Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

O catamarã PoA-Guaíba e a retomada do transporte hidroviário de passageiros

21 de dezembro de 2010 0

Adorei a notícia da ativação da linha catamarã entre Porto Alegre e Guaíba. Finalmente surgiu gente com visão e coragem para aproveitar com mais inteligência os nossos recursos hídricos. Não tem cabimento continuarmos reféns dessa palhaçada rodoviária, quando por água podemos chegar com mais conforto e economia a um destino almejado.


Tomara que a iniciativa seja prestigiada e prospere. Tomara que em breve outras linhas sejam inauguradas. Eu, por exemplo, que moro na Zona Sul e tenho escritório no Centro, adoraria poder fazer esse percurso por água, se houvesse economia de tempo e dinheiro, notando que, no Centro, o estacionamento é escasso e caro.


Quem deveria se acordar para a iniciativa em Porto Alegre é Florianópolis. A lindíssima Capital catarinense padece com um dos mais absurdos serviços de transporte público que já vi. Lá, tudo converge para o Centro. Uma pessoa que mora em Palhoça, na região Metropolitana, por exemplo, para ir de ônibus a um bairro de São José, literalmente ao lado, precisa atravessar uma grande distância até o Centro de Florianópolis para depois retornar a São José. Com isso, perde-se tempo e dinheiro. Sem mencionar que as estradas ficam desnecessariamente lotadas. Já quem mora no Norte da Ilha, por exemplo, e deseja ir  Governador Celso Ramos, precisa viajar quase duas horas de automóvel, quando poderia fazer igual trajeto em 15 minutos de lancha. É patético. Não há a menor inteligência nisso. Zero de articulação entre as cidades vizinhas!


A grande Florianópolis precisa urgentemente de linhas transversais de ônibus e de linhas aquáticas, interligadas por marinas públicas. É tão óbvio que não consigo entender porque ninguém lá faz isso.

Envie seu Comentário