Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Torcida pelo Moacyr Scliar

20 de janeiro de 2011 0

Tocou-me a notícia sobre o AVC que vitimou o escritor Moacyr Scliar. Conheci Scliar pessoalmente, há alguns anos, creio que em função de alguma atividade que desenvolvíamos no Memorial do Ministério Público do RS. Mais tarde, passamos a conviver um pouco mais durante o meu período de curadoria do seminário Fronteiras do Pensamento. Scliar nos brindou com uma excelente conferência, reproduzida no livro que organizei junto com Fernando Schüler e Juremir Machado. Abordou na oportunidade um tema candente e generoso: o diálogo entre as culturas e o cultivo da tolerância.


Atualmente, trabalhamos juntos num livro sobre o Parque da Redenção, em Porto Alegre. É grande a satisfação em tê-lo por parceiro. O convívio com o Scliar é suave. Sua presença irradia conhecimento e seus gestos são sempre atenciosos. Lembro de uma vez em que o encontrei por acaso na saída do elevador, no prédio da Zero Hora, onde eu fora justamente para conversar sobre o início desse blog. Depois dos cumprimentos, perdeu a vez no elevador para certificar-se de que eu estava bem encaminhado e conhecia o trajeto até a sala de reuniões.


Generoso e participativo, Scliar jamais deixou de responder a um e-mail e sempre procurou aceder aos convites que lhe eram propostos. Move-o o interesse pela literatura, mas também o compromisso para com a comunidade. Scliar é um humanista fervoroso, sempre disposto a colaborar com os outros e a distribuir gentilezas. Torço para que o restabelecimento pleno de sua saúde seja breve e para que possa retomar sua vida normal e suas atividades o quanto antes.

Envie seu Comentário