clicRBS
Nova busca - outros
11 mar11:38

Grupos articulam em Pelotas apoio às vítimas da enxurrada em São Lourenço

Atualizada às 12h38

O Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE) da Universidade Católica de Pelotas, em parceria com os cursos de Serviço Social e Psicologia, a Capelania Universitária está organizando uma rede de solidariedade que prevê a instalação de um posto nos municípios atingidos pela enxurrada para apurar a necessidade de intervenção nos locais.

- A ideia é ver quais ações mais concretas são necessárias lá, para que possamos estabelecer um cronograma – disse o agente pastoral da Capelania da UCPel, Sandro Maciel.

Professores da Universidade estão em São Lourenço do Sul nesta sexta-feira (11) para começar o monitoramento.

Voluntários que queiram participar da ação, podem contatar o NAE, no Campus I, para fazer um cadastro prévio. Os donativos, como alimentos, roupas e produtos de limpeza e higiene, devem ser entregues no saguão do Campus I (rua Gonçalves Chaves, 373) ou do Campus II da UCPel (rua Almirante Barroso, 1.202). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (53)2128-8202.

A 5ª Coordenadoria Regional de Educação (5ªCRE) também está mobilizada, já que em São Lourenço duas escolas estaduais foram atingidas e teriam, inclusive, chegado a ficar submersas. A prioridade lá é o recebimento de colchões e água mineral. Nesta sexta-feira (11) a coordenadoria deve definir estratégias de apoio às vítimas.


Em Pelotas, os seguintes locais estão recebendo alimentos, produtos de limpeza e higiene, roupas e medicamentos:

- Corpo de Bombeiros: Rua Gomes Carneiro, 1880.

- Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social: Rua Marechal Deodoro, 404 (das 8h às 17h)

- OAB: Rua Félix da Cunha, 776.

- UCPel: Campus I, Rua Gonçalves Chaves, 373 e Campus II, Rua Almirante Barroso, 1.202.

- Curso de Turismo da UFPel: Rua Lobo da Costa, 859, esquina Félix da Cunha (entrada pelo portão ao lado do Theatro Guarany)

- 4º BPM: Avenida Bento Gonçalves, esquina Almirante Barroso.

- 5ª Coordenadoria Regional de Educação (5ªCRE): Rua Barão de Butuí, 396, esquina Gonçalves Chaves (com o professor Marco Aurélio).

- Banco de Alimentos: Casa da Indústria do Parque do Sesi (prolongamento da Avenida Bento Gonçalves). Dependendo da quantidade, o Banco busca as doações. Mais informações pelos telefones (53) 2123-8052 e 2123-8055.

- Associação Rural de Pelotas: Avenida Fernando Osório, 1754.

- Escola de idiomas You & Me: Rua General Osório, esquina Padre Felício.

- Unimed Pelotas: Rua Almirante Barroso, 2309 e Rua General Osório, 1160.

- Grêmio Atlético Farroupilha: Avenida Duque de Caxias, 837.


Entregue doações também nos seguintes locais:

- Postos de pedágios da Ecosul: Cristal (BR-116), Retiro (BR-116) e Capão Seco (BR-392)


Em Canguçu as doações podem ser entregues na Rua Oswaldo Aranha, 337.

Em Camaquã, a prefeitura instalou um posto de coleta de doações na Rua Olavo Moraes, 869. Mais informações pelo telefone para contato (51) 3671-7205.

Mais informações pelo telefone 199 (Defesa Civil)

Por

4 Comentários »

  • Alexandre Luna disse:

    Mas as doações serão doadas para as pessoas que foram vítimas desta terrível enchente, ou vão deixar apodrecer num prédio histórico como fizeram aqui em Pelotas?

  • denise disse:

    me ajudem a divulgar e pedir a prefeitura q faça o mesmo, e pedir pra levarem 1k de alimento ou qualquer ajuda amanha na entrada do carnaval, tem q divulgar nas radios joranis, e tv só nao sei como fazer isso espero q leiam a tempo…

  • Studio Digital Foto Arte disse:

    Estamos funcionando como ponto de coleta de donativos para as vitimas da enchente e estamos levando uma vez por dia as doações até estas pessoas.
    Quem desejar fazer sua doação aqui:
    Rua general Osório, 821 – Fone 30255550

  • Magda disse:

    Enchente em São Lourenço

    tema: DOAÇÃO X FAXINA
    Venho aqui discutir este tema, porque ao trabalhar na rouparia, ajudando a selecionar roupas para serem distribuídas aos desabrigados, encontramos coisas que ali chamamos de “sem noção”.Pasmem encontramos roupas tao sujas que ao lavar ficaria esfareladas, tão velhas que assustam. e o cheiro?? já chega ter mergulhado naquela água suja imunda.Ninguém merece!
    Sabem o que mais foi encontrado??? UM VESTIDO DE NOIVA????? Quem vai usar um vestido de noiva em meio a uma desgraça dessa?????
    Na parte dos calçados também tem coisas absurdas. Doaram sapatos velhos,mas tão velhos que estão DUROS. Doaram calçado de UM só pé. Ao que me consta doa-se o par, aliás quando vamos na loja compramos o par.
    É CHOCANTE!!!!!
    Estou estarrecida!

    Precisamos de mais aulas de solidariedade e, principalmente a diferença entre ajudar e faxinar o nosso guarda-roupas.

Comentários