Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Impressões sobre o Governo Dilma

12 de fevereiro de 2011 0

Sigo me encantando com o Governo Dilma Rousseff. Nesta semana, Dilma deu mais um tranco no vacilante Edson Lobão, o Ministro de Minas Energia empurrado goela abaixo pelos esqueminhas do Sarney, dos quais, infelizmente, o Governo é em grande parte refém, para manter a governabilidade: exigiu explicações para os apagões e fixou data para que elas cheguem.


Em seguida, passou a tesoura e impôs um corte de 50 bilhões no orçamento federal. Depois de um período de gastança desbragada, durante o Governo Lula, a qual, aliás, diga-se passagem, ajudou a eleger a Dilma, era absolutamente necessário uma guinada à realidade, como forma de conter o déficit e a ameaça inflacionária. É claro que se trata de medida impopular, mas é remédio necessário e revela o quanto o Governo está comprometido com a responsabilidade fiscal. Teria sido ruim se o corte no orçamento se fizesse acompanhar de um pacote com aumento de impostos. Mas isso, felizmente, não aconteceu.


Finalmente, Dilma escolheu o momento da volta às aulas para fazer seu primeiro pronunciamento à Nação por rede pública. Foi simbólico ela ter conferido ênfase estratégica à educação. O Brasil, que cresce economicamente, vive e iminência de um apagão humano, uma espécie de escassez inaudita de mão-de-obra qualificada. O destaque dado ao ensino técnico é tanto mais relevante: novamente revela guinada à realidade, com um afastamento da panacéia mirífica do ENEM. É, sem dúvida, na falta de um amplo ensino técnico de qualidade que reside um dos nossos maiores gargalos.


Com tudo isso, periga a oposição ficar sem bandeira, sem assunto. Quem me pareceu meio mordido, contudo, foi o Lula. Vaidoso que é, como todo populista, suas falas na festa de 31 anos do PT, em Brasília, podem até ser interpretadas como manifestações de despeito diante de uma imprensa e de uma opinião pública que estão reconhecendo em Dilma condições de realizar um governo muito melhor do que o dele.

Envie seu Comentário