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Posts de maio 2013

Tele-taxi com frequência não funciona em Porto Alegre entre aproximadamente 17hs30min e 20hs

26 de maio de 2013 2

Quando alguma coisa é um fato consumado, é necessário que alguma instância regulatória o reconheça. É um fato consumado que o serviço de tele-taxi não funciona em Porto Alegre entre aproximadamente 17hs30min e 20hs. Tente requisitar um taxi por alguma cooperativa nesse horário: os telefones estarão quase sempre ocupados, ou chamam e ninguém responde, ou, se atendem, prometem um taxi que nunca chega. O tema pode parecer prosaico, mas há uma dimensão ética aí que cabe reconhecer. Aparentemente, os taxistas desligam a sua comunicação por gps com as centrais porque temem assumir chamados, ficarem presos no trânsito, atrasarem e, quando finalmente chegam, verificam que o passageiro já tomou outro veículo. Então, preferem ou sair das ruas no horário de pico do trânsito, ou apanhar passageiros apenas nas ruas, ignorando os chamados. Até a alguns anos, havia uma confiança mútua entre taxistas e passageiros na cidade. Os primeiros sabiam que seriam aguardados e os outros sabiam que seriam atendidos. Ninguém mais sabe nada, nem confia em ninguém. Passageiros chamam veículos, mas tomam o primeiro que aparecer. Taxistas aceitam chamados, mas desistem da corrida no meio do caminho quando supõem que o tempo de espera superou o razoável, sem dar satisfações. Diante desse quadro, as centrais de atendimento telefônico das cooperativas simplesmente resolvem o problema tirando o telefone do gancho. Assim, nem mesmo aqueles poucos taxistas que mantém os gps ativos recebem os chamados. A EPTC, por sua vez, a quem cabe fiscalizar o serviço, nada faz. Se não consegue fiscalizar competentemente o serviço, porque não expede algum tipo de portaria, regulamento, norma, sei lá, reconhecendo que as cooperativas não atendem os usuários nesse horário? É incrível o acordo de hipocrisia que se estabelece em torno dessa questão.

Péssimo serviço da Brava Linhas Aéreas

26 de maio de 2013 2

A aviação regional continua sendo um problema dramático no Brasil. Cada vez pior, me parece. A companhia NHT, que prestava um bom serviço, foi recentemente comprada pela Brava Linhas Aéreas e o serviço está incrivelmente desorganizado. Se antes a NHT funcionava com seis aviões, a Brava opera agora com apenas dois. Um deles é utilizado ao mesmo tempo para a linha Porto Alegre, Rio Grande e Pelotas e para a linha Porto Alegre, Erexim, Passo Fundo. O resultado é um total descaso, uma tremenda irresponsabilidade, porque se se verifica qualquer atraso na linha sul, em Pelotas, por exemplo, seja em função do clima, ou em função de algum problema técnico, o avião nem mesmo consegue aterrissar em Passo Fundo. Na última quarta, embarquei num voo de Porto Alegre para Passo Fundo que saiu com mais de uma hora de atraso. Na decolagem, fomos informados de que haveria uma escala em Erexim, a qual não estava indicada no bilhete, tampouco no itinerário disponibilizado no site. Mas, ainda assim, chegamos bem, num voo tranquilo, conduzido por um piloto experiente e simpático, quem eu já conhecia da antiga NHT. No dia seguinte, ao chegar ao aeroporto em Passo Fundo eu e mais 11 passageiros fomos informados de que o horário do voo fora transferido das 19hs13min para 20hs. Mesmo assim, o avião atrasou e, afinal, não conseguiu aterrissar, em função do nevoeiro que se formou por volta das 21hs. Houve muita confusão no atendimento aos passageiros, que apenas puderam optar entre transferir o voo para a manhã seguinte (mas sem garantias de que o avião chegaria) ou embarcar numa viagem de mais de quatro horas em uma van para Porto Alegre. Não se disponibilizou nem hotel, nem voucher de refeição aos passageiros, como determina a legislação brasileira nesses casos. Os funcionários, visivelmente despreparados para lidar com situações como estas, deixaram passageiros que perderam conexões em Porto Alegre na mão, sequer conseguindo contatar e remarcar seus voos por outras companhias. Não dá para entender como uma companhia com uma organização tão precária é autorizada pela Anac a existir. Esses problemas estão se repetindo diariamente. É evidente que a Anac tem responsabilidade subsidiária no imenso prejuízo que está sendo causado aos passageiros.

Linhas de telefone fixo da Oi deixam de funcionar há mais de uma semana no Bairro Bavária, em Gramado

26 de maio de 2013 0

Está acontecendo em Gramado uma situação bizarra. Desde o dia 17 de maio, pelo menos, telefones fixos da operadora Oi deixaram de funcionar no Bairro Bavária, conhecido ponto turístico da cidade e que abriga inúmeras pousadas e hotéis, inclusive. A operadora tem sistematicamente ampliado o prazo estimado para a solução do problema. O que deveria ter sido, segundo a sua própria área técnica, solucionado até o dia 20, no máximo, agora não tem previsão de conserto antes do dia 28. Uma boa parte do bairro está sem telefone. Veremos qual a justificativa para esta falha monumental, como a companhia indenizará os usuários do serviço e qual a multa que a Anatel aplicará.

Novas chamadas de artigos para a revista Interfaces, Brasil/Canadá

25 de maio de 2013 0



Caros, reproduzo abaixo novas chamadas para artigos na revista Interfaces, Brasil/Canadá, órgão oficial da Abecan (Associação Brasileira de Estudos Canadenses), uma publicação acadêmica junto a qual atuo como editor.


Interfaces 17/2013 (Relações Canadá/ América Latina)

Editores convidados:

Profa. Dra. Elena Palmero González (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Prof. Dr. Hugh Hazelton (Concordia University)

Data para envio de textos: 30 de agosto 2013

Edição da revista: 30/12/2013


Relações Canadá/América Latina: economia, política, história, sociedade (sociologia e antropologia), cultura artística e literária (artes plásticas, música, literatura). Gestão pública e movimentos sociais. Políticas de colaboração, transferências tecnológicas e movimento intelectual entre América Latina e Canadá. Diásporas latino-americanas no Canadá. A formação cultural latino-canadense: extraterritorialidade, bilinguismos, poéticas do deslocamento. O sujeito interamericano e a tradução cultural e literária. Relações literárias transamericanas: a literatura latino-canadense.



Interfaces 17/2013 (Relations between Canada and Latin America)


Invited Editors:

Elena Palmero González (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Hugh Hazelton (Concordia University)


Relations between Canada and Latin America: economics, politics, history, society (sociology and anthropology), artistic and literary culture (fine arts, music, literature). Public administration and social movements. Collaborative programs, technology transfer and intellectual exchange between Latin America and Canada. The Latin American diaspora in Canada. The formation of Latino-Canadian culture: extraterritoriality, bilingualism, the poetics of migration. The Inter-American subject and cultural and literary translation. Trans-American literary relations: Latino-Canadian literature.

Interfaces 17/2013 (Relations entre le Canada et l’Amérique latine)


Éditeurs invites:

Elena Palmero González (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Hugh Hazelton (Concordia University)


Relations Canada/Amérique latine : économie, politique, histoire, société (sociologie et anthropologie), culture artistique et littéraire (arts plastiques, musique, littérature). Gestion publique et mouvements sociaux. Politiques de collaboration, transferts technologiques et mouvements intelectuels entre l’Amérique latine et le Canada. Diaspora latino-américaine au Canada. La formation culturelle latino-canadienne : extraterritorialité, bilinguisme, poétiques de migration. Le sujet interaméricain et la traduction culturelle et littéraire. Les relations littéraires transaméricaines: la littérature latino-canadienne.


Interfaces 17/2013 (Relaciones Canadá/ America Latina)

Editores invitados:

Profa. Dra. Elena Palmero González (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Prof. Dr. Hugh Hazelton (Concordia University)


Relaciones Canadá/América Latina: economía, política, historia, sociedad (sociología y antropología), cultura artística y literaria (artes plásticas, música, literatura). Gestión pública y movimientos sociales. Políticas de colaboración, transferencias tecnológicas y movimiento intelectual entre América Latina y Canadá. Diásporas latinoamericanas en  Canadá. La formación cultural latinocanadense: extraterritorialidad, bilingüismos, poéticas del desplazamiento. El sujeto interamericano y la traducción cultural y literaria. Relaciones literarias transamericanas: la literatura latinocanadense.



Número 18, Interfaces Brasil-Canadá, jan.-jun. 2014

Editora convidada: Zilá Bernd (Unilasalle/UFRGS)

Prazo de envio dos artigos: 15 de março de 2014


O papel da Memória Social em territórios multiétnicos e transculturais, como o Brasil e o Canadá. Refletir sobre o papel da memória coletiva e social em contextos de hibridação cultural; discutir o novo papel da memória social em territórios culturais marcados pela diversidade e pelo caráter relacional que se estabelece a partir das passagens inter e transculturais. A partir do pensamento fertilizador de pesquisadores do Quebec como Fernand Dumont, que nos fala do futuro da memória; Jocelyn Létourneau, que propõe uma nova relação com a cultura, “como memória e como horizonte”; ou Gérard Bouchard, que alerta para os “jogos e nós de memória”, verificar nas práticas sociais, na história cultural e na literatura o papel inovador que pode assumir a Memória social, em tempos de globalização.

Numéro 18, Revue Interfaces Brasil-Canadá, jan.-juin 2014

Éditrice invitée : Zilá Bernd (Unilasalle/UFRGS)

Délai pour la remise des articles : le 15 mars 2014

Le rôle de la Mémoire Sociale dans des territoires multiethniques et transculturels comme le Brésil et le Canada. Réfléchir sur le rôle de la Mémoire sociale et collective dans des contextes d´hybridation culturelle; discussion sur le nouveau rôle de la mémoire sociale dans des territoires marqués par la diversité et par le caractère relationnel qui s´établit à partir des passages inter et transculturels. Ayant pour base les fertiles propositions des chercheurs québécois comme Fernand Dumont, qui nous parle de l´avenir de la mémoire; comme Jocelyn Létourneau, qui propose une nouvelle relation avec la culture « comme mémoire et comme horizon » ; ou Gérard Bouchard qui attire notre attention sur « les jeux et les nœuds de mémoire », vérifier dans les pratiques sociales, dans l´histoire culturelle et la littérature le rôle innovateur qui peut jouer la Mémoire Sociale en temps de mondialisation.


Number 18, Interfaces Brasil-Canadá, jan.-june 2014

Guest editor: Zilá Bernd (Unilasalle/UFRGS)

Deadline for submissions: March 15, 2014

The role of Social Memory in multiethnic and transcultural territories such as Brazil and Canada. Reflecting on the role of collective and social memory in cultural hybridity contexts; discussing the new role of social memory in cultural territories marked by diversity and by a relational character that establishes itself from inter and transcultural passages. Originating from the fertilizing thoughts of Quebec researchers as Fernand Dumont, who discusses the future of memory; Jocelyn Létourneau, who proposes a relationship with culture, “as memory and as horizon”; or Gérard Bouchard, who warns about the “games and knots of memory”, to verify in social practices, in cultural history and in literature the innovative role that Social Memory can represent in globalizied times.

A lenta unificação italiana

25 de maio de 2013 0

O desaparecimento do Império Romano provocou uma involução política na península italiana, pela fragmentação: cada região tornou-se um paese. Esse espírito localista ficou conhecido como “mentalidade de campanário”. O território, dividido entre 60 cidades que se intrigavam constantemente, era convite à invasão estrangeira, sendo disputado pela França, Espanha e Áustria. Os italianos mostraram-se incapazes de se unir, cada qual tentando tirar algum proveito da ocupação estrangeira para usá-la contra os rivais locais: Milão X Veneza X Gênova; Florença X Pisa, e assim por diante. Além disso, o Sacro Império Romano-germano (fundado por Otão em 962) fraturava-se entre gibelinos e o papado (guelfos), cada qual tentando hegemonizar o controle político, polarizando entre si ao longo da Idade Média.

A situação desesperava intelectuais. Dante, em 1310, escreveu um ensaio propondo um acordo entre o papado e o Sacro Império. Petrarca, em 1347, celebrou a grandeza romana passada nos poemas África e Canção da Itália. Maquiavel sonhou com um príncipe capaz de liderar unificação em 1513. Mas o Renascimento do Humanismo e da Ciência, entre os séculos XV e XVI, não conseguiu chegar à política. A Itália permanecia desunida.

Com a Revolução Francesa, a região reviveu o sentimento de voltar a formar uma pátria: Napoleão Bonaparte era de família da Córsega e incendiou a imaginação italiana. Em 1797 fundou a República Cisalpina (que englobava a Lombardia e parte dos estados pontifícios, estabelecidos em 756), mais tarde a rebatizando de República Italiana. Este foi o futuro embrião do estado nacional italiano. Mas durou apenas até 1804.

No Norte, na Lombardia e no Vêneto, o nacionalismo se fortificou, como reação à ocupação austríaca, mesmo após a derrota de Napoleão, em 1815. O Sacro Império, encabeçado pelo imperador austríaco, havia assegurado seus direitos sobre esta região pelo Tratado de Rastatt em 1714, não pretendendo dela abrir mão. Mas Napoleão ajudou a disseminar um mito romântico do estado étnico, sedimentando o nacionalismo semeado pela Revolução Francesa.

Dentre os desdobramentos da Revolução de 1848, na França, conhecida como a “primavera dos povos”, estalou uma sublevação contra o domínio austríaco. Mas, apesar de Giuseppe Garibaldi, hábil e corajoso, foi frustrada por inépcia militar e falta de unidade interna. Muitos ainda preferiam suportar o despotismo a aceitar ideias socialistas advogadas por outro líder, Giuseppe Mazzini: defendiam a igualdade política na teoria, mas igualitarismo econômico poucos queriam. Assim, o republicanismo caiu em descrédito.

Entrementes, grupos dominantes por toda a Europa reabilitam a Igreja católica, abalada com o Iluminismo e a Revolução Francesa, pois viram nela uma forma de guardar o populacho contra as “heresias sociais”. O Papado fez novos acordos com Espanha, França, Áustria.

Em 1852, fracassou um levante em Mântua. No ano seguinte, uma sublevação em Milão foi desbaratada. Em julho de 1857, 300 seguidores de Mazzini foram trucidados por camponeses em Sanza, que os tomaram por bandidos. A centelha política do socialismo romântico se apagava.

Depois desses sucessivos fracassos, republicanos e democratas se colocaram a reboque da política de Conde Camilo de Cavour, que passou a liderar a unificação. O Primeiro Ministro do Piemonte, depois de 1848, defendeu o constitucionalismo, investiu em irrigação e modernização da agricultura, renovou a indústria, ativou o comércio (mediante tratados com França, Bélgica e Países Baixos), renovou o sistema fiscal e fortaleceu os bancos. Garibaldi, engenho militar do movimento, aderiu à causa. Mas manteve-se fiel aos princípios republicanos. Quando finalmente foi eleito ao parlamento nacional, criado em seguida à vitória do Reino do Piemonte na 2ª Guerra da Independência (1859), renunciou por se negar a prestar juramento a um monarca.

As principais unidades políticas na Itália, então, eram o Reino do Pimonte (capital Turim), da Lombardia (Milão), a República de Veneza, o Reino das duas Sicílias (Nápoles), os Estados Pontifícios (Roma), o Ducado de Parma e o Ducado de Módena. Cavour cerziu uma complicada engenharia militar-diplomática. A entrada do Piemonte-Sardenha na malfadada Guerra da Criméia (1853-56) lhe deu voz internacional. Mas as esperanças de Cavour não se concretizaram no Congresso de Paris, que discutiu a paz, e a questão italiana não entrou na pauta das grandes potências.

Em janeiro de 1857, Cavour estabeleceu um tratado secreto com Napoleão III contra a Áustria, pelo qual a França prometia defender a Sardenha em caso de ataque. Napoleão não desejava enfraquecer o Papa, mas estava de olho nas sobras de eventual esfacelamento de possessões austríacas na região. Cavour, assim, provocou Viena, que abriu hostilidades em abril de 1959. Em 4 de junho desferiu-se a grande batalha de Magenta, com derrota austríaca. Em seguida, no dia 24, o embate sanguinário de Solferino. Napoleão ficou deprimido com a matança e temeroso de que Prússia se aliasse à Áustria, precipitando o concerto da paz com Francisco José, Imperador austríaco, sem consultar seus aliados sardos. Cavour quis que a Sardenha prosseguisse sozinha na luta e renunciou ao cargo quando o pragmático rei do Piemonte, Vitor Emmanuel, aceitou a decepcionante paz. A Sardenha ganhou a Lombardia, mas Veneza permaneceu em poder austríaco.

Plebiscitos, então, foram desferidos em Parma, Modena, Romania e Toscana, que decidiram se unir à Sardenha. Partidários da União se lançaram contra Roma e Nápoles. Garibaldi desembarcou com os famosos Mil na Sicília e se apoderou da ilha. Semanas depois, foi recebido em Nápoles como libertador. Estava a ponto de avançar sobre Roma, quando Cavour, reposto no cargo, frustrou a investida, temendo que as potências católicas acudissem o Papa Pio IX e o processo de unificação refluísse. Em 17 de março de 1861, foi proclamado novo Reino da Itália, tendo Victor Emanuel por rei e o Statuto piemontês de 1848 por Constituição.

Cavour morreu em 6 de junho de 1861, esgotado pelos esforços. A Itália unificada era já uma realidade, mas o processo não terminara. Em 1866, na chamada IIIª Guerra da Independência, italianos liderados pelo intrépido Garibaldi lutaram contra os austríacos para libertar Veneza, logrando êxito. Mas um tratado foi assinado antes de conseguirem capturar Trento, que só aderiu à Itália na Primeira Guerra Mundial. Roma, por sua vez, continuava sob domínio papal. Em 1870, a guarnição francesa que protegia o Papa se retirou da cidade, invadida então pelas tropas de Vitor Emmanuel, que encerraram o Papa no Vaticano. Seria preciso esperar pelo século XX para que um acordo entre a Itália e o papado se firmasse.