Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Câmara aprova requerimento que pede retirada de monumento a Lula em Blumenau

13 de julho de 2017 27

Monumento fica no Biergarten, no Centro (Foto: Patrick Rodrigues, Agência RBS)

Com oito votos favoráveis, quatro contrários e uma abstenção, a Câmara de Vereadores de Blumenau aprovou na tarde desta quinta-feira um requerimento que pede à prefeitura a retirada de um monumento instalado no Biergarten, no Centro Histórico do município, que faz menção a Lula.

Pois é, nem todo mundo sabe, mas existe uma placa colocada ainda no governo Décio Lima (PT) que cita a passagem do ex-presidente pela cidade durante a Oktoberfest de 2003. Hoje, completamente rasurada, ela é praticamente ilegível. Resta saber qual será o encaminhamento dado pelo gabinete do prefeito Napoleão Bernardes (PSDB).

O requerimento foi proposto pelo vereador Ricardo Alba (PP) e subscrito por Marcos da Rosa (DEM) e Almir Vieira (PP). O texto diz que “hoje não se justifica mais ter um monumento erguido na nossa cidade homenageando um corrupto condenado” e cita Lula como “uma pessoa conhecida internacionalmente como o maior corrupto do Brasil”.

O ex-presidente foi sentenciado a nove anos de prisão em primeira instância pelo juiz Sergio Moro, mas ainda precisa ser julgado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região, com sede em Porto Alegre. O TRF4 pode manter a decisão de Moro, reformá-la ou inocentar Lula.

Placa que faz menção ao ex-presidente está rasurada (Foto: Patrick Rodrigues, Agência RBS)

O placar:

Favoráveis
- Alexandre Caminha (PROS)
- Alexandre Matias (PSDB)
- Almir Vieira (PP)
- Jens Mantau (PSDB)
- Oldemar Becker (DEM)
- Ricardo Alba (PP)
- Sylvio Zimmermann (PSDB)
- Zeca Bombeiro (SD)

Contrários:
- Adriano Pereira (PT)
- Ailton Ito de Souza (PR)
- Bruno Cunha (PSB)
- Marcelo Lanzarin (PMDB)

Abstenções:
- Jovino Cardoso (PSD)

*O presidente da Câmara, Marcos da Rosa (DEM), só votaria em caso de empate. Gilson de Souza (PSD) saiu mais cedo da sessão e não participou da votação.

Comments

comments

Comentários (27)

  • Jennifer diz: 13 de julho de 2017

    **a placa estava ilegível. Não inelegível.

  • Sófaloaverdade diz: 14 de julho de 2017

    Pra variar mais uma votação sem sentindo, mais uma vez os vereadores de Blumenau mostram que ñ servem para nada, já são mais de 6 meses , e ainda ñ fizeram nada por Blumenau..vergonha….e é nós q pagamos os salários deles..

  • ALFONSO CORRÊA diz: 14 de julho de 2017

    PARABÉNS AOS VEREADORES QUE VOTARAM A FAVOR DA RETIRADA DA PLACA EM HOMENAGEM A ESTE TRASTE.
    BLUMENAU COMO SEMPRE,SAINDO NA FRENTE.

  • FRITZ PILSEN diz: 14 de julho de 2017

    Isso é falta do que fazer por parte desses vereadores. Ao invés de questionarem o prefeito Napoleão pelos R$ 400 mil gastos em publicidade sobre os novos ônibus, ficam querendo aparecer. Além de tudo, é ato mesquinho e pequeno, que apenas demonstra a falta de educação. Homenagem dada, não se retira.

  • Leandro diz: 14 de julho de 2017

    Poderíamos aproveitar e fazer um memorial às cheias do rio, com o nome de todos os mortos em consequência das várias enchentes que tivemos. Se não queremos a memória de um político corrupto, vamos manter sempre na memória o resultado de quando temos intempéries climáticas associada a incompetência e omissão das autoridades. Para nunca esquecer dos que se foram, nem deixar de exigir melhorias dos que governam.

  • Luís Holl diz: 14 de julho de 2017

    Interessante. O que acham de mudar também o nome da avenida castelo Branco? Além de corrupto era ditador e assassino. Vale lembrar que essa mesma cada legislativa teve mais de um condenado em 1ª instância que continuou no mandato até o fim, e, esses mesmos vereadores que escreveram esse texto nada fizeram. Por que 2 pesos e duas medidas? Oportunismo demagógico?

  • Anderson Bianchini Padilha diz: 14 de julho de 2017

    Quando vão mudar os nomes das ruas de ditadores como Getúlio Vargas que proibiu a cultura alemã aqui em Blumenau? Ou outros que durante a ditadura militar cercearam a liberdade civil?

  • Julio Schmitt diz: 14 de julho de 2017

    Apesar de eventuais divergências sobre a conduta do homenageado, será que é adequado assumir uma postura que lembra o “1984″ de Orwell em que a História é re-escrita cada vez em que for considerado oportuno? Quem pode dizer de si que nunca errou? Isto é motivo de zerar um balanço ao longo de uma vida? Me parece uma postura bastante hipócrita – mas as opiniões podem divergir.

  • Stephan diz: 14 de julho de 2017

    Não precisava tirar. Era só atualizar.
    Coloca umas grades na frente da obra. Assim teremos uma homenagem justa.

  • Gw diz: 14 de julho de 2017

    Ao meu ver, nem deveria ser homenageado. Tropa de vagabundo. E tem pessoas que defendem esses canalhas.

  • Djalma diz: 14 de julho de 2017

    O Jovino como sempre escondido.

  • Julio Schmitt diz: 14 de julho de 2017

    …ou mudar de abordagem de vez e deixar esse “culto” em torno de pessoas (ainda vivas). Mais adequado talvez, deixar para uma geração futura decidir, na retrospectiva histórica, se determinada pessoa merece tanto destaque e ser lembrada e homenageada através de algum monumento.

  • Sigfried diz: 14 de julho de 2017

    Deixa que do Lula o Moro cuida……..Vereadores desocupados…..vão carpir um lote

  • Enge Campos diz: 14 de julho de 2017

    Só falta agora aprovarem uma homenagem a Hitler (além do teatro)…

  • Donnovan diz: 14 de julho de 2017

    Caro “Luís Holl”. Castello Branco, “corrupto” e “assassino”? Fiquei interessado. De onde tirastes esta informação? Ou apenas ficastes dodói por causa do Lula? Caso seja esta a hipótese, leva o monumento para tua casa e livre-nos daquela poluição visual!

  • Mauricio diz: 14 de julho de 2017

    REVISIONISMO stalinista ?

  • Rose Müller diz: 14 de julho de 2017

    Nunca vi coisa tão ridícula. Esses vereadores conhecem história? O que dizer de Marechal Floriano!? É a cara dessa turma Illuminati, maçons ridículos. Se acham perfeitos e superiores.

  • Walter Marcos Knaesel Birkner diz: 15 de julho de 2017

    Tem razão a maioria dos comentadores. A maioria desses vereadores mostram a sua inutilidade e entropia, incapazes de ver “o mundo aqui fora”. Foram eleitos, é verdade, por um sistema que não responde mais sequer aos interesses republicanos. Torram a paciência e o dinheiro dos que trabalham. Coisa de covardes, que só chutam cachorro morto. Deveriam se preocupar com a depredação do patrimônio público, vergonha e sinônimo de falência civilizatória, tal qual a imagem de legislativos municipais que pra nada servem além de extrair recursos da sociedade. Preocupem-se com a Cidade, com problemas sérios e difíceis de encarar. Do contrário, como disse alguem: vão carpir um lote.

  • ERENY BELTRAME.. diz: 15 de julho de 2017

    E QUEM VAI RETIRAR O BUSTO DE LULA DE WASHINGTON AO LADO DA CASA BRANCA??? O BRASILEIRO PRECISA AMAR MAIS O QUE SEU…E TIPICO DO BRASILEIRO DESMORALIZAR O SEU PROXIMO…FAMILIAS PASSANDO FOME E VOCES PREOCUPADOS EM OCUPAR UMA CAMARA PARA AJUDAR DESTRUIR UM SER HUMANO…BRASIL DE MUITOS HORRORES…MAS…DEUS E DEUS DO IMPOSSIVEL. ..NAO SE ESQUECAM ….LULA 2018….

  • Humberto diz: 15 de julho de 2017

    Lula deve estar muito preocupado. Enquanto a Estátua dele é reverenciada em Nova Iorque, uma cambada de direitistas , que sempre quiseram somente beneficiar uma minoria, vota uma coisa estúpida desta. Não se preocupem, Lula será eleito, será de novo o presidente que vai mudar a vida de milhões de brasileiros

  • roberto diz: 15 de julho de 2017

    O que é Blumenau?Um lugar fundado por alemães.Logo se justifica tal ato.Nazismo e nariz empinado.Alem do rio que frequentemente inunda essa currutela.

  • Francisco Damian da Silva diz: 15 de julho de 2017

    Simplesmente ridículo. Esse vereadores de Blumenau apenas estão demonstrando o quanto são inúteis e despreparados.

  • Dagobert Blase Jr diz: 15 de julho de 2017

    isso foi para inaugurar o “barco de Cruzeiros ” “EIN PROSIT BLUMENAU PREFEITO DÉCIO LIMA” onde grana alta foi enterrada…… (Lula não teve a coragem de ira inauguração do “Monumento ” e o tal Barco que ele nem viu ….e para nada serviu.

  • FLORIANO VITÓRIO diz: 17 de julho de 2017

    … blumenauuuuuu, continua um antro de nazistas, LULA tem um busto em Wall Street, quem quer saber de blumenauuuuuu, os vereadores do demo e do psdb(osta) que passem vaselina esterilizada e façam bom proveito, já que não tem o que fazer. Quanto ao sem pescoço Castelo, além de ditador e assassino, também é um TRAIDOR, rasgou a constituição bradileira que jurou respeitar, e traição entre os militares dá corte marcial e fuzilamento, infelizmente esses criminoso (e os outros quatro também) escapou, mas não dá História!

  • Antônio Ladislau bode diz: 18 de julho de 2017

    Já se percebe que blumenau ė um ninho de tucanos mesmo mas o que se esperar desses vereadores de blumenau cidade de alemães coloquem uma estátua do nasista Hitler o Lula merece coisa bem melhor

  • jEFERSON MORSCHBACHER diz: 21 de julho de 2017

    Tiraram a Dilma,querem prender o Lula e comparem o que a direita fez pela maioria que é o pobre,e o que o Lula fez .Samu,Fies,minha casa minha vida e muito mais. Olha o que o Michel Temer esta fazendo,tirando os direitos do trabalhador,e a maioria do empresariado agradece. E ai a camara deste municipio se preocupa em tirar uma placa. Vão trabalhar vereadores. O povo elegeu voces pra isto.

Envie seu Comentário

%d blogueiros gostam disto: