Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Tecnologia de construção europeia chega a Blumenau

30 de março de 2017 3
casa

Foto: Patrick Rodrigues

Pode não parecer, mas esta casa de alto padrão, no bairro Escola Agrícola, foi toda erguida com painéis pré-moldados em madeira renovável, tão resistentes quanto a alvenaria. Trata-se de uma tecnologia desenvolvida pelo instituto italiano Habitech Trento, que escolheu Blumenau para receber o primeiro protótipo deste tipo de construção nas Américas graças a um trabalho articulado pelo Sindicato da Indústria da Construção de (Sinduscon) e pelo Sistema Fiesc. O espaço vai funcionar como um laboratório para que profissionais técnicos e alunos de arquitetura e engenharia estudem como empresas locais podem desenvolver e implantar esse sistema no país. A inauguração oficial será no dia 6 de abril.

Uma das vantagens do projeto é o modelo de construção a seco, que dispensa o uso de água – diminuindo também o impacto ambiental. Além disso, os painéis pré-moldados garantem uma execução muito mais rápida dos trabalhos, reduzindo custos com mão de obra. O protótipo blumenauense, por exemplo, tem 200 metros quadrados e foi colocado de pé em duas semanas. A cobertura tem painéis fotovoltaicos, fazendo do imóvel autossuficiente na geração de energia elétrica. A tecnologia também pode ser utilizada na edificação de prédios.

O Sinduscon está animado com a iniciativa, embora ainda seja cedo para comparar o custo de um imóvel deste tipo com um projeto tradicional – os estudos feitos no laboratório ainda apontarão detalhes referentes a valores e à viabilidade comercial da tecnologia por aqui. Os primeiros contatos com a Habitech começaram em 2013. A empresa italiana, inicialmente, queria levar o modelo para o Chile, mas acabou sendo convencida a vir ao Brasil, dado o maior potencial de mercado do país.

Comments

comments

Comentários (3)

  • Sergio Wuaden diz: 30 de março de 2017

    Este sistema tem semelhança com wood frame ou steel frame?
    Caso não, quais são os materiais aplicados?

  • Günther Tiefensee diz: 1 de abril de 2017

    Faço a mesma pergunta do Sérgio: Este sistema tem semelhança com wood frame ou steel frame?
    Caso não, quais são os materiais aplicados?

  • Nara Pianezer diz: 2 de abril de 2017

    Tenho interesse. Podem me fornecer algum contato pra saber mais detalhes? Obrigada.

Envie seu Comentário

%d blogueiros gostam disto: