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Curtas: pacto federativo, Feira Brasileira da Cerveja, Furb, compras de Natal

17 de dezembro de 2017 0

Embora o foco inicial do movimento intitulado Voz Única do Vale seja a cobrança por obras de infraestrutura – principalmente as ligadas ao transporte –, empresários e lideranças de entidades da região que compõem o grupo devem intensificar no próximo ano reuniões e conversas com autoridades políticas para colocar a revisão do pacto federativo novamente em pauta. A distribuição mais igualitária dos impostos arrecadados, com fatias maiores para Estados e municípios – hoje a mais expressiva parte do bolo fica com a União –, foi uma das prioridades elencadas pela iniciativa.

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Pelo menos 85% da área de exposição da próxima edição da Feira Brasileira da Cerveja, em Blumenau, já está ou reservada ou em negociações avançadas. A edição de 2018 será a maior da história e ocupará todo o setor 3 da Vila Germânica – haverá um aumento de espaço em torno de 500 metros quadrados. Uma das novidades será um estande exclusivo para fornecedores internacionais da cadeia cervejeira, captados pela gigante alemã Nürnberg Messe, com quem a Vila Germânica anunciou uma parceria há alguns meses.

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A Furb vai investir R$ 4,2 milhões na modernização da infraestrutura de tecnologia da informação e comunicação da universidade, incluindo melhorias em equipamentos e na rede sem fio. O valor virá de um empréstimo a ser contratado junto à Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina (Badesc). A operação de crédito foi autorizada via projeto de lei apresentado pela prefeitura, aprovado terça-feira na Câmara de Vereadores de Blumenau.

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Mais um indício (nem tão novo assim) de que o blumenauense valoriza o conforto e a comodidade dos grandes centros de compras. Pesquisa feita pela Fecomércio-SC indica que 34,9% dos consumidores locais planejam comprar presentes de Natal em shoppings. É o maior índice entre todas as cidades pesquisadas – a relação inclui ainda Florianópolis (16,4%), Joinville (27,3%), Chapecó (11%), Criciúma (17,4%), Lages (16%) e Itajaí (19,7%). Apesar da preferência, o comércio de rua ainda segue na liderança, com 54,3% da preferência dos clientes.

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