Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Catracas (ou a falta delas) da prefeitura de Blumenau voltam a provocar polêmica

30 de maio de 2017 2

Foto: Patrick Rodrigues

Em vídeo publicado nas redes sociais que até o início da noite desta segunda-feira somava mais de 9 mil visualizações, o ex-vereador e suplente de deputado estadual Ivan Naatz (PDT) critica a retirada das catracas que controlavam o acesso às dependências da prefeitura de Blumenau.Para ele, trata-se de um caso de “desperdício de dinheiro público”. Os equipamentos começaram a funcionar em agosto de 2015 e custaram cerca de R$ 300 mil.

Do secretário de Administração Anderson Rosa vem uma explicação: a decisão de retirar as catracas se deve a um impasse judicial com a empresa responsável pela instalação. De acordo com Rosa, a prestadora do serviço desativou o software que controlava o sistema de acesso por entender que ainda tinha dinheiro a receber do poder público. A prefeitura, por sua vez, alega que, após o primeiro ano de funcionamento, os equipamentos já estavam pagos. A discussão foi parar na Justiça.

O tema sempre rendeu polêmica. Na época da instalação, o Executivo defendia o uso das catracas como instrumento para melhorar o atendimento ao cidadão – com o cadastro, seria possível identificar quais áreas eram mais demandadas e trabalhar na qualificação do serviço –, além de aumentar a segurança das pessoas que circulam pela prefeitura. Já os críticos alegavam que o poder público queria barrar o acesso da população ao paço municipal.

Discussões à parte, Rosa rechaça a hipótese de desperdício de dinheiro público. Diz que os equipamentos estão guardados – foram retirados para evitar que estraguem – e defende que eles cumpriram seus objetivos enquanto estavam em funcionamento. Apesar disso, o secretário admite que, diante da repercussão negativa, uma eventual reimplantação das catracas depois de um desfecho da questão judicial ainda será estudada.

Comments

comments

Comentários (2)

  • valdir diz: 30 de maio de 2017

    Caso muito parecido com o da bandeira, mais, a maioria dos eleitores Blumenauenses merecem isso, ou seja: “Desperdicio do dinheiro público”. Não reelegeram o inerte.

  • Anna diz: 30 de maio de 2017

    Não vejo como desperdício de dinheiro público, frequento volta e meia a prefeitura e penso que devia ter mais segurança, ninguem sabe ninguem viu quem entra e quem sai. Sou a favor que se resolva e que voltem a funcionar as catracas, mais segurança para quem vai até lá e para quem trabalha lá.

Envie seu Comentário

%d blogueiros gostam disto: