Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Setembro em Porto Alegre

11 de setembro de 2012 0

Porto Alegre em setembro é uma festa! Na esteira dos lilases dos Ipês roxos, que salpicam calçadas e tingem horizontes, brota em catadupas uma explosão de cores, anunciando a potência da primavera. Refulge a programação cultural, numa efervescência que acompanha o colorido das floradas. Dois grandes artistas expõem atualmente na cidade: Miguel Rio Branco e Waltercio Caldas. A temporada de teatro está estupenda. No sábado, assisti no São Pedro à montagem de Mãe Coragem e seus Filhos, de Bertold Brecht, pelo mítico Berliner Ensemble. É um privilégio poder assistir no Brasil a teatro dessa qualidade. É emocionante quando, ao final da apresentação, o Theatro São Pedro vem abaixo, saudando o magnífico desempenho dos atores. Foram vários minutos de aplausos ininterruptos, numa despedida entusiástica do público.

Ademais, não tenho tido muito tempo para acompanhar as eleições. Soube que a Manuela d’Ávila estaria se aproximando do Prefeito Fortunati, de acordo com as pesquisas, ou até o ultrapassando. A Deputada tem mesmo muito carisma. É simpática e sem dúvida alguma muito bem intencionada. E sinaliza para o novo, pelo qual os porto-alegrenses cada vez mais parecem ansiar, depois de anos de estagnação da cidade. Falta-lhe, contudo, experiência de gestora no currículo. Jovem Deputada, Manoela alcançou votações expressivas, mas ainda não passou por uma secretaria ou um ministério importantes.

Fortunati, por sua vez, vem galopando forte aprovação dos eleitores à sua gestão como Prefeito. De fato, há muito Porto Alegre não conhecia tanto dinamismo. Com certeza, restam inúmeros problemas a serem enfrentados e nem todas as iniciativas de Fortunati podem ser aplaudidas, mas ele tem sido o melhor Prefeito da cidade em décadas.

Pessoalmente, gosto muito do Deputado Adão Villaverde. Sua posição de pouco destaque nas pesquisas não deixa de surpreender na outrora inexpugnável cidadela do PT. De qualquer forma, acho válido que o partido esteja investindo na projeção de novas lideranças na Capital. Vale algo parecido para a candidatura do Wambert di Lorenzo, do PSDB – acho importante que existam vozes na campanha demarcando territórios ideológicos.

Envie seu Comentário