Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Câmara veta venda de cerveja em estádios e eventos esportivos de Blumenau

30 de março de 2017 3
Foto: Jéssica de Morais, CMB

Foto: Jéssica de Morais, CMB

Em votação apertada, a Câmara de Vereadores de Blumenau vetou nesta quinta-feira o projeto de lei que pretendia liberar a venda de cerveja em estádios de futebol e eventos esportivos na cidade. O projeto foi proposto pelo vereador Ailton de Souza (PR), o Ito.

Com seis votos favoráveis, seis contrários e duas abstenções, coube ao presidente da Casa, Marcos da Rosa (DEM), definir a votação, numa situação bem incomum no Parlamento municipal.

Representantes de entidades de prevenção e tratamento de usuários de substâncias psicoativas, como o Centro Terapêutico Vida e a Cruz Azul, marcaram presença no plenário e pressionaram parlamentares a votarem contra. Eles entendem que o consumo de álcool aumenta a violência em estádios e no trânsito.

Vereadores contrários argumentaram que já existe lei federal, no caso o Estatuto do Torcedor, que proíbe o consumo de álcool nos estádios, e que por isso o projeto seria inconstitucional – a discussão não caberia ao Parlamento municipal. Já os favoráveis defenderam, entre outros pontos, a venda de cerveja como uma fonte de receita para os clubes e o livre arbítrio dos torcedores.

Confira o mapa da votação:

Contrários
- Alexandre Matias (PSDB)
- Bruno Cunha (PSB)
- Jens Mantau (PSDB)
- Marcos da Rosa (DEM)
- Gilson de Souza (PSD)
- Ricardo Alba (PP)
- Sylvio Zimmermann (PSDB)

Favoráveis
- Adriano Pereira (PT)
- Ailton de Souza – Ito (PR)
- Almir Vieira (PP)
- Alexandre Caminha (PROS)
- Marcelo Lanzarin (PMDB)
- Zeca Bombeiro (SD)

Abstenções:
- Jovino Cardoso (PSD)
- Oldemar Becker (DEM)

Comments

comments

Comentários (3)

  • Carlos Bridi diz: 31 de março de 2017

    Parabéns aos que votaram contra. Ambientes com disputa de testosterona + álcool + fanatismo nunca dará certo.

  • Egon Schluter diz: 31 de março de 2017

    Me alegro, que pessoas de nosso círculo, de nosso grupo da Cruz Azul no Brasil, se fizeram presentes e lutaram desde contra desde o início deste infeliz projeto, e foi possível evitar um projeto que promoveria a violência e acidentes de trânsito. Parabéns as pessoas de bem, que defendem a prevenção ao consumo do álcool, de forma especial, de crianças e adolescentes. VAMOS PERSEVERAR NESTA LUTA. AS PESSOAS DE BEM DE BLUMENAU NÃO QUEREM LEIS DESTE TIPO.
    Seria muito infeliz que o esporte, que é uma ferramenta por excelência de promoção da prevenção ao consumo do álcool e outras drogas, fosse um ambiente onde o consumo de substância que gera dependência química fosse incentivado. PARABÉNS A TODOS.
    Egon Schlüter – Coordenador Geral da CRUZ AZUL NO BRASIL e presidente da CONFENACT.

  • Roni diz: 31 de março de 2017

    Alguém pode perguntar ao Jens Mantau e demais vereadores porque eles são CONTRA a liberação em eventos “esportivos” e são a FAVOR em eventos “culturais” como oktoberfest, eventos de clubes de Caça e Tiro, entre outros associados acultura alemã? interessante esse posicionamento contraditório entre Cultura e Esporte.

Envie seu Comentário

%d blogueiros gostam disto: