Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Os jacarandás da Oswaldo Aranha surtaram

23 de janeiro de 2011 2

O verão este ano em Porto Alegre parece estar um pouco diferente. Pelo que me lembro, costumava ser bem mais quente e chover bem menos – uma canícula senegalesca, sufocante. Lembro de gente fritando ovos no asfalto ou na calçada.


A água do Guaíba ainda não está verde. Acho que tem a ver com o bom volume de chuvas na região. Pois diz que as tais alguinhas que colorem o Guaíba se proliferam em períodos de seca e calor. Elas deixam o Guaíba lindo! A vista do lago na zona sul fica um escândalo! Porém, deixam aquele cheiro de terra azeda na água, que ninguém merece!


Aliás, um detalhe interessante, que me intrigou um pouco (sempre acabo falando alguma coisa sobre política – Aff!!): o enorme investimento que a Prefeitura está fazendo na despoluição do Guaíba e no tratamento de efluentes urbanos pareceu-me pouquíssimo divulgado, até mesmo na última campanha política, quando o ex-Prefeito Fogaça era candidato ao Governo. É difícil de entender, porque se trata de uma obra importantíssima e portentosa. Não sei não: parte do abastecimento de água de Porto Alegre talvez já estivesse no limite do comprometimento, em razão das tais alguinhas verdes. Procedimentos como a hemodiálise nos hospitais, por exemplo, necessitam utilizar muita água, ultra-filtrada e pura – e a coleta, ao que me consta, é no Guaíba, não é não? A gente sabe que o Fogaça não é bom de autopromoção, mas há coisas que precisariam ser sublinhadas, sobretudo durante uma campanha.


Mas, voltando à vaca fria, a cidade, creio, costumava ficar bem mais vazia. De onde vem tanta gente? Por que esse povo todo não está na praia? Não me lembro de pegar engarrafamentos em pleno janeiro, como está acontecendo agora. Será que a cidade está vazia e sou eu quem não sabe? Tipo, imagina o tumulto que nos aguarda em março/abril! Argh – que medo!


Liquidações? Ah, sim, há algumas bem boas. As de móveis estão ótimas! Vale à pena bater uma perna por aí.


Mas o grande estranhamento ficou por conta dos jacarandás da Avenida Oswaldo Aranha: eles estão florescendo!!! Em pleno janeiro!!! Endoideceram? E por que só os jacarandás da Oswaldo estão com esta faísca atrasada? Todos os outros estão comportadamente verdes.

Comentários (2)

  • Zé Adão Barbosa diz: 23 de janeiro de 2011

    parafraseando tom zé:

    Botaram tanto lixo,
    botaram tanta fumaça,
    Botaram tanto lixo
    por baixo da consciência da cidade,
    que a cidade
    tá, tá tá tá tá
    com a consciência podre,
    com a consciência podre.

  • Adriana Donato diz: 24 de janeiro de 2011

    Porto Alegre está muito quente e bem que poderia chover mais. Ao contrário de alguns estados atingidos pela chuva nós precisamos.
    De onde vem tanta gente? É fácil responder, acho que o dinheiro ta curto mesmo, a maioria da população já não consegue ficar o verão inteiro na praia como se fazia antigamente e ainda por cima os preços na praia são super faturados.
    Voltando a Porto Alegre, além do investimento da Prefeitura para a despoluição do Guaíba tem outro investimento importante, os contêineres coleta de lixo domiciliar! Até que enfim, sempre achei o máximo isso em Caxias, Pelotas e Santa Maria.
    Os jacarandás! Nem tinha pensado nisso. Se as pessoas podem mudar a natureza também pode.

Envie seu Comentário