, não podem deixar de ser efusivamente celebradas.

Envie seu Comentário