Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Pedro Ernesto: Grêmio inaugura uma nova modalidade de punição

04 de setembro de 2014 76

Tudo se encaminhava para a decisão tomada pelo STJD. O próprio procurador, Paulo Schmitt, chegou a quase fazer um pré-julgamento. Não deu outra. O Grêmio foi eliminado, em primeira instância, da Copa do Brasil. Não tenho elementos para definir se isto é justo ou injusto. O que sei é que o Grêmio inaugura uma nova modalidade de punição. Isto parece um exagero, já que outros clubes, com o mesmo problema, foram apenas multados. Estranho, muito estrando. Ou teria sido o clamor popular que determinou este comportamento do tribunal? Esta é uma punição que marca o clube, o que não é bom.

No entanto, do ponto de vista da competição, o resultado de campo praticamente eliminou o Grêmio da Copa do Brasil. Ou será que dá para imaginar como provável que o ataque do Grêmio, que tem sido de uma incompetência absoluta, marcaria três gols na Vila Belmiro? Poder marcar, pode. Mas seria muito improvável. Cabe recurso, mas como a condenação se deu, por unanimidade, é, também, muito improvável que o Grêmio tenha sucesso. Este é um assunto polêmico. Nas redes sociais, todos opinam, cada um com uma opinião diferente. Agora é tocar avida pelo Brasileirão.

Escalação

:FERNANDO GOMES/AGÊNCIA RBS

:FERNANDO GOMES/AGÊNCIA RBS

Cabe ao treinador Luiz Felipe Scolari e ao grupo de jogadores do Grêmio ficar fora destas questões que tem a ver com o Tribunal. A vitória sobre o Bahia deixou o time a quatro pontos do G4. Existe, portanto, grande expectativa de, pelo menos, uma vaga na Libertadores. Não é tudo que o torcedor quer, mas é um grande consolo.
Neste sábado tem jogo importante e difícil contra o Flamengo. Luxemburgo conseguiu cinco vitórias consecutivas. O Maracanã vai transbordar de torcedores flamenguistas. Felipão terá de mudar o time. Não sabe se irá com dois ou três volantes. Os jogadores que não podem jogar não fazem grande diferença técnica em relação aos que estarão em campo. Uma boa vitória no Maracanã será uma grande alegria para os torcedores, que passaram por uma semana complicada.

Sul-Americana
Vamos fazer um acordo: o Inter largou a Copa Sul-Americana. Por duas razões bem objetivas. A primeira porque levou 2 a 0 do Bahia em seu estádio. A segunda porque nunca fez muita questão da competição. Aliás, na Copa do Brasil não foi muito diferente. Decisões polêmicas. O Inter está mesmo focado no Brasileirão, onde é vice líder e pode até ser campeão.

Hoje, contra o Bahia, joga um time praticamente reserva. Pode ganhar, mas dificilmente sairá da Fonte Nova com a classificação para a próxima etapa. Isto acontecendo, o clube estará focado apenas no Brasileirão. Se tiver sucesso, tudo estará justificado. Caso contrário, os colorados vão ter que dar muita explicação.

Demaaaiiss!!!
É verdade que o Grêmio esperou muito para enfrentar, objetivamente, a Geral. Não é menos verdade que o Grêmio, apesar da dura punição, trabalhou bem para enfrentar o julgamento de ontem. Como disse o presidente Fábio Koff, o clube fez tudo que estava ao seu alcance. Certamente, depois desta punição teremos torcedores com melhor comportamento. Teremos um público torcendo para o clube, e não arrumando problemas. No meio de tanta coisa ruim, este é o lado que sobra como produtivo.

De menos
Sem querer dar parecer jurídico por falta de formação no assunto, quero reiterar que o Tribunal não manteve a jurisprudência. Os clubes que tiveram problemas de racismo nos seus estádios foram multados, nunca eliminados de competições. Alguns jornalistas e ex-jogadores travestidos de jornalistas incendiaram o processo, mancharam a imagem do clube. O Grêmio nunca foi um clube racista. Não faltam provas para isso. Como em qualquer time do mundo, em sua torcida tem de tudo. Sendo assim, não merece ser rotulado por pessoas da imprensa como racista.

Comentários (76)

  • Fernando diz: 4 de setembro de 2014

    A “prioridade” é o brasileirão. Prioridade ou foi o que sobrou neste ano ?

  • mateus diz: 4 de setembro de 2014

    Pedro a questão é a seguinte: não entendo nada de direito assim como você, mas falando em jurisprudência, a partir de agora em novos casos de racismo (isso com certeza não vai acabar), a punição será na mesma medida? Será que eles eliminariam um clube do Brasileirão? Haveria punição para times paulistas ou cariocas? Haverá punição para mortes em estádio como ocorre a toda hora?
    Se essa punição servirá de aviso e exemplo, estamos aceitando e estamos felizes como diz o Koff. Mas ela deverá ser seguida com rigor e para todos que cometerem os mesmos atos daqui para frente.

  • mateus diz: 4 de setembro de 2014

    E aí te pergunto outra coisa Pedro. Quer ver só como a situação é complicada.
    Por exemplo: o Grêmio vai enfrentar o Flamengo no Maracanã sábado e a torcida do Grêmio comete atos racistas no seu espaço dentro do Maracanã, a punição vai pra quem?
    Tá vendo como não é bem assim, pois o responsável pelo Maracanã é o Flamengo e ele não deveria deixar os racistas entrarem, então seguindo as regras tomadas a punição teria que ir para o Flamengo.

  • Luis Kleinkauf diz: 4 de setembro de 2014

    Parabens a Geral do Grêmio, conseguiram seu objetivo. Colocaram o nome do Grêmio na lama. Se existe um culpado nessa estoria, é a Geral do GRêmio.

  • INTER GRANDE DO SUL diz: 4 de setembro de 2014

    É DO JOGO:

    - GANHAR DO PODEROSO BARCELONA NA FINAL DO MUNDIAL FIFA

    - PERDER PARA O MAZEMBE NUMA SEMI FINAL DE UM MUNDIAL FIFA

    - SER REBAIXADO DUAS VEZES A SEGUNDA DIVISÃO DO FUTEBOL BRASILEIRO

    - PERDER DE QUATRO A ZERO PARA A ANAPOLINA DISPUTANDO A SEGUNDA DIVISÃO

    MAS O QUE NÃO É DO JOGO É SER O PRIMEIRO CLUBE BRASILEIRO EXCLUIDO DE UMA COMPETIÇÃO OFICIAL POR ATOS RACISTAS DA SUA TORCIDA. ESSA SERÁ MAIS UMA MANCHA NEGRA QUE ESSE CLUBE CARREGARÁ PARA SEMPRE.

    VERGONHA ETERNA.

  • Adicleiton Damin diz: 4 de setembro de 2014

    Caro Pedro Ernesto. Serão punidos: Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou PROCEDÊNCIA NACIONAL. Essa história de cantar “gaúcho viado” nos estádios onde o Grêmio joga fora do Rio Grande do Sul deve acabar…ou vale para todos ou para ninguém!

  • NELSON diz: 4 de setembro de 2014

    Nunca foi expulso nenhum clube, então o ESPORTIVO glorioso de Bento Goncalves não eh um clube para você, esqueces que fomos expulsos da Primeira divisão do Gauchao, ou vc não considera ser expulso de uma divisão para outra, PARA MIM so mudam os termos……..EH QUE BATER NO PEQUENO PODE, estava esperando para ver o que ia acontecer com o GRANDAO ( e foi pouco em, de bom so a marca no clube de racista ), afinal la como ca, RACISMO eh CRIME.

  • INTER ÚNICO CLUBE GAÚCHO CAMPEÃO MUNDIAL DE FUTEBOL diz: 4 de setembro de 2014

    Eles levaram mais uma goleada:

    STJD 5 X 0 gremio Portoalegrense

  • Elton Dhyunior diz: 4 de setembro de 2014

    Bom dia! sou gremista com muito orgulho, acho que a decisão foi dolorosa para nossa instituição. Pois não cabe a entidade Grêmio ser punida por culpa de alguns torcedores; que na verdade não são torcedores. Bom não vamos longe, Um torcedor do San José, de apenas 14 anos, morreu após ser atingido por um sinalizador que teria partido da torcida do Corinthians, no estádio Jesús Bermúdez, ano passado. “MORTE” daí isso pode?? por favor né, vamos agir mais com a razão e não com o coração!!! multa por atraso, papel higiênico, e perda de mando de campo tudo bem, más exclusão da entidade que mais venceu a copa do Brasil, daí já virou bagunça.
    Obg Bom dia a todos…

  • Wanderley diz: 4 de setembro de 2014

    RIDÍCULA PUNIÇÃO…
    Vamos a um exemplo prático:
    Pegamos o atual brasileirão onde o Cruzeiro é lider. Torcedores rivais Atleticanos, travestidos de cruzeirenses vão a um jogo do cruzeiro e de costas para não serem identificados, proferem ofensas raciais à jogadores adversários do cruzeiro.
    O que acontece?
    Cruzeiro excluído da competição.
    Tá bom assim?????

  • Ado diz: 4 de setembro de 2014

    Pedro. Hoje que tem grande Turfe, vai uma de cocheira que circula por ai, para o Muriel: Um ex-presidente do Internacional, cuja mão é beijada por todos, “mandou” contratarem para 2015 o Goleiro Fernandez para ser o Titular 2015 e já foi atendido, tendo tudo já pré acertado.

  • Eduardo diz: 4 de setembro de 2014

    VERGONHA ETERNA, “CONCRETIZADA” E FORJADA EM “AÇO” PARA DIARIAMENTE SER LEMBRADA AO CIRCULAR PELA CIDADE: VIADUTO DO MAZEMBE. kkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Jeferson diz: 4 de setembro de 2014

    Matar pode, xingar não…se fosse Flamengo, Corinthians duvido que seria excluído e esse aracnídeo fica rico e famoso arruma logo uma LOIRA “normal”…pra mim quis mais se aparecer e conseguiu.

  • clovis diz: 4 de setembro de 2014

    QTA DEMAGOGIA DESSA BAIRRISTA IMPRENSA PAULISTA E CARIOCA, QTO O GAROTO BOLIVIANO FOI MORTO EM ORURO, ELA NÃO FEZ PRESSÃO PARA PUNIR O CORINTHIANS, O INJUSTIÇADO ARANHA É CASADO COM UMA LOIRA E NÃO UMA NEGRA, O MAIOR RACISTA É O PRÓPRIO NEGRO Q RASPA A CABEÇA E CASA COM MULHER LOIRA, A PRÓPRIA NEGRA Q FAZ CHAPINHA PARA ALISAR O CABELO, RELEGANDO SUAS ORIGENS AFRO, DEPOIS QUEREM SER TRATADOS COM IGUALDADE, QUANDO NA VERDADE ELES MESMO NÃO SE RESPEITAM E SE ASSUMEM, ESPERO Q A DIRETORIA DO GRÊMIO EXIJA A MESMA PUNIÇÃO QDO UM TORCEDOR ADVERSÁRIO CHAMAR UM ATLETA SEU DE GAÚCHO VEADO, ESSE BARULHO PQ É COM O GRÊMIO, SE FOSSE COM TIMES DO EIXO RIO E SP, NADA DISSO ESTARIA ACONTECENDO, BANDO DE DEMAGOGISTA, FALSOS PALADINOS DA MORALIDADE, RENATO GAÚCHO ERA CHAMADO DE VEADO PELO TORCEDOR DO INTER E O INTER NUNCA FOI PUNIDO POR ISSO.
    Responder

  • GUTO PEREIRA diz: 4 de setembro de 2014

    Caro NELSON, ainda bem que fizeste o COMENTÁRIO, que a horas estou batendo em CIMA e não entro no MÈRITO da QUESTÃO de saber se o ESPORTIVO ou GRÊMIO estão CERTOS ou ERRADOS e SIM, como foram dados de MANEIRAS DIFERENTES pela IMPRENSA do RIO GRANDE do SUL(entenda-se CAPITAL).

    NELSON o que fizeram com o ESPORTIVO, dando um de JUÍZES de TRIBUNAIS, sentenciando o ESPORTIVO e TODOS DIZENDO, que o ATO de RACISMO, não poderia PASSAR em BRANCO e deveria de servir de EXEMPLO(deu para ver que de EXEMPLO ^NÃO SERVIU, basta ver o que aconteceu na ARENA) e teria que ter uma PUNIÇÃO EXEMPLAR…

    No caso da ARENA, pelo que eu saiba, foi dentro do ESTÁDIO e não a 2,3,4 ou mais quadras(pois aí SIM o CLUBE não tem o que fazer) e pela PRÓPRIA TORCIDA do MANDATÁRIO do JOGO, teve REPÓRTER da RBS, que um que só fala em PULO de DEZ, A ENCRENCA é GRANDE, SE NÃO GANHAR HOJE ESTÁ FORA(diz a mesma coisa desde o início da rodada, tanto para INTER e GRÊMIO) etc tec…só veio a comentar o FATO no DIA do JULGAMENTO(porque será) e outro que adora historinhas só vomitou a VERDADE dos FATOS um dia ANTES do JULGAMENTO(porque será).

    Isto é que não CONCORDO, porque quando foi contra o ESPORTIVO os TECLADOS correram mais que a NOTÍCIA ????

    TIME do INTERIOR ??? Poucas RÁDIOS e IMPRENSA para REBATER ????

    Agora quando a NOTÍCIA se espalhou à nivel NACIONAL o EIXO RIO-SÃO PAULO, deitou e rolou em cima da IMPRENSA do RIO GRANDE do SUL.

    O que fizeram com o ESPORTIVO, tomaram lá de CIMA e ficaram quietos, achando que ALGÚNS não ESCREVENDO, passaria o FATO BATIDO e não daria tanta REPERCUSSÃO.

    Tem outra VERDADE, que não está sendo DITA:

    Se o ACONTECIDO, fosse no CAMPEONATO BRASILEIRO, o que pegaria o GRÊMIO, seria no MÁXIMO 8 JOGOS de PORTÕES FECHADOS, SEM DIREITO A TORCIDA e uma MULTA, ou alguém está achando que seria ELIMINADO do CAMPEONATO ??? Se fosse então cairia para a SEGUNDA DIVISÃO…é ISTO ???????????

    Como foi na COPA do BRASIL e são jogos MATA-MATA, nal qual perderia os PONTOS, pois o ocorrido foi em seu ESTÁDIO e já tinha perdido, pois tomou um CHACOTE do SANTOS por 2×0 e por consequencia mais 3 PONTOS, por sí só já estaria ELIMINADO do CAMPEONATO.

    Então sem ESSA, como querem fazer do GRÊMIO um MÁRTIR do FUTEBOL, pois deu o acaso de ser na COPA do BRASIL e uniu o ÚTIL ao AGRADÁVEL até para o GRÊMIO se fazer de VÍTIMA, pois dificilmente reverteria o PLACAR e estão dizendo que foram ” ELIMINADOS do CAMPEONATO “…uma PENA SEVERA etc.etc.etc….queria ver se fosse no CAMP. BRASILEIRO….será que iria para a SEGUNDA DIVISÃO, pois seriam ELIMINADOS ???

    Espero que pelo menos ISTO a IMPRENSA do RIO GRANDE do SUL, possa EXPLICAR, para os mais FANÁTICOS….e ver como é quando uma MÍDIA GRANDE, monta em cima de uma PEQUENA…que sirva de exemplo.

  • Colorado no MT diz: 4 de setembro de 2014

    Vejo com tristeza,muitos colorados se manifestando e zoando sobre a decisão do stjd ontem.
    Como podemos reclamar depois,se quando temos que demonstrar que somos educados,não conseguimos ser,pois estamos rindo da desgraça,igual o que aconteceu à poucos dias no Beira Rio,no episódio Fernandão.
    Como GAÚCHO que sou,me solidarizo com os torcedores do Grêmio,pois não posso aceitar ,que um tribunal sempre prejudique os clubes gaúchos,ou esqueceram 2005???
    Em todos os estádios,no calor do jogo,todo mundo fala besteiras,ou não??faz parte do clima.Já fui várias vezes ao Beira Rio,e aconteceram ofensas, ao adversário,ao árbitro,aos bandeirinhas,a até ao Técnico Dunga.Qual é a diferença???
    Sou psicólogo,e trabalho nesta área,procuro entender o máximo todas as pessoas,antes de me manifestar. Nós colorados não deveríamos estar felizes,com esta atitude do stjd,pois assim estamos demonstrando o mesmo sentimento de coitadismo,pois fomos todos julgados,como um povo racista,ou não entenderam o que o Aranha falou no seu depoimento?Penso que o Grêmio deve recorrer,e os culpados sim serem condenados,não o clube.E nós colorados,temos muitos problemas para resolver:estamos fora da Copa do Brasil,praticamente fora da Sul Americana,dificilmente ganharemos o Brasileirão( estamos aguardando à muito tempo),vai sobrar o que? o gauchão e uma vaga pra Libertadores? é muito pouco,ou alguém discorda?

  • NINO, ITALIANO NÃO RACISTA diz: 4 de setembro de 2014

    Sr. DENARDIN

    Muito hilario ler sua coluna hoje e compará-la com as anteriores.

    A sua coluna como os comentários do Mauricio, que muitos chamam com muita razão de “DARAIVA” são os legítimos representantes do “MORDE E ASSOPRA” ou se acharem melhor “”SABONETES”

    Antes do julgamento bradavam aos quatro ventos que deveriam aplicar uma dura pena ao GRÊMIO e justificavam os motivos.

    Agora como o como o Daraíva, vem dar uma de bonzinho dizer que a pena foi muito forte e se diz ignorante da legislação esportiva para comprovar isso. Se não sabe o que está dizendo e escrevendo vá fazer outra coisa. Talvez cantar se se achas cantor!!!

    Porque não fazem como fez o JUCA KFOURI que foi buscar parecer de um jurista para provar que o GRÊMIO não deveria ser penalizado e sim os torcedores. Ele não é GREMISTA não, corintiano assumido.

    Por essas e por outras que esse jornalismo esportivo gaúcho e retrogado, falso e contaminado pelo grenalismo.

    Neste caso, tu, o Daraiva e o Wianey poderiam ser os indicados para receber mais esta taça para vosso querido clube dos monges vermelhos, que condenam o racismo mas incentivam a homofobia, sob tua liderança.

    Parabéns PEDRO ERNESTO DENARDIN, WIANEY CARLET E MAURICIO DARAIVA, pelo brilhante titulo conquistado. Não incluo aqui o Kenny Braga, porque esse personifica a ignorância.
    Fica aqui uma esperança vocês passarão, mas o GRÊMIO continuará grande!!!!!!

  • luiz carlos diz: 4 de setembro de 2014

    eles tem que aparecer com times GRANDES, como o Gremio,torcida,1°Ranking CBF, quatro vezes campeão da Copa do Brasil, 8 milhÕES de torcedores, 6° maior torcida do BRASIL, Enquanto outros clubes, sem expressão (torcida)nehuma, ficam felizes.é do jogo.

  • NINO, ITALIANO NÃO RACISTA diz: 4 de setembro de 2014

    ………….. como o, só uma vez!!!!!!! eheheheheh

    Frase final: Não é a esperança que fica, mas a “”””certeza”””””

  • Marcos diz: 4 de setembro de 2014

    Também acho que foi exagerada a punição e sem querer botar mais lenha na fogueira, mas a partir de que ano mesmo o Grêmio passou a aceitar jogadores negros no time? Há um histórico aí!

  • Carlos J Oliveira diz: 4 de setembro de 2014

    Marcos,

    Se você quer uma resposta leia a história de Lupicinio Rodrigues e verá que existiram outros clubes no passado que rejeitaram negros, mas precisamente os calenas pretas.
    Não há um histórico, mas sim há ”’HISTÓRICOS”””
    Antes de jogar pedras cada um deve olhar como é seu telhado!!!!!

  • Flávio Paz diz: 4 de setembro de 2014

    SENHOR PEDRO ERNESTO DENARDIN o SENHOR saiu em defesa do ESPORTIVO de BENTO Rebaixado no Gauchão por INJÚRIAS RACIAIS? Cai fora PEDRO. Foram necessários 111 para que um Tribunal de Justiça Esportivo mostrasse para o MUNDO que o PRIMEIRO CLUBE RACISTA do RS. Brasil e da Am[erica Latina é de Porto Alegre. Em sua origem se chamou “Grêmio de FussBall Porto-Alçegrense” e só admitia jogadores de descendência alemã (Irmãos POPPI vindos de São Paulo que acabaram fundando o INTER) não de outras RAÇAS e principalmente NEGROS. Os 2 atos RACISTAS ( com o cidadão ARANHA e os cânticos de NEGRO IMUNDO de domingo) tiveram repercussão MUNDIAL e as punições sofridas ainda foram BRANDAS popis deveria perder ainda o Mando de Campo como outros Clubes que foram punidas em 2014 por atos menores. A LEI FOI CUMPRIDA. Parabenizo aos SENHORES AUDITORES do STJD que deram uma lição aos MAGISTRADOS do STF os fizeram de TUDO para livrar a cara dos Mensaleiros, tendo como seu principal CÚMPLICE e DEFENSOR o atual Presidente Ricardo Levandowski. Se o Brasil quer ser do PRIMEIRO MUNDO tem de ser comportar como TAL e não virar CHACOTA dos países Europeus como um País sem LEIS. Saiam fora do BRASIL e constate como o País é visto lá fora!!!

  • Martin diz: 4 de setembro de 2014

    PARABÉNS A RBS E AO imPARCIAL LUIS BENFICA CONSEGUIRAM DESTRUIR A VIDA DE UMA MOÇA QUE NA HORA DA RAIVA FALOU UMA PALAVRA ERRADA. SE FOREM HOMENS DE VERDADE LEVARÃO ESSA CULPA PARA O TÚMULO.

  • OGBortolotto diz: 4 de setembro de 2014

    Comprovado o racismo do ILUSTRÍSSIMO, DIGNÍSSIMO, MERITÍSSIMO, AUDITOR SUA SANTIDADE, ADVOGADO DR. Ricardo Graiche.

    Quem deverá ser processado O STJD ou SUA SANTIDADE RICARDO GRAICHE???

  • silvio jaime fernandes diz: 4 de setembro de 2014

    Olá Pedro:….
    Bom dia à todos.
    Se não todos, mas quase todos os postantes sabem que sou COLORADO até morrer
    Os mesmos também sabem que não comento assuntos do Grêmio
    Hoje é uma exceção:…
    - De forma irrestrita estou em desacordo com o que “estes julgadores de merda e paus mandados” fizeram com o Clube eliminado-o de uma competição. Isto é um dano irreparável desde já até um futuro distante.
    Tudo que venha deste tribunal de araque, já que existem por causa da CBF FC, não merece credibilidade alguma. Vários exemplos foram citados por outros postantes de que racismo é uma coisa, 1/2 de bastardos é outra coisa. – Mais:….o passado desta tal CBF FC e deste tal juizado, não opacos e tendenciosos. Nem preciso citar exemplos já sabidos e ainda existentes neste antro.
    AH:….só se fala em racismo quando se trata de pessoas negras. Um baita erro de avaliação.
    Por ex:….Judeu não mistura a raça. Portanto os judeus são racistas. Raramente os orientais misturam a raça. Portanto os orientais são racistas. …etc…etc…etc…
    Temos que parar de sermos hipócritas. Mas também deve existir uma condição de igualdade à todos. Isto não acontece em lugar nenhum do Mundo.
    Ou cria-se uma Liga Profissional para cuidar do nosso pobre futebol brasileiro, ou no máximo em 3 anos estamos fadados a uma falência total dos Clubes
    De mim nenhum gremista ouvirá uma flauta por este acontecimento. Assim como jamais comemorarei a morte de um jogador e/ou torcedor de verdade do Grêmio.

  • José Luiz Sampaio Menezes diz: 4 de setembro de 2014

    O cinismo, a hipocrisia, e a demagogia barata, estão inoculados na justiça Brasileira, não é de hoje…
    A jurisprudência decorrente do julgamento do Grêmio, abre turvos caminhos para o futuro do futebol Brasileiro !…
    Quando alguém decidir eliminar algum clube da competição (Cruzeiro?), basta mandar alguns fanáticos sem noção, vestir a camisa do clube a ser eliminado que está jogando em casa, chamar de macaco qualquer jogador negro do time adversário !… Pronto. Pela decisão do tribunal de ontem,o time da casa estará eliminado da competição ¹…
    Cuidado Cruzeiro…

  • JORGE LUIZ DAL MOLIN diz: 4 de setembro de 2014

    É muita demagogia. Como pode uma entidade pagar pelos atos de seus sócios. Ou no caso de time de futebol, pagar pelo atos de uma pessoa que foi assistir o jogo, seja associado ou não. Como a diretoria de um clube de futebol vai controlar 5, 10, 20 ou 30 mil torcedores. Como saber qual o torcedor que vai fazer bagunça? Puna-se os torcedores identificados e pronto.

  • Claudio Vanelli diz: 4 de setembro de 2014

    Silvio Jaime Fernandes.Poucas vezes li um depoimento tão claro,inteligente,de um cara com uma sensibilidade acima da média.
    Parabéns.Não o conheço,mas imagino o tamanho de seu caráter,gente como você,contribuem para um mundo melhor.
    Muito obrigado.Quero melhorar como torcedor,você me fez pensar.

  • PAPAI COLORADO diz: 4 de setembro de 2014

    O gremio NÃO É MAIS CLUBE GRANDE.

    PONTO FINAL.

  • Alberto/Colorado diz: 4 de setembro de 2014

    Melancólicas as eliminações dos nossos times nos Campeonatos: Inter quer o Brasileirão então é só ‘avisar’ o Cruzeiro para que caia na tabela. Grêmio e Felipon levando 7 mais uma vez (2 do Santos e 5 do STJD) acabando com a soberba pois foram excluidos merecidamente pelo ‘conjunto da obra’ da Geral. Lamentável foi a atitude de alguns da imprensa Gaúcha que pediram “multa, rebaixamento”, etc para o Esportivo mas neste caso tentaram amenizar a situação pro lado azul.

  • Fábio Cardoso diz: 4 de setembro de 2014

    Pois é Pedro Ernesto. Pena que só hoje a BRILHANTE imprensa gaúcha chegou a conclusão que o julgamento foi injusto. Não foi o que se ouviu ou se leu nas rádios ou jornais. O Grêmio foi excluido injustamente da copa do Brasil com a conivência da imprensa gaúcha que no final das contas deu um tiro no próprio pé, não soube diferenciar o clube Grêmio da minoria que promoveu a injúria racial. Seguiu que nem cordeiros a opinião da imprensa do centro do país. Justifica que penas assim são aplicadas na Europa ( basta ouvir o sala de redação )sem dar-se o trabalho de pesquisar se isso ocorre, emitem opiniões sem embasamento. Reporteres de campo promovem discussões acaloradas devido a uma carteira de cigarro que caiu no campo contra o Bahia, com uma sanha punitiva que não dá para entender contra um clube deste estado. Quero ver se a DIGNA imprensa gaúcha vai se debater sobre o fato do STJD ser um bando de mal intencionados que entraram no julgamento com opinião de voto formada e combinada entre eles, onde inclusive um deles tem fatos evidenciados de injúria racial em rede social. Todo esse conjunto de fatos é repugnante, mais do que o fato da injúria racial que foi julgada, evidenciar a parcialidade com que estas questões são tratadas por esta imprensa. Hoje, fato consumado, criticam a imprensa de fora, mas não tem autocrítica.

  • Fábio Cardoso diz: 4 de setembro de 2014

    Vendo a questão por outro prisma, este julgamento do Grêmio acende uma luz alta a todos os outros participantes. Porém pergunto, sabedores disto onde estão as manifestações de apoio e até de pressão dos dirigentes dos outros clubes apoiando o Grêmio junto a CBF e ao STJD? Porque se calam? Onde está a união dos grandes clubes deste país? O coirmão se cala? Os ex participantes do clube dos treze se calam? O Santos se cala? Está mais do que na hora dos clubes se organizarem, criarem uma liga forte e mandar a CBF e STJD e imprensa nacional às favas.

  • OGBortolotto diz: 4 de setembro de 2014

    SILVIO JAYME FERNANDES e COLORADO DO MT.

    Cumprimentos pelos comentários!!!
    Existem sim pessoas que conseguem ser isentas, sem abrir mão das suas preferências.
    É assim que eu vejo o Futebol.
    Quanto maior for o adversário, mas esforço para eu crescer para poder enfrentá-lo

  • Julio diz: 4 de setembro de 2014

    O presidente da FIFA, declarou que a condenação do bi rebaixado pelo ato de racismo é um aviso ao mundo.
    O problema foi que ele nunca tinha ouvido falar sobre o bi rebaixado. Em função disso, tiveram que explicar que se tratava de um clube médio do futebol Brasileiro e que esse clube era da mesma cidade do SPORT CLUBE INTERNACIONAL.
    Parece que a resposta dele foi a seguinte:
    Ok, mas para mim em Porto Alegre, sómente existia o INTERNACIONAL como clube.

  • Miro diz: 4 de setembro de 2014

    Olha o precedente perigoso conseguirão formentar o ÓDIO dos torcedores gremistas eu quero ver de agora adiante quando o Grêmio Jogar fora o que vai acontecer. O ódio está instalado a consequência será fatal. Não pensaram nisso. Punirão o clube e deveria ser punidos os torcedores identificados.

  • luciano diz: 4 de setembro de 2014

    o engraçado é que os corinthianos acabaram de matar um ´palmeirense a semana passada e não deu nada.aqueles la do santa cruz mataram um com um vaso sanitario,dentro do estadio e nada.isso tu não fala.pra mim voces da rbs e da midia em geral não valem nada.se apoderam de um microfone e falam o que bem entendem sem direito de resposta,se acha o dono da verdade.vai te enxergar,passa falando q ta sempre nas tia e quer julgar os outros,se acha certo pq não enxerga teus defeitos,só o dos outros

  • marco diz: 4 de setembro de 2014

    Pedro, desse julgamento a maior certeza que eu tenho é que atos como esses vao acontecer novamente na Arena. A torcida, que é a culpada, foi pouco penalizada, apenas o clube foi retirado de uma competicao, de onde estava provavelente eliminado, e vai pagar uma multa.
    Para punir a torcida de forma que isso nao aconteca novamente, o estadio deveria ser fechado para os torcedores para as proximas 10 partidas, tal como aconteceu com o Atletico/PR.
    Ai sim o torcedor seria penalizado no seu direito de ir ao estadio, teria que assistir as partidas pela TV, em um estadio vazio, ai sim na proxima vez que alguem na arquibancada tentar repetir esses atos seria contido pela maioria, do modo como foi feito o julgamento, ficou bom para todos, mas nao vai evitar que isso aconteca de novo.

  • Alberto diz: 4 de setembro de 2014

    Miro: tem alguns vídeos no Youtube com os títulos “fogo no chiqueiro”, “Geral Incendeia Estádio Beira-Rio”. Pergunto: quanto tempo faz que esta torcida comete estes crimes e no Grêmio (e imprensa) o discurso era: “isto é uma minoria que não representa o Clube”? Basta ver as imagens. Não é pouca gente ‘comemorando’! Outra imagem patética é a Patrícia chagando na Delegacia com se fosse uma ‘bandida’.

  • Sandro diz: 4 de setembro de 2014

    E quando o próprio auditor é racista como é que fica. ” postagens polêmicas seriam do auditor Ricardo Graiche, que participou do julgamento dessa quarta-feira “. Será que vão linchar o cara também.

  • Diego Gabriel diz: 4 de setembro de 2014

    INTER GRANDE DO SUL… meu time não tem a vergonha de PAGAR pra não cair. Paysandu manda lembranças.

    Próximo…

  • Chris Pozzebon diz: 4 de setembro de 2014

    Pedro! O próprio grêmio já havia sido multado no episódio Paulão, ou seja, reincidente. Saiu barato, pois estava fora mesmo. Pior seria se tivesse perdido mais mandos de campo ou jogar sem torcida.

  • Iuri Fiedoruk diz: 4 de setembro de 2014

    “O Grêmio nunca foi um clube racista.” _ NAH NAH NAH NAH NAH!
    PERAÍ! O grêmio originalmente era um clube germânico que só aceitava alemães em seus quadros.
    Claro que isso ficou para tráz faz mais de ´seculo e não tem nada a ver, mas a frase está ERRADA.

    Foi sim. Não é mais. Mas parte pequena e idiota da torcida ainda acha que é.

  • Iuri Fiedoruk diz: 4 de setembro de 2014

    Sobre o que o mateus falou, de será que vão eliminar do brasileiro a resposta é NÃO. Mas explico. O regulamento para punições da copa do brasil é DIFERENTE do brasileiro. No brasileiro a pena é perda dos 3 pontos do jogo. Na copa, por serem apenas 2 partidas, estipulou-se (e não é o tribunal quem escreveu esta regra) que deveria ser a simples eliminação.

    Mas sim, torço para que casos similares haja punição. Inclusive, como colorado, espero que se a popular vier com o ridículo canto “matar um puto tricolor” o clube perca os 3 pontos. Fico envergonhado toda vez que vejo a torcida cantando uma imundice dessas.

  • Iuri Fiedoruk diz: 4 de setembro de 2014

    Sobre o que o Elton Dhyunior e outros falaram sobre brigas e mortes, algumas considerações.
    1. O caso do corintians foi num campeonato da Conmebol, leis e julgamento totalmente diferente.
    2. Quem ouviu o julgamente entendeu – e espero que seja verdade – que os auditores do STJD deixaram claro que SIM, de agora em diante vão tomar providências do tipo.
    3. O que acontecia é que a lei previa uma punição forte, mas o STJD deixava por menos, inclusive COM O PRÓPRIO GRÊMIO, que só levou multa no caso de racismo contra o Paulão ESTE ANO MESMO.
    4. Agora o STJD viu que a falta de punição aos clubes fez a situação piorar e MUDOU de atitude. COmo já disse, espero que seja verdade mesmo. Tomara que seja!

  • Dorian R. Bueno diz: 4 de setembro de 2014

    QUE PAPEL HIGIÊNICO CARO ESTE DA ARENA !!!
    Hoje quero convidar os amigos para junto com este texto maluco que criei fazer uma reflexão sobre o uso do PAPEL HIGIÊNICO. Não criem expectativas desnecessárias e nem constrangedoras por que não quero e nem vou tocar nas suas partes íntimas.
    Com certeza vocês já devem ter percebido que um rolo de papel higiênico realmente continua tendo este título enquanto ele estiver protegido dentro da sua embalagem que vem da fábrica.
    Ficamos curiosos para saber qual é o processo de higienização que o papel passa até chegar as nossas casas, empresa, boteco, shopping, clube social, motel, estádio de futebol, posto de gasolina, rodoviária, restaurante de estrada…
    O cara vem bem protegido dentro da sua casamata, e de repente, o ser humano rasca o saco plástico, embalagem e deixa o rolo ali exposto dentro do seu banheiro durante o tempo que ele ainda tiver papel para ser usado.
    Estou falando de quem é higiênico e sabidamente usa o amigo papel nas suas intimidades.
    Não se façam de louco, mas é bem assim que acontece em qualquer lugar deste mundo.
    Sabemos que existe compartimento embutido e fechado na parede com uma portinha para proteger o papel higiênico ao lado do vaso, mas nem todo mundo tem isto nos seus banheiros. Encontramos às vezes o rolo de papel higiênico em cima da caixa de descarga, no chão e até mesmo escorado na sua própria embalagem, isto quando tem.
    É complicado e triste quando surge no caminho aquele sabotador que usou o último rolo e azar de quem estiver em apuros no banheiro, acabou o papel higiênico.
    Hoje é moda lavar as mãos muito mais do que antigamente para evitarmos pegar alguma bactéria nociva a nossa saúde.
    Veja que situação, lavamos as mãos antes de fazer aquelas necessidades necessárias ao organismo como urinar, defecar, lavar o rosto… Mas quando vamos pegar o papel higiênico para limpar o pênis, a porta do ânus, os lábios da vagina, o bicho pega.
    É um monte de bactérias que já estão ali no banheiro misturando-se no papel higiênico, e somente aguardando à hora de entrar em nosso corpo para limpar ou contaminar mais ainda os nossos instrumentos genitais.
    Nossa é loucura, mas é exatamente assim que acontece sem dó ou qualquer tipo de constrangimento.
    Precisamos fazer uma campanha para proteger muito mais o nosso corpo e porque não, o companheiro mais usado que nunca reclama de estar sempre na merda, mijado, menstruado, acabado no meio deste mundo sujo e cheio de falta de educação.
    Parabéns ao amigo PAPEL HIGIÊNICO DE TODOS OS TIPOS E MARCAS, que em qualquer hora do dia se transforma em um dos nossos maiores salvadores e sem reclamar.

    Abs, Dorian R. Bueno – P.Alege/RS, 04/09/2014

  • Farias diz: 4 de setembro de 2014

    Vou discordar da maioria que defende o Grêmio. Os culpados por esta “palhaçada” toda foi o “ataque” de asma que tem o Grêmio. Se o Luan tivesse feito aquele gol, nada dessa celeuma teria acontecido, pois até então o Santos não tinha reação em campo. E o “capitão Pirata” também ficou devendo.

  • Kiko Uruguaiana diz: 4 de setembro de 2014

    Sou Colorado, mas o STJD é uma instituição clandestina, sem moral e sem poder algum, unica e exclusivamente porque seus componentes recebem o cargo por Herança, por QI e por ligação com a Globo, portanto é uma Máfia STJD/CBF/Globo, julgando uma instituição secular e repleta de bons exemplos.
    O que mais me espanta é verificar a atitude Covarde de jornalistas esportivos gaúchos não questionarem a legalidade dos promotores do STJD, não questionarem a postura submissa do cachorrinho Noveletto , não questionarem os absurdos que fazem para defender os clubes falidos do Rio e ou os gigantes de SP, e o Noveletto se comporta como vaca de prezépio, somente se houve falar o nome dele quando tem eleição na FGF.

  • Pedro Marques diz: 4 de setembro de 2014

    PEDRO ERNESTO,

    O QUE É CERTO? TORCEDOR AGRIDE TÉCNICO, TORCEDOR AGRIDE ATLETA, TORCEDOR DO CLUBE “A” MATA TORCEDOR DO CLUBE “B”, PUNIÇÃO AOS AGRESSORES E AO CLUBE, NÃO EXISTE, UMA PALAVRA DITA INDEVIDAMENTE POR UM TORCEDOR(A) EM UM ESTÁDIO COMOVE O PAIS INTEIRO E O CLUBE É PUNIDO COM EXCLUSÃO DO TORNEIO. QUER DIZER QUE AGREDIR E MATAR PODE. –“ TA LIBERADO PELO STJD” E PELA JUSTIÇA BRASILEIRA.

  • EDSON diz: 4 de setembro de 2014

    Pedro!!!!!

    Agora eu quero ver se o cacalo realmente cumpre o que promete. Porque prometer é fácil, ainda mais tendo un microfone disponível. Certo?

    No Beira Rio, estamos esperando ele e os seus amigos, todos vestidos de Colorados.

    Serão muito bem recebidos. Eu prometo.

  • Paulo Freitas diz: 4 de setembro de 2014

    Pedro, ontem no jogo aqui em Curitiba a torcida chamou a bandeirinha de “piranha” e o juiz de “veado”. E aí? Crime? Nunca foi e nem poderia ser, mas com o Grêmio foi. Uma tremenda sacanagem de um bando de hipócritas assentados na imprensa. Porque não denunciam que não tem vaga para negros nas Tvs, Jornais, Rádios? Que tem que ter cota para poder estudar? A discriminação está no DNA. E o morro e a praia no Rio de Janeiro são tratados iguais? Bando de hipócritas. Tem torcida “assassina” e todos conhecem e não tem nem de perto essa repercussão. É como se fosse num convento, onde todos são certinhos, a menina proferiu um palavrão e foi excomungada. Hipócritas. E os “artistas” da bola que deveriam dar o show e bons exemplos. Que horror. Insuflam a violência com xingamentos, agressões e má conduta em campo. E ainda querem ser respeitados. A hipocrisia faz parte do caráter do malandro e modéstia parte, tem é muito no nosso país. Em todos os níveis. Para encerrar, o STJD julgou uma instituição que emprega negros, trata-os igual aos outros, tem torcedores negros, tem preto na bandeira e na camisa. Existia algum auditor negro no julgamento?

  • volnei diz: 4 de setembro de 2014

    A partir do gesto flagrado e de suas consequências, estabeleceu-se um divisor de águas, a partir da punição e sua repercussão. Certamente o impacto negativo mostra que as atitudes e gestos sem responsabilidade tem seu preço. Esta “morte” já foi anunciada a muito tempo e poderia ter sido evitada. A questão é “pagar pra ver no que dá”. Os gestos e atitudes das pessoas mostram o seu perfil. A impunidade deixa margem pra que façamos o nosso próprio juizo de valor (errado). Esta na hora sim! de debater e discutir (no nivel civilizado) onde termina meu direito e onde começa o do meu semelhante. Uma coisa é certa! nós pioramos como seres humanos, e não precisa ser apocalíptico pra perceber. Lamentável, vergonhoso e triste tudo isto!

  • Carlos J Oliveira diz: 4 de setembro de 2014

    FARIAS,

    A questão toda vista pelo seu angulo tem sentido sim.

    Por este caminho (se o Luan tivesse marcado aquele gol feito) eu acrescentaria:
    Se o juiz não tivesse validado o segundo gol que claramente o jogador do Santos usou a mão.
    O monge (goleiro do Santos) não teria feito a cera, comprovada pelos 6 minutos de descontos e por extensão a torcida não reclamaria da cera do monge e o que é mais importante o juiz não sofreria 90 dias de suspensão!!!
    Aliás a unica coisa de bom desse julgamento foi essa suspensão dessa safada equipe de arbitragem, que validou aquele gol!!!!
    Mas como meu filho costuma me dizer: “””SE””” plantando não nasce!!!

  • Ewerson Lopes diz: 4 de setembro de 2014

    Amigos, pelo fato da copa do brasil ser um torneio eliminatório, não tem como punir com perda de pontos; se fosse no brasileirão, certamente perderia pontos e ou mando de campo, jamais exclusão.

  • silvio jaime fernandes diz: 4 de setembro de 2014

    Olá Pedro:..
    Me permitas:…
    Obrigado pela consideração dos srs. OG BORTOLOTTO E KIKO URUGUAIANA.
    Apenas tentei decernir os fatos reais dos falsos.
    O Brasil tem que acabar com a hipocrisia e a mentira. Chega, já saturou tanta impunidade de ditas “otoridades” que campeiam nosso País.
    É fácil demais bater em bêbado, assim como é fácil demais “chacinar esta moça” que foi flagrada de forma “pinçada” pela mídia esportiva.
    Estes “tais” juízes de merda abriram um precedente perigosíssimo. Duvido que eles tenham coragem (repito) de fazerem o mesmo quando o tiro for mais em cima.
    Não me escondo atrás de pseudônimos e desafio que um destes caras tenham coragem de me encararem. Basta me darem o direito do sensacionalismo de ontem televisando o julgamento. Saberei o que perguntar para cada um deles. ….

  • ANTONIO diz: 4 de setembro de 2014

    Pedrão foi demais a punição concordo contra nós do Sul concordo. Mas isso não acontece nos outros estádios Pedrão. Acontece coisa pior morte e oura coisas mais, mas este tipo de coisa não. Não que eu ache muito grave acho uma sacanagem ladrão pode, filho da Put… pode então é uma sacanagem. Tu podias falar sobre isso né Pedrão. Não vem com esse papinho que o clube não é racista, foi criado assim ou tu nunca fostes no museu dar uma olhada que isso Pedro acha que todo mundo é otário, mas hoje em dia deve ser motivo de orgulho para torcida do Portoalegrense não ser racista pois sua torcida evoluiu e é de gente decente, tem algum malucos mas esta gente esta infiltrada em todos os lugares. Aqui falou um colorado que tem um monte de gremistas na família todos honrados e pessoas de bem. E VIVA O RIO GRANDE DO SUL.

  • OGBortolotto diz: 4 de setembro de 2014

    SILVIO JAIME FERNANDES,

    Infelizmente somos poucos que nos posicionamos contra os desmandos dessas “otoridades” que você bem destaca.
    Nos acostumamos a aceitar tudo o que nos enfiam goela abaixo e quando as pessoas de bem saem a rua para protestar, meia duzia de vagabundos se infiltram para roubar, quebrar e destruir como vimos a pouco tempo atrás e que não foi diferente do que aconteceu na ARENA.
    No final os de bem se recolhem e ficam os marginais, como ninguém (otoridas) faz
    nada para mudar, a marginalidade toma cada vez mais espaço!!!!
    Até quando???

  • Paulo Colorado diz: 4 de setembro de 2014

    Se os gremistas aceitarem, ainda temos aqueles narizes de palhaço que usamos em 2005.

  • Janio(NOSEGUNDA) diz: 4 de setembro de 2014

    Assino em baixo: Aguardamos o Cacalo no Beira Rio vestido com a camisa do Inter. De preferência sentado bem perto do gramado.

  • Jorge diz: 4 de setembro de 2014

    Pela logica tem que suspender todo o STJD. Nao somente o auditor racista !

  • Alberto diz: 4 de setembro de 2014

    “Cai”-Calo grande agitador e invasor de campo querendo ‘moralizar’ o STJD! Há Há Há

  • silvio jaime fernandes diz: 4 de setembro de 2014

    Olá Pedro:.
    Esquecei de agradecer ao Claudio Vanelli.
    Aos colorados e gremistas do bem, é fácil de me localizar no Face porque uso meu nome e sobrenome.
    Sejam bem vindos.
    AH:….infelizmente tive que deserdar minha filha do meio, porque é gremista. Minhas terras e cabeças de rezes ficaram para os outros dois que são COLORADOS….. kkkkkkkkkkkk

  • Homero diz: 4 de setembro de 2014

    Joseph Blatter apoia exclusão do Grêmio da Copa do Brasil. Brasil enviou a mensagem correta à discriminação. Está no Twitter do presidente da Fifa. Parabéns STJD.

  • STJD É PIADA diz: 4 de setembro de 2014

    Que moral tem um auditor racista e outro que dorme no julgamento, para excluir o time da Copa do Brasil? Vão excluir o auditor racista e punir o cara que dorme no trabalho?

  • Jack Summer diz: 4 de setembro de 2014

    Sou Colorado e queria sim uma punição ao Grêmio por atos racistas, não apenas com relação ao ocorrido no jogo contra o Santos, mas pelo histórico gremista com relação a esse assunto.
    NO ENTANTO, NÃO CONCORDO COM O QUE ESTÃO FAZENDO COM A GURIA FLAGRADA GRITANDO “MACACO” NO JOGO CONTRA O SANTOS, JÁ PASSOU DOS LIMITES. A PUNIÇÃO POR ELA SOFRIDA FOI MUITO MAIOR QUE O ATO (ERRADO E CONDENÁVEL) QUE ELA PRATICOU.
    ANTES DE CONDENAR A GURIA, A IMPRENSA ESPORTIVA GAÚCHA DEVERIA FAZER UM “MEA CULPA”, REFLETINDO EM QUANTAS SITUAÇÕES ANTERIORES SE DIRIGIRAM AO PÚBLICO AFIRMANDO QUE NÃO HAVIA PROBLEMA EM CHAMAR COLORADO DE MACACO.
    A GREMISTA EM QUESTÃO É SÓ MAIS UMA DAS QUE SE CRIARAM OUVINDO NOSSOS COMENTARISTAS ESPORTIVOS DEFENDENDO A IDEIA DE QUE NÃO HÁ PROBLEMA ALGUM EM SE CHAMAR COLORADO DE MACACO, E O PIOR DE TUDO, ESSA MESMA IMPRENSA SE APROVEITA AGORA DA DESGRAÇA DA GREMISTA, ESTAMPANDO CAPAS E MAIS CAPAS DE JORNAIS COM SUAS FOTOS. COITADA DESSA GURIA.

  • Marcolorado diz: 4 de setembro de 2014

    Não concordo com a decisão do STJD , hipocrisia total ! Chamar de loira burra pode, alemão batata pode, pelotense veado pode………etc. Este é o País da hipocrisia e da falsidade.

  • silvio jaime fernandes diz: 4 de setembro de 2014

    BOA JACK SUMMER.
    PEGARAM ESTA MOÇA PRÁ CRISTO.
    MAS NINGUÉM PEGA CERTOS “PODEROSOS” E APONTA O DEDO.
    MÍDIA COVARDE

  • ZÉ GREMISTA diz: 4 de setembro de 2014

    Quer dizer que a partir de agora quem identificar o ou os torcedores cometendo algum ato ilícito não vai adiantar nada, pois o clube vai ser punido duas vezes. A lei dizia que se identificar quem vai ser punido é esse torcedor.

  • Janio(NOSEGUNDA) diz: 4 de setembro de 2014

    Pesquisem: DOSSIÊ GREMIO. Veja a forma como o grêmio comprou o Criciúma em 2003 para não cair para serie B. Só que em 2004 ….. pimba, queda.

  • Nelson diz: 5 de setembro de 2014

    Pedro
    vc diz, com razão, que não gosta de generalização. Pois foi vc, o Nando Gross e o Maurício Saraiva que, quando mais se precisava de bombeiros ,encheram os baldes com gasolina para jogar no fogo(vide a declaração/voto do 3o. auditor que disse que, se não fosse a imprensa, não haveria julgamento).Ajudaram a queimar às bruxas, no caso, o Grêmio.Vão ficar sem as diárias da ida a Santos. Poderiam ter deixado a torcida do Grêmio sem jogos e a a rádio/jornal de vcs sem patrocinador.Eu me nego a apoiar a tua rádio e a do Nando.Vou para a Grenal. Ao invés de atacar quem insultou vcs atacaram o Grêmio para “dar um exemplo”. Nada mais injusto que uma pena exemplar.

  • Baiano da Rede diz: 5 de setembro de 2014

    Comi 4 vatapá,5 acarajé,tomei 8 ceva,vendo meu “BAEA” dar um olé neste gaúchos aí.Mas que time fraco este inter,e bate à vontade,e ainda tem apito amigo,quase fazem igual o Flamengo ontem.
    Mas deu nóis…..gggggoooooooooooollllllllllllllldo Bahia…..dá mais um vatapá……voltem sempre colorados,foi bom o treino.Dá mais uma ceva aí…..kkkkkkk

  • ARANHA DOS SANTOS diz: 5 de setembro de 2014

    Baiano da Rede, mais fácil que ganhar do Inter, só mesmo ganhar do gremico; estou agora aqui em Santos, bem tranquilo, na rede e nem precisei de duas partidas para eliminar o greminho racista.
    É nois mano baiano !

  • Laisa diz: 5 de setembro de 2014

    Eu só queria perguntar para essa gente que se diz isenta de ser “racista”-botei entre aspas porque abrange raças e não uma raça- se nunca julgou, em pensamento, no mínimo, alguém que o irritou, olhando imediatamente para a cor do indivíduo ou suas características raciais??!! Conheço ditados como esses: “quando não faz na entrada, faz na saída, cuidado com o negro”, “judeu é tudo igual, não merece confiança”, “aquele amarelo veio para o Brasil por falta de espaço na terra dele,nascem como praga”etc.?
    Outras, de gênero: “Mulher não entende de futebol, tem mais é que levar palavrão na cara”, “Todos os gremistas são “gays”, “gaymista”?!!
    AO MARCOS, quero dizer que o Grêmio foi fundado em 1903,um dos mais antigos do Br.,isto é 15 anos após a bolição da escravatura que foi em 1888! Um clube particular fundado por alemães e que por isso só aceitavam alemães. Era um clube como os de outros esportes, acredito, de regatas,etc.. Estudar História é importante, embora muitos alunos preferem ignora-la e ficarem ignorando as épocas históricas e o comportamento do seu povo! Desconhecem a sua própria História! Aqui, no RS, a escravidão foi bem menor do que no sudeste, nordeste e demais regiões do Brasil. Por isso têm mais mulatos e negros lá e sofrem também com o racismo. Veja o caso do auditor que “julgou” tão ferozmente o Grêmio!!
    Saudações gremistas

  • ivan diz: 5 de setembro de 2014

    vou escrever pouco ….depois da morte do fernandao larguei um pouco o futebol…..desanimei……. mas e uma vergonha o que fizeran com meio rio granda e errado chamar o goleiro do santos de macaco mas te pergunto o vampeta chamar o sao paulino de bambi e o que o vampeta nao e uma menina torcedora o que e o narador cleber machado cabar o richarlison de bixarlison o cleber nao e uma menininha e um narrador o edimundo chamar os nordestinos de todos paraibas .. depois chamaren gaucho viado tamben nao foi a menininha da geral do gremio… para min ten muito do jornalismo de rio e sao paulo procurando alguma desculpa posssssssss alemanha 7 x 1 no brasil este eixo rio sao paulo ma lascar com a vida de uma simples menina e facil……..e estou escrevendo deprimido com a morte do nosso fernandao do meu amado colorado

  • Juca Colorado diz: 5 de setembro de 2014

    Aos irmãos colorados que aqui estão flauteando o nosso co-irmão Grêmio, uma pergunta:
    O que acharam da atuação do STJD de 2005? QUE TAL SE MANIFESTAREM SOBRE ISSO?

    Amigos, está errado, punam-se sempre os envolvidos individualmente e nunca uma instituição, pois isso vai abrir precedentes terríveis ao Inter, Juventude, Caxias e outros clubes fora do eixo RJ / SP … nós já sofremos com arbitragens a décadas, ESQUECERAM?

    ACORDEM … foi o RS quem perdeu, gente, tá errada esta punição … jamais deixarei de aplaudir “caso” o STJD reverta isso no recurso do Grêmio que já ouví grandes juristas falar embasados em dados concretos que tem ótimas chances de isso acontecer.

    A Fifa também vai ter que engolir sua opinião sobre isso, pois baniram a Thaís Araújo e seu marido Lázaro Ramos por causa da cor no sorteio dos grupos da Copa, e trouxeram a Fernanda Lima e seu marido Rodrigo Hilbert de olhos verdes, ESQUECERAM?

    Gente, com todo o respeito, mais razão e menos emoção, pois foi o RS todo quem perdeu com esse grande erro do Tribunal.

  • Jack Summer diz: 5 de setembro de 2014

    Juca Colorado, não concordo com esse teu comentário.

    “A Fifa também vai ter que engolir sua opinião sobre isso, pois baniram a Thaís Araújo e seu marido Lázaro Ramos por causa da cor no sorteio dos grupos da Copa, e trouxeram a Fernanda Lima e seu marido Rodrigo Hilbert de olhos verdes, ESQUECERAM?”

    Foi uma simples questão de escolha e na minha opinião (OPINIÃO, GOSTO PESSOAL, NÃO CABE DISCUSSÃO) – correta – a Fernanda Lima é muito mais bonita e talentosa que a Thaís Araújo, simples assim. Absurdo alguém falar em preconceito num caso desses, era só o que faltava pensarmos que uma ESCOLHA PESSOAL (A FIFA ESCOLHE QUEM ELA QUISER) possa ser julgada racismo, era uma ou outra !

  • Juca Colorado diz: 5 de setembro de 2014

    Olá, Jack Summer!
    Acho que vc precisa se informar melhor quando for abordar um assunto que desconhece, pois o casal era Thaís e Lázaro, mas como a Thaís vinha de uma recente gravidez, ela abriu mão do contrato, então, a Globo que tinha todos os direitos da transmissão indicou Camila Pitanga & Lázaro Ramos para o evento por que seria e foi na Costa do Sauípe, na Bahia, mas a Fifa rejeitou, preferindo um casal de Loiros.
    Como você falou em opinião pessoal, gosto pessoal, nem vou dizer que vc foi bairrista ou racista porque a Fernanda é gaúcha, branca, linda e “mais talentosa” que a Thaís ou Camila e isso é apenas a minha opinião, não cabe discussão, pois vejo estas três opções como lindas, talentosas e capazes para apenas um sorteio de grupos de copa.
    Veja abaixo um pouco do quanto este assunto rendeu na época (e vc esqueceu, ou não sabia), pois houveram mais de 30 ou 40 abordagens na mídia sobre esse assunto.

    http://www.revistaafro.com.br/mundo-afro/chamada-na-internet-fifa-nega-ter-rejeitado-apresentadores-negros-para-sorteios-da-copa/

    http://www.revistaafro.com.br/gente/fifa-rejeita-camila-e-lazaro-e-escolhe-fernanda-lima-e-rodrigo-hilbert-como-o-casal-da-copa/

    http://www.conexaojornalismo.com.br/colunas/esportes/futebol/copadomundo/fifa-rejeita-casal-de-atores-negros-em-detrimento-de-louros-no-sorteio-da-copa-24-19245

    http://wp.clicrbs.com.br/holofote/2013/11/29/camila-pitanga-e-lazaro-ramos-sao-vetados-dos-sorteios-da-copa-de-2014-pela-fifa/?topo=52,2,18,,186,67

Envie seu Comentário