Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de maio 2012

Acerto final

31 de maio de 2012 2

Inter, Oscar e São Paulo estão acertados. Me disse, certa vez, um brilhante advogado que é muito melhor um mau acordo do que uma boa vitória passando por todas as instâncias políticas. Não sei se alguém lucrou mais, se alguém perdeu. O importante é que o assunto está resolvido.
Eu, particularmente, sem muito conhecimento do mundo dos negócios, entendo que ficou bom para todos. O que não podia era continuar esta guerra de liminares que não resolvia o problema de ninguém. Sobre a moralidade do caso deve-se dizer que este era um precedente perigoso para o futebol.
O São Paulo não reclama do Inter mas sim dos empresários do jogador que buscaram levar o atleta sem pagamento de indenização. O que hoje pode favorecer um clube, amanhã desfavorece. Por tudo isto acho um final muito feliz.

Consertos

Quem assistiu aos treinamentos do Grêmio ontem, em dois turnos, pode ver o treinador Vanderlei Luxemburgo fazendo cobranças repetidas dos jogadores, variando entre seu desempenho técnico e tático. O que se deve reconhecer é que, apesar de muitos problemas de lesão, Luxa deu ao Grêmio um time com jeito de time, com estrutura.
Um time que quase não leva mais gols. Um time que pode, sim, ganhar a Copa do Brasil. Está estruturado.

Obras

Passei ontem pela Arena e vi que por ali tudo anda espantosamente rápido. Já são, segundo os engenheiros, 80% do trabalho concluído. Porto Alegre está recebendo um monumento fantástico e depois um verdadeiro bairro que vai melhorar sensivelmente a entrada da cidade.
No Beira-rio as obras já estão até prejudicando as entrevistas dos jogadores. Bom sinal, porque elas avançam. O Beira-Rio remodelado será outro monumento fantástico. Dentro de dois anos teremos dois estádios de primeiro mundo.

Você sabia?

* Que o presidente da Arena Porto-Alegrense (empresa gestora da Arena do Grêmio), o mineiro Eduardo Pinto, foi operado no Hospital Mãe de Deus e passa bem?
* Que Eduardo é vizinho de apartamento do sétimo andar do Mãe de Deus de dona Miguelina que também se recupera de cirurgia e recebe a visita de seus filhos?
* Que os R$ 15 milhões de indenização por Oscar serão pagos pelo Inter e pelo jogador?

Seleção Brasileira

30 de maio de 2012 0

Contra a Dinamarca tivemos uma pequena demonstração que a nossa Seleção Brasileira pode muito mais do que vinha desempenhando. Isto que nem tinha Neymar, possivelmente sua maior atração técnica.
Hoje, contra os Estados Unidos, Neymar joga. Com ele, Hulk que mostrou muita capacidade ofensiva. Mano Menezes precisa do time para manter seu cargo.
Até agora ele carregava uma forte desconfiança de que não era capaz de montar um time a altura de suas necessidades. O jogo desta noite pode confirmar que a vitória sobre a Dinamarca não foi um fato isolado. Mais do que isto, estes jogos estão solidificando a ideia de uma seleção olímpica para Londres que está logo ai adiante.

Punição

Fabrício não será punido pela direção do Internacional. Os dirigentes exigiram, tão somente, que ele pedisse desculpas ao treinador, afinal, não se pode quebrar hierarquias.
Penso que esta é uma decisão carregada de bom senso. O vestiário do Inter estava contaminado por uma serração sombria de seguidas punições. Não se faz um grupo de trabalho com uma guilhotina nos cantos esperando pelo próximo pescoço. Punir, sim, mas sempre entendendo que tudo tem seus limites.

Souza

Este jogador chegou ao Grêmio e nem precisou de um período de adaptação para ser considerado um grande reforço e uma solução para o meio campo. Depois, inexplicavelmente, ele caiu muito de produção. No último domingo, contra o Palmeiras, ainda conseguiu jogar bem.
Agora, o jogador revela que está estressado, muito tempo sem férias, e credita a esta fato a sua queda de produção. É possível. Mas o Grêmio tem que tentar recuperar este jogador que parece ser de grande técnica.

Você sabia?

* Que Adilson Batista foi o primeiro treinador demitido no Campeonato Brasileiro?
* Que Sandro Silva se declara preocupado porque o Inter ainda não acertou com seu clube, o Málaga, sua liberação?
* Que o técnico Dunga será o convidado especial do Bate Bola do próximo domingo?

Frase madura

29 de maio de 2012 2

Finalmente ouvi ou li uma frase interessante do técnico Luiz Felipe Scolari sobre o enfrentamento com o Grêmio pela Copa do Brasil. Disse ele que seu time vai precisar melhorar muito. Essa é uma frase madura, muito diferente daquela bobagem em que denuncia que muitos árbitros cariocas apitam jogos do Grêmio, insinuando alguma armação com a CBF ou coisa assim. Aliás, o histórico profissional do Felipão leva para denúncias de complôs de árbitros goianos quando ele treinava o Grêmio e esquema Parmalat que fazia horrores a favor do Palmeiras. Claro que, depois, indo trabalhar com a Parmalat, tudo ficou normal e decente. Indecente são os que estão como adversários dele. Mas para burro o Felipão não serve. Quando lembra que precisa melhorar muito, ele reflete um jogo contra o Grêmio em que o Palmeiras não criou uma situação de gol sequer.

Desculpas

Certamente, Felipão remeterá para seus jogadores – que recentemente ele chamou de “juquinhas” numa entrevista coletiva – ou para seus dirigentes o problema do Palmeiras. Nunca vai admitir que seu trabalho não tem dado resultados positivos. Luxemburgo não tem muito mais do que Felipão e comanda um time acertado que está conseguindo avanços importantes. Talvez por não olhar para seu próprio umbigo é que o treinador esteja contabilizando 10 anos sem ganhar nada.

Reintegração

Luciano Davi está se dando conta de que se meteu numa fogueira, com chamas por todos os lados. É necessário apagar incêndios, que ainda pequenos podem se traduzir numa queima importante. O primeiro lance do dirigente é a reintegração de Jajá. Chega de punição, até parece que ele foi condenado à guilhotina. Também não permitirá punição, pelo menos pública, ao lateral Fabricio, pelo ataque de raiva contra Dorival Júnior no Engenhão. Davi sabe que tem um grande time na mão, que está bem colocado e que deve fazer a paz retornar ao vestiário.

Você sabia?

Que Kleber volta ao time do Grêmio dia 6, contra o Atlético Goianiense?
Que Cláudio Winck renovou contrato por mais três anos com o Inter?
Que estarei fazendo palestra esta noite em Igrejinha com o tema “Oportunidades Comerciais na Copa do Mundo”?

Veneno

28 de maio de 2012 7

Felipão tomou do seu próprio veneno no final de tarde de ontem no Olímpico. Ele, que ganha tantas partidas com bolas paradas, usando a competência de Marcos Assunção, ontem perdeu um jogo em cobrança de Fernando que acabou com desvio de André Lima. Foi um jogo muito disputado, mas com alguma superioridade do Grêmio, que até pênalti perdeu. Essa partida confirma que Grêmio tem bola suficiente para enfrentar o Palmeiras pela Copa do Brasil. E quando chegarem os jogos, o Grêmio terá Kleber, um acréscimo importantíssimo. Fernando foi de novo um grande jogador, e Rondinelly fez diferença quando entrou no segundo tempo.

Bom empate

Pelas circunstâncias, estava perdendo por 3 a 1, o empate do Inter tem sabor de vitória. Dorival Junior utilizou mais uma vez a Lei Guerrinha, aquela que tem o seguinte enunciado: “Se botar três volantes de marcação, é que certo que não vai ganhar uma partida”. Foi quando Josimar foi retirado que o time colorado encontrou seus melhores momentos. Fabricio fez um golaço e protagonizou uma discussão imperdoável com o treinador, quando este chamou sua atenção. Além disso, é preciso considerar que o Inter tinha desfalques da maior importância, a começar pelos seus três melhores jogadores: D’Alessandro, Oscar e Damião. Por tudo isso, o ponto que vem do Engenhão tem que ser considerado ganho.

Seleção

Finalmente a Seleção Brasileira teve uma atuação de encher os olhos. Nem os erros primários da defesa da Dinamarca servem para diminuir. É bom lembrar que o Brasil já enfrentou o Gabão e outros times primários sem mostrar nada de interessante. Mano dá uma respirada boa e agora vai tem três amistosos nos Estados Unidos para tentar marcar, com competência, seu comando na Seleção. Aliás, sem Ricardo Teixeira e com o poder diminuído de seu diretor de futebol, Andrés Sánchez, ou ele prova que pode, ou será demitido.

Você sabia?

Que a direção do Inter terá muito trabalho para mostrar ao Ministério Público que o Beira Rio pode receber jogos de futebol?
Que a ação do Ministério Publico precisa ser aplaudida, pois a segurança das pessoas está em primeiro lugar?
Que em todos os estádios de futebol deve-se ter a mesma preocupação ?
Que Fábio Koff ainda não respondeu se concorre à presidência do Grêmio, apesar dos apelos de muitos conselheiros gremistas?

Três volantes

26 de maio de 2012 1

Esta formação foi testada com amplo insucesso contra o Santos, na Vila Belmiro, na fase de grupos da Libertadores. Não satisfeito com isso, Dorival Júnior volta a essa composição. Poderia colocar Marcos Aurélio ou dar fim à punição de Jajá e teria um time mais equilibrado, ainda que totalmente descaracterizado. Três volantes não asseguram proteção defensiva. Um time equilibrado retém a bola no campo de ataque, onde o perigo passa a ser do adversário. Na mesma proporção é colocar três atacantes. O time não joga. Se tivesse feito a opção por Marcos Aurélio ou Jajá, o treinador teria um time com seis jogadores para defender e quatro para atacar. Ainda bem que o Flamengo está caindo aos pedaços e, apesar dessa escalação, o Inter ainda pode ter sucesso. Mas, para começar, poderia ser melhor.

Entrosamento

Vanderlei Luxemburgo montou uma forma de jogar no Grêmio e, apesar de trocar jogadores, ela se mantém. Isso me parece o correto. Jogadores se lesionam, são punidos com cartões, o que força o treinador a mudar peças constantemente. Edilson saiu por lesão, entrou Gabriel. Saiu Werley, entrou Naldo. Saiu André Lima, entrou Miralles. O time não perdeu sua estrutura. Para os jogos da Copa do Brasil, o treinador terá os retornos de Werley e Kleber, que vão fazer o time ficar ainda melhor. Mesmo que a gente reconheça precariedade em alguns titulares.

Seleção

Terminou o recreio para Mano Menezes. Começa hoje, às 10h30min, uma série de quatro amistosos que poderão consagrar ou demitir o treinador. Mano não conseguiu um time base para a Seleção. Claro que conta com problemas de safra de jogadores. Mas o treinador poderia ter nos entregue uma ideia de time, uma forma de jogar. Dunga fez isso com muito mais brevidade. Mano ainda vai preparar com esses amistosos o nosso time para a Olimpíada.

Você sabia?

Que, finalmente, o Grêmio se deu conta que tem Miralles e que ele pode ser uma solução definitiva para seu ataque?
Que Paulo Pelaipe ainda negocia com três jogadores?
Que o Ministério Público faz bem em alertar sobre a segurança que deve existir no Beira Rio durante a reforma?
Que cabe ao Ministério Publico cuidar, com o Inter e a Brigada Militar, da segurança dos torcedores?

Punição

25 de maio de 2012 6

É claro que o jogador Jajá precisava ser punido. Manter a disciplina num grupo de jogadores de futebol é fundamental para que tudo aconteça bem. Jajá perdeu 70% dos seus direitos de imagem e foi treinar em Alvorada, às 8h, só ele e um professor de Educação Física. Não é pouco. Foi assim com Jô.
Não se sabe o tempo exato desta punição, mas tenho convicção de que ela deveria ter terminado esta semana, não importando o seu tempo de duração. Como Dorival Júnior não tem Oscar, D’Alessandro, João Paulo, seria o caso de recolocar Jajá nesta função. Ao contrário, o treinador vai colocar Josimar.
Serão três volantes contra o Flamengo. Só um jogador de armação que é Dátolo. Isto me lembra aquela escalação contra o Santos, na Vila. Foi um desastre. Menos mal que o adversário é um saco de gatos. Mas quem acabou punido neste final de semana foi o Inter e não Jajá.

Improvisação

O time colorado para enfrentar o Flamengo é pura improvisação. Um time totalmente diferente, e para pior. Só na zaga que não há mudanças significativas.
O meio tem três volantes e um atacante – Dagoberto – que volta para o meio onde ele não sabe jogar em nome de um esquema preferido pelo treinador. E no ataque sai Leandro Damião e entra Gilberto. Muito menos.

Fifa

O Brasil de Pelotas foi suspenso pela Fifa de todas as competições nacionais e internacionais. Tudo porque o Xavante foi a Justiça comum para buscar seus direitos.
Conseguiu, mas não cumpriu com os rituais jurídicos especificados pela entidade que determina que esta opção só é possível quando esgotados todos os recursos da Justiça esportiva. Não sei como vai terminar esta história, mas acho que o Brasil vai se incomodar muito para rever seus lugares no futebol.

Você sabia?

* Que o Grêmio prepara um pacote de contratações?
* Que o problema é saber se realmente vai conseguir contratar os jogadores que quer pelas dificuldades encontradas no mercado?
* Que os novos estádios estão colocando novos preços – e bem mais altos – para as pessoas que querem assistir futebol?
* Que muita gente faz demagogia com preços de futebol, mesmo assistindo shows de artistas pelos quais pagam até R$ 500?

Decisão

24 de maio de 2012 5

O Grêmio vai para uma decisão importante. Até agora são sete jogos com setes vitórias. Só que tem que ganhar mais uma ou, pelo menos, conseguir a classificação. Vanderlei Luxemburgo sabe disto.
Chama atenção a todo momento. Pede a presença do torcedor e este atende. O Olímpico vai lotar ou quase isto. Marcelo Moreno é dúvida. Mas, se ele não puder jogar, pelo que vem jogando, não fará falta.
Neste caso devem jogar Miralles e André Lima. O argentino foi bem em São Januário. Marcou gol, anulado, perdeu gols, mas se movimentou bastante no campo. O Bahia vai buscar o erro do Grêmio. Todo cuidado é pouco e jogar com toda força é a receita. Sem dar lado para o azar. O Palmeiras espera pelo Grêmio.

Lógica

O Palmeiras ganhou do Atlético-PR, em Barueri (SP), e garantiu sua classificação para enfrentar Grêmio ou Bahia. Vai ser Luiz Felipe Scolari contra Luxa. Não assusta ninguém o time do Palmeiras, muito menos o treinador Luiz Felipe que não ganha títulos desde que foi campeão do mundo com a Seleção Brasileira, e lá se vão dez anos.
Contra o Furacão, o Verdão teve sobra, mas se for o enfrentamento contra o Grêmio pode o torcedor tricolor ficar com muita esperança de chegar a final.

Velho Boca

O jogo caminhava para seu final no Engenhão quando o Boca conseguiu o gol de empate e da classificação. Está longe de ser um grande time de futebol. Aquele que botou 5 a 0 no Grêmio na final da Libertadores não existe mais.
Hoje, é um time comum tecnicamente. Mas, os argentinos sabem como atuar em competições internacionais e são ferozes quando fora de casa. O Fluminense, que eliminou o Inter, foi eliminado pelo Boca.

Você sabia?

* Que Paulo Pelaipe deve divulgar o nome de um jogador contratado pelo Grêmio depois do jogo?
* Que este jogador vem do Exterior e seu nome é mantido em sigilo pelos dirigentes porque os papeis ainda não foram assinados?
* Que, segundo Gilmar Veloz, nem Luiz Adriano nem Pato podem ser contratados neste momento pelo Internacional?

Casa cheia

23 de maio de 2012 0

Luxemburgo quer ver 40 mil torcedores amanhã no Estádio Olímpico. Ele sabe, melhor do que ninguém, que não se brinca em Copa do Brasil. Qualquer descuido pode resultar em tragédia. O Bahia é fraco tecnicamente, mas é um time de primeira divisão, tem um treinador que conhece o Grêmio e pode querer complicar. Todo cuidado é pouco nestes momentos decisivos, mesmo considerando que a vantagem obtida pelo Grêmio em Salvador é muito significativa. A média de público no Olímpico este ano, segundo o repórter da Rádio Gaúcha André Silva, é de 12 mil pessoas por partida. Luxa quer quatro vezes mais. O jogo é bom, decisivo, o horário é o melhor de todos, 21h. Portanto, há motivos de sobra para o torcedor ficar ao lado do time.

Libertadores

Acho que o Santos passa pelo Vélez na Vila Belmiro amanhã. Se fizer 1 a 0 está dentro. Claro que se sofrer um gol pode complicar, mas é importante lembrar as qualidades santistas e que o Vélez não é o melhor time da Argentina. Favoritaço. Já não dá para dizer o mesmo do Fluminense. O Boca tem sido, ao longo dos anos, melhor jogando fora de casa do que na Bombonera. Na primeira fase, perdeu em casa para o Flu em Buenos Aires e ganhou no Engenhão. O Abelão vai ter que se cuidar muito para não ser eliminado.

Brasileiros

Entre Corinthians e Vasco, também fica muito complicado eleger um favorito. O Vasco joga fora de casa, mas tem jogadores capazes de desequilibrar. Tem Diego Souza, em grande fase, e Juninho, que joga demais. O Corinthians tem força pelo conjunto. Não é jogo de definição simples. Tite x Cristóvão, um treinador que tem sido muito criticado, mas que tem levado o Vasco adiante.

Você sabia?

* Que a imprensa baiana tem criticado muito Paulo Roberto Falcão por utilizar três volantes no time?
* Que o treinador responde dizendo que é “bobagem” da imprensa?
* Que Lucio é o zagueiro pretendido pelo Internacional?

Poupar jogadores

22 de maio de 2012 5

Recebo do leitor Guto Garavello a seguinte mensagem que fala sobre esta frescura brasileira de poupar jogadores:

“Amigos, há muito tempo me causa desconforto a questão do ‘poupa-poupa’ de jogadores no futebol brasileiro. Além do prejuízo técnico incompatível com o investimento que os clubes fazem nos atletas de primeira linha, me incomodam muito as desculpas, principalmente a questão do calendário.

Quem acompanha o futebol europeu sabe que o calendário é tão duro quanto o brasileiro, basicamente não há diferença. Ou melhor, há sim. Na Europa não existe essa vigarice de poupar atletas, basta uma rápida pesquisa para ver que a ladainha vai por água a baixo.”

Números

E o Guto mandou os seguintes números:
Na temporada 2011/2012, o Real Madrid teve 67 jogos. Seu principal jogador, Cristiano Ronaldo atuou em 55 deles. Ou seja, em 82% das partidas, o craque português estava em campo.
No Barcelona a situação é parecida. O Barça teve 71 confrontos, 59 deles com Messi em campo. Ou seja, o argentino jogou 83% das partidas do time catalão.

Inter
Para ficar só no Inter, o clube teve 32 jogos este ano. Com os 37 que ainda restam no Brasileirão, chegará a 69, ficando entre Barcelona e Real Madrid. E mesmo assim, nesse começo de temporada já poupou vários jogadores.
Guto lembrou de três, Leandro Damião, D’Alessandro e Nei. Os últimos dois tiveram lesões, então, não foram poupados, mas sim ficaram de fora por motivos maiores. Mas Damião fez 24 dos 32 jogos – ou 75% das partidas. Abaixo dos craques que jogam na Europa.

Grêmio
O Tricolor já entrou em campo 28 jogos este ano. No último poupou quatro jogadores e teve dificuldades contra o time reserva do Vasco da Gama. Acabou perdendo.

O leitor conclui sua mensagem assim: “Messi e Cristiano Ronaldo jogam todas as partidas, mas o Léo Gago e o Nei tem que ser poupados? Por favor, já que gostam tanto de poupar, que me poupem dessa, ou ao menos não ofendam o intelecto das pessoas com a desculpa esfarrapada do calendário”.

Grande começo

21 de maio de 2012 5

Focado somente no Brasileirão, o Inter começou a mostrar sua cara. Não tomou conhecimento do Coritiba e fez o placar com naturalidade. Leandro Damião foi um show a parte. Ele fez um golaço aplicando uma meia lua no zagueiro e desferindo forte chute no ângulo. Depois fez uma parede contra os zagueiros do Coritiba e deixou Dagoberto na frente do gol para marcar. Na segunda etapa, enfiou um chute forte no travessão.

Havia perto dele, Oscar e, como não acontecia anteriormente, tinha a companhia de Dagoberto, que finalmente foi mais atacante do que meio campista. Com parceria, Damião sobrou e fez quase tudo. Os três primeiros pontos estão na mão. Grande começo colorado no Brasileirão.

Preocupação

Um pênalti desperdiçado, um gol mal anulado, gols perdidos até sem goleiro. Este é um resumo da estréia do Grêmio no Brasileirão. Jogando contra reservas do Vasco, reforçado por alguns titulares no segundo tempo, não conseguiu traduzir eventual superioridade em campo no marcador. Um jogo em que três pontos foram jogados pelo ralo. Se não ganhou do time improvisado do Vasco, muito mais interessado na Libertadores, o torcedor pode perguntar: de quem o Grêmio poderá ganhar neste campeonato? Talvez a Copa do Brasil possa salvar este semestre. Mais do que isso, não existe.

Fiasco

De todos os grandes times do Brasileirão na primeira rodada, o grande tropeço foi do São Paulo. Leão colocou todos os titulares para jogar e, mesmo assim, levou 4 a 2, com três gols de Herrera, que já é goleador da competição. O Corinthians perdeu jogando com reservas, para os também reservas do Fluminense. O Flamengo confirmou sua inhaca e só empatou com o Sport. Pouca novidade neste começo.

Você sabia?

Que o Figueirense, do técnico Argel, largou em casa ganhando do Náutico?

Que o treinador Cuca anunciou em Campinas que Jô está indo para o Atlético-MG?