Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Blumenau sobe em ranking e é a 11ª melhor cidade do Brasil para empreender, mostra pesquisa

27 de novembro de 2017 0

Praça do Empreendedor é uma das iniciativas bem sucedidas da cidade (Foto: Lucas Correia, BD, Jornal de Santa Catarina)

Blumenau subiu duas posições no ranking e agora é o 11º município brasileiro com melhores condições para abrir e expandir empresas. É o que mostra o Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) 2017 elaborado pela Endeavor, reconhecida organização global de fomento ao empreendedorismo. É o terceiro ano seguido que a cidade melhora de colocação – era a 20ª em 2015 e passou para o 13º lugar em 2016. A liderança é de São Paulo.

Curta Pedro Machado no Facebook

O ICE analisou o ambiente de negócios de 32 cidades de 22 Estados que respondem por cerca de 40% do PIB nacional. São avaliados indicadores relacionados à infraestrutura, ambiente regulatório, cultura empreendedora, capital humano, inovação e acesso a capital.

Os resultados completos do estudo serão divulgados nesta segunda-feira, mas alguns dados já foram antecipados na sexta-feira pelo Valor Econômico. Veja aqui a lista publicada pelo jornal.

O levantamento mostra ainda que Blumenau é destaque em ambiente regulatório (3º lugar geral), mercado (5ª posição) e inovação (4ª colocação).

Os fatores

O prefeito Napoleão Bernardes (PSDB) comemora os resultados. Diz que iniciativas como a Praça do Empreendedor, um case nacional de simplificação de abertura de empresas, a criação do Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico e mudanças na Secretaria de Desenvolvimento Urbano e na Faema, que agilizaram a liberação de licenças, ajudam a explicar o salto no ranking.

Ele também observa a forte cultura empreendedora do blumenauense e ressalta a importância da articulação entre diferentes entidades e representantes da sociedade civil para o fortalecimento da economia local.

Comments

comments

Envie seu Comentário

%d blogueiros gostam disto: