Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Detalhes de Natal e Ano Novo

06 de janeiro de 2011 0

Então, fiquei alguns dias longe do blog. Culpa das festas de fim de ano, lógico.


O Natal, passei em Gramado. O clima estava perfeito. Gramado não poderia ser melhor nesta época do ano: calorzinho sem necessidade de ar-condicionado e cobertorzinho à noite. Cheguei a tempo de colher os pêssegos no pomar do jardim, mas o destaque todo especial foi para as framboesas silvestres – vermelhíssimas e suculentas!


A chatice ficou por conta do atrolho de gente. Gramado está começando a ficar inviável. É tamanho o afluxo de pessoas por conta do tal Natal Luz que as vias ficam entupidas e as calçadas apinhadas. Não se consegue caminhar, nem chegar às lojas, muitas das quais ficam vazias, já que os consumidores são afugentados por uma horda de festivos expectadores do show. Nos restaurantes lotados, esbarra-se o tempo todo numa massa de gente tansa, que empaca no Buffet, cata grãzinho de arroz na hora de se servir, e dificulta ainda mais o fluxo. Se você quiser fugir para um restaurante à la carte, prepara-se para os preços escorchantes. Dizem que o tal Natal Luz rende horrores para a cidade. Não sei: cada vez ouço mais falar de gente que evita a cidade nesta época do ano. Refiro-me aos chamados “veranistas”. Acho que está mais do que na hora de nascer um outro refúgio na serra.


Festejei a virada em Santa Catarina, numa festa adorável em Governador Celso Ramos, pertinho de Florianópolis. Um lugar lindíssimo!


O problema foi a volta. Por motivos diversos, precisei retornar a Porto Alegre na segunda-feira, dia 3. Que inferno! Uma carreta tombada tornou ainda mais tormentosa a passagem por Laguna, um dos vários trechos onde a BR 101ainda não está duplicada. Consumi três horas para vencer o curto trajeto. Uma viagem que normalmente consome 6 horas de carro, dessa vez exigiu 10 horas. É o fim da picada que esta obra arraste-se com tamanha lentidão! Trata-se de um dos mais gritantes atestados de incompetência gestora de parte do Governo Federal.


O trecho da BR 101 no Rio Grande do Sul está muito melhor. Os túneis novos de fato são um show! Mas falta, ainda, sinalização adequada. Trafegar nesta autopista  à noite e com chuva, como acabou acontecendo comigo, é uma temeridade.

Envie seu Comentário