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Mesmo com predominância da Eisenbahn, cervejarias artesanais fazem balanço positivo da Oktoberfest

24 de outubro de 2017 5

Foto: Lucas Correia, Jornal de Santa Catarina, BD, 3/10/2017

As cervejarias artesanais ainda estão finalizando as contas, mas as primeiras impressões indicam que quase todas elas saíram satisfeitas da Oktoberfest.

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Com um ponto de venda a mais do que em 2016, a Cerveja Blumenau produziu três vezes mais chope. Segundo o diretor Valmir Zanetti, graças à consolidação da marca, houve crescimento nas vendas também em locais fora da Vila Germânica durante o período de festa.

Para a estreante Hemmer, os resultados foram positivos, diz o sommelier Eli Junior. A empresa aproveitou a exposição do evento para lançar oito novos produtos. O destaque ficou por conta da Honey, cerveja que leva mel e se esgotou ainda na primeira semana.

A veterana Bierland também comemora. O gerente-executivo Rubens Deeke diz que as vendas foram maiores do que na edição passada – o volume vai superar os 60 mil litros.

O gerente comercial da gasparense Das Bier, Emerson Bernardes, admite que a primeira semana foi fraca, mas os negócios melhoraram a partir de então. No final, a empresa atingiu a meta e teve um pequeno crescimento nas vendas.

A exceção à regra foi a Wunder. Segundo o empresário Jean Linhares, o movimento havia sido melhor em 2016. Para ele, o aumento de preço nos copos e a maior intensidade nas estratégias de marketing da Eisenbahn podem explicar o resultado aquém do esperado.

Empurrão

É verdade que há reclamações de concorrência desleal na comparação com a cervejaria oficial da festa, mas de empresários locais também chegam relatos de que o investimento pesado da Heineken na marca Eisenbahn – ao contrário do ano passado, quando a então Brasil Kirin apostou bastante na Schin – é apontado como um dos fatores que, indiretamente, ajudou a empurrar as vendas.

Ações como a troca de um tíquete de pilsen por um de outro tipo toda vez que o hino da Eisenbahn tocava nos pavilhões ajudaram a despertar no público a curiosidade em experimentar chopes especiais, cujas vendas cresceram 34,5% na comparação com 2016.

Como está

Conversas de bastidores apontam que executivos da Heineken estão mais do que satisfeitos com os resultados da Oktoberfest. Diante disso, é pouco provável que haja mudança na cervejaria oficial da festa, como chegou a se aventar entre os setores da Vila Germânica.

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Comentários (5)

  • Elon Thiem diz: 24 de outubro de 2017

    Claro que a Wunder teve seu volume de venda reduzido, afinal para se considerar cerveja precisa melhorar muito a qualidade. É de longe a pior cerveja de todo o Vale do Itajaí. Conselho de um consumidor: joguem esta receita fora e troquem seu mestre cervejeiro imediatamente. É muito provável que alguém que tenha tomado um copo da Wunder este ano jamais vai voltar a experimentar novamente. O público consumidor de cervejas artesanais está muito crítico e dificilmente voltará a consumir produtos que tiveram uma experiência ruim.

  • Robson diz: 25 de outubro de 2017

    A Wunder é disparada a pior cerveja da Oktoberfest e só vendeu alguma coisa para quem não entende nada de cerveja. Tomei um gole de pilsen da Wunder de um amigo. Parecia que diluíram aquela coisa ruim em água de tão fraca e sem gosto que estava. Se a pilsen das outras cervejarias custou R$9,00 a pilsen da Wunder deveria custar no máximo a metade.

  • Rafael diz: 25 de outubro de 2017

    Na minha análise, as cervejarias deveriam produzir cerveja sem álcool, para os motoristas “da rodada” e outras pessoas que não gostam. É um desrespeito para o consumidor ter como única opção a lata da Schin

  • Thiago diz: 26 de outubro de 2017

    Tinha chopp sem alcool em várias cervejarias, você que não encontrou.

  • Eduardo diz: 26 de outubro de 2017

    Concordo com os comentários anteriores! O pessoal da Wunder deve ter problema nas papilas gustativas! É muito ruim a cerveja deles! Aí acham estranho quando não vende! hehehe

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