Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Proposta de criação da guarda municipal armada volta à tona em Blumenau

10 de outubro de 2017 3

Foto: Marcos Porto, BD

A criação de uma guarda municipal armada em Blumenau voltou à tona. O vereador Ito de Souza (PR) apresentou nesta terça-feira pela manhã ao prefeito Napoleão Bernardes (PSDB) uma primeira proposta para tirá-la do papel. É uma ideia inicial, já que este tipo de competência cabe ao Executivo.

A discussão é antiga e o tema inclusive foi uma das promessas de campanha de Napoleão ainda em 2012, mas o projeto nunca vingou. Esbarrou principalmente na falta de recursos e foi praticamente enterrado nos últimos anos em função da crise econômica que assolou o país, com graves impactos no caixa das prefeituras.

Nas contas do parlamentar, a guarda municipal geraria um impacto inicial de R$ 2,4 milhões no primeiro ano de funcionamento. Esta quantia seria necessária para custear cinco motocicletas, sete veículos e 50 revólveres calibre 38, além de bancar os salários de 50 agentes e outros cinco cargos administrativos.

O vereador sugere que a prefeitura use parte dos recursos vindos com a arrecadação do ISS para bancar as despesas. Ele se baseia nas recentes mudanças do código tributário do município, que prevê um incremento de R$ 18 milhões com o recolhimento do imposto a partir do ano que vem.

***

Napoleão diz que a ideia é bem-vinda, mas descarta, por enquanto, a implantação da estrutura. Alega que a situação financeira do Executivo ainda é apertada e que não há margem para custear a guarda municipal.

O tucano admite que a discussão só deve evoluir para algo mais concreto quando (e se) o caixa da prefeitura melhorar. E reforça que trabalha “com o pé no chão”, reiterando que, embora haja boas perspectivas de incremento na arrecadação do ISS, seria necessário esperar que as projeções se confirmem para então aprofundar o debate.

Comments

comments

Comentários (3)

  • marcos diz: 11 de outubro de 2017

    Desde 2012, quando foi eleito, não cumpriu a promessa de campanha. agora mesmo é que não vai fazer, pois ano que vem vai fazer um trampolim na prefeitura, foi eleito para prefeito e não vai terminar o mandato para tentar se eleger de novo, ainda tem eleitor que vota, depois ficam reclamando.
    cidades como Balneário Camboriú, Itajaí e até Porto Belo estarão á frente de Blumenau. Resultado….os bandidos vão para onde…? claro, onde tem menos gestão politica e menos segurança.

  • JUANITA diz: 11 de outubro de 2017

    Fico imaginando como será a seleção dos indivíduos para 50 revólveres.Perfil psicológico principalmente. Perfil físico, técnico e que não sejam ignorantes DE FATO na matéria “direitos e deveres”. Francamente! Para que existe a SSP? Não é para nos servir em sua gigante abrangência? Para nossa segurança??A proposta se contradita ! Nasce e logo se mata falando dos valores em tempos atuais. Vamos investir esse dinheiro em saúde senhores “vereadores” .

  • silvio diz: 12 de outubro de 2017

    pra que armar os guardas, se hoje a maior função deles é multar, poucos cuidam do transito , não existe mais orientação, é só multa mesmo. ja pensou , vc discutir com um guarda destes, leva um tiro. Hoje temos a policia militar que faz este papel, e apesar do pouco efetivo, sabem como usar uma arma.

Envie seu Comentário

%d blogueiros gostam disto: