Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Gramado entupida

22 de abril de 2011 2

Se você aí ainda pensa em vir no feriadão para Gramado, pense duas vezes, pelo menos. A cidade está lotada! Entupida! O trânsito está uma droga. Paralisado. Os restaurantes estão impenetráveis, de tanta gente. Para chegar aqui, ontem, já enfrentei engarrafamentos desagradáveis na BR 116. Bem, são os efeitos do crescimento do PIB em 2010. Mas Gramado precisará fazer algo, caso deseje preservar algum estilo. Se a cidade for convertida em destino para o turismo de massas, antigos veranistas ou turistas mais exigentes vão debandar. Dizem que o rodoanel, cuja construção nunca termina, irá solucionar o problema. Talvez. Mas creio que tenha chegado a hora de se revisar algumas estratégias da cidade. A Páscoa tradicionalmente atraiu turistas para Gramado. É assim há décadas. Precisa agora colocar um ridículo desfile de coelhos no centro? Por que esta emulação sem fim do kitsh? Para seduzir a classe média emergente que pensa que cultura é Disneylândia? Ora bolas, já que Gramado atrai tanta gente, deveria estar preocupada em promover atrações mais elaboradas, como concertos de orquestras de câmara nas praças e igrejas, ou uma opereta no palácio dos festivais, quem sabe… Além disso, em feriados como este, poder-se-ia limitar o acesso de veículos na área central. Claro, seria necessário instalar um melhor sistema de transporte público. Quem está nos Bairros Bavária, Planalto, Lago Negro, por exemplo… e deseja ir ao centro, só o pode fazer a pé, de bicicleta ou de carro. Não dá para pensar numa linha de taxi-lotação?

Comentários (2)

  • jorge diz: 22 de abril de 2011

    concordo com tudo o foi escrito. tenho casa em gramado e fico irritado com as baboseiras que inventam ali no centro. já saí de torres porque não aguentava mais o turismo muquirana dos fins de semana. parece que gramado caminha no mesmo sentido.
    abraço e feliz páscoa

  • Nara Accorsi Trindade diz: 23 de abril de 2011

    É verdade, infelizmente, como diz a gurizada: Gramado já era! Era tranquilo, era o lugar ideal para curtir o frio, os amigos, o bom papo; caminhadas pelas ruas, apreciando a natureza, os jardins… Hoje, se de carro não é possível, a pé, muito menos. O tráfego intenso, os preços, em geral, proibitivos. Enfim, cadê o Gramado cartão postal, o paraíso dos turistas – em busca de ar saudável, silêncio, aconchego? Depois da semana estressante em Porto Alegre, temos que conviver com isto? Tudo em nome do CAPITAL!
    abraço e Feliz Páscoa

Envie seu Comentário